Colaboradores kely.alves Postado Junho 8, 2015 Colaboradores Postado Junho 8, 2015 Essa foi minha primeira viagem sozinha e venho aqui compartilhar essa experiência que todos vocês em seus posts me ajudaram a criar esse roteiro e ir com toda segurança e felicidade do mundo. Fiquei seis dias e pude conhecer Foz, Puerto Iguazú e Ciudad del Leste. Setembro de 2013. Vamos por partes. Dia 1 - Chegada e parque das Cataratas Cheguei em Foz por volta das 12h, me acomodei no hostel Favela Chic (muito bem localizado, mas deixa a desejar em muitos aspectos). Foz é muito simples de andar. Existe uma avenida principal chamada Cataratas. A partir dela você vai para o Aeroporto, Parque das Aves, parque das Cataratas e Argentina de um lado, e pela mesma avenida centro de Foz e Paraguai. Há muitos ônibus que atendem essa demanda, então peguei um que me deixasse na porta do parque. A entrada custou R$ 29,20. Há valores diferenciados para brasileiros e membros do Mercosul. Depois que você paga, embarca num ônibus que vai passando pelos pontos principais de parada: rafting, trilhas, arvorismo etc. Meu interesse era ir direto para as quedas, que é o ponto final. Tudo lá é muito bem sinalizado e muito tranquilo de andar, mesmo para os idosos. A primeira vista é espetacular: A partir desse mirante você segue o fluxo e triha até chegar à passarela da Garganta do Diabo. Muito famosa, mas tive um azar danado porque as fortes correntezas quebraram parte da passarela Ok, mesmo assim, não tirou a alegria de poder sentir a energia das águas e ver um dos arco iris mais lindos da minha vida: Faz muito bem sentir toda essa água correndo por todos os lados e com uma força inacreditável. Faz nos sentirmos muito pequenos. Depois dessa passarela tem um elevador que leva a outro mirante, para que possa admirar as Cataratas do alto. Como cheguei tarde, consegui pegar o pôr do sol e fiquei encantadíssima: Para quem não sabe, a área onde hoje se encontra o Parque das Cataratas era uma fazenda particular, e com a ajuda de Santos Dumont ;pai da aviação; ela foi desapropriada e transformada em parque nacional. Em sua homenagem há uma praça e uma estátua: Saí no horário de fechamento e depois jantei, não fiz nada durante a noite e voltei pro hostel. Dia 2: Parque das Aves e Itaipu Binacional Se eu tivesse chegado cedo, eu teria feito o passeio pelo Parque das Aves e Cataratas no mesmo dia já que um é de frente pro outro. Como cheguei depois das 13h, fui para o parque das aves no dia seguinte. O parque fica na Avenida das Cataratas e você pode pegar qualquer ônibus que passe por lá, porque para na porta. A entrada custou R$ 20,00. É um santuário de aves, onde eles expõem aves do mundo inteiro e recebem aves em situação de risco e cuidam muito bem delas. O diferencial de outros parques é que você entra nos viveiros e sente como é estar pertinho de muitos deles, se não tiver medo (que é o meu caso), pode passar a mão neles. É um passeio de meio dia, mas muito proveitoso. Além de aves, há répteis, macacos e borboletário. Saindo do parque, tomei um ônibus que me deixou no centro e de lá tomei outro rumo à Itaipu Binacional. O percurso dura uns 40 mins e te deixa na porta. Entrou na lista das Maravilhas Modernas, pois impressiona pelo porte e grandiosidade. Por ter chegado meio tarde, peguei o passeio panorâmico. Vc entra num ônibus e a guia vai detalhando os pontos e tem paradas para fotos. Antes de iniciar o passeio de ônibus há uma projeção de aproximadamente 10 mins com a introdução de história e a importância da usina para os dois países: Brasil e Paraguai. Esse passeio panorâmico consiste em conhecer todo o complexo por baixo e por cima. Fui num dia de muita chuva e garoa, mas deu para ter uma boa noção de como é lindo. Pretendo voltar e ver o funcionamento do vertedouro que disseram ser o equivalente à queda das Cataratas, mas feitas pelas mãos do homem e um passeio por dentro da usina. Em valorização dos homens que trabalharam nessa obra tão grande e perigosa, há um bosque em homenagem a eles. Onde cada árvore plantada tem uma placa com o nome de um funcionário já falecido. Muito justo. Dia 3 - Compras no Paraguai e Marco das Três Fronteiras Paraguai parece uma 25 de Março. Muitas lojas, galerias, gente, gritaria, trânsito bagunçado e muitas opções de compras. É importante ter ideia de onde ir, pois a oferta é muito grande. Algumas coisas podem ser falsificadas. Meu intuito não era compras, mas consegui ótimos valores por perfumes que eu queria há um tempo. Voltando a Foz, peguei um ônibus rumo ao Marco das Três Fronteiras. É um obelisco com as cores do Brasil que tem por finalidade representar os limites territoriais dos países vizinhos: Argentina e Paraguai. De lá é possível ver