Ir para conteúdo

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

eu nao fiz a trilha d Matadeiros, entao nao posso falar da distancia e nem da beleza, mas ouvi varios comentarios da parte q vai beirando o costao, disseram q é mto belo.

A trilha de Pantano do Sul real/te nao tem nenhum atrativo especial durante a trilha, é mais um percurso no meio da mata até chegar ao destino.

Uma opção seria ver se tem barco. entao vc poderia ir pela trilha e voltar d barco. Qdo eu fui nao tinha essa opção, pois era baixa temporada.

 

qto a Naufragados, como o Getúlio mencionou a parte do Farol é legal, bela vista e a caminhda até lá é curta. Eu fiz essa trilha a partir de Caieira do Sul e coloquei no meu relato. O percurso tb nao é nada demais, caminhada no meio da mata. Na alta temporada, disseram q tem opção d barco tb. pode ser uma opção p/ fazer a volta p/ quem nao tá acostumado a fazer trilha

As informações q eu obtive qdo estive em Floripa é q a Trilha Solidão/Naufragados tem trechos fechados e de dificil orientação. Sugiro q vc procure se informar. Lógico q tb depende da experiencia q vc tem c/ trilhas. Eu prefiro locais mais demarcados.

 

tem inumeras trilhas em Floripa!

21-dias-em-sc-parte-1-floripa-t73814-15.html#p760293

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Galera, valeu mesmo pelas dicas.

 

Fiz as trilhas nesse fds. A dica que eu daria para o começo da trilha da Lagoinha do Leste, voltando do Arante, é entrar na primeira rua à direita depois do Bar Surf. Realmente é tranquilo identificar a entrada: logo depois de começar a subir, tem uma seta pintada no chão e uma placa à esquerda indicando o começo da trilha.

 

Agora, discordo da placa em dois pontos:

1) "45 minutos". Naminha opinião, a trilha só dura 45 minutos se o cara for bem rápido. Levamos 60 minutos, incluindo parada no mirante. Acho que a placa deveria indicar sempre um tempo superior à média (75 minutos estaria bom).

2) "Semi-pesada". Do que eu me lembro dos meus tempos de montanhista, eu classificaria essa trilha como "leve-superior". Mas entendo a classificação de semi-pesada em função das pedras na descida para a praia.

 

A trilha pra Naufragados é bem mais tranquila mesmo, levamos 45 minutos. Fui no farol, grande visual!

 

E o mais importante: praias ESPETACULARES. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

MCM,

 

legal q vc tenha curtido as trilhas.

eu gostei mto de Floripa por ter váaaarias trilhas todas bem proximas.

 

num desses posts sobre trilhas o Getulio falou q tinha q nivelar por baixo, concordo c/ ele e contigo, as placas deveriam colocar um tempo d percurso de acordo com a média e ainda deixar uma "folga".

 

as trilhas estavam bem moviemtadas?

 

qdo fomos em julho, encontramos apenas umas 2 pessoas durante o nosso percurso, mas mesmo assim nao ficamos inseguros.

 

 

Galera, valeu mesmo pelas dicas.

 

Fiz as trilhas nesse fds. A dica que eu daria para o começo da trilha da Lagoinha do Leste, voltando do Arante, é entrar na primeira rua à direita depois do Bar Surf. Realmente é tranquilo identificar a entrada: logo depois de começar a subir, tem uma seta pintada no chão e uma placa à esquerda indicando o começo da trilha.

 

Agora, discordo da placa em dois pontos:

1) "45 minutos". Naminha opinião, a trilha só dura 45 minutos se o cara for bem rápido. Levamos 60 minutos, incluindo parada no mirante. Acho que a placa deveria indicar sempre um tempo superior à média (75 minutos estaria bom).

2) "Semi-pesada". Do que eu me lembro dos meus tempos de montanhista, eu classificaria essa trilha como "leve-superior". Mas entendo a classificação de semi-pesada em função das pedras na descida para a praia.

 

A trilha pra Naufragados é bem mais tranquila mesmo, levamos 45 minutos. Fui no farol, grande visual!

 

E o mais importante: praias ESPETACULARES. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Pessoal, postei um relato com fotos (no Picasa) e tracklog de um circuito de trilhas no sul de Floripa, começando na Costa de Dentro e indo até Naufragados pela trilha mais próxima da costa, voltando por Caieira da Barra do Sul e por caminhos no interior da ilha até Pântano do Sul, depois Lagoinha do Leste e terminando na Armação. Tudo num fim de semana muito bem aproveitado. Espero que as infos sejam úteis.

