Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Pessoal, desculpa o sumiço rs. Prometo postar logo o novo capítulo e aí respondo com calma todas as novas perguntas, blz? Tenho que terminar esse relato logo senão daqui a pouco a gente tá cantando parabéns de 1 ano pra ele e ainda não acabou kkkkkkk. ::otemo::

• Membros
Postado

Terminando até maio tá perfeito kkkk...

Comecei a desenhar meu roteiro e estou com algumas dúvidas quanto a logística de transporte... postei o roteiro no relato da Barbara, vai ser um mix entre o seu relato e o dela...

Valeu!!

• Colaboradores
Postado
Fala Rodrigo capixaba!!! Estou acompanhando seu relato e estou com planos de fazer essa trip esse ano, só estou aguardando promo de passagens para SCDLS. Sou do ES também e esse está entre um dos melhores relatos que já vi aqui no MC. Parabéns pelos detalhes e paciência em responder toda nação mochileira. Forte abraço. ::otemo::

Opa! Fala Victor capixaba hehe. Eu que agradeço pelo feedback, cara. Você vai se amarrar na trip. Qualquer coisa tamo aê. Abraço! ::otemo::

• Colaboradores
Postado
Rodrigo, quando vc foi pra águas calientes, vc deixou seu mochilão em Cusco e foi só com a de ataque? Onde? E quando foi pra Isla, mesma coisa? Obrigada! :)

Ei, Letícia. Sim, deixei em Cusco no próprio hostel que eu tinha me hospedado lá. Eles reservam uma sala pra isso e te dão uma etiqueta pra você pegar a bagagem de volta. Não cobram nada por isso. Na Isla del Sol foi a mesma coisa, deixei o mochilão no hostel que fiquei em Copa. Abraço!!!

• Colaboradores
Postado
Olá Rodrigo

Seu relato é incrível!!! ::otemo:: Se fosse um livro seria um Best Seller dos mochileiros.

Me acabei de rir com a parte do "El Mochilero Cagon de Machupicchu”. ::lol4::

Irei fazer essa rota em agosto/2016 e seu relato está me ajudando muito, alias é o MELHOR QUE ENCONTREI, só fiquei triste com a parte de Puno tinha curiosidade pois também achei a ilha com uma historia interessante mas to vendo geral falar mal dela devida a encenação ::mmm: .

A principio meu mochilão deve durar uns 28 dias mas as passagens de avião para Santa Cruz estão caras e devo ir por Corumba mesmo pelo trem, só vou de avião se conseguir uma promoção.

Valeu cara ótimo trabalho

Faaaala, Rômulo!!! Po, valeu mesmo, cara. ::otemo:: Fico feliz em ler isso. A parte do "cagon" pelo menos hoje é engraçada, já que na hora foi um desespero que só kkkk. Uma dica: se tiver tempo, visite as ilhas em Puno, mesmo assim. É a tal da experiência que a gente precisa passar na vida. Muitos não curtem, se frustram, mas alguns outros gostam. Então já que não é caro, e se você tiver tempo, dê uma passada lá e tire suas conclusões.

Boa sorte com as passagens! Abraço.

• Colaboradores
Postado
Comprei hj na promo. Saindo dia 02/04/16 retorno dia 02/05/16. Mais alguém nessa data? Ansiedade nas alturas.

Eu bookei de 01/05/16 a 24/05/16!! Ansiedade bate mesmo!! rs ::hahaha::

Boa viagem!!

Essa é a parte que a gente pensa "caráaaai agora a p*rra é séria!" huahuahua ::hahaha::

• Colaboradores
Postado
Olá Rodrigo... então queria saber qual trajeto ficaria melhor e mais barato, sair de Uyuni e ir direto pra Cuzco (MP) ou ir de Uyuni e ir até La Paz e ir subindo até MP, estou em dúvida qual caminho é melhor, mais fácil... Dicas de qual melhor ônibus, ou trem que terei que pegar nesse caminho. .. Terei poucos dias de viagem, e meu foco principal é o Salar e MP... ::otemo:::idea:

Olá, Luciana. Como vai? Bom, eu não fiz esse caminho, então não saberia te dizer com exatidão o que seria mais rápido. Mas se custo não for um problema, sugiro que faça o Salar com destino final em San Pedro de Atacama, no Chile, siga pra Calama (1 hora de ônibus) e de lá pegue um vôo direto pra Cusco. Acredito ser esse o caminho mais rápido, apesar de não sair muito barato.

