Membros Krol_Mx Postado Maio 30, 2015 Membros Postado Maio 30, 2015 Olá a todos! Sempre consulto o Mochileiros quando pretendo planejar uma viagem... mas acabo nunca colaborando com o fórum, até agora! Eu resolvi postar umas dicas enquanto fazia a longa caminhada no Morado, pois, durante meu planejamento, demorei ou acabei não encontrando algumas informações aqui, fiquei várias horas garibando em outros sites (às vezes em vão), e acabei descobrindo muita coisa durante o passeio mesmo... Então vamos lá! Não darei dicas de onde ficar, ou do que ver e não deixar de fazer em Santiago, pois sobre isso a internet (e aqui também) está recheada de informações. Vou contar mais sobre o transporte para as cidades próximas a Santiago e algumas informações que achei mais difíceis de encontrar online! Fiquei 7 dias no país, em Santiago. Porém, só fiquei na capital mesmo dois dias completos, os outros eu conheci cidades ali perto. Às vezes ia e voltava pra Santiago de noite, às vezes dormia na cidade. ---ÔNIBUS ENTRE CIDADES Fiz os trajetos entre Santiago – demais cidades de ônibus. Não aluguei carro pois estava sozinha, e tb achei que não teria problema me locomover de busão. No fim, achei as passagens bem baratas, e valeu! Os ônibus para outras cidades saem de duas rodoviárias em Santiago: uma delas está junto ao metro Universidad de Santiago, chama Terminal Santiado, ou Alameda (não precisa nem sair fora do ‘local’ do metrô, ali dentro já tem uma conexão com a rodoviária); o outro terminal é o San Borja. Eu sempre saí da Universidad de Santiago, parece que é a principal e tem mais opções. As principais linhas de ônibus para as cidades próximas são a Turbus e a Pullman bus.. mas tem outras tb!. Há quem prefira comprar os bilhetes pela internet, na hora pode ser que haja fila (peguei um pouco em uma viagem que fiz, pois era véspera de feriado, mas nada que impossibilitasse minha viagem ou que lotasse o ônibus... além do mais, o trecho tinha vários horários disponíveis – sempre olhe isso para não correr o risco de perder a viagem!). IMPORTANTE! Se vc olhar os preços do trecho na internet uma semana antes, e na hora de viajar os preços estiverem o dobro do valor, normal! Sim! Lá os preços das viagens de ônibus são como nossos preços aqui de avião: muda conforme a data da compra... se for uma data disputada (fds, férias, feriado), o preço aumenta!! Para isso talvez valha a pena comprar com antecedência pela internet... SANTIAGO – SAN ANTONIO – ISLA NEGRA – SANTIAGO Minha ideia inicial era ir a Isla Negra, e talvez na volta para Santiago passar por San Antonio (pois era caminho, e me lembrava de ter lido alguma coisa sobre o porto de San Antonio – mas confesso que não pesquisei nada mais sobre a cidade, e acabei decidindo de ir em última hora). Comprei as passagens na rodoviária para Isla Negra (acho que foi pela Pullman bus, mas nao tenho ctz! De qualquer forma, tem várias empresas que fazem essas viagens mais ‘locais’), procurei a plataforma, perguntei para os motoristas que estavam em frente o ônibus se era o correto e se parava perto da casa do Neruda, eles disseram que sim. Tudo certo, fui acompanhando a viagem do ônibus pelo GPS do celular, e percebi que ele fazia um caminho diferente do que eu imaginava que ele faria. Mas tudo bem, a rota, no final, terminaria em Isla Negra de qualquer maneira. Até que o cobrador do ônibus veio até mim e perguntou para onde eu ia.... pois é, o ônibus estava indo a San Antonio, não a Isla Negra! SEMPRE CONFIRME BEM A PLATAFORMA E O ÔNIBUS...Como os valores eram os mesmos, e tinha passado pela minha cabeça conhecer San Antonio mesmo, não fez muita diferença, e acabei na cidade do porto... porto fedido e sujo! Hahahaha Acho que não recomendo muito a visita, fiquei pouco mais de uma hora ali e já zarpei para Isla Negra. Também não cheguei a conhecer muito a cidade, mas caminhei até encontrar o ‘centro’, que é justamente o porto, onde rolam umas feirinhas e um mercado de peixes (ao ar livre, meio fedor de mais para meu olfato). O que valeu mais a pena foi ver os ‘lobos marinos’ bem de perto, nas rochas ao lado do mercado de peixes. Mas, se vc for para outra cidade de praia, a