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Galera, essa foi uma das melhores trips da minha vida! Natureza, amor, praias, pôr-do-sol, mergulhos, estrelas e muita, muita caminhada. Em 13 dias, andamos (Eu e Lars, meu parceiro de aventuras) muito, entre subidas, descidas, escaladas e nadadas. No primeiro dia, saímos de Abraão em direção ao Farol dos Castelhanos. Pegamos uma trilha bem mal sinalizada mas enfim, a idéia é ir seguindo a trilha e então você vai encontrar uma casa que mora um senhor com 3 cachorros. Depois de 6 horas andando chegamos no Farol: tem uma placa falando que é proibido ultrapassar mas aí você fala com os soldados que ficam lá e não tem problema. Acampamos essa noite no heliponto, o farol passa a noite ligado, perfeito.

 

De manhã caminhamos para a praia de Lopez Mendes, uma das mais lindas que já vi, areia branquinha, a trilha tranqüila. Durante toda a volta a pessoa se guia muito mais pelas marcações feitas nas árvores pelos caminhantes do que pela sinalização feita pelos órgãos ambientais do Rio...quase não tem placa, só na chegada de cada praia. Então, é necessário olhar bem as marcas feitas nas árvores. Antes de chegar em Lopez Mendes passamos por uma praia chamada Recife, bem pequenininha mas bem aconchegante, tem uma casa gigante o dono apareceu com o filho, deu frutas, até bola Lars jogou com o menino. Ah, e leve um snorkel, já conseguimos ver muitos peixinhos coloridos nessa praia.

 

Dica importante: leve uma barraca à prova d’água, que aguente chuva. Chegamos em Lopez Mendes e caiu uma chuva gigante. Acampamos duas noites e na primeira noite armamos a barraca dentro de uma igrejinha que tem lá, que não funciona mais, senão a barraca não ia aguentar a chuva super forte que caiu, com direito a relâmpagos e trovões. Compramos um prato feito em uma praia próxima (Palmas) por R$ 20. No dia seguinte seguimos pra Cachadaço e essa era a única trilha não-oficial, mas dá para fazer tranqüilo. Só tem que ter atenção para não escorregar porque tem muita subida íngreme. Depois de 4h30 chegamos em Cachadaço e a praia é linda, pequena e com umas pedras gigantes, dá pra ver Lopez Mendes de cima das pedras, um visual incrível.

 

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Acampamos uma noite lá, tomamos banho de água doce enfim em um riacho pertinho de lá e cozinhamos pela primeira vez na trilha. Levamos feijão em conserva, arroz, almôndegas, cozinhamos quase todos os dias, tem muita madeira para fazer fogueira. Eu apenas observava e dava apoio moral (kkk), enquanto Lars fazia a fogueira. De manhã cedo seguimos para Parnaióca. Passamos na praia de Dois Rios antes para almoçar, um senhor muito legal chamado seu Cantuário faz uns pratos feitos a R$ 19 cada, completo, muito bom. Lá também visitamos o antigo presídio. Depois da pausa seguimos para Parnaióca, total de 5h30 andando e vimos um pôr-do-sol incrííível, cor de laranja! Acampamos no camping da Janete, com banheiro e cozinha, foi R$ 25 por pessoa, lá também tem quartos para alugar. O contato dela é: email (janetebjfarias@yahoo.com.br) e os telefones são o (21) 33546064/999977160 (Janete)/996747616 (Farias). Lá tem um restaurante que dá para você almoçar um prato feito bem legal com peixe (R$ 25). No outro dia acampamos na praia.

 

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Acordamos cedo e seguimos para Aventureiro, passando pela Praia do Leste e Praia do Sul. Essa trilha tem uma parte que faz na areia, então prepara o protetor e as canelas para andar. Fomos no final de dezembro, então como a praia de Aventureiro fica lotada você precisa pegar uma autorização em Angra para entrar na praia. Falaram que um guarda ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estaria na pedra que dá acesso a Aventureiro checando se as pessoas tinham pulseira mas não vimos ninguém, mas mesmo assim tínhamos as pulseiras, Lars tinha ido pegar dias antes em Angra. Lá não pode acampar na praia então acampamos duas noites no “Camping de cima”, o dono é uma figura, “Beá”, tem cozinha e banheiro e fica no alto, aí super lindo para você ver o visual da praia. Pagamos R$ 25 por pessoa a cada dia. Lá tem uns barzinhos e mercadinhos, dá para comprar comida e tomar uma cerveja gelada.

 

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Seguimos para Provetá na manhã seguinte e lá já é uma praia menos turística e por isso o preço no mercadinho é mais barato. Seguimos para Praia de Itaguaçu e passei a tarde lá enquanto Lars foi ver a Gruta de Acaiá que fica perto. Ele falou que a gruta faz conexão com o mar e de dentro da gruta dá para ver a luz que chega do mar. Ele pagou para entrar mas não lembra quanto foi. Preferi ficar descansando mas ele disse que era massa, acredito que vale a pena conhecer. No final da tarde tentamos acampar lá mas fomos impedidos por um senhor que mora em uma casa na praia. Ele veio com uma foice atacando a gente, foi péssimo, resolvemos sair para não criar confusão e acabamos dormindo em um quintal de uma casa em uma praia vizinha, Praia Vermelha. Falamos com a dona dessa casa, muito legal, ela disse que esse senhor sempre fica criando confusão e acha que a praia é dele... quando chegamos em Abrãão, na volta, falamos da situação na Polícia Militar e eles disseram que iam averiguar o caso e que esse senhor já era conhecido por criar caso com pessoas que acampam. Vai entender né?

