Membros de Honra Adam Tavares Postado Agosto 26, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 26, 2009 Fala pessoal tudo bem? Estou criando este topico afim de sanar algumas duvidas sobre as funções de nossas máquinas fotograficas. Estarei abordando aqui as funções disponiveis em todas aquelas máquinas que possuem recursos manuais, profissionais ou não. Qualquer duvida que ainda tenham após terem lido as dicas e informações, é só postar que responderei com todo o prazer. Lembrando que não entrarei em muitos detalhes de todas as funções, deixando essas informações para topics especificos. Vamos as funções: (1) - Modos de operação da camera: - Modo M (Manual) : o Modo M ou Manual é o modo com a qual você tera o maior controle do equipamento, podendo realizar diversas modificações, a máquina não faz nada que vc não a ordene fazer, assim sendo você terá de realizar todas as modificações necessárias para que a foto saia exatamente como você deseja, como por exemplo regular o Iso ( sensibilidade ), velocidade do obturador, abertura do diafragma e etc... Na minha opinião é o melhor modo de operação a ser usado, pois desta forma você poderá mostrar exatamente aquilo que você quer. - Modo Auto (Automático) : o Modo Automático (podendo ser o modo A em algumas compactas), é o modo de operação, onde você diz para a máquina fazer todo o serviço para você, ou seja, você não tera controle nenhum sobre a fotografia que será feita a máquina ira configurar tudo da forma que achar mais correto, assim sendo todas as regulagens como Iso ( sensibilidade ), velocidade do obturador, abertura do diafragma e etc.. sera feito pela propria máquina, podendo fazer com que a foto fique totalmente diferente daquilo que vc estava imaginando. Eu não recomendo usar este modo de operação a não ser em ultimo caso, usem apenas numa emergência e enquanto não tiverem conhecimentos necessários para utilizarem outros modos. - Modo A (Prioridade de Abertura) : o Modo A ou Prioridade de abertura é o modo onde você dira a máquina qual sera a abertura de diafragma que ela tera de usar, assim sendo a máquina ira manter esta configuração de abertura que você informou, e irá configurar o resto (Iso, velocidade e etc..) da forma que achar mais apropriada. Esse modo é utilizado por exemplo quando você não quer perder tempo configurando a máquina mais precisa usar uma abertura especifica seja por precisar de mais iluminação, maior ou menor profundidade de campo e etc... - Modo S (Prioridade de velocidade) : o Modo S ou prioridade de velocidade é o modo onde você define para a máquina qual velocidade fixa ela irá utilizar, assim sendo a máquina irá manter esta velocidade escolhida, e irá alterar tudo o resto (iso, abertura do diafragma e etc.. ) da forma que achar mais correto. Esse modo é utilizado por exemplo quando você precisa manter uma velocidade minima ou máxima para congelar algum momento (utilizando velocidades mais altas) ou registrar um movimento ( utilizando velocidades mais baixas ), porém não quer ou não pode ficar perdendo tempo configurando tudo o resto. - Modo P ( program ): o modo P ou Program é um modo onde a maquina calcula uma formula entre velocidade x diafragma de modo a se ajustar melhor a foto dando mais ou menos profundidade de campo, este modo diferente do auto, permite que o fotografo faça alguns ajustes como por exemplo, fazer uma correção de white balance ou então corrigir a exposição EV, em algumas cameras é possivel programar algumas combinações de velocidade x obturador. Obs. geral sobre os modos de operação das cameras: Eu particularmente indico a todos que sempre que possivel utilizem sempre a camera no modo M ( Manual ), mesmo que tenham dificuldade em utilizar a camera desta forma, pois assim além de conseguir criar uma imagen da forma que vc imagina em sua mente, você ganhara pratica e conhecimento das funções. Imagen ilustrando os botões, a camera da foto é uma NIKON D70s: (2) - Velocidade do Obturador : A velocidade do Obturador é uma função existente em todas as cameras que possuem um minimo de configuração manual, cada máquina possui variadas velocidades de obturador dependendo do modelo, por exemplo uma Nikon D200 (que é uma camera mais porreta),possui velocidades que vão desde 30s até 1/8ooos ... atendendo uma gama enorme de velocidades para serem utilizadas, essa velocidade pode influenciar a foto de diversas forma que citarei em outros