o obelisco dos vizinhos, que tb têm as cores de suas bandeiras. É um passeio rápido e tem o obelisco, com uma praça e a história dos habitantes índios nas Américas. Dica: NÃO VÃO MUITO TARDE!! Quando eu desci do buso, perguntei por quanto tempo ele ficaria parado, já que era ponto final e o motorista disse: 40 mins. Tirei fotos o mais rápido que pude, e tenho certeza que não levei 40 mins, mesmo assim, quando voltei, o buso tinha acabado de ir embora. Fiquei sozinha naquela estrada esperando outro ônibus e nada. Quando um anjo em forma de mulher me apareceu e perguntou se eu queria carona. Aceitei na hora!! Depois desse pequeno susto, me dei de presente um jantar especial num restaurante que eu adorei. Chama-se Rafain Chopp: http://www.rafainchopp.com.br/v2/ Eles tinham um cardápio muito bom de drinks e com valores muito acessíveis no horário de happy hour, além de música ao vivo e ambiente mais que agradável. Dia 4 - Conhecendo a Argentina - Puerto Iguazú Indo de Foz pela Avenida das Cataratas chega-se à Argentina. Para quem quer carimbar o passaporte é uma ótima oportunidade. Se não tiver, não tem problema, pode apresentar o RG. Outro ponto importante é que você troque seu dinheiro por pesos, pois os ônibus só aceitam essa moeda e a entrada no Parque Iguazú tb é feita da mesma maneira. Me hospedei num hostel no meio da estrada, mas eu vou super recomendar, pq é o maior e mais legal hostel que já fiquei. Chama-se Hostel Inn. Parece um resort, mas com valores super acessíveis. O ônibus para na porta e ele fica ao lado do Ice bar. http://hiiguazu.com/hostel-inn-iguazu-home/ Como eu não podia perder muito tempo, deixei minha mochila no quartinho e fui correndo pegar o ônibus para o Parque Iguazú. Convertendo em reais, me custou aproximadamente R$ 43,00. É um parque muito maior que o brasileiro. Onde há mais valorização da floresta, pelos povos que ali habitaram e tudo isso está registrado num centro de visitantes. O trajeto pode ser feito a pé por meio de trilhas muito bem sinalizadas ou por trem. O passeio náutico eu fiz pq disseram que o do lado brasileiro era mais caro, mais rápido e menos emocionante. Eu peguei um passeio chamado Gran Aventura onde você pega o barco, ele dá uma volta pelas quedas e depois entra embaixo de uma delas.... é demais!! Em seguida há um passeio de jipe pela floresta. As quedas do lado argentino são de perder o fôlego e falando em perder, pedi para que uma pessoa tirasse fotos minhas e ela deixou meu celular cair no chão e quase morri, porque não pude mais tirar fotos de nada. Com há almas muito boas cruzando meu caminho, conheci no barco um casal brasileiro que tirou fotos minhas no passeio e outro casal argentino que me fez a mesma gentileza. Eu sei que nada supera o prazer de fazer os próprios registros, mas não teve jeito. Ao menos tenho algumas recordações. O parque é enorme e vale a pena ser visitado em dois dias. Há um local onde você compra o vale para o dia seguinte. O contato com as quedas é muito mais próximo que do lado brasileiro. Vc se sente muito livre em meio a tanta diversidade. Dia 5 - Conhecendo Puerto Iguazú É uma cidade muito pequena e bem tranquila. Valoriza muito a cultura indìgena. Isso vê-se pelos murais, esculturas e outras referências que encontramos pelo caminho. Do hostel, eu peguei um ônibus que me deixou no centro e lá fui conhecer o Hito Tres Fronteras. Achei muito mais completo e mais cuidado que o lado brasileiro, pois homenageia os demais países vizinhos. Após o almoço fui ao famoso Duty Free. Infelizmente o valor do dolar não estava muito atraente, então, achei as coisas muito caras. Mas vale a visista. Lá é lindo e muito grande. Não pode tirar foto, tanto que quando vc entra tem ficar somente com a carteira no bolso. O restante eles lacram. Saindo o Duty Free, voltei pro hostel e fui com o pessoal que conheci lá pro Ice Bar. É muito divertido!! Vale super a pena. Você paga R$ 40,00 e pode ficar meia hora. Primeiro você entra numa sala para colocar um casaco e uma luva, em seguida, vc entra numa camara fria para poder se acostumar com o frio e receber algumas dicas, para depois entrar no bar que tem -10C!! É open bar e como tudo é rápido, vc tem que beber, dançar, ser feliz, tirar foto e beber mais em muito pouco tempo. Vocês têm que ir!! Dia 6 - Voltando pro Brasil No dia seguinte eu voltei para Foz e me hospedei no Katharina House Hostel: http://www.katharinahouse.com.br/ Bem ao lado do terminal rodoviário e fica perto de tudo. Meu último dia foi tranquilo e não fiz nada a não ser esperar o horário de voltar para casa. Essa viagem foi muito importante para mim por ter sido minha primeira viagem sozinha e percebi que o mundo realmente é muito grande e podemos nos adaptar a qualquer tipo de situção. Quando se planta o bem, muitas outras coisas boas nós plantamos. Espero que os ajudem em algo e qualquer dúvida, estou à disposição. Citar
