Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Joel

Já visite o teu site mas não sabia que era você ... rsrsrsrs

Vi o relato do acampamento ao Cambirela. Eu e alguns amigos estamos pensando em fazer o mesmo. O que você achou ? Muito arriscado ? É uma região com tempo instável e bem suscetível a raios, não ? Nunca subimos mas considero que temos bom preparo. Será que é mais jogo fazer um bate e volta ?

Abraço

• Colaboradores
Postado

Grato pela visita :D

sinta-se em casa e volte sempre. rsrsrs

Cambirela

1) o q achei? cansativo, mas muuuuito bom.

2) muito arriscado? nao.

3) tempo instável - esses meses é horrivel mesmo, mas isso é la encima ou aqui embaixo. Lá só é mais intenso :D

4) suscetível a raios? confesso q eu fiquei apreensivo durante aa noite por causa de muitos raios na região toda (nao era no morro, mas em toda a Grande Fpolis naquele findi. A tormenta foi a pior do ano, acho. Conversei com pessoas mais experientes sobre o assunto e me garantiram q provavelmente raios nao nos atingiriam ali onde estávamos.

5) bom preparo: é uma trilha difícil, longa e pesada. Bom preparo é o ideal, mas acredito q qualquer um com vontade e determinação sobe na boa. Claro q alguem com bom condicionamento fisico, no tempo normal faz 3hs subindo. Alguem semi-sedentario vai demorar 5h, 6h, sei la. rsrsrs (mas não é caminhada para cardiacos. perigo mesmo)

6) bate-volta x acampar = são duas formas bem distintas d encarar o pico. Eu curti ambos, mas qdo subir d novo (espero q ainda este ano, talvez em novembro) será pra acampar d novo. Particularmente acho q ficar duas horas lá encima é pouco pro esforço da subida. além do mais, o visual noturno das luzes da cidade e o nascer do sol (desta vez nao deu) é impagável :D

Sugestões:

NUNCA fazer no verão: muito quente e perigo d animais peçonhentos.

Bate-Volta - se decidirem fzr isso, subam em grupo nao menor d 3 e nao maior q 8 pessoas. condicionamento fisico mais ou menos igual entre os participantes. Subam 7 d manhã para subir tranquilo, chegar pouco antes do meio dia, curtir até 13h, 14 no maximo e voltar. (na mata fechada escurece rápido demais). Vantagem: pouca "bagagem"

Acampar - levar o mínimo necessário. NAo esquecer lanterna. prefiram comidas enlatadas, nada q precisem preparar/cozinhar. Além da barraca, levar lona pode t salvar d uma noite "molhada" se chover. Em Novembro to pensando acampar d novo. Se quiser, fikdik, se cadastra na newsletter do site para receber convites/noticias/etc.

Bom, qualquer coisa pergunte ai. Falou!

Joel

Já visite o teu site mas não sabia que era você ... rsrsrsrs

Vi o relato do acampamento ao Cambirela. Eu e alguns amigos estamos pensando em fazer o mesmo. O que você achou ? Muito arriscado ? É uma região com tempo instável e bem suscetível a raios, não ? Nunca subimos mas considero que temos bom preparo. Será que é mais jogo fazer um bate e volta ?

Abraço

• Colaboradores
Postado

Dica de próximas trilhas (todas GRATUITAS, obvio)

24/10/09 Sábado - Trilha NOTURNA Arqueoastronômica e Observação Astronômica - Morro da Galheta (Noites Galileanas)

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/10/noite-galileana-em-floripa-241009.html

[Organizada pela Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia]

25/10/09 Domingo - Trilha do Córrego Grande ao Canto da Lagoa

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/10/trilha-canto-da-lagoa-ao-corrego-grande.html

[Organizada pela AAPE]

Ambas precisam de confirmação, pois as vagas são limitadas.

Abraços trilheiros e mochilísticos ;)

• Colaboradores
Postado

TRILHAS NO FERIADÃO DE NOVEMBRO - DICAS

Olá mochileiros/trilheiros,

Aproveitando merecidamente nosso feriadão, FazendoTrilhas:

Sábado 31/10/09 Trilha da Gurita.