topicos mais especificos, mas para dar um exemplo a velocidade pode congelar um movimento ou então deixar um rastro do movimento,quando dizemos por exemplo que a velocidade esta em 1/2s por exemplo quer dizer que o sensor da máquina esta recebendo luz durante este periodo de tempo antes do obturador fechar, então logo se utilizar 30s o sensor ficaria recebendo luz durante 30 segundos, durante esse tempo o sensor recebera e registrara tudo que aconteceu neste periodo, assim como 1/8000s o sensor ficara recebendo luz durante um periodo de tempo minimo, digamos que seria utilizado esta velocidade para congelar um carro de formula 1.. e a primeira para mostrar o rastro das estrelas. Então cada cena em especifico determinara uma velocidade correta, lembrando que quanto menor a velocidade mais facil de borrar a imagem, pois qualquer tremida da mão ira aparecer no resultado final. Em algumas cameras, mais profissionais ainda temos uma função da velocidade conhecida como B (Bulb), esse modo funciona da seguinte forma, você pressiona o botão disparador e ele expõe o sensor a luz, o sensor ficara exposto até que se aperte novamente o botão disparador, assim sendo você pode deixar ali o tempo que achar necessário, esse modo é utilizado quando se precisa utilizar uma velocidade inferior aos 30s já disponivel nas configurações da máquina. Imagem ilustrando onde fica o obturador numa máquina digital: créditos da imagem: http://www.dpreview.com (3) - ISO ( sensibilidade ) : O ISO seria a sensibilidade do sensor da camera fotografica ( seria a ASA dos filmes ), o ISO é uma das funções mais uteis de uma máquina fotografica, ele vai definir qual a sensibilidade do sensor da máquina, o Iso vai variar de acordo com o equipamento, podendo ir desde 20 até mais de 6400... ou seja quanto menor o ISO menor sera a sensibilidade a luz que o sensor terá, o legal do ISO, é que você utilizara ele quando precisar que a foto fique mais clara ou escura, e sem comprometer a cena borrando ou congelando a imagem como aconteceria se fosse clarear com a velocidade, e nem comprometer a pronfundidade de campo se utilizado a abertura do diafragma.. porém nem tudo é lindo e azul , e o que acontece é que quando utilizamos ISOS muito elevados a imagem tende a granular ( parece que tem areia na foto ), ou seja quanto maior o ISO mais clara a imagem porém mais granulada ela irá ficar, a granulação ou ruido não depende só do ISO, depende de outros diversos fatores que serão ditos em topicos mais especificos... porém o ruido não é de todo um mal, tem quem goste desses grãos, eu por exemplo dependendo da ocasiao acho a granulação um charme a mais nas fotos ainda mais quando a foto é preta e branca, então vai varia muito de usuário para usuário, existem cameras com maior ou menor sensibilidade e que geram mais ou menos ruido, ai vai da pesquisa e necessidade de cada um, existem muitas cameras hoje no mercado que possuem até um redutor de ruido caso seja necessário. Imagen ilustrando o sensor de uma máquina digital, no caso um ccd: (4) - Abertura do Diafragma : A Abertura do fiafragma não é exatamente uma função da máquina e sim da lente, porém como muitas máquinas possuem lente imbutida no seu corpo trataremos como se fosse uma função da máquina ok? A abertura do diafragma é medida da seguinte forma e com a seguinte nomenclatura: F1.2... existem lentes que possuem essa abertura fixa e outras que possuem uma abertura referente a cada estagio do zoom da lente por exemplo peguemos uma lente 50mm que é famosa no meio da fotografia, eu tenho uma 50mm com abertura fixa de F1.8... então a lente viria com essa inscrição: 50mm F1.8 o que mostra que é uma lente com abertura fixa, isso não significa que eu só poderei usar abertura F1.8 e sim que esta sera a abertura máxima que poderei utilizar... neste caso, desta lente em espedifico o máximo que poderia utilizar seria F16, agora em uma lente que não possui abertura fixa por exemplo: 18-55mm F3.5-5-6, quer dizer o seguinte que em 18mm ela tera uma abertura máxima de F3.5mm e que em 55mm tera uma abertura máxima de F5.6, a abertura funciona da seguinte forma, quanto menor o F maior sera a entrada de luz, ou seja em uma mesma lente se eu utilizar uma abertura de F1.8 conseguirei muito mais luz do que se utilizar F8 por exemplo, quanto menor o F maior o tamanho da entrada de luz da lente. Porém quanto maior a abertura (menor o F), menor a area de foco você