Ir para conteúdo

Machu Picchu/Uyuni/Atacama - 22 dias

Posts Recomendados

• Membros

Oi, pessoal.

Sairei de SP dia 08/SET/2009 pra uma viagem de uns 22 dias por, basicamente, Lima, Cusco/MP, Salar de Uyuni, Atacama, voltando pra Lima.

Vou postar todo o meu plano aqui e gostaria que me ajudassem com comentários e dicas. Esse é um RESUMÃO de tudo que colhi de informações aqui no site. Ajudem-me a tapar os buracos do meu roteiro. LeoRJ, vou seguir muito seus relatos, você já me ajudou muito até agora. Gostaria que comentasse esse roteiro também.

Reteiro: Lima, Cusco , Machu Picchu, Cusco , Puno, Copacabana, La Paz, Oruro, Uyuni, San Pedro de Atacama, Arica , Tacna, Arequipa, Nazca, Ica e Lima

LIMA:

Chegando, vou procurar hotel. Ouvi recomendações do: Eiffel, Miraflores House, Hitchhikers e outros. Vou ver a cara dos hotéis primeiro! Hahaha.

Em lima, quero ficar uns 3 dias. No primeiro dia preciso comprar a passagem pra cusco (avião ou ônibus, dependendo do preço) e comprar uma boa blusa, pois não tenho. Sei que é mais barato em La Paz, mas não vou agüentar o frio até lá. Nos outros 2 dias, quero visitar o sítio arqueológico de Huaca Puccllana OU Huaca Huallamarca e visitar Pachacámac. Ainda, Tiro um dia pra ver as atrações da cidade, como por do sol na praia, visitar algum museu legal, plaza del toros etc.

Pego o avião/ônibus rumo a cusco, direto!

CUSCO/Águas Caleintes/MP/Cusco:

Chegando em Cusco, vou tentar ficar no hostal Felix, Buena Vista ou girassoles.

Em cusco quero ficar só 1 dia. Acho q só vou fazer o roteiro do vale Sagrado (Valle Sagrado, Pisaq, Ollamtaytambo, Moray, Maras, Chinchero), pois achei os outros dois meio sem graça, caros e me ocupariam muitos dias.

Feito, já comprarei passagem pra ir pra Águas Calientes. Quero ir de Trem. Parece que dá pra emendar com o roteiro do Vale, em Ollamtaytambo, né?

Chegando em Águas Caleintes, procuro um hotel. Parece que é bem fácil. Saio do hotel às 4hs da manhã pra ir pra MP (à pé vale a pena?). Voltando de MP, quero dormir em Aguas Calientes mesmo. Parece que tem umas termas pra dar uma relaxada. Ahhhh... hahaha. No outro dia cedo, volto pra cusco e já vou direto pra Puno.

PUNO:

Quero ficar só o tempo pra ir às Ilhas flutuantes(urus). Já vi gente dizendo que é besteira ir pra Puno, pois já vou pra Copacabana, mas acho que dá tempo. O que vocês acham?

Queria chegar em Puno cedo, passar o dia e ainda ir pra Copacabana pra me hospedar lá. Será que dá? Acho que é bem perto.

Sairei de Puno rumo a Copacabana.

COPACABANA:

Se chegar à noite, já me hospedo. Vi recomendação dos hotéis: Brisas del Titikaka e Utama.

Queria sair bem cedo pra ilha do sol. Acho q o barco sai às 8:30 e te leva pro sul da ilha e aí tem que caminhar até a parte norte. Parece que a caminhada é animal. Na parte norte tem pousada e quero dormir por lá mesmo.Será que é muito frio?

Volto pra Copacabana de manhã e acho que nem faço a ilha da lua, pois dizem que é muito igual à do Sol. Já pego o ônibus pra La Paz.

LA PAZ:

Acho que vai ser a cidade em que mais vou ficar. Calculo uns 4 dias. Pelo que vi, vou tentar ficar no Hostel Copacabana (bom), Torino (antigo) ou Loki (meio balada).