Agora, em relação a cusco x benefício, acredito que você tenha sim que ir de Uyuni pra La Paz e de lá seguir pra Cusco, ou vice-versa... a questão é que acho que será necessário passar em La Paz. Não sei se tem ônibus que faça Cusco x Uyuni direto.

Espero ter ajudado.

Abraço!

• Colaboradores
Postado
Oi Rodrigo...eu queria uma dica sua de hostel em La Paz...e sobre o downhill, estrada da morte, qual empresa você foi? Você recomendaria a empresa q você foi?

Eu fiquei no Loki, e gostei bastante, nada a reclamar. (Exceto uma curiosidade que aconteceu lá que vou deixar pra hora do relato rs, mas em nada teve relação com o hostel em si). A empresa eu não lembro o nome agora, só olhando pelo comprovante depois. Mas foi uma intermediária (nem muito barata, nem a mais top). Achei bem tranquilo. :)

• Colaboradores
Postado

Capítulo 21: Cruzando a fronteira com a Bolívia rumo a Copacabana.

20/04/15

Quando disse que passei frio em Puno, eu não estava brincando. A cidade estava naquele clima de doer os ossos, e à noite então... Tivemos a noite mais fria da viagem até aquele momento.

Acordamos por volta das 8h. Saímos logo para deixar as roupas na lavanderia, pois precisaríamos delas prontas para o horário do almoço. Conseguimos convencer o dono a fazer isso pra gente, mas custou 22 soles para 3kg de roupa.

Na volta, aproveitamos para tomar café da manhã numa cafeteria qualquer, já que não havia no hotel em que ficamos. Pedi um pão maluco lá e um chocolate quente (9 soles). HORRÍVEL. Água quente com nescau, literalmente. Às vezes a gente pede algo pensando que é igual ao que estamos acostumados, e aí nos damos conta de que não estamos em casa kkkkkkk. Larguei tudo na xícara.

Voltamos para o hotel, arrumamos nossas coisa e fizemos o check-out. Já eram 12h quando fomos buscar nossas roupas. Aproveitamos para passar na farmácia, comprar uns curativos para a mão de Antenor e mais uns produtos de higiene pessoal (13 soles cada). De lá, pegamos um táxi para a rodoviária (2 soles cada).

Sabemos que turistas são geralmente explorados - quem já presenciou ambulantes abordando gringos no Rio, por exemplo, sabe do que estou falando. Mas às vezes a coisa é na cara dura. Chegamos num guichê e perguntamos se havia passagens para Copacabana. O cara disse que sim. Havia um outro cara, amigo dele, do lado de fora do guichê, encostado no balcão, conversando com ele. Quando perguntamos o preço, esse amigo dele disse "15 soles" na mesma hora que ele disse "25 soles". O amigo virou pra ele com cara de espanto dizendo "15, não?" e foi fuzilado pelo cara do guichê, que virou pra gente e disse "25 soles". Fiz uma cara de "#vaitomarnocuseufdpexplorador" e sai dali na mesma hora. Procuramos um outro guichê e a mulher nos cobrou 20. Certos de que ninguém nos venderia pelo preço dos nativos, fechamos as passagens por 20 mesmo (mais a taxa terminal obrigatória de 1,50 cada). Obs.: Copacabana é pertinho de Puno, umas 3 horas, contando com o tempo gasto na fronteira, então não tem essa de ônibus leito ou duplo, é tudo o mesmo assento.

Aproveitamos para trocar nossos últimos soles por bolivianos numa lojinha de doces, e fizemos amizade com a dona. Perguntamos para ela onde que poderíamos almoçar por ali, e ela nos indicou um lugar super barato, onde os nativos comiam. Não só indicou, como fez questão de nos levar lá. Fica ali mesmo, na rodoviária, no andar de cima. Ela foi lá com a gente e deixou claro pro pessoal do restaurante que ela estava nos levando pra comer o menu tradicional. Sabe quanto pagamos? 5 soles (salada + prato + suco). 5 míseros soles!!! Claro que você precisa desapegar da higiene, mas cara... 5 soles pro um almoço completo, é muito barato! E o melhor, estava gostoso rs.

De barriga cheia, embarcamos na hora marcada (14h). Acredito que seja o último horário disponível de Puno x Copacabana, uma vez que, como falei anteriormente, a fronteira fecha às 17h. Pelo menos foi o que me disseram, não sei se procede.

Passamos a viagem olhando o mapinha que tínhamos e tentando adivinhar em que parte estávamos. Mal percebemos quando chegamos à fronteira com o Peru. O motorista disse que todos deveríamos descer, ir até a imigração, carimbar os passaportes e retornar ao ônibus, que já estaria do outro lado nos esperando. Disse que não precisaríamos levar nossas bagagens, que elas estariam do mesmo jeito que a deixamos. Só nos restou confiar.

