Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Seu relato está animal Rodrigo! Parabéns!!

Voltei há alguns dias de viagem com roteiro semelhante.. E como não paro de lembrar das experiências destes dias incríveis, resolvi ler seus textos! Contar para quem não viveu, não tem a mesma graça. Parece que só quem já viveu tais momentos pode compartilhar da mesma empolgação!!! Emilio também foi meu guia em Uyuni e não me serviu lhama, foi overdose de pollo na verdade!

Esperando os próximos posts!.. ::otemo::

  • Membros
Postado

Rodrigo, seu relato esta simplesmente demais!! lindas fotos ::love::

 

Será que vc poderia me mandar como foi a parte de Ica e o deslocamento para Cusco por favor?? ::sos::

 

parto agora em 01/08 ansiedade a milhoes! ::hahaha::

  • Colaboradores
Postado

Capítulo 9: De Arica para Tacna: cruzando a fronteira com o Peru.

08/04/15

 

A viagem para Arica foi bem tranquila, até porque dormimos a viagem toda. O problema é que foi tranquila até demais. A previsão, segundo nos informaram, era chegar às 7h, e acabamos chegando um “pouquinho” mais cedo. Pouquinho tipo 2h30!!!!!!!!!!! Pois é, eram 4h30 da madruga quando o ônibus parou numa rodoviária e todo mundo desceu.

 

Aqui cabe um parênteses. No planejamento dessa viagem, pensamos em tentar um desvio de roteiro tradicional nesta parte, mas não tivemos muito sucesso por conta da ausência de informações. A ideia era tentar ir para uma região mais ao sul onde há uma linda praia chamada Caleta Vítor. Até fiz um tópico aqui no mochileiros perguntando se alguém tinha ideia de como chegar lá (acesse aqui), mas não houve respostas. A intenção era ir até lá pra conhecer e depois retornar a tempo de pegar um transporte em Arica rumo a Tacna e, lá, um ônibus noturno pra Arequipa. Enfim, não rolou. Se alguém se arriscar e conseguir, por favor, poste aqui o relato. :D

 

Como chegamos muito mais cedo que o previsto, tivemos que ficar no terminal aguardando o dia amanhecer, ou mesmo as lanchonetes abrirem para tomarmos nosso desayuno. Era preciso nos desfazer dos últimos pesos chilenos restantes, pois não retornaríamos ao Chile. Por volta das 7h40, tomamos um café da manhã (2 sanduíches completos + 1 coca 591ml por 6.400 pesos no total) e usamos o banheiro (250 pesos cada).

 

Como nosso plano de ir à Caleta Vítor tinha sido abortado, tínhamos um tempo para conhecer Arica. Confesso que não estava tão empolgado por isso, mas, já que a praia estava a 15 minutos de caminhada do terminal, decidimos dar uma conferida. Tirando a experiência de ver o oceano pacífico pela primeira vez, e testemunhar um belo nascer do sol, a cidade não pareceu muito convidativa ao turismo. Até tem o tal “Morro de Arica” com um mirante pra cidade, mas não era nossa prioridade, então fica a dica pra quem quiser gastar um tempo maior por lá.

 

praia_arica.jpg.d83c1203aa40844aef7f93b34f634a57.jpg

 

Voltamos para o terminal e fomos informados de que o transporte para Tacna era feito na estação de táxis Internacionais (autorizados), que ficava ao lado. Lá encontramos duas opções: ônibus, por 2.000 pesos, ou táxi com 5 passageiros, 3.000 pesos cada, ambos com uma taxa terminal de 300 pesos cada. Optamos pelo táxi por dois motivos: pouca diferença no preço, e, como estaríamos em menos pessoas, a passagem na fronteira seria feita mais rapidamente. E a motorista nos ajudou bastante, preenchendo os formulários, organizando os documentos pra gente e nos apontando os caminhos. Foi bem tranquilo.

 

terminal_taxis.JPG.d17d44cfbbfa96d0abc3c6f9007f7df1.JPG

 

Obs.: na entrada do estação de táxis, muitos taxistas irão te abordar do lado de fora oferecendo a viagem. Eu não quis arriscar e passei direto, porque os lá de dentro eu sei que são autorizados. Fica a critério de cada um.