Membros andiara.catarine Postado Junho 12, 2015 Membros Postado Junho 12, 2015 Adorei o post, minha primeira viagem sozinha será para Foz também. Estou super ansiosa e apreensiva. Valeu pelas dicas!! :* Citar
Colaboradores kely.alves Postado Junho 12, 2015 Autor Colaboradores Postado Junho 12, 2015 Apreensão faz parte, mas não vai impedir de vc se divertir muito. Ainda mais quando vc provar o gostinho de toda liberdade e de como vc é capaz de se reinventar sempre. Foz é um paraíso e vc vai adorar. Boa viagem!! Citar
Membros bruksmanholer Postado Novembro 4, 2015 Membros Postado Novembro 4, 2015 Adorei as dicas! Estou pensando em ir para Foz em Fevereiro e vou sozinha, e por isso estou lendo tudo sobre o destino. Será minha primeira viagem sozinha, então o medo aparece..rsrs obrigado pelas dicas! Citar
Colaboradores kely.alves Postado Novembro 5, 2015 Autor Colaboradores Postado Novembro 5, 2015 Olá! Fico muito feliz que meu post tenha inspirado e ajudado. Medo faz parte para tudo que é novo, mas é justamente ele quem nos move rumo ao desconhecido. Precisando de qualquer ajuda ou dica adicional, me avisa. Boa viagem! Citar
Membros RENATAT Postado Novembro 8, 2015 Membros Postado Novembro 8, 2015 Legal seu relato!! Vou para Foz daqui algumas semanas tb, preocupada com o tempo, que não está ajudando né? Terei 5 dias na região, e meu planejamento inclui 2 dias nas Cataratas argentinas para fazer todas as trilhas. Você acha muito? Quanto custou o passeio de barco e a entrada no parque? E a questão da roupas? Você levou outras para trocar? Preocupações de mulher...rs Outra perguntinha: vc foi para Cidade del leste de Onibus normal ou turismo? Obrigada! Citar
Colaboradores kely.alves Postado Novembro 17, 2015 Autor Colaboradores Postado Novembro 17, 2015 Oi Renata!! Creio que Fevereiro é um mês de chuvas sim, mas o volume de água deve ser infinitamente maior e muito mais bonito. Bota um biquíni se tiver quente e vai sem medo de ser feliz!! Caso contrário, bota a capa de chuva O lado argentino é muito maior que o lado brasileiro, e particularmente achei muito mais lindo. Já que vc está muito mais perto das quedas e tem a questão das N trilhas que você pode fazer. Há um detalhe importante: quando você compra seu ingresso no parque, lá dentro você compra o ingresso para o segundo dia com 50% de desconto. Baita vantagem. Como eu fiz continhas erradas de conversão levei dindin a menos e fui somente 1 dia e lá eles só aceitam as entradas em peso, nada de dólares ou reais. Em contrapartida, os passeios podem ser pagos com o que vc quiser. Eles fazem qq negócio ...kkkkkk. Eu paguei em dolar o passeio de barco chamado Gran Aventura e convertido para reais, custou uns R$ 72,00. Ano que vem, eu não sei ... esse câmbio está muito triste. Quando se faz o passeio de barco eles colocam seus pertences dentro de um saco impermeável. Como eu sabia que levaria aquele caldo legal debaixo da queda fui com um biquini e shorts que seca rápido e chinelo. Depois de terminado o passeio, troquei de roupa e botei o tenis. Foi bem tranquilo. Eu não peguei ônibus turismo para nada. Fiz tudo com público. Ao lado do terminal tem um ponto que leva para o Paraguai e custou R$ 4,50 (tem que confirmar qual será o reajuste em 2016). Foi super rápido e sem problemas. Só sugiro vc pesquisar direitinho onde tem que ir, pegar umas indicações e já ter os valores de referência na mão, pois é possível negociar. Pq eu não tinha noção e fiquei que nem barata tonta rodando por lá. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, é só perguntar. Bjuss Citar
Membros RosiSousa Postado Novembro 6, 2016 Membros Postado Novembro 6, 2016 Olá, tenho lido tudo sobre este destino, será minha primeira viagem sozinha e estou apreensiva com a escolha do hotel. Ano que vem estarei conhecendo essa maravilha. Citar
Colaboradores kely.alves Postado Novembro 6, 2016 Autor Colaboradores Postado Novembro 6, 2016 Olá Rosi!! Gostei tanto de Foz q voltei esse ano e levei minha mãe. Nos divertimos muito. Vc pretende ficar em hostel ou hotel? Independente da onde se hospede, não fique longe da avenida principal que é a AV das Cataratas. Pois assim vc poderá pegar ônibus com facilidade ou até ir à pé para mercados, restaurantes, etc. Qualquer dúvida, só avisar. Bjus Citar
Membros RosiSousa Postado Novembro 12, 2016 Membros Postado Novembro 12, 2016 Kely, quando vc foi nas cataratas do lado Argentino pagou quanto? Apresentou algum documento a mais além do RG? É fácil o trajeto ida e volta para o Brasil? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.