Descemos, fomos logo um dos primeiros da fila e rapidamente nos atenderam, sem qualquer burocracia maior. Estrangeiros pagam uma taxa, mas isso não se aplica aos estrangeiros do Mercosul, como nós. Ficamos lá fora e, antes de passar para o lado boliviano, aproveitamos para fotografar no clássico monumento peruano - apesar do clássico mesmo ficar em Lima. Foi nossa despedida oficial desse incrível país (eu ainda volto lá, até porque necessito conhecer Huaraz!).

24959692350_582a7365c8_h.jpgimigracao_peru_bolivia by Rodrigo Alcure, no Flickr

24624650564_4f8f097c66_k.jpgfronteira_peru_bolivia by Rodrigo Alcure, no Flickr

De volta ao ônibus, bagagens ok, sem nenhum sinal de que tivessem sido mexidas. Ficamos nos perguntando se houve alguma vistoria aduaneira, e a resposta lógica é "não". A impressão é a de que nessa parte da fronteira a fiscalização é bem fraca. Mas, enfim. Quem sou eu pra questionar algum procedimento ali?

Pouco tempo depois, chegamos em Copacabana. O dia já começava querer trocar de turno com a noite, e nosso motorista nos deixou próximo a um hotel (El Mirador hotel) e disse que poderíamos nos hospedar ali, se quiséssemos. Tava claro que era um tipo de parceria entre eles, mas não nos importamos e fomos lá dentro conhecer a hospedagem. O hotel é bem grande e fica na beira do lago. Os preços estavam aceitáveis (algo como 50 bolivianos por pessoa em quarto duplo com banheiro privado), mas, ao pedirmos pra reservar, o recepcionista nos disse que só aceitavam pagamento adiantado. Não tínhamos tido tempo de trocar dólares, então pedimos a ele que segurasse o quarto pra gente (a fila de gringos atrás da gente estava imensa, todos os passageiros do ônibus, praticamente) enquanto procurávamos uma casa de câmbio.

Saímos pela rua atrás de um local pra trocar os dólares, até acharmos a melhor cotação numa pequena agência de passeios. Trocamos a quantia necessária e já aproveitamos para negociar preços da ida à Isla del Sol. Fomos informados de que a ida à Isla se faz em dois horários: de manhã e de tarde.

Como essa coisa de lado norte x lado sul gera confusão, vou fazer uma pausa aqui pra tentar explicar melhor.

A Isla del Sol não é imensa, mas também não é minúscula. Percorre-se sua extensão por cerca de 3h30 caminhando (média), dependendo do seu ritmo. Ela é dividida popularmente em "lado norte" e "lado sul". A verdade é que ela possui 3 povoados em seu território: o povo do norte (Challapampa), o povo do centro da ilha (Challa) e o povo do sul (Yumani). Cada um deles tem um nome específico e "controlam" aquela parte da ilha. Tanto é que precisamos pagar uma espécie de pedágio sempre que adentramos o território (Bs.10 no lado norte, Bs.15 no centro e Bs.5 no lado sul). O que é compreensível, visto que aquela renda é um dos meios de sobrevivência deles ali.

Quanto aos barcos que nos levam à ilha, todos funcionam com horários padronizados, basicamente. A parte sul da ilha é a mais movimentada, cheia de hotéis e tudo mais. Logo, é a única parte em que há saída de Copacabana em dois horários, de manhã e de tarde. A parte norte é menos movimentada, mas é onde ficam alguns sítios arqueológicos interessantes e o pedaço mais bonito da ilha, na minha opinião (vocês verão nas fotos do próximo capítulo). Entretanto, o barco só vai pra lá na parte da manhã. Na parte central eu não creio que ninguém se hospede (nunca ouvi falar). Apenas fazemos uma parada ali para banheiro/lanche enquanto percorremos de barco da parte sul pra parte norte.

As saídas funcionam assim:

Copacabana x Isla del Sol: 8h30 (destino: lado sul e lado norte) e 13h30 (destino: apenas lado sul).

Isla del Sol x Copacabana: 10h30 e 15h30 (saindo do lado sul) e 13h30 (saindo do lado norte).

