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Valeu pelas respostas Rodrigo!!!! Se nao importar, tenho mais algumas perguntas.

1- A passagem aérea de Santa Cruz para Sucre você comprou com antecedência ? Se sim, por onde? Valor?

2- Qual era o outro passeio em Atacama que você iria fazer se fosse ficar os 4 dias e 3 noites?

3- A passagem do bus de San Pedro é direto para Arica, ou devemos comprar outra passagem em Calama para Arica?

 

Abraço amigo!

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Valeu pelas respostas Rodrigo!!!! Se nao importar, tenho mais algumas perguntas.

1- A passagem aérea de Santa Cruz para Sucre você comprou com antecedência ? Se sim, por onde? Valor?

2- Qual era o outro passeio em Atacama que você iria fazer se fosse ficar os 4 dias e 3 noites?

3- A passagem do bus de San Pedro é direto para Arica, ou devemos comprar outra passagem em Calama para Arica?

 

Abraço amigo!

 

1- Comprei uns 15 dias antes, só pra garantir. Mas dizem que é tranquilo. Comprei pelo site da Amaszonas, que era a que tinha o melhor horário pra mim. Tem também pela BoA, aí você vê o que for melhor pra você. Eu paguei 54 dólares no trecho. Dei uma olhada rápida agora e tava menos de 30 dólares (1 de abril 2016), então com mais antecedência deve ficar ainda mais em conta.

 

2- Cara, se eu tivesse ficado mais por lá eu provavelmente faria a laguna Cejar, e talvez uma volta de bike até Pukaras de Quitor, ou mesmo um sandboarding noturno na lua cheia, ou o tour astronômico haha. Sei lá, são muitas opções legais.

 

3- Não é direto. Até deve ter um direto, mas é um daqueles tour-bus mais caros, e nem sempre disponíveis. O comum é você parar em Calama, esperar um pouco e embarcar num outro ônibus pra Arica. Mas essas duas passagens (SPA x Calama / Calama x Arica) você já compra junto lá em SPA mesmo, sem problema nenhum. É bem tranquilo.

 

Abraço!

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Oi Rodrigo! Seu relato ta um arraso!!!!! Me ajuda numa duvida: como foi o voo de sta cruz pra sucre? A cia aerea é razoavel? Vc fez mais algum trecho de aviao? Com qual cia?

Obrigada!

  • Colaboradores
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Oi Rodrigo! Seu relato ta um arraso!!!!! Me ajuda numa duvida: como foi o voo de sta cruz pra sucre? A cia aerea é razoavel? Vc fez mais algum trecho de aviao? Com qual cia?

Obrigada!

 

Ei, Dani. Valeu mesmo. :D

 

O voo foi tranquilaço. É bem rápido, meia horinha. A cia é tranquila, já peguei cias muito piores no Brasil rs. Fiz só esse trecho mesmo, o resto fiz tudo de ônibus, inclusive de La Paz até Santa Cruz, no final da viagem.

 

Abraço!

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Galerinha, as directs e as mensagens no face e no insta e eu vou respondendo sempre que der, blz? Valeu mesmo, fico feliz em saber que o relato tá ajudando tanta gente.

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Capítulo 11: De um luxuoso ceviche à muvuca do Mercado San Camilo.

 

09/04/15

 

Acordamos “tarde” neste dia, pela primeira vez na viagem. Tudo bem, faz parte, já estávamos há mais de uma semana num ritmo frenético de acordar muito cedo e dormir em ônibus, o corpo tava pedindo uma pausa. Tão logo levantamos, fomos tomar o café da manhã do hostel. O básico de sempre: pão, geleia, manteiga e café. Havia um cardápio de outras opções, mas aí teria que pagar por fora.

 

Demos uma organizada em nossos mochilões e fomos pra rua levar mais uns 2 kg de roupa pra lavar, o que deu em 3 soles pra cada. Demos umas voltas pelas ruas próximas à Plaza de Armas pesquisando casas de câmbio, e chegamos à conclusão que, especificamente ali, estava mais vantajoso trocar real do que dólar.