probabilidade de ver esses imensos mamíferos marinhos também é alta, já que eles são bem comuns por lá. Na rodoviária de San Antonio têm ônibus para Isla Negra, e tb para Santiago. Os horários para Isla Negra se não me engano eram de uma em uma hora, então não há muito problema. O que valeu a pena foi a viagem de ônibus pelo litoral; de San Antonio ele vai passando por umas cidadezinhas do litoral muito bonitinhas (marquei Cartagena y El Tabo), que talvez valham uma tarde de caminhada na praia. Chegando em Isla Negra, a ‘rodoviária’ é uma lojinha da empresa de ônibus, e é só atravessar a av. e descer uma rua que já se está na casa do Neruda. Chegando, já procure saber sobre as passagens e horários de volta para Santiago. E quase em frente a rodoviária, tem uma panaderia, com muuuuuitos sabores de empanadas, fritas e al horno, deliciosas! (quem me deu a dica foi um sr de um restaurante bem chique – na esquina descendo para a rua que dá na casa do poeta-, ia arriscar e entrar para comer empanadas lá e ele me disse que compravam desse lugar, que era mais fácil eu ir lá... e beeem mais barato também! ). SANTIAGO – BAÑOS MORALES (CAJON DEL MAIPO) Desde o início eu quis conhecer o tal Monumento el Morado (é uma reserva, tipo um parque nacional, bem famoso, onde há uma trilha linda *-*), mas confesso que demorei muito para planejar essa parte... porque alguns diziam que só tinha como chegar ao local com carro alugado e não de transporte público, e também porque custei a entender a relação entre as cidades, e exato local do Parque, e do Cajon del Maipo (google maps não ajudou muito aqui, lá é meio remoto hahaha). Seguinte.. Cajon del Maipo é uma região; é toda aquela região montanhosa, que compreende várias cidadezinhas, ou povoados: San Jose de Maipo, San Gabriel, El Volcán, Lo Valdés, Baños Morales.... JAMAIS confundam San Jose de Maipo com o Cajon del Maipo em si... embora San Jose de Maipo esteja dentro da região de Cajon del Maipo, San Jose de Maipo é uma cidadezinha (bem bonitinha por sinal, acho que daria um belo final de semana de inverno por lá) bem longe do Monumento el Morado. O que as informações na internet dizem é que os ônibus circulares vão a San Jose de Maipo, mas dali não tem como ir ao Monumento a pé, digamos... (mais de uma hora de carro acho). Li alguns relatos de pessoas que tentaram caronando (também li que, se essa for sua escolha, pare com o ônibus em San Gabriel, que é mais próximo ao Monumento, e carone de lá, pois há mais chances). Para chegar ao Monumento, tem que ir até a cidadezinha de Baños Morales. E como chegar lá, sem ser de carro alugado? Agências turísticas fazem o passeio (e cobram o olho da cara); há algumas agências que fazem só o transporte (o que eu fiz). Uma delas se chama Turmaipo (tem site na internet), mas ela só realiza esse trecho em determinada época do ano. Como eu fui fora de época, só tinha outra opção, pegar a agência Turismo Montaña. Eles só fazem o passeio de final de semana e feriados. (li um relato que eles deram pra trás em um passeio, e deixaram as pessoas na mão; fiquei com um pouco de receio, por isso os contactei umas duas semanas antes pela página do face https://www.facebook.com/turismontana, e tinha meu plano B caso desse errado, mas foi tudo ótimo ☺ ) As saídas deles são bem cedinho, às 7:30, com ponto de encontro na Plaza Italia, que é logo na saída do metro Baquedano em Santiago. A viagem de ida para em San Jose de Maipo para tomar um café e ir ao banheiro (preferi ficar esse tempo na praça, me “aclimatando ao frio da montanha” hahaha). Dali pra frente, só vistas espectaculares desde a van meio antiga e suja, mas tá valendo! A van para em Baños Morales (um povoado com meia dúzia de casas, bares que vendem empanadas e chocolate caliente, e as famosas piscinas termais), e logo ali é só caminhar alguns metros que se chega à entrada do monumento. Na entrada, paga-se uma taxa, os guardas dão algumas informações sobre distâncias e tempo de percurso, e começa a trilha... OBS: tem um site oficial do Cajon del Maipo (http://www.cajondelmaipo.com), com informações sobre a região e tal. Mas sempre atenção para os povoados onde se localizam os alojamentos e os passeios que estão no site, pois alguns, como já mencionei, são afastados uns dos outros, caso vc esteja sem carro alugado e pretenda ir até o Monumento. A viagem de Santiago a Baños Morales durou duas horas no máximo.. depende da velocidade da van que vc pegar hahah. Se for a Santiago, NÃO DEIXE DE VISITAR O CAJON! Não é a distância da capital que dita a beleza do local Um dos mais lindos que já conheci... Citar
