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  • Membros
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Rodrigo, muito SHOW o seu relato!

 

Fiz 12 dias de viagem pelo Peru em Agosto fazendo Cusco, Trilha para Machu Picchu, Arequipa e o Cañon del Colca... praticamente viajei de novo com seu relato!

 

Até de alguns perrengues compartilho:

- A subida do Cañon del Colca a é surreal, nada descreve a sensação de chegar no topo e nenhum ônibus semi-cama consegue te recuperar para o próximo destino... Acho que tô cansado até hoje! Porém..... A subida de Aguas Calientes a Machu Picchu foi muito mais punk, era degrau que não acabava mais misturado com chuva, escuro e falta de a...! Tenso!!! Na boa, os 12 dólares que você pagou foram os mais bem investidos da viagem. Duvido muito que teria feito Wayne depois...

- Claramente, alguém esqueceu de desligar a central de ar em Cusco. MUITO Frio! ::Cold::

- Sério que não gostou do Mama Afrika? Algumas noites lá com ctza foram responsáveis por quebrar o meu orçamento.

 

Em Janeiro, to indo Fazer o seguinte roteiro: Santiago > Atacama > Uyuni (Espelhado!) > La Paz > Isla Del Sol > Puno > Lima.

Os próximos capítulos muito me ajudarão!

 

Grande Abs!

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ahahah Obrigado Rodrigo!

 

Ajudou bastante, se eu me conheço nem vou me acostumar com o saco de dormir tambem, dica boa vc deu, se for pra forrar o travesseiro, talvez eu leve uma fronha mais limpa de casa. Nem vou gastar dinheiro com isso.

Pelo visto vou fazer o Chacaltaya mesmo, downhill volta muito tarde e não posso correr o risco de perder o bus pra Uyuni.

 

De qualquer forma obrigadão. Qualquer dúvida, eu grito. kkkk

 

Abraços

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Obrigada pela ajuda Rodrigo!!! E a todos que estão contribuindo aqui tb!!!

 

Uma dúvida.... vc acha que da para sair de Lá Paz de manhã, ir para Copacabana e de lá já pegar o barco para isla del sol e dormir lá. .. voltar no dia seguinte para Copa... e de lá rumo a Puno e no mesmo dia pegar o último horário de passeio no lago com por do sol?

Muito corrido???

  • Membros
Postado
ahahah Obrigado Rodrigo!

 

Ajudou bastante, se eu me conheço nem vou me acostumar com o saco de dormir tambem, dica boa vc deu, se for pra forrar o travesseiro, talvez eu leve uma fronha mais limpa de casa. Nem vou gastar dinheiro com isso.

Pelo visto vou fazer o Chacaltaya mesmo, downhill volta muito tarde e não posso correr o risco de perder o bus pra Uyuni.

 

De qualquer forma obrigadão. Qualquer dúvida, eu grito. kkkk

 

Abraços

 

 

Olá Léo!!

VC sabe informações sobre esse ônibus q vai de La Paz para Uyuni a noite?? Tipo empresa, horários??

Obrigada!!

  • Colaboradores
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Capítulo 18: Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas... e uma noite no hospital.

 

17/04/15

 

23410616269_4bbe17efa8_k.jpg001_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Precisa de legenda?

 

Acordamos bem cedo, mas não tão cedo como teríamos acordado se fossemos subir pela trilha. Você pode pegar o ônibus no horário que quiser (eles saem um atrás do outro, com poucos minutos de intervalo), e nós pegamos logo o das 6h da matina. Meia hora depois, lá estávamos nós, num dos lugares mais misteriosos e visitados do planeta.

 

23482864590_9e90b59d3f_k.jpg01_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

 

Eu ainda me sentia indisposto. As questões internas não estavam completamente resolvidas (hehehe), e o corpo demonstrava ainda mais fraqueza que no dia anterior. Continuei com as comidas leves, principalmente frutas (muita granadilla, claro, a melhor).