No primeiro dia livre, faço um city tour pela cidade... mercado de las bruxas e etc. No segundo, faço Chacaltaya e Valle de la Luna. Parece que sai às 9hs da manhã. Será que ainda consigo fazer as ruínas de Tiwanaku no mesmo dia? Melhor fazer esses últimos três por agencia ou sozinho? O que acham? No terceiro dia, to louco pra fazer o Downhill para Coroico. Parece ser muito animal. Achei muito caro, mas quero fazer de qualquer jeito. Sabem quanto tá hoje? Quero passar a noite em Corico mesmo e voltar no dia seguinte pra La Paz.

Saio de La Paz bem cedo de onibus rumo a Oruro pra pegar o trem pra Uyuni.

ORURO:

To preocupado com o dia em que vou chegar, pois parece que o trem só sai 2 vezes por semana. É isso mesmo? Vocês sabem em que dias? Que porcaria de horário de trem, heim? Hahaha

UYUNI:

Compro o passeio de 3 dias, saindo de Uyuni e terminando em San Pedro do Atacama. Vou tentar contratar a empresa Colque Tours ou a Cordillera Tour. Confesso que to com bastante medo dessa parte. Já vi relatos horríveis quanto ao frio e perigos. Sempre achei que fosse o melhor momento da minha viagem, mas to com medo.

SAN PEDRO DO ATACAMA:

Chegando, fico no Hostal Florida ou hostel casa Corvatch. Acho que ficarei uns 3 dias no Atacama.

Segundo recomendação do grande LeoRJ, hehe, faço um dia inteiro de role de bike (Pukara de Quitor, Cueva el Diablo, Quebrada del Diablo e Catarpe).

Queria ir a um vulcão. Parece que o único que dá pra fazer em um dia é o Lascar (5.600m). O salar de Tara acho que vou deixar, pois vindo de Uyuni acho que não vale tanto a pena. Vou comprar passeios como El Tatio e Lagunas Altiplanicas. Vi relatos sobre um passeio que se chama Space Celestial, mas achei muito caro.

Saio de San Pedro rumo a Arica.

ARICA:

Parece que a única coisa pra fazer é o Parque Nacional Lauca e dar um role na praia. Não sei se durmo lá.

Pego o táxi pra Tacna.

TACNA:

Nada pra fazer. Só passagem mesmo. Pego o ônibus pra Arequipa.

AREQUIPA:

Acho que fico uns 2 dias. Vi indicações do Hotel La Estacion. Parece que o quarto é em um vagão... animal!

Parece que tem uns vulcões pra ver e o Vale do Colca, o maior canion do mundo.

Pego o ônibus pra Ica.

ICA/NASCA:

Não sei se vale a pena ir à Lagoa de huacachina e outros passeios em Ica. Agora, fiquei louco com as fotos das Ilhas Ballestas e reserva de paracas. Só não sei se pra esses dois últimos tenho que sair de Nasca mesmo ou outra cidade proxima (ouvi falar em Pisco).

Quanto às linhas de Nasca, acho que só vou ver do observatório mesmo, porque esse lance de aviãozinho pra sobrevoar eu não curti não! Hahaha

Volto pra Lima.

Estou saindo do Brasil sem qualquer reserva, seja em hotel, trem, ônibus ou passeio. Vocês acham que terei problemas?

Será que consigo fazer isso tudo em 22 dias? Não vai ser correria?

Estou indo sozinho, com uma mochila de 60lts e muita coragem! rs

Obrigado a todos.

Conto com a ajuda de vocês

Esse site é demais!

...abraaaaaaços ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Leandro, vou falar a parte que sei, ok?

Acho que seu roteiro está corrido. Não sei se dá. Fiz em 20 dias tudo isso (menos lima, Ica, Nasca e Arequipa ) mas fiquei 4 dias em Santiago. Então, veja bem isso.