Lagoa do Peri, Floripa, SC.

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/10/trilha-da-gurita-311009-convite.html

Segunda 02/11/09 Trilha da Pedra Branca

São José, SC

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/10/trilha-pedra-branca-021109-convite.html

Bom feriado a todos!

Abraços Trilheiros mochilísticos!

• Membros
Postado (editado)

Tópico editado

Pessoal, pra quem tiver interesse estou anexando o arquivo do GPS com os dados das duas trilhas que fizemos. Ele pode ser aberto no Google Earth e dá uma idéia do que se encontra lá.

Abraço a todos

Luciano

Cambirela.gpx

----------------------------------------------------

Trekking e camping no topo do Cambirela

Depois de muito tempo tentando conciliar horários e clima partimos para a tão quista subida ao topo do Cambirela, eu, Fábio e Rodrigo.

Saímos de Criciúma na sexta, dia 23/10, por volta de 11 horas da manhã chegando a comunidade da Guarda do Cubatão as 2 horas da tarde, depois de breve parada para um lanche.

Após estacionar o carro iniciamos os preparativos para a subida. Partimos as 2:40 hs. O nosso ponto de referência foi a creche do bairro. Há uma rua sem saída defronte a ela que termina em um sítio. Cruzando este sítio temos acesso ao início da trilha. (existem placas sinalizando). Pelas informações que colhi esta é a subida pela face leste do morro. Existem dois trechos bem distintos: o primeiro onde caminhamos sob a mata atlântica. e o terreno estava relativamente seco após um período sem chuvas. Prosseguimos sem muita dificuldade margeando o rio. A trilha é bem demarcada. Encontramos água onde pudemos abastecer os cantis. O segundo trecho é bem mais inclinado, em terreno descampado. A dificuldade, além da inclinação são três trechos onde só é possível prosseguir com corda. Não faço idéia de quem instalou estas cordas e de quanto tempo elas estão lá então. Confesso que fiquei bastante ansioso por ter que confiar somente nelas. Chegamos ao local do acampamento por volta das 18:40 horas. Como o céu estava totalmente encoberto resolvemos montar as barracas e fazer a janta deixando a subida até o topo para a manhã seguinte. Infelizmente não conseguimos tirar fotos da cidade iluminada. Além da névoa úmida o vento não dava trégua. A decisão do dia anterior foi acertada porque a manhã seguinte amanheceu com sol e céu limpo. Tomamos café, desmontamos acampamento e aproveitamos para subir ao topo (cerca de meia hora de caminhada). Depois das fotos iniciamos a descida por volta das 10 horas. Escolhemos outra trilha que segundo informações é pela face norte do morro. Esta inicia com um trecho bastante íngreme e escorregadio. Prossegue praticamente dentro do rio, sob a mata atlântica. Aqui a maior dificuldade é o terreno sempre molhado e as árvores que cruzam o caminho. Embora a caminhada renda pouco achei mais fácil que a trilha pela face leste. Por volta da 13:30 horas chegamos ao final da trilha demarcada por uma porteira. Cruzando um outro sítio encontramos a estrada principal do bairro. Fomos informados por uns garotos que o proprietário do sítio não gosta de intrusos em suas terras. Não fomos importunados mas fica o aviso. A referência para quem quer seguir por esta trilha é a ponte pênsil que fica defronte ao portão de acesso ao sítio.

Recomendações gerais:

- levar água (na face norte há água quase até o topo do morro. Na leste tem um bom trecho de caminhada sem encontrar nenhuma fonte)

- se chover um ou dois dias antes não vá, pois o terreno se torna muito escorregadio. Esteja atento à previsão do tempo

- levar roupas quentes (lá em cima o vento é constante)

- pra quem for de carro tem um terreno baldio ao lado da creche onde é possível estacionar ou então peça para o proprietário do bar para deixar o carro em seu terreno.

