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Saudações viajantes!

 

Antes tarde do que nunca. Segue o relato da minha roadtrip no sudoeste dos EUA em setembro de 2012, que fiz com mais dois amigos. Sei que já faz quase 3 anos, mas só agora tive tempo pra transcrever o diário da viagem.

 

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Curitiba – São Paulo – Chicago – Phoenix – Sedona – Oak Creek Canyon – Williams – Grand Canyon Village – Page – Antelope Canyon – Monument Valley – Moab – Canyonlands National Park – Arches National Park – Capitol Reef National Park – Panguitch - Bryce Canyon National Park – Zion National Park – Las Vegas – Fresno – Sequoia and Kings Canyon National Parks – Yosemite National Park – San Francisco – Newark – São Paulo – Curitiba

 

 

 

Roteiro:

 

06/09/2012 – Dia 01 – Curitiba – São Paulo – Chicago

07/09/2012 – Dia 02 – Chicago – Phoenix

08/09/2012 – Dia 03 – Phoenix – Sedona – Oak Creek Canyon – Grand Canyon

09/09/2012 – Dia 04 – Grand Canyon

10/09/2012 – Dia 05 – Grand Canyon – Page

11/09/2012 – Dia 06 – Page – Antelope Canyon – Monument Valley – Moab

12/09/2012 – Dia 07 – Moab – Canyonlands – Arches – Moab

13/09/2012 – Dia 08 – Moab – Capitol Reef – Panguitch

14/09/2012 – Dia 09 – Panguitch – Zion - Panguitch

15/09/2012 – Dia 10 – Panguitch – Bryce Canyon – Las Vegas

16/09/2012 – Dia 11 – Las Vegas

17/09/2012 – Dia 12 – Las Vegas - Fresno

18/09/2012 – Dia 13 – Fresno – Kings Canyon – Sequoia – Yosemite

19/09/2012 – Dia 14 – Yosemite

20/09/2012 – Dia 15 – Yosemite – San Francisco

21/09/2012 – Dia 16 – San Francisco

22/09/2012 – Dia 17 – São Francisco – Newark – São Paulo

23/09/2012 – Dia 18 – São Paulo – Curitiba

 

 

Gastos aproximados:

 

Tipo despesa Gastos (USD)

Despesas pré-viagem 53

Passagens 1.429

Transporte 420

Hospedagem 580

Passeios 268

Alimentação 400

Total 3.150

 

Como fui com mais 2 amigos, então quando tem o símbolo “/3” é porque o valor do item foi rachado entre nós 3 (hospedagem, aluguel do carro e gasolina).

 

 

 

Despesas pré-viagem:

 

- Seguro-viagem

GTA – 18 dias – USD 53,00

 

 

 

Passagens aéreas:

 

- 06/09/2012 – Voo Curitiba (CWB) a São Paulo (GRU)

GOL – USD 72 (site da GOL)

 

- 06/09/2012 – Voo São Paulo (GRU) a Phoenix (PHX) – com conexão em Chicago (ORD)

- 22/09/2012 – Voo San Francisco (SFO) a São Paulo (GRU) – com conexão em Newark (EWR)

United Airlines – USD 1.320 (site da United)

 

- 23/09/2012 – Voo São Paulo (GRU) a Curitiba (CWB)

TAM – USD 37 (site da TAM)

 

 

 

Hospedagem:

 

- Phoenix / Arizona

Homewood Suites by Hilton Phoenix Metro Center - 1 noite – USD 91,24 (/3) = USD 30,41

 

- Grand Canyon / Arizona

Mather Campground South Rim – 2 noites – USD 38,30 (/3) = USD 12,77

 

- Page / Arizona

Quality Inn At Lake Powell – 1 noite – USD 152,26 (/3) = USD 50,75

 

- Moab / Utah

Sleep Inn Moab – 2 noites – USD 308,35 (/3) = USD 102,78

 

- Panguitch / Utah

New Western Motel – 2 noites – USD 215,04 (/3) = USD 71,68

 