Em MP, subir à pé é trash, mas se vc tiver fôlego, boa sorte. Tem umas escadarias e tem um povo que sobe na boa, ouvindo música no MP3 e cantando. Acorda bem cedo mesmo porque ver o sol nascer lá é demais e a fila que fica lá é gigante tbm.

As termas de águas calientes me pareceu mais esgoto que não sei o que. Se vc entrar na água e cair um braço ou uma orelha sua, já sabe onde achar... rs. O duro é se elas ja tiverem derretido... rs. Brincadeira. Tem uma galera que entra. Eu não tive coragem..

Se ver que está apertado no roteiro, pula Puno que é um nojo. Feio e sem graça. Mas cada um, cada um.

Na Ilha do Sol (tanto no trajeto até a ilha quanto nela) é um frio do caramba. Se agasalhe sim! Os dois dias que passei mais frio foram o dia que fui pra ilha e o último dia do passeio de Uyuni.

O trem de Oruro, se eu não me engano, só sai de terça, quarta e domingo, às 15h30. Se pegar o bus em La Paz até umas 11h00, vc chega sussa lá pra esperar um pouinho ainda. Peguei às 9h e cheguei em Oruro meio dia. Tem saída o tempo todo pra Oruro, dá pra comprar na hora a passagem.

Sobre os perigos de Uyuni, não sei até onde vai o terrorismo de quem teve um mau dia ou não se adaptou com a altitude. Essa foi a melhor parte da minha viagem e, se vc está tão ansioso assim, será com certeza da sua. O céu de lá é uma coisa indescritível... Pra guardar pra sempre na memória.

Eu fui sozinha, consegui um grupo fácil e, mesmo o guia só falando espanhol, deu tudo certo. É só vc ver uma agência que tenha um bom carro. Isso é importante para o conforto e segurança, claro! Tem agência que coloca 7 pessoas + motorista numa land rover. Prefira uma agência que coloque 6 pessoas. Pode ver isso lá na hora que é mais barato, de manhã.. umas 8h. Os passeios partem pro deserto de sal às 10h.

Se sobrar uma grana, acho que vc leu sobre o Space Celestial no meu relato. Cara, vale à pena. É que eu tenho uma coisa com o céu q não sei explicar.. pra mim, esse passeio valeu cada centavo. Realmente não tenho como explicar... enfim.

Acho que vc terá ZERO problemas em não reservar nada daqui. Quando chegar na cidade, já compra a passagem de saída pra garantir e fechou.

60 L nem é tão grande assim... só não vai botar muito peso, né!

A minha mochila tem só 48L e eu acomodei com tranquilidade tudo que levei e ainda coube os presentes da volta. Mas eu faço mágica e não ligo pros cacarecos que as mulheres normalmente ligam. Não dá pra ser lady em mochilão.. rsss.

Se todos fizessem como vc, que faz essa puta pesquisa antes de postar pergunta em tudo que é tópico ia ser muitooooooo mais legal esse fórum. Mas, de qualquer forma, concordo com o que vc disse! Isso aqui é animal... Vicia!

Depois volta e posta o seu relato! ::otemo::

Boa viagem!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Fala Leandro !!

A mochila de 60 litros é muito pequena para uma viagem dessas. Ainda mais se vc quiser trazer algumas coisas de lá.

Chegando em Cusco, vou tentar ficar no hostal Felix, Buena Vista ou girassoles.

Em cusco quero ficar só 1 dia. Acho q só vou fazer o roteiro do vale Sagrado (Valle Sagrado, Pisaq, Ollamtaytambo, Moray, Maras, Chinchero), pois achei os outros dois meio sem graça, caros e me ocupariam muitos dias.

Feito, já comprarei passagem pra ir pra Águas Calientes. Quero ir de Trem. Parece que dá pra emendar com o roteiro do Vale, em Ollamtaytambo, né?