 

Primeiro, passamos pela imigração do Chile. Depois, a do Peru. Chegamos em Tacna exatamente 1 hora depois de sair de Arica, e a motorista nos deixou no terminal de lá. Ao chegar, lembre-se de ajustar o relógio para 2 horas a menos em relação ao Chile.

 

fronteira_chilena.JPG.4f02698b23bc33091d9f32bd2296d5c3.JPG

 

terminal_tacna.JPG.a271dc56e72e98d0263eb0782d4a0427.JPG

 

Ainda havia restado 9.000 pesos, mas foi tranquilo porque no terminal de Tacna eles fizeram o câmbio pra nós. Trocamos por uns 39 soles, claro que numa cotação pior do que normal, dadas as circunstâncias.

 

Ah, importante dizer que, ao chegar no terminal de Tacna, um trilhão de vendedores enjoados irão te abordar vendendo passagens para todos os lugares do planeta, dando “descontos imperdíveis”. Cabe a você aceitar ou não. Um deles nos abordou e nós ficamos resistentes no começo. Mas ele insistiu tanto, e depois até nos ajudou a conseguir cambiar alguns reais em soles, que decidimos ajuda-lo também. Choramos desconto com ele e de 30 soles a passagem ônibus semi-cama, banheiro, ar-condicionado e vista panorâmica (aquelas da frente no segundo andar) pra Arequipa caiu pra 22 soles (mais 1 nuevo sol da taxa terminal). Ainda demos 1 nuevo sol de “propina” (gorjeta), o que o fez pular de alegria, nos abraçar e começar a gritar "Brasil, Brasil, Brasil". Valeu só pelo show haha! Se fossemos direto no guichê, sairia por 20 soles, então pra gente não foi muito problema.

 

Comemos um outro desayuno disfarçado de almoço (afinal, chegamos no Peru e era mais cedo do que quando saímos do Chile hehe, coisas do fuso) por 15 soles para duas pessoas. Aproveitamos para pagar a taxa terminal de 1 nuevo sol.

 

Antes de embarcar (horário previsto de saída às 9:20h), eles filmaram nosso rosto. Isso é bem normal por essas bandas, principalmente para os casos de acidente em que precisarem reconhecer os passageiros. “Imagina a beleza dessa estrada”, pensamos na hora hahaha. É rir pra não chorar. ::lol4::

 

Eram 9:35h quando o ônibus finalmente saiu. Depois disso, foram 6h30 até Arequipa, numa viagem que, aparentemente rápida, pareceu interminável pra mim. Mas tudo seria recompensado à primeira vista do El Misti. Arequipa, sem dúvidas, foi uma das boas surpresas dessa viagem. Mas isso é papo pro próximo capítulo.

 

estrada_tacnaXarequipa.JPG.960e119d16330ce249fe1180b1f8ecd6.JPG

 

SALDO DO DIA:

$3.200 desayuno em Arica

$250 banheiro

$3.000 passagem táxi Arica x Tacna

$300 taxa terminal

s/23 passagem ônibus Tacna x Arequipa + gorjeta

s/7,50 desayuno em Tacna

s/1 taxa terminal

TOTAL: $6.750 + s/31,50 (US$ 24)

 

Próximo capítulo: Ô Maria esta suruba me excita... Arequipa! Arequipa! Arequipa!

  • Amei! 2
  • Colaboradores
Postado

Pessoal, desculpa a demora no relato, o tempo tá realmente corrido demais.

 

Vou tentar responder as dúvidas de cada um, belê? Valeu pelos comments!

  • Colaboradores
Postado
Rodrigo, parabéns pelo post. Estava planejando fazer o mochilão no início do ano, porem com o roteiro inverso. Mas, com todos esses detalhes que você postou, já estou considerando fazer o mesmo roteiro que voce.

 

Aguardando os próximos capítulos.

 

Obrigado, Lucas. Pode seguir por esse roteiro que é sucesso na certa! Bom demais.