- Las Vegas / Nevada

Tuscany Hotel – 1 noite – USD 159,02 (/3) = USD 53,01

Vdara Hotel – 1 noite – USD 238,70 (/3) = USD 79,57

 

- Fresno / Califórnia

Country Inn & Suites By Carlson – 1 noite – USD 80,26 (/3) = USD 26,75

 

- Yosemite / California

Housekeeping Camp – 2 noites - USD 188,70 (/3) = USD 62,90

 

- San Francisco

HI San Francisco Downtown – 2 noites – USD 89,36

 

 

 

Transporte:

 

- Aluguel carro - retirada aeroporto PHX – devolução aeroporto SFO

Hertz – 15 dias - USD 939 (/3) = USD 313

 

- Gasolina

78 galões (aprox. 296 litros) - USD 321 (/3) = USD 107

 

 

 

Passeios:

 

- Entrada Parques Nacionais

Entrada anual – USD 80 (/3) ~USD 27,00

 

- Antelope Canyon

Entrada – USD 37,00

 

- Monument Valley

Entrada – USD 5,00

 

- Las Vegas

Cirque Du Soleil – “O” – USD 165,00

 

- San Francisco

Walking Tour – USD 10,00

Rental Bike Tour – USD 18,00

Cable Car – USD 6,00

 

 

 

Alimentação:

 

Esse item é bem variável, depende de cada pessoa. No meu caso, o gasto total foi de USD 400,00 (média diária de USD 25,00)

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1º dia - Curitiba – São Paulo - Chicago

Quinta-feira, 06/09/2012 (véspera de feriadão –> aeroporto = CAOS)

 

Viajei em plena véspera do feriado de 7 de setembro. Consegui sair um pouco mais cedo do trabalho e também fui mais cedo para o aeroporto, já que em véspera de feriadão o aeroporto fica em caos.

 

Enfrentei a fila quilométrica no balcão da Gol para fazer o check in para Guarulhos. Esse trecho comprei separado da parte internacional com a United.

 

O voo saiu no horário previsto. Chegando em Guarulhos, peguei a mala na esteira e fui correndo para o balcão da United, já que a recomendação para os voos para os EUA é chegar com pelo menos 3 horas de antecedência, já que o check in é mais rigoroso.

 

O voo da United para Chicago também saiu no horário previsto. Logo após a decolagem, começou o serviço de bordo, com bebidas, aperitivos e o jantar.

 

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2º Dia - Chicago – Phoenix

sexta-feira, 07/09/2012

 

Umas duas horas antes de aterrissar em Chicago, foi servido um café da manhã simples durante o voo.

 

A imigração para a entrada nos EUA foi feita em Chicago. Logo após passar pela imigração, precisar pegar a mala na esteira e despachar novamente numa outra esteira para o voo de conexão para Phoenix.

 

O aeroporto de Chicago é enorme (assim com os principais aeroportos dos EUA). O desembarque internacional é no Terminal 5. Então precisa pegar um trem para conectar ao terminal de onde saem os voos domésticos, mas tudo é muito bem sinalizado, mesmo para quem só tem um inglês básico consegue se virar.

 

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O voo para Phoenix foi bem tranqüilo também. Chegando no aeroporto, fomos pegar as malas na esteira e logo nos encontramos com o terceiro elemento da roadtrip. Nosso amigo conseguiu viajar antes e passou duas semanas no Alasca antes de nos encontrar em Phoenix.

 

Na saída do terminal, fomos até o local onde sai o shuttle para o prédio das locadoras de veículos (sim, em vários aeroportos dos EUA existe um terminal exclusivo somente para as empresas de rental cars).

 

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Alugamos um carro pela Hertz, com a reserva feita ainda no Brasil. A categoria do carro é standard, então poderia ser qualquer modelo sedan médio (Toyota Corolla, Nissan Sentra, Dodge Avenger, etc.). Alugar um carro nos EUA é extremamente simples, inclusive a nossa carteira de motorista do Brasil é válida por lá até 90 dias (se não me engano).