 

Muitas pessoas me procuram perguntando se é mais vantajoso levar dólar ou real. Acho que essa é uma dúvida de muitos. Na maioria das vezes, compensa mais o dólar. Como a moeda é mais forte e mais bem aceita, a cotação dela é melhor, mesmo após as conversões e taxas que você faz pra compra-la no Brasil.

 

Porém, a resposta que sempre dou é: depende. Como o real está instável em relação ao dólar nos últimos tempos, é difícil prever. O que fizemos foi levar tanto real quanto dólar (bem mais dólar do que real), e na hora de cambiar a gente fazia os cálculos e analisava o que era mais vantajoso naquele local. Na maioria dos casos, o dólar foi mais vantajoso. Mas em alguns lugares, como aqui em Arequipa, foi melhor trocar em real.

 

A conta é simples.

 

Cotação de Arequipa:

1 Dólar = 3,09 Soles

1 Real = 1 Nuevo Sol

 

Como pagamos 3,32 reais no dólar no Brasil, trocar esse dólar por 3,09 soles era desvantagem, uma vez que, para os mesmos 3,09 soles, precisaríamos de apenas 3,09 reais. Entenderam a lógica? Não é óóóóh que economia, mas quando se fala em mochilão, qualquer centavo é bem vindo.

 

Já era hora do almoço, e decidimos comer algo mais em conta. Fomos a uma dessas lanchonetes e pedimos uma hamburguesa completa (espécie de hambúrguer de rua) por s/6,50, mais um refrigerante tipicamente “arequipeño” por s/1,50. Depois fomos pegar nossa roupa na lavanderia e a levamos pro hostel.

 

Já era meio da tarde quando saímos pra procurar alguma agência que fizesse o passeio ao Cañon del Colca. Depois de pesquisar e pechinchar muito, fechamos com uma agência um “pacotão” por 600 soles (300 cada), isso porque já incluía:

 

s/95 pelo trekking de 2 dias e 1 noite ao Cañon del Colca

s/40 do boleto turístico pago na entrada do Cañon (tarifa para sulamericanos)

s/15 da entrada nos banhos das Aguas Termales

s/25 almoço do último dia (Chivay)

s/125 da passagem bus-cama Arequipa x Ica, pela Cruz del Sur

 

Nossa principal dúvida era em relação ao horário de chegada no dia de retorno a Arequipa, pois embarcaríamos pra Ica no ônibus noturno. Segundo o cara da agência, daria tempo tranquilamente, pois chegaríamos por volta das 17h30. Ele inclusive disse que nos daria carona até o terminal de buses, e marcou para nos encontramos por volta das 18h, ali mesmo na agência.

 

Pois é... Acreditamos.

 

Depois dos passeios devidamente fechados, fomos dar uma volta pelos pontos turísticos da cidade. Existe até um free city walk tour, mas já havíamos perdido o último horário de saída (15h, se não me engano, e costumam se concentrar na Plaza de Armas). Passamos num posto de informações turísticas e pegamos um mapa para localizar os melhores pontos. Para nossa decepção, todos os museus, igrejas e exposições que fomos conferir custava de 15 a 30 soles por entrada + o valor do guia. Não era um gasto para o qual estávamos preparados, e também nem uma prioridade nossa.

 

Decidimos então andar para as zonas mais “populares” da cidade, e ficamos sabendo que o Mercado Central não era muito longe dali. Eu não resisto a um Mercado Central. Eles são os melhores. Aquela imensidão de variedades típicas esfregando a cultura popular local na nossa cara. Você não conhece bem um lugar até que se visite o seu mercado central hehe.