Como funciona: o barco chega no lado sul por volta das 10h. Desce quem por ali já vai ficar. Segue em direção ao lado norte, contornando a ilha. Antes, faz uma parada para irmos ao banheiro, comprar lanche e coisas do tipo (acredito que é mais uma forma de incentivar o consumo turístico num outro ponto da ilha). Chegamos ao lado norte por volta das 12h, se não me engano. Os que vão fazer a trilha para o lado sul já ficam ali mesmo, nem voltam pro barco. Os que vão apenas visitar o lado norte e querem voltar de barco para o lado sul, devem retornar ao barco às 13h30. Aí o barco volta para o lado sul, chega lá às 14h, deixa quem quer ficar por lá, pega os que estão voltando para Copacabana e, às 15h30, retorna para o continente. Ficou claro? Qualquer dúvida, só perguntarem aqui nos comentários.

Abaixo, um mapa da ilha pra facilitar a compreensão:

24959674440_35cfc10ab0_b.jpgmapa_isla_del_sol by Rodrigo Alcure, no Flickr

Voltando ao assunto, lembra que fomos na agência pra cambiar alguns dólares? Pois é, pela teoria do poder de barganha, perguntávamos o preço de uma coisa e emendávamos com "e quanto é tal coisa? e se fecharmos as duas coisas, por quanto fica?" e com isso íamos aumentando nossa lista até conseguir um bom preço em tudo. Resultado: fechamos trecho de ida pra Isla del Sol, com destino à parte norte + passagem Copacabana x La Paz para o dia seguinte ao da ida, quando retornaríamos da ilha + hospedagem no hostel dessa própria mulher, que nos levou lá e nos cobrou menos do que pagaríamos no El Mirador. Tudo saiu por 90 bolivianos pra cada (hospedagem em Copa Bs.35, ida à Isla del Sol Bs.25 e passagem Copa x La Paz Bs.30).

"Ah, mas por que você comprou só trecho de ida?"

Bom, quando dissemos que iríamos dormir na ilha, ela nos disse que então só poderia nos vender o trecho de ida, e que o trecho de volta nós mesmos deveríamos comprar lá no píer da parte sul (que era de onde voltaríamos). Assim o fizemos e foi super tranquilo. Vários barcos saindo no mesmo horário, então é fácil conseguir vaga.

Preços devidamente fechados, fomos com ela até o tal hostel. Ele era bem simples, ficamos num quarto da parte alta, com uma vista legal da cidade (mais afastado do lago). Mas era só pra dormir uma noite mesmo. Tomamos uma boa ducha e fomos atrás de comida. Passamos no "mercadinho central" da cidade mas não achamos nada que nos despertasse interesse.

24624591304_99ae3e376e_k.jpgcopacabana_bolivia_01 by Rodrigo Alcure, no Flickr

Copacabana, Bolívia.

Fomos pras ruas principais próximas ao lago, e achamos um restaurante bem legalzinho, rústico. O dono muito simpático nos confirmou que aquela promoção da "lasanha + bebida por Bs.35" servia bem duas pessoas. Marquem essas palavras: "Serve bem duas pessoas", olhando pra cara de dois marmanjos de 1,84m. Aí quando chegou a lasanha, sério mesmo... kkkkkk. Eu fiquei esperando vir uma outra. Até que não veio. Chamei o cara e perguntei "ISSO serve duas pessoas?" e ele ainda teve a cara de pau de falar "ah, mas é porque ela é fundinha". Gente, era uma cumbuca pouco maior que um cinzeiro. Não matava a fome nem de uma pessoa, quem dirá duas. A gente riu muito da situação e já emendou com "traz logo uma pizza grande pra gente porque isso aqui só vai dar pra beliscar". Resumo da night: Bs.100 no restaurante, incluindo uma mini-lasanha-desgustação que serve bem duas pessoas, só que não, uma pizza grande (tava gostosinha) e bebidas.

Na saída, compramos uns biscoitos pra repor nosso estoque de petiscos (Bs.10) e fomos dormir. No dia seguinte finalmente conheceríamos a famosa Isla del Sol.

E a ilha realmente faz jus à fama: é linda demais!

25136960012_91586f6646_k.jpgcopacabana_bolivia_02 by Rodrigo Alcure, no Flickr

Copacabana, Bolívia.

SALDO DO DIA:

s/11 lavanderia

s/9 café da manhã

s/13 itens de higiene pessoal

s/2 táxi para rodoviária

s/20 passagem Puno x Copacabana

s/5 almoço rodoviária Puno

Bs.35 hostel em Copacabana

Bs.25 ida à Isla del Sol

Bs.30 passagem Copacabana x La Paz

Bs.50 jantar lasanha, pizza e bebida

Bs.5 biscoitos

TOTAL: s/90 + Bs.145 (US$ 39)

Próximo capítulo: Os encantos da Isla del Sol.

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...