 

Rodrigooo, o F5 já está virando meu amigo de tanto vir atrás do próximo relato haha vou no final de Agosto, então pelo amor do amor termina isso antes ::otemo:: a propósito, além das fotos lindas (teu amigo é fotógrafo profissional ou é milagre da câmera/lightroom msm?kk) também estou rindo muito com todas essas histórias. A velhinha surgindo da neblina foi a melhor ::lol4:: aguardando mega ansiosa pela continuação. Bj

 

haha blz Carol, vou tentar acelerar o máximo que der. Quanto às fotos, é uma mistura disso tudo aí, mas somos todos amadores de "primeira viagem" rs. Abraço!

 

Estou com uma dúvida Rodrigo, você levou a mochila de 50litros e uma de ataque, no começo da viagem vc prendia uma na outra, senão como vc fazia? E nos passeios aonde ficava sua mochila de 50l ?

 

Legal essa pergunta, Pedro. A gente fica preocupado com essa questão das mochilas, mas são raros os momentos em que você tem que ficar carregando tudo por muito tempo. As mochilas, principalmente o mochilão de maior litragem, passam a maior parte do tempo ou guardado no hostel, ou em cima de um carro, ou no bagageiro de um ônibus, ou dentro de um táxi. Quando precisavamos carregar tudo, colocava o mochilão atrás, a de ataque na frente, e tava tudo certo.

 

Nos passeios, levava apenas a de ataque. A de 50L ficava sempre nos hostels (lockers ou salas reservadas).

 

Oi Rodrigo, Você consegue se lembrar do nome da empresa de ônibus que vai de Sucre para Uyuno direto? Esse onibus verde que vc colocou a foto?

 

Hmmm não lembro, Rachel. Mas não tem erro, é só perguntar em qualquer guichê lá que eles te apontam onde fica. Acredito que só tenha uma que faça o trajeto direto.

 

Lindas fotos e acompanhando... ::otemo::

 

Valeu! ::otemo::

 

Lindas fotos, até parece que estamos lá com você. Realmente incrível. Os relatos de viagem nos fazem viajar junto e estão muito bem escritos. Esperando ansioso o desenrolar do restante da trip. Com certeza servirá de inspiração para futura ida para este lugar magnifico.

 

Po, Leo, que comentário bacana. Valeu mesmo! É um prazer poder ajudar a galera aqui.

 

Rodrigo, seu relato esta simplesmente demais!! lindas fotos ::love::

 

Será que vc poderia me mandar como foi a parte de Ica e o deslocamento para Cusco por favor?? ::sos::

 

parto agora em 01/08 ansiedade a milhoes! ::hahaha::

 

Putz, pior que tá tudo bagunçado no caderninho, Lyra. O que necessariamente você precisa saber? Bom, basicamente você chega em Ica só porque é lá que fica a rodoviária, mesmo. De lá pegamos táxi pra Huacachina (menos de 10 minutos), nos hospedamos na Casa de Arena, fechamos passeios, compramos passagem pra Cusco pro dia seguinte, no dia seguinte fizemos Islas Ballestas + Paracas, e foi isso. A viagem Ica x Cusco é cansativa e demorada, então aconselho pegar um ônibus bem confortável.

 

Seu relato está animal Rodrigo! Parabéns!!

Voltei há alguns dias de viagem com roteiro semelhante.. E como não paro de lembrar das experiências destes dias incríveis, resolvi ler seus textos! Contar para quem não viveu, não tem a mesma graça. Parece que só quem já viveu tais momentos pode compartilhar da mesma empolgação!!! Emilio também foi meu guia em Uyuni e não me serviu lhama, foi overdose de pollo na verdade!

Esperando os próximos posts!.. ::otemo::

 

Que legal, Joyce! Overdose de pollo foi demais haha. O salar é coisa de outro mundo, né? Realmente, só quem passa por essas experiências que tem noção do quanto é f***da!!!

 

Rodrigo, tem como detalhar a logística de Arequipa-Canyon-Cusco? Vou fazer o trek de 2 dias, mas estou com dúvida sobre como ir para Cusco depois. Como vc fez? Levou só mochila de ataque? Voltou para Arequipa e depois foi para Cusco? Quando chegou a Arequipa e que hora sai o ônibus para Cusco? Qual empresa e custo?