 

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Com a chave em mãos, fomos até o local indicado pela atendente. Nosso companheiro de viagem pelas próximas duas semanas foi um Hyunday Elantra, praticamente zero quilômetro (ou melhor, zero milha).

 

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No aluguel do veículo não estava incluso o GPS, pois fizemos as contas e seria mais barato comprar um aparelho lá do que pagar a diária desse opcional.

 

Saindo do aeroporto, pegamos uma freeway logo de cara e fomos direto para o hotel. Como o check in era somente a partir das 14h, paramos primeiro num shopping (Metrocenter) que ficava em frente do hotel para almoçar.

 

Fizemos o check in no hotel e depois fomos comprar os artigos de viagem e suprimentos para os próximos dias.

 

A primeira parada foi numa loja da Best Buy que também ficava perto do hotel, onde compramos um GPS Garmin. Depois disso, nossa vida mudou completamente, nada de folhas A4 com trajetos do Google Maps, com o GPS tudo ficou mais fácil (inclusive porque configuramos o equipamento com a voz de uma tal de Samanta dando as direções em português do Brasil!).

 

Depois fomos no Arizona Mills, que é um shopping nos arredores de Phoenix. Lá tinha uma loja da Sports Authority, onde comprei um isolante térmico para o saco de dormir que trouxe do Brasil.

 

Antes de voltar para o hotel passamos num WalMart e compramos alguns suprimentos para os próximos dias. O problema é que algumas coisas no WalMart (e na maioria das lojas americanas) são absurdamente baratas em comparação com o Brasil e a tentação pra gastar é grande (e olha que eu não sou muito consumista!).

 

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3º Dia - Phoenix – Sedona – Oak Creek Canyon – Grand Canyon

sábado, 08/09/2012

 

Em nosso hotel estava incluso o café da manhã e comi aquele típico americano, com torradas, ovos, bacon, bem saudável rsrsrs. Mas também tinha frutas, iogurte, aveia, cereais, etc.

 

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Fizemos o check out e pegamos a estrada I-17N em direção ao Grand Canyon.

 

No caminho havia um outlet e resolvemos dar uma parada “rápida” lá. A ideia era ficar uma hora, mas acabamos ficando mais do que o previsto (pra variar tinha muitas promoções boas também) e acabamos almoçando por lá mesmo.

 

A estrada passa pela cidade de Sedona, que é uma rota bastante cênica.

 

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Paramos no visitor center do Red Rock / Coconino National Forest para um piss stop e depois seguimos a estrada por Oak Creek Canyon, sempre parando em alguns mirantes para descansar e tirar algumas fotos.

 

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Um pouco após a cidade de Flagstaff, aproveitamos para abastecer o carro num posto de gasolina. Lá o sistema é diferente, não tem frentista, é estilo self service. Para liberar a bomba de combustível, basta passar o cartão de crédito na bomba. Em alguns postos, precisa digitar o zip code (CEP), mas se o equipamento não reconhecer o cartão, precisa entrar na loja e pedir para o atendente passar o cartão no caixa para liberar a bomba.

 

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Como demoramos mais que o previsto no outlet, íamos chegar no Grand Canyon somente à noite. Então paramos na cidade de Williams, que fica antes da entrada do parque e lá fizemos um lanche que seria a nossa janta.

 

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Depois fomos para a entrada do parque. Na guarita precisa pagar uma taxa, mas como o meu amigo tinha um passe que também era válido em outros parques nacionais (ele tinha usado nos parques do Alasca), só precisamos apresentar esse passe, que depois também foi utilizado nos outros parques que visitamos na viagem.

 

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No Grand Canyon acabamos acampando no Mather Campground – South Rim. Como chegamos depois do horário, a guarita do camping já estava fechada, mas tinham deixado o papel com a minha reserva com indicação do nosso “lote”, onde deixaríamos o carro e montaríamos as barracas.

 

A estrutura do camping é muito boa, tem até chuveiro com água quente (funciona com moedas de USD 0,25).