Chegando em Águas Caleintes, procuro um hotel. Parece que é bem fácil. Saio do hotel às 4hs da manhã pra ir pra MP (à pé vale a pena?). Voltando de MP, quero dormir em Aguas Calientes mesmo. Parece que tem umas termas pra dar uma relaxada. Ahhhh... hahaha. No outro dia cedo, volto pra cusco e já vou direto pra Puno.

Acho que um dia pra Cusco é pouco. Pode contratar o passeio do Valle Sagrado e depois ficar em Ollantaytambo, pra pegar o trem da noite para Águas Calientes.

OBS: Não deixa pra comprar o tícket do trem em cima da hora, pois pode não conseguir.

PUNO:

Quero ficar só o tempo pra ir às Ilhas flutuantes(urus). Já vi gente dizendo que é besteira ir pra Puno, pois já vou pra Copacabana, mas acho que dá tempo. O que vocês acham?

Queria chegar em Puno cedo, passar o dia e ainda ir pra Copacabana pra me hospedar lá. Será que dá? Acho que é bem perto.

Sairei de Puno rumo a Copacabana.

Isso é uma escolha muito pessoal. Eu não passaria nunca por Puno só pra ver as Islas de Uros. Se não quiser passar, tem bus direto pra Copacabana pela empresa Nuevo Continente. O bus cama custa em média 40 soles.

LA PAZ:

Acho que vai ser a cidade em que mais vou ficar. Calculo uns 4 dias. Pelo que vi, vou tentar ficar no Hostel Copacabana (bom), Torino (antigo) ou Loki (meio balada).

No primeiro dia livre, faço um city tour pela cidade... mercado de las bruxas e etc. No segundo, faço Chacaltaya e Valle de la Luna. Parece que sai às 9hs da manhã. Será que ainda consigo fazer as ruínas de Tiwanaku no mesmo dia? Melhor fazer esses últimos três por agencia ou sozinho? O que acham? No terceiro dia, to louco pra fazer o Downhill para Coroico. Parece ser muito animal. Achei muito caro, mas quero fazer de qualquer jeito. Sabem quanto tá hoje? Quero passar a noite em Corico mesmo e voltar no dia seguinte pra La Paz.

Saio de La Paz bem cedo de onibus rumo a Oruro pra pegar o trem pra Uyuni.

Pode fazer o passeio de Tiahuanaco direto de Copacabana, pois é bem mais perto que ir de La Paz. Não dá pra fazer tudo no mesmo dia. Sozinho, é melhor por agencia.

Downhill não posso falar, pois não fiz.

ORURO:

To preocupado com o dia em que vou chegar, pois parece que o trem só sai 2 vezes por semana. É isso mesmo? Vocês sabem em que dias? Que porcaria de horário de trem, heim? Hahaha

Trem:

Terça e Sexta às 15:30

Domingo e Quarta 19:00

O valor atual está numa média de 110 bolivianos na classe executivo.

UYUNI:

Compro o passeio de 3 dias, saindo de Uyuni e terminando em San Pedro do Atacama. Vou tentar contratar a empresa Colque Tours ou a Cordillera Tour. Confesso que to com bastante medo dessa parte. Já vi relatos horríveis quanto ao frio e perigos. Sempre achei que fosse o melhor momento da minha viagem, mas to com medo.

Esquece a Colque Tours ou a Cordillera Tour !! Procura a agencia que mais gostar e que te ofereça o melhor serviço. E peça pra ver o estado do jeep que será usado. Não esqueça de comprar o tícket do bus que te levará da fronteira da Bolívia até San Pedro. Pergunte na agencia, que eles te explicam.

Nunca compre o passeio a noite (se chegar a noite de trem), pois cobram mais caro. Pague no máximo 85 dólares. A Colque Tours ou a Cordillera Tour costumam cobrar 110 dólares pelo mesmo serviço das outras. Vai estar pagando pela marca !!

ARICA:

Parece que a única coisa pra fazer é o Parque Nacional Lauca e dar um role na praia. Não sei se durmo lá.

Pego o táxi pra Tacna.

Cidade chata e as praias não tem nada de mais.