tera, por exemplo peguemos uma foto de um rosto onde utilizaremos duas aberturdas distintas: f1.8 e F8... na que eu utilizei F1.8 a foto ficou mais clara, porem só ficara focada nos olhos da modelo, deixando o resto do rosto desfocado, já se eu utilizar abertura F8 a foto ficara mais escura porém tera o rosto todo focado. essa diferença de area focada para area desfocada se chama DOF ( Depth of Field ) ou profundidade de campo, explicarei mais detalhadamente isso em outro topic mais especifico, o desfoque das areas não focadas se chama BOkeh, e é diferente de lente para lente.. explicarei sobre isso mais a frente em outro topic por se tratar de um assunto mais tecnico.. Voltando a abertura do diafragma então entendemos o seguinte: Quanto menor o F maior sera a entrada de luz porém menor será a area de foco, e quanto maior o F menor sera a entrada de luz porém maior sera a area de foco. Um exemplo... utilizamos aberturas maiores como F2.8 e F4 para retratatos, onde precisamos de uma area de foco menor... e F11 e F16 para paisagens onde precisamos que tudo esteja em foco. Sei que esta parte é um pouco complicada, mas explicarei detalhadamente isso em um outro topic ok. Imagem ilustrando diversas aberturas de diafragma: (5) - White Balance (WB) ou Balanço de Branco: A maioria das cameras fotograficas possuem WB pré setados, que são na maioria das cameras os seguintes: wb para dias nublados, wb para dias ensolarados, wb para neve, wb para luzes incandescentes, wb para luzes flurorescentes, wb auto e wb manual... Já sabendo quais são os modelos vou explicar como funciona o balanço de branco, para ser mais didatico imaginemos uma situação onde estamos num quarto onde a luz do quarto é AZUL, e as paredes deste quarto são brancas, quando a luz esta acesa o que acontece? a parede fica meio azulada devido a luz não fica? o WB serve para corrigir essa interferencia, deixando a parede branca mesmo com a luz azul, onde vc vai informar para a camera que aquela parede ali não é azul e sim branca, na maioria das cameras fotograficas o modo AUTO funciona muito bem sendo bem fiel a realidade ( diferente das cameras de video onde o modo auto não funciona ), os modos pré setados, são legais mas não acho que funcionam com precisão, eu gosto de usar os modos pre setados para "brincar" com as cores das fotos, experimentem usar modos diferentes em situações .. diferentes.. é bem legal. O mais correto e mais fiel é utilizar o WB em modo manual, assim você tem de "bater o branco", o que significa que você tera de informar para a máquina o que é branco naquela cena, como fazer isso? é simples... voce vai botar a máquina em modo manual vai mirar numa superficie branca (ou cinza, existem cartões feitos para isso), vai acionar o wb manual e apertar o botão disparador para ativar (dependendo da camera pode ser outro botão), pronto feito, voce informou para a camera que aquela cor é a branca, assim ele vai regular a máquina de modo a luz não interferir nas cores das foto. (6) - Modos de focagem: Existem básicamente 3 modos de focagem nas cameras com funções manuais, são os modos: - AF-S (Auto Focus - Single) - AF-C (Auto Focus Continuous) - MF (Manual Focus) vou explicar como funciona cada modo e para que eles servem de forma bem breve, pois esse tema será abordado em topicos mais especificos, vamos lá o modo MF como o nome já diz seria o foco feito no modo manual, dessa forma necessitando que o usuário gire o anel de foco da lente até enconrar o foco da forma desejada, normalmente aparece uma bolinha amarela, vermelha ou verde no canto inferior esquerdo do visor informando que esta ou não focado. Modo AF-S este modo de focagem funciona da seguinte forma, quando pressionado o botão disparador até a sua metade ele ira automaticamente focar um objeto que se manterá focado até que se aperte totalmente o disparador realizando a foto ou então soltando novamente o disparador e pressionando novamente. o Modo AF-C funciona da seguinte forma, quando pressionado o disparador até sua metade sera feito o foco no objeto, caso o fotografo ou o objeto se mova enquanto estiver pressionado até a metade o botão de disparo, automaticamente o foco sera refeito de forma a nao sair de foco o objeto princiapal. O modo AF-S é utilizado para fotografia onde o objeto a ser fotografado não ira se movimentar como por exemplo foto de objetos ou paisagens já o modo AF-C é utilizado para fotografia