 

A trilha de subida a Machu Picchu é simples de fazer, mas não tão simples como a da hidrelétrica até Aguas Calientes, obviamente. Afinal, é uma SUBIDA. O caminho todo é sinalizado. Você sobe e/ou desce cortando o zigue-zague que o ônibus faz. Certamente deve ser mais cansativo subir, a descida que fizemos depois foi bem tranquila.

 

trilha_machu_picchu.JPG.aa95b49b93c536f03d652668190e0496.JPG

 

Chegando lá em cima, vimos a concentração de turistas na entrada. Apesar da quantidade, entramos até bem rápido. Eles nem conferem muita coisa, apenas pegam seu passaporte, carimbam seu ingresso e pronto, tá dentro. Não pediram pra mostrar cartão de crédito nem nada (apesar do aviso impresso no boleto). Não sei se em alta temporada são mais rigorosos, mas creio que é tudo a mesma coisa.

 

23151748503_342e2f13f3_k.jpg02_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

 

Machu Picchu precisa ser visitada com guia (opinião pessoal). Do contrário, não passa de um monte de ruínas. Nós não tínhamos fechado nenhum guia previamente, e acabamos ingressando num grupo onde estavam algumas das pessoas que vieram na van de Cusco até a hidrelétrica conosco. No final das contas, pagamos 10 dólares cada ao guia. Achei UM ASSALTO, então sugiro tentarem negociar um guia ainda em Cusco, muito provavelmente será mais barato.

 

Saibam também que a visita guiada não é pelo sítio arqueológico inteiro. Cada guia opta por seguir por um dos três caminhos típicos: pela esquerda, pelo meio ou pela direita. O nosso foi pela esquerda. Andávamos um pouco, ele parava, explicava algumas coisas, seguíamos andando, parávamos, ele explicava mais coisas, e assim seguimos por mais ou menos umas 2 horas e meia. Ao final, ele disse que faria um ritual de agradecimento aos espíritos incas daquele local, em sinal de respeito. Disse que era opcional, só pra quem quisesse participar, mas botou um terrorzinho falando que alguns viajantes que debocharam acabaram perdidos na mata da região hahaha. Bom, eu participaria de qualquer forma, até porque tinha certos motivos pra me desculpar com os deuses Incas hahaha. Mas vale a experiência.

 

23752438856_78417c9b29_k.jpg03_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Machu Picchu

 

23696114021_57e55c33f6_k.jpg04_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Machu Picchu

 

23778538895_05569f6004_k.jpg05_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Machu Picchu

 

23778531905_b9cd8734b3_k.jpg06_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Machu Picchu

 

23410582919_c06aaa4489_k.jpg07_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Machu Picchu

 

Quando acabou a visita guiada, faltavam poucos minutos para as 10h. Nossa subida pelo Huaynapicchu estava agendada para o 2º grupo - ou seja, às 10h. Acontece que me deu aqueeeeela dor de barriga sinistra, e nós estávamos praticamente ao lado da entrada pro Huaynapicchu. Sabe o que eu tive que fazer? Correr pro banheiro. E sabe onde ficam os únicos banheiros do local? Láááá fora da entrada. E sabe onde ficava a entrada? Do ooooooutro lado de tudo. E sabe quantos minutos eu tinha? 14.

 

Sai correndo numa maratona composta de cansaço, febre, altitude elevada, sobe-desce-sobe-desce, erra caminho, volta caminho, erra de novo, e nisso foi até quase perto da entrada. Aí, como quem não quer nada, tipo essas coisas que acontecem ao acaso, EU ESBARRO COM MEU TIO. Isso mesmo!!! Meu tio, que eu nem tava sabendo que faria a mesma viagem que eu. Qual é a probabilidade disso? hahaha. Dei um abraço espantado, feliz e desesperado ao mesmo tempo (a barriga já tava rosnando), disse que precisava sair correndo porque tinha horário marcado pra subir o Huaynapicchu e que depois tentaria achá-lo no parque, e saí vazado. Na moral, essas coisas só acontecem comigo kkkkk.

 

Resumo da ópera, consegui retornar à entrada do Huaynapicchu a tempo. Haja esforço físico, meus caros. E olha que eu não estava na melhor das condições. E ter que encarar aquele Huaynapicchu ainda... Vou ser sincero pra vocês, foi muita determinação minha, mas eu não ia deixar febre ou indisposição nenhuma me impedir de aproveitar nada daquele sonho que eu tava vivendo ali.