TACNA:

Nada pra fazer. Só passagem mesmo. Pego o ônibus pra Arequipa.

Além de ser chato é sujo e feio ::bruuu::

Não sei se 22 dias daria pra fazer isso tudo, mas se der problema, tenha sempre um plano B.

Abraço,

Leo

Link para o comentário

• Membros

Leandro,

Vamos lá, eu fiz um roteiro parecido, a diferença é que o meu começou do chile. vou falar da parte que conheço.

Lima,

Fique em miraflores, é o melhor bairro.

Se der para ver a troca de guarda, é interessante. No centro tem uma praça que foi construída por Pizzaro para parecer um jogo de xadrex.

CUSCO eu fiquei no hostal Felix, vale muito a pena. Tem um ótimo restaurante ao lado e barato.

Dentro casinha, que eles chamam de agência de turismo, fui com eles p MP. Da para vc deixar as coisas ir a MP e voltar p o mesmo hostal.

Eu ficaria mais tempo em Cusco.

Em Aguas Calientes eu fiz isso acordei as 4 30 e subi andando p MP, da para ir, mas a subida é boa, viu. A maior vantagem é q vc chega as 6hs em MP, antes do ônibus com a galera.

Puno

Só passei o dia. Minha mala ficou na rodoviária inclusive, fui até as ilhas flutuantes, UROS e voltei e fui embora.

Acho suficiente. Para ir a Uros, vá até o porto, e pegue um barco lá. Sai muito mais barato do que os q te oferencem na rodoviária.

San Pedro

Fiquei no hostal Florida, foi ótimo.

Feche todos os passeios com a mesma agência, sai mais barato.

Arica

Só fui de passagem, praia não vale a pena.

Tacna

Só passagem mesmo.

Arequipa

É bem bacana, tem o vale do colca e outros locais da cidade valem a pena. Veja se não tem uma promoção daqueles ônibus de turismo pq ai conseguirá ir para os locais mais longe e sairá mais barato.

O tempo será bem corrido.

Eu passei 20 dias e fui de san Tiago para san Pedro e fui subindo ate lima e daí voltei para SP

Boa viagem

Divirta se ! não se preocupe em estar sozinha pq vai conhecer mta gente e vai viajando até com a galera, muita gente faz este roteiro.

gabriela

Link para o comentário

• Membros de Honra

Cara, começo dando parabens pela qualidade do que postou, realmente é muito raro encontrar uma pessoa que tenha pesquisado antes de postar. Mas vamos ao que interessa..

Primeiro de tudo: tá muito correria, pode crer que com certeza voce não vai fazer da forma que planejou, e olha que eu tambem gosto de viajar assim.

Lima: a cidade é histórica e interessante, mas não acho que justifique 3 dias. Eu quando fui me contentei com um dia na chegada (fiquei até a hora do onibus noturno) e um outro na volta (entre o tempo de chegada de Cuzco e o avião de retorno no outro dia). Mas se mesmo assim voce quiser ficar um tempo maior na cidade não pode deixar de conhecer Caral. As outras ruinas que falou podem até ser interessantes, mas voce vai ver coisa muuuito melhor, então acho que nao justifica.

Cusco: Talvez um dia seja pouco mesmo, principalmente pra voce que nao vai estar aclimatado, esse 1 dia pode ser apenas curtindo o soroche. Mas também nao acho que a cidade apesar do clima legal tenha algo que justifique muito mais do que isso. Eu passei 1 dia e 3 noites e achei suficiente, e também dispensei o Valle Sagrado. Isso é questao de preferencias e eu aqui no forum sou minoria, todo mundo que vai aprova.

Puno: ao contrario do que o Leo e a Milena falaram eu iria. Acho que o tour é legal e o preço é justo. É bem agua com açucar e da pra ver que eles mantêm uma estrutura naquele estilo "me enagana que eu gosto". Eles levam pra ver a vida dos nativos como se fosse conhecer a cultura local, mas na verdade os caras ja têm televisão em casa e rezam na Igreja Adventista (nada contra mas eu imaginei encontrar uns rituais shamanicos ou algo do tipo). Mesmo assim acho que pelos visuais compensa.

