Membros Flavio Jose Zortea Postado Junho 15, 2015 Membros Compartilhar Postado Junho 15, 2015 Boa noite pessoal. Esta viagem foi feita em fevereiro deste ano durante o carnaval, nesta época meu filho tinha acabado de se mudar para Campo Verde e me pediu para levar "algumas coisinhas" dele que tinham ficado em casa, e já que Campo Verde ficava pertinho da Chapada dos Guimarães, resolvi unir o util ao agradável e fazer um pouco de turismo na região. Nunca iria imaginar que depois dessa viagem iria ficar vidrado em Eco-Turismo. mas como diz o Datena: Eu quero ibagens!!! Bom, o roteiro escolhido foi esse daqui, a gente fez um pernoite em Campo Grande já que eu não gosto de dirigir de noite... mas vamos começar do inicio: olha a carga que foi levada para lá, o Chumbinho foi com o banco traseiro rebatido e lotado até a linha dos vidros do carro... porta malas cheio também... e aí com o GPS pronto, vamos á estrada... primeira parada, perto de Presidente Prudente para se comer alguma coisa já que na saida foi só um cafézinho simples... neste posto temos várias esculturas, entre elas essa aguia extremamente desanimada... um carro de boi... um boiadeiro com alguns animais ao fundo... essa simpatica dupla ao lado do avião... Chumbinho fazendo pose... o leão ali parece estar com dor de dente... depois da pausa, pé na estrada... e foi com transito leve que a viagem seguiu até chegar em Campo Grande... como já disse um colega meu do foum do Uno Club, se tem coisa que se atraem mais que dedo em chinelo e quina de moveis, é Londrinense e Shoppings, parece que um não sobrevive sem o outro... bom e este é o Catuaí deles, em termos de arquitetura achei bem interessante, me senti em casa... preparação para um evento de Games que iria acontecer lá dali a alguns dias... mais umas fotos do Shopping... depois de uma boa noite de sono e um maravilhoso café da manhã, é hora de botar o pé na estrada de novo, algum tempo depois, ainda no Mato Grosso do Sul, aparece esta chapada... opa desculpem, foto errrada, esta é a certa.... claro que merece uma paradinha né... e depois é hora de voltar á estrada... falano em estrada, de Campo Grande á Rondonópolis, na maior parte das veses o transito era assim... a mancha no parabrisa um dia foi um inseto... mais estrada... e chegamos á divisa Mato Grosso do Sul - Mato Grosso primeira chuva do percurso... uma pausa para abastecer... a estrada entre Campo Grande e Cuiabá está sendo duplicada... proximo de Juscimeira, um engarrafamento causado pelos quebra-molas e radares fixos na cidade... todo mundo andando a meio por hora na cidade... depois de Juscimeira, vem Juciara onde o GPS no presenteou com uma rota mais curta, é nessas hora que eu acho que não deveria ter comprado um GPS de Jipeiros, a pista tinha mais buracos que um queijo suiço... da próxima vez vou vir de Jipe... aqui taparam alguns mas a pista em geral é terrivel... como estava demorando pra chegar resolvemos pedir informações aqui... tinha cada pickup por lá, era de Hilux pra cima; e finalmente Campo Verde... aqui na casa do meu filho... agora algumas imagens da cidade, gostei do lugar... bom e depois foi a vez de se conhecer a Chapada dos Guimarães, o plano era fazer um passeio desta vez já que para se conhecer tudo seriam precisos vários dias e nos não tinhamos tanto tempo assim, aí resolvemos conhecer a caverna Aroe-Jari, o Lago Azul e a Catedral, já daria pra se ter uma ideia de como é a Chapada, e aí depois de algum tempo de estrada chegamos á entrada que dá acesso á caverna... dessa entrada, segue-se por ali... depois de um bom trecho de estrada de terra com uns pedaços de areião chegamos á entrada... daqui pra frente é com guia (a Jô, aquela de camiseta vermelha) ajeitando o boné para entrar na trilha... as perneiras de couro são obrigatórias já que tem muitas cobras no local... ali em baixo é onde para o trator que traz o que sobrou dos turistas depois da trilha... e olha o trator ali, são dois vagões, o primeiro é a classe turista que não tem cobertura, o outro é a classe executiva que tem cobertura, tratomoça, drinks