 

Está aqui: circuito-de-trilhas-no-sul-de-floripa-sc-mai-13-t82660.html.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Me tira uma dúvida, estarei indo para Floripa em Agosto, dá para fazer as trilhas ou vai chover muito? Sei que é frio mas dá para suportar?

 

Oi Susana,

 

pelo q sei, nessa época nao costuma chover mto, mas pode acontecer d chegar uma frente fria c/ chuva e frio.

 

Fiz mtas trilhas em julho. Teve d tudo em termos d clima. Choveu alguns dias, chuva fininha, vento gelado, meio chatinho p/ sair/passear. Cheguei num dia assim, parecia q ia ficar chovendo por dias... mas no dia seguinte, céu azul, limpo, dia ensolarado, maravilhoso. Fizemos uma trilha ótima.

 

O frio judia um pouco, mas sincera/te ainda acho melhor do q 1 calor escaldante.

Não dá p/ pegar praia, a menos q nao tenha medo d água fria, mas p/ caminhar eu acho bom.

Leve bastante água e lembre d tomar, c/ o frio as pessoas tendem a esquecer d se hidratar. Leve lanche tb, as praias + desertas ou nao tem estrutura ou os bares podem estar fechados, por ser baixa temporada

 

sugiro ir c/ camadas d roupas, pode estar mto frio d manhã, mas a medida q anda, vai esquentando, entao vc vai tirando as blusas. Eu gosto d calça tipo tactel, protege do frio, mas tb nao esquenta mto. Calça d moleton, eu acho q fica mto quente depois q vc embala na trilha. Gosto d por camiseta d manga curta, camiseta d manga longa, uma cacharel de lã se estiver mto frio (fleece é legal tb, pois esquenta bem) e uma parka tipo corta vento, tipo nylon, bem fina e leve, ajuda se tiver capuz. Gosto d roupa leve, pois a medida q anda, vc vai tirando e depois tem q carregar tudo...

Uma bota d trilha vai bem, apesar d ser litoral, várias trilhas tem morros, pedras e alguns obstaculos como raizes d arvores. Tem gente q vai d chinelo e até descalço, mas acho perigoso.

 

em agosto, quem sabe vc vê alguma baleia c/ filhote!

tem + baleia + p/ o sul, mas tem registros d avistagens na capital tb.

 

boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Colaboradores

Niagara_rs,

 

Em muitas trilhas em Floripa vc nao precisa de guia. Vc vai precisar de guia se quiser subir o morro do Cambirela no pq estadual da Serra do Tabuleiro (em Palhoca, na grande Floripa). Algumas sugestoes de trilha q vc faz sozinha:

Costa da Lagoa - comeca no Canto dos Aracas (pto final do bus de mesmo nome da Transol). 1:30 a 2hs de caminhada. Opcao de voltar de barco p a Lagoa.

Praia de Naufragados - Comeca na Caieira da Barra do Sul (pto final do bus de mesmo nome da Insular). 45 min a 1hs de caminhada. Tb tem opcao de barco, conforme o mar.

Praia da Lagoinha de Leste - o acesso mais comum comeca numa servidao no Pantano do Sul (pegar o bus Costa de Dentro da Insular, descer qdo chega no Pantano e perguntar ou procurar placa de inicio da trilha). Outro acesso é pela praia do Matadeiro (pega o mesmo bus, mas salta antes no centrinho da Armacao). Este segundo trajeto é mais longo, mas tem menos subida. Pra quem ta de bus da pra ir por um caminho e voltar por outro. Se o mar estiver calmo, tem opcao de barco.

Contorno do Morro das Aranhas - Comeca na Praia do Santinho ao lado do Resort Costao do Santinho (pegar o bus de mesmo nome da Canasvieiras). Passa por inscricoes rupestres e vai seguindo pelo costao até a praia quase deserta de Mocambique. O retorno é por outra trilha saindo nos fundos do resort e voltando ao pto inicial.

 

Espero ter ajudado

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu fiz essas q o Netuno citou s/ guia, gostei d todas. Só o do Morro das Aranhas, acho q fiz um pouco diferente, pois fui e voltei pelo mesmo caminho.

 

postei infos no meu relato.

 

Relatos 2013:

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...