onde o objeto esta em constante movimento, por excemplo fotografia de esportes e aeronaves. existem outras funções para cada modo de focagem mas que não sera abordado neste topic ok? Imagem ilustrando onde fica a seleção de foco: (7) - Modos de Disparo: Existem basicamente dois tipos de modos de disparo, são eles: - Single Shot - Burst Shot O single shot funciona da seguinte forma, quando mantido pressionado o botão disparador o máximo de fotos que vai ser batido sera somente 1, assim sendo caso você queira tirar outra foto você vai ter de soltar o botão e pressionar outra vez, já o modo Burst Shot quando você mantem apertado o botão disparador ele vai disparar diversas fotos seguidas, parando somente quando você soltar o disparador. O numero de fotos por segundo tirada no modo burst, vai variar de camera para camera. O uso de cada modo vai ser de escolha do fotografo, eu particularmente uso sempre em modo burst, mas caso você tenha dedo pesado pode ser um problema, pois pode tirar mais fotos do que deseja. Continua.... Citar
Membros thulio.benvenuti Postado Setembro 9, 2012 Membros Postado Setembro 9, 2012 Excelente tópico! Aprendi bastante... Mas aprendi, principalmente, que não é à toa que existem os fotógrafos profissionais. Muito difícil encontrar a configuração correta! ;] Citar
Membros sérgio - graxaim Postado Junho 18, 2013 Membros Postado Junho 18, 2013 Ótimo texto para quem quer começar a fazer fotografias e não apenas apertar o botão da máquina fotográfica. Show mesmo! Mas será que rola uma continuação? Alguém que entenda de fotos se habilita? Absss Citar
Colaboradores Pensador Postado Junho 27, 2013 Colaboradores Postado Junho 27, 2013 Ótimo texto para quem quer começar a fazer fotografias e não apenas apertar o botão da máquina fotográfica. Show mesmo! Mas será que rola uma continuação? Alguém que entenda de fotos se habilita? Absss Oi sachetjr, Que tipo de continuação? Acho que o tópico, forneceu as informações básicas de como operar e ajustar a máquina fotográfica, muito bem explicado aliás. Fora isso, existem alguns macetes que se encontra aos montes pela internet, como por exemplo regra dos terços, golden hour, foco e profundidade de campo, distância focal, e mais algumas dicas deste tipo. Sou péssimo para explicar qualquer coisa que seja. Então, vou fazer uma próxima postagen falando (e não explicando) de fotografia, de maneira descompromissada e, espero que possa servir a alguém. Citar
Colaboradores Pensador Postado Junho 27, 2013 Colaboradores Postado Junho 27, 2013 Bom, vou falar alguma coisa de fotografia e, tendo em vista que o tópico é conhecendo sua máquina digital, vou tentar manter nesta linha (coisa que não garanto). Dentro da máquina fotográfica existe um sensor. Sua função é a mesma do filme fotográfico na era do gelo (lembram que os filmes vinham naqueles cartuchos?), pois é. Dois pontos importantes seriam os tipos de sensores, se CCD ou CMOS e o tamanho deles. Quanto maior o sensor, melhor, quanto ao tipo, hoje os melhores sensores são CMOS (que equipam todas as DSLRs). E por quê estou falando disso? porque se alguns como eu ficavam quebrando a cabeça com fotos em baixa luz que saíam uma porcaria precisam entender como os sensores trabalham. Quanto maior o sensor, menor o nível de ruído na foto. Sensores muito pequenos como das câmeras compactas geram muito ruído. O ruído é aquele pontinho vermelho, amarelo, verde etc., que aparece na sua foto onde deveria estar tudo preto por exemplo, ou deixa o rosto de quem aparece na foto parecendo que foi esfregado com bombril. É importante então conhecer as limitações de sua câmera. Quanto menor o sensor, mais ruído. Quanto maior o ISO (que na verdade não é ISO), maior o ruído. Quanto mais longo o tempo de exposição, maior o ruído. Certas combinações são fatais para sua pretensão de ter uma boa foto: sensor pequeno + ISO elevado + longo tempo de exposição = foto que vai direto pra lixeira. O que fazer então se você é amante de tirar fotos com baixa iluminação, tipo foto do céu estrelado naquela viagem, do crepúsculo, daquela festa, dentro daquela igreja imperdível etc etc. 1- Procure comprar uma DSLR (pode ser a mais em conta). 2- Use tripé. 3- quando possível use flash ou tochas. 4- Utilize lentes claras. Citar