Isla del Sol: Essa é inquestionavel, o Norte é bem legal e remoto. O frio também pega um pouco mas nada insuportavel. Da pra dormir na casa dos nativos e comer a truta preparada por eles, tudo muito barato.

La Paz: Não conheço Tiwanaku mas tambem dispensaria, pelo mesmo motivo que dispensei, voce visita ruínas muito mais importantes que essa e como o tempo é curto... Chalcataya mesmo sem conhecer acho que deve ser uma boa, vai ser o unico lugar que voce vai ter uma vista bem legal dos nevados. Um dia de City Tour pode ser, mas talvez voce possa fazer na volta de Chalcataya. Coroico é imperdivel, vai sem medo de se arrepender. Paguei pouco mais de US$30 em dez/08 por uma empresa confiavel com bike idem.

Oruro: Também tenho uma opnião diferente da maioria, pegaria um bus noturno para Potsi, no dia seguinte faria a mina, e depois bus noturno para Uyuni.

Uyuni: So passa perrengue em Uyuni quem vai desprevenido ou tem problemas com altitude. Como ja vai estar bem aclimatado basta ler esse guia do LeoRJ e va curtir esse lugar que é SENSACIONAL.

SPA: Da pra voce fazer o tour de bike+valle de la luna+geysers del tatio+lagunas cejar em 2 dias e pegar o bus notruno para Arica. Acho isso mais do que suficiente para quem vai na correria, voce conhece um pouco de cada cois por lá.

Arica: Achei uma parada interessante, nada imperdivel mas tem algumas coisas legais. Se não quiser parar pode ir pra Arequipa, mas mesmo assim vai ter sido um dia perdido porque ja vai chegar la de tarde. Sugiro passar o dia em Arica, final de tarde vai pra Tacna e pga bus noturno pra arequipa. Chega de manhã cedo e faz o canon del colca, quando voltar no outro dia curte um pouco a cidade e pega onibus para Nasca.

Nasca: Chega cedo faz o sobrevvo, segue para Ica. Dorme em huacachina e se quiser ainda faz o trou de bugre+sand board. No outr dia vai para ballestas e já fica em Pisco para seguir para Lima.

Sugiro que de uma olhada no guia de informaçoes sobre o litoral peruano e no meu relato (ai embaixo na assinatura) também tem algumas informaçoes sobre Potosi, Nasca e Ica.

Link para o comentário

• Membros

Oi, pessoal.

Antes de tudo, obrigadão pelas respostas... Vocês são demais.

Miiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!

Mi, você é muito show... me respondeu de cara. Obrigado pela atenção!

Então, Mi, acho que vou tentar subia a pé pra MP... parece que é muita vantagem chegar antes dos onibus. Ahhh, valeu pela dica das termas de AC... hahaha... não to afim de derreter minha orelha não! hahahaha

Quanto ao Frio, como vc tava agasalhada? Eu vou comprar uma blusa boa em Lima, mas não sei se basta... será que passo frio de Blusa grossa, calça Jeans e tênis? Nem ia levar cobertor, vc levou? Em Uyuni já vi que rola de alugar uns sacos de durmir!

Bom, ante a sua propaganda, vou repensar a Space Celestial! Hehe

Leo!!!!!!!!!!!!

Ixi, já comprei a mochila, velho... o jeito vai ser reduzir a quantidade de coisas. Tava pensando em ir só com umas duas calças jeans e umas duas bermudas.... vc acha pouco? Não to levando nem cobertor nem bota... vão fazer falta?

Quanto a Cusco, acho que vou alongar mesmo. Acho melhor reduzir um pouco o tempo em lima e aumentar em cusco. Você acha que vale a pena fazer os três passeios em Cusco?

Quanto ao ticket do trem, só dá pra comprar em Oruro mesmo, né? Não rola de comprar já em La Paz?