 

Assinamos os nomes na entradinha pro Huaynapicchu e seguimos a trilha. É uma subidinha puxada, mas pra quem já tinha feito o Cañon del Colca, aquilo ali era moleza. Depois de muita parada pra respirar, suando frio, meio febril, e sendo muito ajudado por Antenor que praticamente levou minha mochila pelo caminho todo, chegamos. E valeu muito todo o sacrifício. A vista de lá é linda, parece que Machu Picchu fica minúscula.

 

23752408556_5b3297dc64_k.jpg08_huaynapicchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Entrada para o Huaynapicchu.

 

23410570739_1039ca0fe2_k.jpg09_huaynapicchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Huaynapicchu.

 

23151702363_09dab1bfc1_k.jpg10_huaynapicchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Huaynapicchu.

 

23482807380_60408ddc70_k.jpg11_huaynapicchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Huaynapicchu.

 

23410550379_29c94bf10a_k.jpg12_huaynapicchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Huaynapicchu.

 

23482794440_5402b27b02_k.jpg13_huaynapicchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

"Voar, voar... Subir, subir..."

 

23670007272_dae97728ad_k.jpg14_huaynapicchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Huaynapicchu.

 

23752360346_ec0c69a279_k.jpg15_huaynapicchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Huaynapicchu.

 

23752352196_f0bbd25ae6_k.jpg16_huaynapicchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Huaynapicchu.

 

Dica: eu aconselharia optar pelo 2º grupo de subida ao Huaynapicchu, o que sai às 10h. Isso porque GERALMENTE nas primeiras horas da manhã ainda tem muita neblina, então você corre o risco de não ver muita coisa lá de cima. E foi o que aconteceu no nosso caso. O primeiro grupo que subiu reclamou de não ter conseguido ver quase nada. Já quando nós subimos, no segundo grupo, o céu já tinha limpado bastante, e a vista estava ótima. Mas o tempo é imprevisível, ainda mais nessas bandas. Então é apenas uma opinião pessoal, e não uma verdade absoluta.

 

Quando deu nosso horário (se não me engano você tem 2 horas pra subir e descer), iniciamos a descida e voltamos pro parque. Era hora do almoço e nossos lanches já estavam no fim. Estávamos com muita fome. Fomos lá pra fora ver os preços na lanchonete e no restaurante que tem lá (únicos locais pra comprar comida lá em cima), e todos os relatos se confirmaram: É ABSURDAMENTE CARO. Dá até raiva. Sabe quanto era o almoço? 40 dólares por pessoa. Só que a fome era imensa, e acabamos não resistindo. Compramos um sandubão e um copo de refrigerante grande e dividimos. Deu pra enganar a fome, mas não deu pra enganar nossa cara de trouxa. Sabe quanto custou a brincadeira? 25 soles pelo sanduíche e 20 soles pelo copo de refrigerante. Ou seja, meus caros: LEVEM COMIDA E ÁGUA COM VOCÊS.

 

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Passamos o resto do tempo andando livremente pela cidade. O lugar é realmente lindo. Vale muito a pena passar o dia todo lá. Cada hora você descobre um canto novo.

 

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Machu Picchu.

 

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Machu Picchu.

 

23669972502_d3f258d06e_k.jpg19_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Foto clássica inevitável.

 

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Machu Picchu.

 

23696007101_ef466c68d4_k.jpg21_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Jamais deixaria essa foto pra trás, né? rs.

 

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Machu Picchu.

 

23410479439_c83f647cc0_k.jpg23_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Machu Picchu.

 

23150397104_87376d8baf_k.jpg24_machu_picchu by Rodrigo Alcure, no Flickr

Machu Picchu.