Membros Fred Moura Postado Junho 27, 2013 Membros Postado Junho 27, 2013 Olá Adam, excelente tópico! Mas faltou falar sobre o "Tamanho da fotografia". Muitas pessoas compram câmeras de 16 megapixels e saem tirando fotos com os tais "16M". Porém acabam enchendo seus cartões rapidamente com fotografias de 4 Mb. Fotografias simples podem ser tiradas com 1 ou 3 megapixels sem problemas. Usem mais megapixels para fotografias que realmente merecem maior riqueza de detalhes... Citar
Colaboradores Pensador Postado Junho 27, 2013 Colaboradores Postado Junho 27, 2013 FOTOS NÍTIDAS Bom, pra falar de fotos nítidas, temos que nos perguntar o que é exatamente uma foto nítida? encontraremos vários aspectos que podem ou não estar conjugados, vamos lá: O primeiro aspecto é que a foto nítida é aquela que não está tremida. Para isso, devemos lembrar que existem câmeras com e sem estabilizador de imagem e que, mesmo o estabilizador de imagem tem lá seus limites. Outra coisa é lembrar que quanto maior a distância focal, maior deverá ser a velocidade do obturador (distância focal usualmente é expresso em "mm" nas lentes tipo lentes zoon 24-70mm, 24-105mm, 70-300mm, lentes fixas 50mm, 35mm). Um cálculo simples seria 1/distância focal, como a velocidade mínima, por exemplo, numa lente 50mm teríamos a velocidade mínima de 1/50s, sendo que este cálculo é para DSLRs full frame, para as que têm sensor cropado (APSC) multiplicar a distância focal pelo fator de corte (1,5x ou 1,6x). Porém isto não é uma regra, é apenas um parâmetro. Conheço fotógrafos que seguram bem a onda (com IS) em velocidades até 1/8 para lentes 50mm, mas sempre existe algum leve tremor. Abaixo das velocidades mínimas, ou se aumenta a abertura da lente (e para isso lentes claras são uma mão na roda), ou aumenta o ISO (ambos fazem aumentar a velocidade do obturador mantendo a exposição de maneira correta) ou usa um tripé e, neste caso pode utilizar exposições longas para criar efeitos etc. Dito isto, teremos uma foto não tremida! beleza. Mas, ainda pode ser que para você, não seja uma foto nítida. A nitidez tem também a ver com o foco. Aí o bicho pega. Teremos "n" variantes. Primeiro vamos falar do foco cravado. Sabe aquele olhar que parece que vai saltar da foto de tão nítido? quantas vezes olhamos fotos assim e, quando vamos tirar as nossas, ficam completamente diferentes. Aí costumamos dizer: - mas também o fotógrafo daquela foto deve ter um p... dum equipamento de milhares de dólares. Ledo engano. O foco cravado depende de algumas situações, sendo que nenhuma se refere ao corpo da câmera, a lente é uma destas situações. Uma boa lente que não tenha problemas de back, front focus, o uso do modo manual de foco e, obviamente uma lente que seja nítida (vou falar de lentes depois). Usualmente lentes prime (distância focal fixa) são as mais nítidas. Por último tem que resolver o problema da peça que segura a máquina (brincadeirinha), o fotógrafo deve efetivamente ver ONDE ESTÁ FOCANDO. Se você mirou na árvore, não pode reclamar que o sujeito ficou fora de foco. Ora, se você quer que os olhos saiam nítidos, faça a focagem nos olhos. Parece bem óbvio, mas faz parte dos problemas mais comuns nas fotografias. Então já tenho uma foto nítida? ainda não, mas quase. Chegamos ao último ponto. Para você a foto nítida é aquela onde o assunto está nítido ou você deseja que toda a foto saia nítida? o desfoque do fundo é um meio criativo de compor fotos e fica muito bonito. Tudo depende do que você deseja obter. Se você deseja fotos onde o todo esteja nítido, a regra é que você utilize aberturas pequenas (os maiores números na sua máquina) normalmente entre f. 8 a 16 (mais do que isso depende da lente, lembre que você pode ter prejuízos com a difração), e que não haja um objeto muito próximo e outros distantes a serem focados (também existem lentes que não tem boa definição nas bordas). Se você deseja chamar a atenção a um modelo ou objeto e desfocar o restante da foto, deve utilizar aberturas grandes e ter uma certa distância entre o objeto principal e o restante da cena. O desfoque neste caso também é chamado de bokeh. Na minha opinião os bokehs mais bonitos são os das lentes fixas. Citar
Membros HenriqueVanni Postado Janeiro 5, 2017 Membros Postado Janeiro 5, 2017 Rapaziada, show de bola o tópico! Tenho uma câmera simples, uma semi profissional da nikon, a p500, mas devo admitir que não conheço praticamente nada da parte técnica! Vou me basear no post e ir tentando algumas coisas novas! Obrigado pelas dicas!!!! Citar
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