 

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Total percorrido no dia: aprox. 400 km

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4º Dia - Grand Canyon

domingo, 09/09/2012

 

Acordamos bem cedo, fizemos um lanche com as compras do WalMart, pegamos o carro e fomos até o Mather Point, que fica próximo ao centro de visitantes.

 

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A vantagem de acampar no Grand Canyon é que o parque está vazio nas primeiras horas da manhã, já que os hotéis mais próximos ficam numa cidade a mais de 80 km e esses turistas só começam a chegar depois das 10h.

 

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Ver o sol nascer do sol no Grand Canyon é algo inspirador. É uma vastidão sem fim, um silêncio ensurdecedor...

 

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Durante a alta temporada, não é permitido andar de carro em algumas estradas dentro do parque. Para se deslocar entre os principais pontos, o parque oferece uma rede grátis de shuttle, com várias rotas.

 

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Fomos no centro de visitantes para entender um pouco melhor sobre o local e também sobre as famosas trilhas do parque.

 

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Logo depois tivemos que voltar para o Mather Campground, para fazer o “check in” na administração do camping, já que na noite anterior estava fechado na hora que chegamos.

 

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Depois voltamos para o visitor center e de lá pegamos o shuttle para alguns dos principais pontos do Grand Canyon.

 

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5º Dia - Grand Canyon

segunda-feira, 10/09/2012

 

Nesse dia acordamos beeem cedo, desmontamos as barracas e fizemos o “check out” do camping.

 

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Pegamos o carro e deixamos no estacionamento do visitor center. De lá pegamos o shuttle até o início da South Kaibab.

 

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Nosso planejamento antes de começar a viagem era fazer descer essa trilha até o Rio Colorado e depois subir pela Bright Angel Trail. Esse percurso é de aproximadamente 27 quilômetros e demoraria de 8 a 12 horas.

 

Como meu preparo físico não é lá essas coisas, acabei indo somente até a metade da South Kaibab Trail e depois voltei para o início da trilha, onde peguei o shuttle até o visitor center e depois outro shuttle até o local da Bright Angel Trail. No final das contas, somente o meu amigo que esteve no Alasca acabou fazendo a trilha completa e em menos de 8 horas!

 

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Pior que no final da trilha caiu uma tempestade daquelas (ninguém imaginaria raios e trovoadas numa paisagem quase desértica!) e o meu amigo chegou ensopado!

 

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Saímos do Grand Canyon e pegamos a estrada em direção à cidade de Page, já anoitecendo. Antes paramos num mirante onde passava o Rio Colorado .

 

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Chegando em Page, fizemos o check in no hotel e depois fomos jantar num Taco Bell que ficava do outro lado da rua.

 

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Total percorrido no dia: aprox. 200 km

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6º Dia - Antelope Canyon e Monument Valley

terça-feira, 11/09/2012

 

Acordamos cedo, tomamos café da manhã, fizemos check out e fomos até Horseshoe Bend, que é um local onde o Rio Colorado faz uma curva em forma de ferradura.

 

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Depois voltamos para o centro da cidade de Page, para a excursão até Antelope Canyon. Essa é uma atração bastante procurada e por isso deixarmos reservado já no Brasil. Existe um horário que é um tour fotográfico (geralmente no horário do almoço), quando os raios de sol produzem imagens belíssimas dentro do canyon, mas já estava lotado.

 

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De volta à estrada, paramos num típico diner de estrada americana para almoçar.

 

A próxima parada era o local mais esperado, pelo menos para mim: Monument Valley.

 

Esse local é mítico, foi cenário de vários filmes, mas os que tenho mais lembrança são “De Volta para o Futuro III” e “Thelma e Louise”. Meu principal objetivo era ver o pôr-do-sol em meio às formações rochosas.

 

Mas à medida que íamos nos aproximando da entrada do parque, o tempo ia piorando, até que de repente o tempo fechou e começou a chover forte (em pleno deserto!).

 

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Putz, de início fiquei decepcionado, já que era o local que mais queria visitar.