Membros Krol_Mx Postado Junho 1, 2015 Autor Membros Postado Junho 1, 2015 Continuação.... Trilha MONUMENTO EL MORADO Como disse acima, na ‘casinha’ onde se paga a taxa para entrada no monumento, os guardas dão informações sobre a distância da trilha. São 6 km até a Laguna Morales, e mais 2 até o glaciar (totalizando, então, 8 km de ida de trilha e mais 8 de volta). O parque fecha às 18:00, então é interessante estar atento aos horários para dar tempo de voltar antes das 18:00. Os guardas dão a indicação para chegar até a Laguna, e daí ver se aguenta chegar até o glaciar, ou já voltar. Minha dica é: se vc chegou até a Laguna, vc com certeza chega até o glaciar!!! SE VC FOR SOZINHO (e for mulher), como foi o meu caso, eu acho que não tem maiores problemas... a trilha é Super aberta (se acontecer algo e vc der um grito, aposto que as pessoas do outro lado conseguem te ver). Confesso que fiquei com um pouco de receio no início por conta disso, mas deu tudo super certo! E, importante, eu não tenho condição física!!! No início, penei um pouco.... o início da trilha tem um pouco de subida, bem leve, mas constante... (e a altitude intensifica a canseira...) eu achei que não ia conseguir! ☹ Pensei que ia demorar horas e que não ia dar tempo nem de chegar no glaciar... Mas.. deu certo! Hehehehe Acho que vamos nos acostumando; tem momentos em que o terreno é mais reto, e dá para fazer tudo SIM! E não se preocupe muito com a água se tomar tudo na ida... chegando na Laguna Morales, tem uma bica d’água, onde dá para se reabastecer. Demorei 2 horas exatas para chegar do início até a Laguna Morales, e dali até o glaciar foi menos de uma hora! 3 no total de ida... sossegado, se for pensar bem... (e, fui no meu ritmo, devagar!!!) A Laguna nao tem nada de mais, é uma lagoa.. bonita, mas enfim... vá até o glaciar! E afinal, o que é o tal do glaciar? Só vendo!!! Heheheh É como se fosse uma montanha de gelo! Puro gelo! Incrível! (obs: fui no mês de maio, ou seja, não tinha neve... não sei como sejam as condições nem se dá pra chegar tão perto do glaciar quando há neve). Quando fui, o glaciar tinha como se fosse uma caverna, uma passagem para o outro lado, então deu para atravessá-lo... muito lindo Por favor! Vá até o fim da trilha! PERNOITE EM CAJON DEL MAIPO Como disse lá em cima, tem um site do Cajón del Maipo, e lá eles tem vários hotéis/albergues para quem quiser passar uma noite. Mas tem aquela questão das cidades, tem que ver se são próximas a Baños Morales (caso esteja sem carro). Lá em Baños Morales inclusive tem vários locais que dá para acampar (no roots mesmo) e campings mais estruturados. Também vi uns hosteis por lá. Mas não sei se da pra encontrar informações sobre eles na internet, ou se só chegando na hora para ver. Eu tive a indicação de ficar no Refugio Alemán Lo Valdes http://refugiolovaldes.com. Lo Valdes é outra das tantas cidadezinhas, e fica enfrente a Baños Morales. Só atravessar a rodovia que é outro ‘pueblo’. Da entrada do Monumento el Morado, até o Refugio, são 2km. Sobre o Refugio: a pernoite é mais cara que ficar em um camping hahaha (foi o mais caro que fiz em toda a viagem). Mas valeu a pena? E como! O ‘’hotel’’ é lindo, todo de madeira; foi construído em 1932; o dono, o Sr. Cristian, é super simpático e cuidadoso, e adora contar as histórias do local. Ele já fez altas trilhas também, e tem muito conhecimento do local. O valor da diária inclui café da manhã, e eles também servem um jantar que não ultrapassa um certo valor (não me lembro bem, mas no site tem todas essas informações). Foi incrível minha estadia lá, recomendo a todos que puderem economizar um pouco para isso. A janela da área comum dá de cara num vulcão, paisagem lindíssima. Passei somente uma noite lá, e voltei