Colaboradores marcelovisk Postado Novembro 22, 2011 Colaboradores Compartilhar Postado Novembro 22, 2011 ColorMundi, muito obrigado pelos esclarecimentos. Analizando melhor, baseado nos seus comentários, realmente voce tem razão. Eu fui nessa festa de casamento e estava próximo quando foram feitas as fotos. só nao me lembro se o fotógrafo estava usando flash nesse momento... mas pelo que voce disse, provavelmente usou. sobre a fotos , coloquei no rodapé delas as caracteristicas de abertura, exposição, distancia focal e ISO. na foto da noiva, dá pra perceber bem que a distancia focal foi pequena, porque as laterais da foto estao começando a se distorcer.. digamos que ja é um "olhinho de peixinho", concorda? bom, dei mais uma pesquisada, resgatei um livro sobre fotografia que eu tinha e realizei alguns calculos sobre os f dessas lentes e cheguei a seguinte conclusão: - a lente que possui maior área de abertura é a opção 1 (50 mm f/1.4). - comparando as lentes de 50 mm, a abertura f/1.4 proporciona 60% a mais de abertura em relação a uma f/1.8 - comparando as lentes 30 e 35 mm, a abertura f/1.4 proporciona 82% a mais de abertura em relação a uma f/1.8 os calculos que realizei, estao no arquivo em anexo. se alguem puder analisar e dizer se está certo, seria bom.!! de qualquer forma, obrigado pela atenção e pelas dicas. Marcelo Morais Calculando a Área da Abertura da Lente.pdf Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Xiru Sander Postado Dezembro 8, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 8, 2011 Oi Marcelo veja, f/x é uma relação, e f é o comprimento focal. (p. ex. 50/1.4) Então a diferença em % entre f/1.4 e f/1.8 vai ser sempre a mesma 1.8 (p. ex.) vai sempre te dar a mesma luminosidade, seja o comprimento focal que for (10mm ou 600mm) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Dezembro 8, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 8, 2011 bom, dei mais uma pesquisada, resgatei um livro sobre fotografia que eu tinha e realizei alguns calculos sobre os f dessas lentes e cheguei a seguinte conclusão: - a lente que possui maior área de abertura é a opção 1 (50 mm f/1.4). - comparando as lentes de 50 mm, a abertura f/1.4 proporciona 60% a mais de abertura em relação a uma f/1.8 - comparando as lentes 30 e 35 mm, a abertura f/1.4 proporciona 82% a mais de abertura em relação a uma f/1.8 Marcelo, As fotos que você mostrou foram feitas com uma 5D que é full-frame enquanto você usa uma D90 que possui um sensor menor, nela as 50 mm vão se comportar como mini-teles reduzindo o campo de visão para o equivalente a uma 75 mm na 5D. Já a 30 e a 35 mm produzirão o equivalente ao campo de visão de uma 45mm e uma 52mm na 5D, que talvez seja mais apropriado para uso geral. Eu li boas avaliações de todas as lentes que você listou, se a luminosidade é crítica para você, eu acho que a 30/1.4 seria a mais adequada, senão a 35/1.8 é a melhor relação custo/benefício, na minha opinião. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Xiru Sander Postado Dezembro 8, 2011 Membros Compartilhar Postado Dezembro 8, 2011 bom, dei mais uma pesquisada, resgatei um livro sobre fotografia que eu tinha e realizei alguns calculos sobre os f dessas lentes e cheguei a seguinte conclusão: - a lente que possui maior área de abertura é a opção 1 (50 mm f/1.4). - comparando as lentes de 50 mm, a abertura f/1.4 proporciona 60% a mais de abertura em relação a uma f/1.8 - comparando as lentes 30 e 35 mm, a abertura f/1.4 proporciona 82% a mais de abertura em relação a uma f/1.8 Marcelo, As fotos que você mostrou foram feitas com uma 5D que é full-frame enquanto você usa uma D90 que possui um sensor menor, nela as 50 mm vão se comportar como mini-teles reduzindo o campo de visão para o equivalente a uma 75 mm na 5D. Já a 30 e a 35 mm produzirão o equivalente ao campo de visão de uma 45mm e uma 52mm na 5D, que talvez seja mais apropriado para uso geral. Eu li boas avaliações de todas as lentes que você listou, se a luminosidade é crítica para você, eu acho que a 30/1.4 seria a mais adequada, senão a 35/1.8 é a melhor relação custo/benefício, na minha opinião. Concordo, em tudo. Se grana não é problema, vai de 1.4 e azar. Mas lembre que 1.4 (1.8 também) tem um plano focal estreitíssimo. Eu acho que pra grande maioria dos caos 1.4 é desnecessário, é pouco ganho luminoso em relação a 1.8, com muita grana a mais. A vantagem vale o custo quando se precisa de altissima qualidade ótica, principalmente no que diz respeito a aberração cromática. Faltou eu falar do flash: essas fotos