 

Mas logo depois parou de chover e resolvemos encarar a estrada de terra assim mesmo. Foi praticamente um rally em Monument Valley, experiência que poucos já tiveram!

 

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No final da tarde pegamos a estrada em direção a Moab, onde seriam os pernoites dos próximos dois dias.

 

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Total percorrido no dia: aprox. 450 km

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7º Dia - Canyonlands National Park e Arches National Park

quarta-feira, 12/09/2012

 

Continuamos mantendo a nossa rotina diária de acordar cedo, tomar café da manhã e partir para a estrada.

 

Nesse dia visitamos Canyonlands National Park (do filme “127 horas”) de manhã e depois Arches National Park à tarde.

 

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Canyonlands tem algumas entradas principais, escolhemos começar por Island in the Sky.

 

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Paramos em Mesa Arch Trail, que tem uma formação rochosa bem interessante.

 

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Algo bem interessante nos parques americanos é a participação dos “rangers”, que são os guardas florestais, que fazem palestras e até mesmo organizam passeios guiados.

 

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Fizemos um pic nic nesse parque e depois fomos para Arches.

 

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A principal atração é o Delicate Arch. Mas para chegar lá é preciso encarar uma boa trilha, mas o esforço vale a pena.

 

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Total percorrido no dia: aprox. 100 km

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8º Dia - Capitol Reef National Park

quinta-feira, 13/09/2012

 

Continuamos mantendo a nossa rotina diária de acordar cedo, tomar café da manhã e partir para a estrada.

 

De Moab até Capitol Reef National Park são quase 250 km.

 

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Assim que chegamos no parque, fizemos um lanche perto do centro de visitantes e depois fomos fazer algumas trilhas.

 

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Esse é um parque com muitas trilhas, a maioria são bem lights. As estradas dentro do parque também são extremamente cênicas.

 

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Ficamos no parque até o pôr-do-sol e depois pegamos a estrada até a cidade de Panguitch. Chegamos lá quase às 22h. É uma cidade bem pequena, por sorte ainda tinha um Subway aberto.

 

Total percorrido no dia: aprox. 450 km

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9º Dia – Zion National Park

sexta-feira, 14/09/2012

 

Continuamos mantendo a nossa rotina diária de acordar cedo, tomar café da manhã e partir para a estrada.

 

Do hotel em Panguitch até a entrada de Zion são quase 140 km, percorridos em 2 horas.

 

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Em Zion também tem o mesmo esquema do Grand Canyon, na alta temporada os carros não podem trafegar em alguns trechos do parque, somente via shuttle.

 

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De manhã fizemos a trilha até Angels Landing. De acordo com os mapas do parque, a trilha é considerada com nível de dificuldade hard (tem uns trechos que tem que subir com auxílio e correntes), mas até para um sedentário como eu não foi assim tão traumática.

 

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À tarde fizemos outra trilha que também é famosa pela dificuldade: The Narrows.

 

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A trilha é seguindo o caminho de um rio. Nessa época o rio estava baixo.

 

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E não tem jeito, em alguns trechos tem que atravessar de uma lado para outro do rio, então é inevitável molhar os tênis (ideal seria ir com calçado tipo papete).

 

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Nesse dia não ficamos até o pôr-do-sol, já que ainda tínhamos que pegar a estrada e enfrentar mais 2 horas no trecho.

 

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Atenção: o limite de velocidade dentro dos parques nacionais é de 35 mph. Tinha um trecho que estava sem a placa do limite de velocidade e estávamos dirigindo a cerca de 45 mph. Então do nada apareceu um carro da polícia florestal e deu sinal para encostar. Levamos uma bela bronca e também uma multa salgada (USD 100). Para pagar a multa, o guarda emite um código e depois precisa acessar um site para pagar pela internet.

 

No caminho para Panguitch, paramos num diner para o jantar, já que lá na cidade do hotel estaria quase tudo fechado na hora em chegaríamos no hotel.

 

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Total percorrido no dia: aprox. 300 km

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