- recomendaria usar bota porque o terreno é muito irregular

Forte abraço a todos

Luciano

20091031141810.JPG

Creche do bairro

20091031141855.JPG

20091031142103.JPG

Indicação da trilha

20091031142137.JPG

Um dos trechos com corda

20091031140845.JPG

Abrigo natural que a gente usou como cozinha

20091031140946.JPG

Local para as barracas. Infelizmente encontramos lixo lá

20091031141120.JPG

20091031141217.JPG

20091031141248.JPG

Dados do GPS

20091031141340.JPG

Trecho da descida

20091031141425.JPG

Porteira de acesso a trilha pela face norte. Terreno particular

20091031141517.JPG

Ponte pênsil

Editado por Visitante
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

Show de trilha hein Luciano!!!

Vava garimpando aqui o site e achei um relato de volta a ilha:

volta-a-ilha-de-florianopolis-sc-a-pe-8-dias-t37858.html?hilit=florianopolis

A popósito, segui a sugestão do Joel e fiz:

25/10/09 Domingo - Trilha do Córrego Grande ao Canto da Lagoa

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/1 ... rande.html

[Organizada pela AAPE]

Para que saibam, AAPE significa Associação dos aposentados e pensionoistas da eletrosul e nem preciso dizer o resto né..... a veiarada botou pra quebrar!! Foi ótima!!

• Colaboradores
Postado

Glauber,

Legal saber q minhas dicas são úteis. Fico feliz por isso.

Aquele dia nessa trilha do Maciço das costeira, eu não pude ir, pelo q me lembro, passei mal à noite anterior e acordei indisposto par ir.

Essa trilha é show. Tem um visual incrível. Só não aconselho fazer essa trilha sem alguém que conheça a trilha porque lá encima tem vários caminhos, passível de se perder.

Quando eu divulgo trilhas da associação nem coloco q é dos aposentados por causa do preconceito que as pessoas tem contra aposentados. O q a maioria não sabe é que estes aposentados dão um banho em qualquer marmanjo jovem e sarado quando o assunto é trilha :D

Eles estão de parabéns e eu quero ter esse condicionamento físico quando eu chegar a essa idade.

-----------------------

Sobre a volta à ilha, em julho, participamos de uma organizada pelos "loucos por trilhas" e os relatos e fotos estão la no site. no campo de buscas digite "volta à ilha" e enjoy :wink:

Para os interessados, acho que a "adrenailha" organiza uma versão anual e geralmente é nas ferias, se nao me engano.

----------------------

Boas trilhas para todos nós!

• Colaboradores
Postado

CONVITE - Trilha da Feiticeira 14/11/09

Olá pessoALL,

Este sábado 14/11/09 vamos aproveitar uma linda manhã ensolarada

FazendoTrilhas no norte da ilha, em Floripa/SC.

Trilha da Feiticeira - Norte da Ilha

Local: Florianopolis, SC

Data: Sábado 14/11/09

Horário Início: 08:30

Horário Fim (provável): 12:00

Custo: Gratuito.

Vagas disponíveis: 15 vagas.

Informação detalhada e inscrições no site fazendotrilhas

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/11/trilha-da-feiticeira-141109-convite.html

==============

- Divulgação de acordo com as regras desta comunidade

- A responsabilidade por esta atividade é do organizador. Neste caso, eu.

- Trilhas do site FazendoTrilhas são todas GRATUITAS

- Todas as atividades do site FazendoTrilhas são SEM FINS LUCRATIVOS

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Salve!

Fiz a trilha para a Praia de Naufragados com acampamento de 5 dias, muito tranqulila e um belo passeio e um ótimo lugar para acampar perto do rio, ruim é o lixo que os farofeiros deixaram por lá e nós recolhemos...

E fiz a trilha do Pântano Sul até a Lagoinha do Leste, depois a volta foi desta para a praia de Matadeiro.

Lugar é muito lindo, queria ter acampado na lagoinha mas me deixaram assustado com algumas histórias de lá.

Quero voltar para fazer mais trilhas mas que seja possível acampar.

abraço.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...