postadas são com flash. Cara, flash pode ser lindo. O negócio é aprender a usa-lo de maneira que reflita bem o que tu planejou pra imagem. Se quer flash sem cara de flash, não tem grandes mistérios. Tem o caminho de difundir bem a luz, tem o caminho de usar muita luz ambiente e daí o flash ser só preenchimento, contorno, etc. E tem o caminho de usar as duas (ou mais) técnicas. o cara das fotos que tu postou soube fazer ótimo uso, pro meu gosto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rbomilcar Postado Março 25, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 25, 2012 Pessoal, Gostaria de uma ajuda. Resolvi comprar minha 1 maquina DSLR para depois começar a fazer um curso de fotografia. Nao quero trabalhar com foto, apenas como lazer e fotografar minhas viagens. Por exemplo: agora estou indo para machi pichu e Atacama e no final do ano vou fazer um Safari na africa. Depois de ler um monte de coisas, resolvi comprar em NY uma canon t3i e uma lente 50mm de 1.8. No kit posso escolher Entre 75-300, uma 55-250 ou uma 18-135, que sai um pouco mais cara. O que v Cs me recomendam??? Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adam Tavares Postado Março 25, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 25, 2012 s~~ao lentes totalmente diferentes.. dentre essas 3... a 18-135 e a que apresenta melhor qualidade... abço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros bdurante Postado Março 28, 2012 Membros Compartilhar Postado Março 28, 2012 Pessoal, Gostaria de uma ajuda. Resolvi comprar minha 1 maquina DSLR para depois começar a fazer um curso de fotografia. Nao quero trabalhar com foto, apenas como lazer e fotografar minhas viagens. Por exemplo: agora estou indo para machi pichu e Atacama e no final do ano vou fazer um Safari na africa. Depois de ler um monte de coisas, resolvi comprar em NY uma canon t3i e uma lente 50mm de 1.8. No kit posso escolher Entre 75-300, uma 55-250 ou uma 18-135, que sai um pouco mais cara. O que v Cs me recomendam??? Valeu Opa, a 50 1.8 é um bom investimento sempre. Baixo preço e qualidade exemplar. Com o tempo, já vi ela virar a lente preferida de muita gente. Eu uso Nikon, não vou me arriscar dizer nada sobre a qualidade das lentes Canon. Quanto ao range, a 55-250 seria uma boa lente única por um tempo caso ela venha com estabilizador de imagem. É um ganho que garante imagens mais nítidas e outras possibilidade de usos. Mas como você já vai ter um 50mm, não sei se ainda é um investimento muito bom para "lente única". A 75-300 seria excelente para um Safari, mas te deixaria na mão numa viagem para machu picchu. Você sentiria falta de um angulo mais aberto para fazer fotos da paisagem e/ou em lugares com pouco espaço. Teria que colocar a 50mm. Eu particulamente não uso a 50mm para paisagem, acho que fica fechado demais. Você vai fotografar muito em 24, 35mm, etc. A 18-135 vai ter permitir fotografar em espaços fechados, fazer imagens de paisagens amplas e ainda vai de dar um gostinho quando tentar pegar um detalhe. Depois, seja pra onde seu grau de exigência e gosto por fotografia caminhar, será uma lente fácil de vender. Te indico até os fórum onde sempre tem gente atrás de lentes. Boas fotos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros kellycristina_fisio Postado Junho 7, 2012 Membros Compartilhar Postado Junho 7, 2012 Olá, possuo uma Nikon D3100 e tiro foto de esportes e paisagens, possuo apenas a lente do kit, mas costumo tirar fotos com uma 70-200mm de um amigo, gostaria de comprar uma mas está fora do meu orçamento no momento. Li bastante no forum e fiquei na duvida em 2, a 18-250mm e a 70-300mm. Qual das 2 seria mais interessante?? As 2 estão na msm faixa de preço na BH. Brigadão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adam Tavares Postado Junho 7, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 7, 2012 se for a 70-300vr da nikon de preferencia a ela... pois é mais rapida do que a 18-250, eu ja tive a 18-250 e gostei bastante, utilizava ela para viagens e etc.. pois levava só ela... mas para esportes e tals... a 70-300 acho que resolveria melhor.... abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Fabio Stelzer Postado Agosto 1, 2012 Membros Compartilhar Postado Agosto 1, 2012 Adam, me aproveitando do seu conhecimento e imensa boa-vontade aqui demonstrada, vou te pedir uma dica. Seguinte: vou comprar uma Nikon D5100 e quero uma lente que seja pau pra toda obra (18-200 ou 18-250mm). É isso mesmo? Qual marca e modelo vc me indica??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.