gelados, ar condicionado e outra mordomias e lá vamos nós aprender um pouco sobre as plantas da região, neste caso não lembro o nome, mas chamei de 'castanha do cerrado"... algumas vistas da região rumo á ponte de pedra... a pedra do coração... rumo á ponte de pedra... é essa daqui a ponte... a Jõ fotografando o grupo em cima da ponte de pedra.... vista da paisagem de cima da ponte de pedra embaixo da ponte de pedra... nosso grupo, uma turma de Campo Grande muito divertida... algumas formações rochosas interessantes... algumas das inumeras pentes a serem atravessadas... uma plantinha do cerrado que pega fogo por conta propria: na época de setembro/outubro ela solta um óleo que é inflamavel e com o calor do sol não demora pra pegar fogo,detalhe; ela só cresce onde tem rochas... mais cultura botanica: esta palmeira só cresce com o tronco na direção norte-sul... e aqui temos o Buriti, da qual se aproveita tudo e do fruto se faz uma geléia que é uma delicia, mas não tive a chance de experimentar... este daqui deve ser o Pau Brasil (fala a verdade, aqui a zoação já começa no nome, onde já se viu um pais com nome de pau) bom e finalmente chegamos á caverna Aroá-Jari... óia eu aqui... a entrada da caverna, não pudemos ir muito no fundo por causa das aguas, na epoca da seca a gente chega a andar até uns 500 metros pra dentro... mais uma vista da entrada da caverna... esta daqui é uma entrada lateral da caverna... depois fomos para a caverna do Lago Azul, no caminho tinha esta pedra... pouco depois chegamos á caverna... a desvantagem que que vc não pode entrar na agua, mas fora isso a caverna é linda, bom, depois é a vez da Caverna Caterdral; no caminho temos este maravilhoso paredão... chegando na Caverna Catedral... teto da caverna, aqui temos uma população muito grande de morcegos, o que deixa o chão da caverna coberto com um pó preto altamente tóxico, só se pode pisar em alguns locais... daqui se ve a saida lá no fundo... o teto nesta parte lembra uma catedral gótica... a saida da caverna... desse angulo, se consegue ver a entrada da caverna lá no fundo... mais uma ponte de pedra desta vez tomada pela vegetação... mais uma formação rochosa interessante... retornando para a base... uma paradinha em um mirante para se ver a chapada... e na saida já quase entrando na rodovia... no dia seguinte, de volta para Londrina, desta vez pegando a BR-070, olhem como a estrada estava boa... um pouco de transito pra não deixar as coisa muito monótonas... em Rondonópolis, olha só o que estava na minha frente... cruzando pontes... retões interminaveis... e assim chegamos á divisa do Mato Grosso com o Mato Grosso do Sul algum tempo depois, Sonora (não é no Novo Mexico) mais retões intermináveis... chegando em Coxim criações de avestrus um pouco depois, São Gabriel... aí depois de pernoitar em Campo Grande, seguimos para pegar a rodovia Raposo Tavares onde ficou comprovado que nesta viagem vimos o impossivel acontecer, pegamos frio em Campo Grande e chuva em São Paulo, pra quem duvida, taí a foto feita proximo á Presidente Prudente... ainda não fiz a média de consumo, mas acho que ficou nos 13 Km por litro mais ou menos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores leandromelo Postado Junho 22, 2015 Colaboradores Compartilhar Postado Junho 22, 2015 Muito bom o seu relato! Porque vocês não puderam entrar na água da caverna? Ela é imprópria para uso/consumo ou somente para preservar o local? Gosto muito dessa região do Mato Grosso, por ter poucos morros e, consequentemente, consegue-se ter uma excelente vista, inclusive das chuvas adiante! rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Flavio Jose Zortea Postado Julho 15, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 15, 2015 Leandro, aparentemente é por questão de preservação,mais na parte da beirada onde a gente pode tocar a agua, ela é bem marrome barrenta, acho que se a gente pudesse entrar lá a agua iria ficar marrom também, de qualquer modo vale o visual que é lindo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.