 

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Chegamos então ao Mercado San Camilo. Faltava pouco mais de 1 hora pra fechar, mas foi tempo suficiente para conhece-lo. Lá, absolutamente tudo era vendido: de agulha à cabeça de gado (pois é... vou poupa-los das fotos). Nós ousamos a experimentar uns sucos de frutas típicas, com aquelas águas de balde, sabe? haha E até que deu tudo certo. Quer dizer, ao menos estamos vivos até hoje.

 

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09_mercado_san_camilo_arequipa.jpg.30f21fc38f056c2e8b848b1c553f02c9.jpg

 

Gastamos s/7 cada com os sucos e umas frutas que compramos pra comer depois. Era cada morango do tamanho de uma maçã que até assustava. Depois do mercado, fomos ao hostel guardar as coisas e tomar um banho, pois já estava na hora de jantar.

 

Andamos pela Plaza de Armas, vimos um restaurante legal numa sacada das estruturas que cercam a praça (restaurante Inkafé) e decidimos subir lá na cara-de-pau pra fazer umas fotos. Acabamos não resistindo e fizemos um gasto não muito econômico: pedimos um ceviche. Era a primeira vez que experimentaríamos o famoso ceviche peruano, então achamos que seria tudo bem pagar por um prato de qualidade. Pedimos apenas um, que custou 34 soles.

 

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Foi caro, mas olha... QUE DELÍCIA. Amor à primeira garfada. Consistência certa, cozido no limão, aquele temperinho... hummm bom demais! Queria viver de ceviche pelo resto da viagem.

 

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Mas aí caímos na real e descemos para encher a barriga com o que nosso bolso permitia. Comemos espaguete num fast food por 12 soles cada, com direito a bebida. Antenor decidiu experimentar a tal da “chicha”, ou sei lá como se escreve, um suco feio de milho preto(!!!) muito popular por essas bandas. Eu dei uma bicada e odiei. Ele acabou tendo que tomar tudo kkkkkkk. Véi, na moral, milho preto... eca.

 

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Passamos no supermercado e gastamos s/10 com água e biscoitos para o dia seguinte. Decidimos dar uma passada no bar do hostel, porque seria nossa única oportunidade de conhecê-lo melhor. E também porque merecíamos uma cervejinha, né não? Gastamos uns s/20 cada em algumas garrafas litrão de Cusqueña e Arequipeña e já deuzzz pra ficssar bemnn alegrizznho hue hue hue hue (inc!).

 

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Demos logo um jeito de ir dormir porque senão viraríamos a noite por ali. Afinal, nosso despertador berraria de madruga, dali a poucas horas.

 

É, meus jovens mochileiros. Mal sabíamos nós os perrengues que os próximos dois dias nos reservavam. De longe, uma das mais desafiadoras experiências de nossas vidas.

 

Mas isso é papo para o próximo capítulo. ::hãã2::

 

SALDO DO DIA:

s/3 lavanderia

s/8 hamburguesa + refrigerante

s/95 trekking 2 dias 1 noite Cañon del Colca

s/40 boleto turístico entrada do Cañon del Colca

s/15 entrada banho aguas termales

s/25 almoço em Chivay

s/125 passagem bus-cama Arequipa x Ica (Cruz del Sur)

s/7 suco e frutas no Mercado San Camilo

s/17 ceviche

s/12 espaguete + bebida

s/10 água e biscoitos

s/20 cervejas no hostel

TOTAL: s/377 (US$ 113)

 

Próximo capítulo: Dois dias de calotes, perrengues e superação pelo magnífico Cañon del Colca.

  • Amei! 2
  • Colaboradores
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Parabéns Rodrigo!! Seu relato tá show!!

 

Está sendo bem útil todas as suas dicas! E as fotos estão ESPETACULARES!!

 

Como vou viajar antes do término do seu relato, você poderia me antecipar apenas em quais hostels ficou em Águas Calientes, Puno, Copacabana e Isla del Sol? E se recomenda ou não...

 

Grande abraço e ansioso aqui pelos perrengues do próximo capítulo já que farei também o trekking no Colca.

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