 

Seguimos no dia seguinte para Lagoa Verde, para passar o réveillon lá. Compramos almoço no camping Bem Natural que fica em uma praia vizinha a Lagoa Verde chamada Araçatiba, foi R$ 20, muito bem servido e compramos um vinho para celebrar o ano que chegava. Não foi caro, tipo aqueles chilenos por R$ 30. A Lagoa Verde é outro espetáculo à parte: quase não tem areia então é massa lá fazer snorkel, Lars conseguiu ver uma tartaruga e vimos o último pôr-do-sol de 2014: lindo, claro, colorido. Também vimos um bicho-preguiça em cima de uma árvore, muito fofinho. Ah, também dá para ver os fogos de artifício de Angra!

 

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No dia 1 de janeiro de 2015 continuamos andando, passando pelas praias de Manguariquessaba, Matriz e Bananal, chegando na praia do Baixo, onde passamos a noite. Lá, ficamos sozinhos, com a paz de Deus, a praia é deserta, passamos a noite com as estrelas.

 

No dia seguinte fomos para Lagoa Azul, passamos pela praia de Freguesia de Santana e pela Ilha do Macaco. Também vimos a Igreja de Freguesia e uma palmeira gigaaante, uma que falam que foi plantada pelos portugueses. Na Lagoa Azul fizemos snorkel e foi um dos momentos lindos da viagem, vimos uma tartaruga marinha, além de vários peixinhos coloridos e muitos corais coloridos... sem palavras para descrever. Depois, seguimos para Japariz, Saco do céu, Enseada das estrelas e finalmente Cachoeira da Feiticeira.

 

Acampamos ao lado da cachoeira. No dia seguinte, chegamos ao nosso ponto inicial, Abrãão, 5 kg mais magros (haha) e cheios de vida e de natureza.

 

Importante!

Levar:

Repelente, protetor solar, barraca que agüente chuva forte, o mínimo de comida e água porque sempre dá para ir enchendo a garrafa e comendo pelas praias, anti-alérgico (para quem é alérgico), lanterna, snorkel e óculos de mergulho e isolante térmico. Ah, e claro, disposição para andar!

  • 3 semanas depois...
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Que experiência gratificante essa hein?! Fui a Ilha Grande em 2011, no feriado de 15 de Novembro, portanto, não aproveitei nem metade do que vocês mas ainda sim adorei o clima do lugar. Tenho caso com ilhas, amo, toda ilha tem um ar místico, misterioso de paz e liberdade que eu adoro! Um dia eu volto pra conhecer mais de Ilha Grande! :D

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Que experiência gratificante essa hein?! Fui a Ilha Grande em 2011, no feriado de 15 de Novembro, portanto, não aproveitei nem metade do que vocês mas ainda sim adorei o clima do lugar. Tenho caso com ilhas, amo, toda ilha tem um ar místico, misterioso de paz e liberdade que eu adoro! Um dia eu volto pra conhecer mais de Ilha Grande! :D

 

Pois é, Ikaro, volte mesmo com mais tempo! Eu quero voltar para fazer o Pico do Papagaio e sentir o astral dessa ilha de novo, é muita energia boa!

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Lindas fotos! Parabéns pela viagem! Foi uma verdadeira expedição pela ilha grande!

Que velho louco esse da foice, hein?

 

Abraços, Linhares

 

Obrigada, Linhares, tem outras fotos incríveis, o lugar ajuda muito né? A única coisa chata da trip foi o "encontro" com esse senhor, que, de acordo com policiais do posto da PM que fica em Abraão, já causou outros problemas... mas paciência né, quando acontece esses imprevistos melhor coisa é se afastar e seguir a trip longe!

  • 2 semanas depois...
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Postado (editado)

Obrigado Suzan, sua experiência me ajudou muito no planejamento que estou fazendo para passar 8 dias em IG. Vou fazer minha trip de Abraão a Aventureiro começando da T1 a T9. A praia que vocês receberam a visita do simpático senhor da foice foi na Praia de Itagaçu, entre Araçatiba e Gruta do Acaiá? Essa praia então devo evitar acampar?

Editado por Visitante
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Li seu relato pensando: que animaaal! pra mim seria muita superação dar a volta na ilha a pé e ao mesmo tempo revigorante. Ainda mais na virada do ano. Muito desapego do mundo! Adorei!

Estive lá em junho, no feriado e ahhh... faltam palavras pra falar daquela(s) lindeza(s)

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Obrigado Suzan, sua experiência me ajudou muito no planejamento que estou fazendo para passar 8 dias em IG. Vou fazer minha trip de Abraão a Aventureiro começando da T1 a T9. A praia que vocês receberam a visita do simpático senhor da foice foi na Praia de Itagaçu, entre Araçatiba e Gruta do Acaiá? Essa praia então devo evitar acampar?

 

Oi Diego! Essa mesmo! Infelizmente, a praia é linda, bem pequininha, tem uma pedra gigante, mas enfim, melhor evitar um senhor correndo com uma foice atrás de você, né? A gente falou com os pms em Abraão, mas não sei se eles fizeram alguma coisa. Então, para evitar problemas na trip não acampa nessa, tem outras lindíssimas para você dormir!

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Li seu relato pensando: que animaaal! pra mim seria muita superação dar a volta na ilha a pé e ao mesmo tempo revigorante. Ainda mais na virada do ano. Muito desapego do mundo! Adorei!

Estive lá em junho, no feriado e ahhh... faltam palavras pra falar daquela(s) lindeza(s)

 

Olá Paty! Foi animal mesmo! Você não imagina ver os fogos de artifício do réveillon de Angra tomando banho à meia noite de dentro da Lagoa Verde... Foi incrível mesmo! Já penso em voltar lá haha

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