Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Estou pensando em ir com dois amigos para o pico da Bandeira em Caparaó MG dia 20/07, queria saber se la e muito frio e quais os cuidados básicos devo tomar pra vai ser a primeira viajem como mochileiro.

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Postado

Oi, Darley.. Você vai subir o pico pela trilha do ES ou de MG? Olha, lá é bastante frio, às sete da noite fazia 5 graus no acampamento, e no nascer do sol lá no alto tava muuuuito mais frio, então sugiro que leve roupas bem quentes, principalmente luvas e meias. Acredito que julho seja a época mais gelada lá, inclusive ouvi comentários que ta tendo gelo lá.. Enfim, se for acampar, leve uma barraca que tenha duas lonas porque de madrugada a barraca molha. Caso suba pelo lado de MG, acho bom levar saco de dormir (para temperaturas negativas, de preferencia) porque geralmente as pessoas param na casa de pedra pra dormir algumas horas antes de terminar a trilha até o topo. Lanterna é essencial, se quiser cozinhar algo, leve fogareiro a gás pois lá não tem energia elétrica. No mais, acredito que o básico seja isso. :)

  • Membros de Honra
Postado

No Parque Nacional do Caparaó faz bastante frio, ainda mais no inverno. Vá preparado!

É essencial ter um isolante térmico para dormir em cima e te isolar do frio que vem do chão, além do saco de dormir. Saco de dormir não funciona sem o isolante térmico, aqui no fórum tem bastante informação sobre isso.

Uma comida quente faz milagre na montanha, se puder leve fogareiro e faça uma sopa, macarrão, arroz...

Leve tudo na mochila, nada na mão. Muito melhor de caminhar, ajuda no equilíbrio, etc...

Não esqueça as lanternas e pilhas extras, especialmente se for subir o pico a noite para ver o nascer do sol. Quando chegar lá vista todas as suas roupas, procure um abrigo do vento e aguarde o maior espetáculo da natureza!!!

Quando você for subir irá sentir calor durante a caminhada, leve sua mochila e guarde suas roupas quentes nela, elas irá te salvar quando você chegar no pico.

Pelo lado mineiro a caminhada é mais longa e menos íngreme, pelo lado capixaba mais curta e íngreme. Por Minas é mais fácil, pelo Espírito Santo mais bonito...

A trilha é bem demarcada, só prestar atenção.

  • Membros
Postado

Fui agora dia 21/06, primeiro dia de inverno.. a sensação termica no pico estava de -4, além da chuva e do vento forte.

 

Existem 2 acampamentos lá, o primeiro que fica a 7km do pico e o segundo (chamado de Terreirão) que fica a 3,5km do topo.

 

Sugestão, acampe no primeiro, assim o excesso de peso vc pode deixa na barraca e subir com o essencial, a desvantagem disso é que a caminhada tem que começar bem mais cedo tbm. Estava em um grupo de 15 pessoas parando o tempo todo e saímos do acampamento as 23 e chegamos no topo as 05:20.

 

Não recomendo chegar no topo muito antes do nascer do sol, o frio lá é muito maior do que pouco abaixo. Esperamos 1 hora ate o nascer e foi tenso.

 

Sugiro tbm seguir um grupo com algum guia, sempre existem grupos de pessoas experientes subindo. Por mais que a trilha seja sinalizada, quem conhece, conhece tbm os atalhos.

  • Membros
Postado

Imagino comp deve ser o frio pois fui na Serra da Piedade ( o lugar mais alto do brasil) e lá e muito frio, obrigado pela sugestão, pretendo passar uma noite na base e duas no pico. Quando chegar aviso como foi.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...