 

Valeu?

 

Eu não fiz Arequipa x Cusco, Marcus. Fiz Arequipa x Ica e depois Ica x Cusco. Mas independentemente se quiser ir pra Ica ou Cusco, a logística é a mesma. Você fecha o trekking de 2 dias pro Canyon, eles te pegam de manhã bem cedo, te levam pro mirante dos Condores, depois te levam pro ponto onde você começará a descer até o rio, depois subir um pouquinho até a parada pro almoço. Depois do almoço você continua andando até o Oasis Sangalle, onde jantará e dormirá. No outro dia de madrugada você acorda e já começa a subida, que dura umas 3 ou 4 horas, dependendo do ritmo. Chegando lá no topo você caminha um pouco até a vila onde servirão seu almoço, aí a van te leva de volta pra Arequipa. Chegando em Arequipa você já vai pra rodoviária onde pegará o ônibus noturno pra Ica ou Cusco, ou qualquer lugar que quiser. Só lembre de já ter comprado as passagens no mesmo dia que fechar o passeio pro Canyon. Ah, não quero adiantar muito pra não estragar a surpresa do relato, mas prepare-se pro trekking hahaha. Né moleza não. Abraço!

  • Membros
Postado

Fala Rodrigão! Parabéns pelo relato, um dos mais completos e detalhados do fórum...Agora uma dúvida cruel: como é a meteorologia da América do Sul, no roteiro que você fez, na época entre dezembro e janeiro? Será que posso correr o risco de perder a viagem por conta da chuva? Abração!

  • Membros
Postado

Emilio,

 

Viajei em 19 de dezembro, roteiro igual, até 19 de janeiro, e não perdi a viagem por causa de chuva não cara!

O começo da viagem na Bolivia, não vimos nada de chuva!

Só começamos a pegar chuva lá pelo dia 5 de janeiro em cusco. Fizemos a Salkantay e tudo o que estava planejado, e deu tudo certo! Dizem que as piores chuvas são as de fevereiro!

  • Membros
Postado

Fala, conterrâneo! Estou acompanhando tudo desde o primeiro capítulo. Parabéns pela riqueza de detalhes no relato, muito bom mesmo! Parece até que estou lendo um ótimo livro.

 

No aguardo do próximo capítulo! ::otemo::

  • Colaboradores
Postado
Fala, conterrâneo! Estou acompanhando tudo desde o primeiro capítulo. Parabéns pela riqueza de detalhes no relato, muito bom mesmo! Parece até que estou lendo um ótimo livro.

 

No aguardo do próximo capítulo! ::otemo::

 

Valeu, Tito!!! ::otemo:: Vitorinha representando aqui no mochileiros rs.

 

Fala Rodrigão! Parabéns pelo relato, um dos mais completos e detalhados do fórum...Agora uma dúvida cruel: como é a meteorologia da América do Sul, no roteiro que você fez, na época entre dezembro e janeiro? Será que posso correr o risco de perder a viagem por conta da chuva? Abração!

 

Emilio,

 

Viajei em 19 de dezembro, roteiro igual, até 19 de janeiro, e não perdi a viagem por causa de chuva não cara!

O começo da viagem na Bolivia, não vimos nada de chuva!

Só começamos a pegar chuva lá pelo dia 5 de janeiro em cusco. Fizemos a Salkantay e tudo o que estava planejado, e deu tudo certo! Dizem que as piores chuvas são as de fevereiro!

 

Fala, Emílio. Valeu pelo comment. Bom, eu ia dizer que não sei muito da meteorologia pra essa época, mas a Juliana já deu uma esclarecida na sua dúvida aí. Em abril posso dizer que não peguei chuva em nenhum momento, por sorte. Aliás, o único momento de chuva foi uma chuva leve no dia seguinte a Machu Picchu, quando estávamos voltando pra hidrelétrica pela trilha do trem. Tirando isso, tempo bom sempre.

 

Abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...