com a mesma companhia de turismo no dia seguinte. CAMINHADA NA ESTRADA DE BAÑOS MORALES Como eu fiz a trilha no primeiro dia que cheguei, e dormi lá, no dia seguinte fiz o que? A van só saia de volta para Santiago às 18:00. Pensei em ir nas famosas piscinas de Baños Morales (mas nao estava muuuuuito inclinada a isso...). Se estiver de carro, da para ir nas outras piscinas, mais famosas, de Baños Colina. Sei que são próximas. O dono do refúgio me deu a dica de, desde Baños Morales, seguir a estradinha e fazer uma caminhada por lá... E foi o que fiz! A paisagem é muito bonita, como já cansei de falar Até encontrei um fóssil no meio do caminho (preste atenção quando estiver caminhando por lá! Todo aquele terreno foi um dia o fundo do mar, encontrar conchas fossilizadas é bem comum!). SANTIAGO – VALPARAÍSO Eu escolhi ir somente a Valparaíso (e não à Viña, como geralmente é o roteiro). Peguei ônibus, novamente desde o Terminal Santiago, e me deixou no terminal de Valparaíso. De lá, eu segui a pé até o Cerro Alegre (não é do lado, mas da para fazer o trajeto a pé... embora o cerro realmente canse para subir! Heheheh mas nunca descobri onde ficava o ascensor do Cerro Alegre). No Cerro Alegre/Cerro Concepción (são um em cima do outro, então o limite é meio difuso) fiquei hospedada e passei uma noite. Não tinha reservado nada, só tinha alguns nomes de hosteis que havia pesquisado na internet. Mas na hora, esses eram mais caros, e acabei batendo de hostel em hostel perguntando os valores, e fiquei hospedada num bem bacaninha (na verdade, acho que todos são bem bacanas!), preço legal, com café da manha incluído. Valparaíso é uma bagunça! No início torci um pouco o nariz para a cidade... mas no fim acabei adorando!!!! É um porto, e o centro é meio... centro! Hahaha, movimentado, bagunça de gente e de carros... Mas os cerros tem outro ar... Acabei conhecendo mais o Cerro Alegre, que tb sei que é bem turístico e não é muito perigoso (ouvi histórias que nos outros tem que tomar bastante cuidado). Embora seja meio contra conhecer só as partes turísticas dos locais, aí acabei me limitando nessa região (mais por receio mesmo). Mas foi muito legal! Os cerros são um labirinto, vc segue a rua e não sabe onde vai dar, e é sempre uma surpresa legal! As artes nas paredes são muuuuuito bacanas, vc se perde no meio de tanta coisa e nem sabe do que tirar foto!! Acabei passando o fim de tarde/começo de noite me aventurando entre as ruazinhas, vi um por do sol muito lindo desde uma praça, e foi maravilhoso ☺ VALPARAÍSO – QUINTERO – SANTIAGO No dia seguinte, peguei o circular para Quintero. Quintero é uma cidade do litoral, praia, conhecida dos chilenos, mas acredito que nem um pouco turística para quem vem de fora. Recebi indicações para conhecer o local, e resolvi dar uma passada na volta de Valparaíso. Para ir até lá desde Valparaíso, vc pega um circular na rua (em frente de um shopping, na av. principal de Valparaíso, tem uma parte onde param todos os ônibus circulares... ali, peguei informações sobre qual pegar – está escrito Quintero nele, mas sempre confirme com o motorista e as pessoas por ali). O circular para em Quintero numa praça, bem no centro (sempre peça para o cobrador/motorista te dizer onde descer!) Para ir de Santiago a Quintero, tem ônibus que saem do Terminal Santiago. Cheguei em Quintero, e fui em direção ao mar... de um azul claro, esverdeado, lindíssimo! Confesso que não esperava encontrar um mar tão bonito, tão próximo de um porto super movimentado. Fiquei ali nas pedras um pouco, apreciando o local, e já voltei para Santiago. O terminal de Quintero tem ônibus para Santiago de hora em hora, e tive que fazer uma caminhadinha desde o centro para lá. Mas nada muito longe. Bom, acho que esqueci várias coisas, mas o principal está aí! Se for a Santiago, conheça a região! Tem várias cidades muito bonitas ali pertinho, e é bem fácil de se locomover entre elas! Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato e tento ajudar a responde-las! Citar
Membros Lellow Postado Junho 4, 2015 Membros Postado Junho 4, 2015 Vale a pena ir em Cajón no inverno? Citar
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