 

Cerca de 16h30, faltando poucos minutos para fechar o parque (acho que fecha às 17h), iniciamos nossa descida pela trilha. Como falei antes, foi bem tranquila. Pra baixo todo santo ajuda hehe. Chegamos no hotel, tomamos um banho e saímos pra jantar. Comemos uma pizza por 25 soles (2 bebidas inclusas). Depois do banho tomado e da barriga alimentada, me organismo se aquietou e aí que pude me dar conta do quão mal eu estava. A febre tinha aumentado muito e a dor de cabeça também. Voltamos para o hotel, tentei dar uma descansada, mas não tava dando. Aí não tive mais como enrolar... Fui na recepção e acionei o Seguro Viagem.

 

Preciso dizer uma coisa que já disse nesse relato: FAÇAM O SEGURO VIAGEM. Depois do que me aconteceu nesse mochilão, nunca mais viajo sem. O atendimento foi rápido, em português, a própria atendente conversou em espanhol com o recepcionista do hotel, e depois me perguntou se eu estava em condições de ir a um hospital ou queria que o médico fosse até a mim. Aproveitei a cortesia e falei que preferia que o médico viesse. Em 15 minutos (ou menos), surge um médico com maleta e um enfermeiro segurando um suporte com soro. "Rodrigo? Você que é Rodrigo?" olhando pra mim com certa surpresa. Eu, mais surpreso ainda, disse que sim, e ele perguntou gentilmente se eu tinha condições de caminhar até o hospital, que ficava a menos de 50 metros dali. Falei que sim, e lá fomos nós.

 

Ele me examinou, fez umas perguntas, preencheu formulários, mediu pressão, todo aquele procedimento típico, até que veio o diagnóstico: intoxicação alimentar seguida de desidratação. A desidratação já estava em nível moderado. Minhas pálpebras já estavam rígidas e a língua clara. Ele me explicou que a diarréia da intoxicação me fez perder muita água, e que, pra piorar, em altitudes elevadas o nosso organismo desidrata duas vezes mais rápido, por isso muitos viajantes são internados com desidratação. Aí quando eu falei que estava desde então comendo coisas leves como a granadilla, ele riu e respondeu? "Granadilla? Essa fruta solta o intestino, é um bom laxante natural". Eu juro que teria gargalhado muito se tivesse forças pra isso. Que ironia do destino. Eu achando que estava mandando benzão lá na frutinha, e a parada tava servindo de activia no meu bucho! kkkkkkkk PQP! Só comigo mesmo.

 

Fiquei lá internado por algumas horas tomando os remédios pelo soro. Ele pediu pra Antenor comprar uns gatorades pra mim, era bom pra hidratar mais rápido. Também me passou uns remédios pra melhorar as cólicas e o enjoo, e disse que no dia seguinte eu já estaria bem melhor.

 

Pois é, meus caros. Se eu tivesse sem seguro, ele me disse que a brincadeira toda não teria saído por menos de 500 dólares.

 

Voltei pro hotel meio zonzo e fui dormir. Não lembro de muita coisa além do meu rosto babando no travesseiro.

 

SALDO DO DIA:

US$ 10 guia Machu Picchu

s/23 metade do lanche sanduba + refri

s/13 metade jantar pizza + refri

s/20 três garrafas grandes de gatorade

TOTAL: s/56 + US$ 10 (US$ 26)

 

Próximo capítulo: Até a próxima, Machu Picchu! É hora de seguir para Puno.

  • Amei! 2
  • Membros
Postado (editado)

Muito massa este relato!

 

Tô me programando para ir em Março (mesmo roteiro) e vou ter que dar uma melhorada no condicionamento físico antes !! hehe

 

A subida de Huayna e principalmente pelos relatos - Cañon del Colca - devem ser muito punk !!

 

Abraço

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Eeee Rodrigooo!!!

 

Olha eu aqui lendo hahaha

 

Cara que merda esse lance da intoxicação cara. Mas ce sabe q eu fiz o meu numa viagem ano passado justamente lor causa de um relato muito famoso que tem aqui.. o da Poly! Desde então não viajo mais sem!

 

Valeu pelas dicas sobre o huayna! Vou subir em janeiro..vou tentar ver nessa època qual a melhor hora!

 

Valeu cara! MUITO BOM seu relato. Ta entre meus top 10!! Rss

 

Abraços!

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Visitante
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