Valeu pela dica de Tiahuanaco direto de Copa... nem tinha pensado nisso!

Quanto à Colque Tours ou a Cordillera Tour, vc acha que não compensa ir por elas, pois dão menos problemas, não? Tenho medo de pegar outra e ser meio enrolado, no sentido de os caras prometerem um tipo de serviço e não cumprirem.

Gabiiiiiii!!!!!!!!!!

Vou aceitar a sugestão e alongar mesmo o tempo em cusco.

Quanto a ir sozinho, to tranqüilo, Gabi... Ia com um amigo, mas ele não conseguiu as férias... tenho certeza q vou conhecer muita gente.

Paulão!!!!!!!!!!!!!!!!

Paulão, brother, sua resposta foi show. Você foi contra vários pontos do meu roteiro, que é bem o que eu queria, pois quero saber onde tem falhas nos meus Planos.

Cara, acho que não vou mudar algumas coisa, mas vou pesar tudo que me falou, pode ter certeza.

A dica de lima vou acatar, realmente vou reduzir os dias em lima e aumentar em cusco. Comprei um DVD aqui e não curti as ruínas de lima. Meio que uma montueira de pedras mal conservada.

Quanto à Puno, tenho certeza que é legal, mas, pelo que o pessoal posta, ir pra Copa cobre, sabe?

Como disse pra MI, U$30 pelo downhill é sussa. O problema é que já vi gente aqui no site falando em cerca de U$120. Puta roubo! Mas esse eu vou de qualquer jeito! Hehehe

Pó, vc acha que é mehor ir de busão do que de trem de Oruro? Sério? Vi péssimos relatos desse busão!

Putz, seu relato é show. Ainda não tina visto... vou pegar várias dicas! Valeu!

Pessoal, agora to preocupado com o frio. Alguém já foi em setembro? será que é muito frio? Como disse pra Mi, ia levar uma blusona boa e dicar de calça jeans e tenis... será que congelo? haha... vcs acham que é melhor comprar aquelas calças e blusas que se poe por baixo?

galera, valeu pelas dicas... Vocês são demais. QUem sabe um dia consigamos fazer uma viagem juntos!

Abraços e Beijos! ::ahhhh::

Link para o comentário

• Membros de Honra

Cara, o trecho de onibus achei bem tranquilo, mas como eu dormi quase o tempo todo nao tem muito como avaliar... Mas tambem fui com dois italianos e tres suiças meio frescas nos dois trechos e ninguem reclamou de nada.

Não acho a idéia do trem muito legal por causa da pouca oferta de horários e que voce passa o dia so se deslocando, ja pelo onibus voce conhece Potosi.

Mas também nunca vi ninguem reclamar de ter ido pelo trem, taí mais uma escolha que é 100% pelas suas preferencias.

Quanto as roupas eu fui de calça jeans e usei ela o tempo todo, inclusive no salar e no trekking que fiz na Cordllera Blanca. Mas o problema é que fui no verão aí não tenho muito o que te ajudar nisso. Mesmo assim acho mais vantagem investir em bons casacos (considero muito mais importante) e improvisar com a parte de baixo do vestuario.

Abraço e boa sorte com os preparativos pra trip

Link para o comentário

• Membros de Honra

Então, Mi, acho que vou tentar subia a pé pra MP... parece que é muita vantagem chegar antes dos onibus. Ahhh, valeu pela dica das termas de AC... hahaha... não to afim de derreter minha orelha não! hahahaha

Quanto ao Frio, como vc tava agasalhada? Eu vou comprar uma blusa boa em Lima, mas não sei se basta... será que passo frio de Blusa grossa, calça Jeans e tênis? Nem ia levar cobertor, vc levou? Em Uyuni já vi que rola de alugar uns sacos de durmir!

Bom, ante a sua propaganda, vou repensar a Space Celestial! Hehe

Então... eu não ligo pra roupa. Faço que nem o Paulo.. comprei aqui underwear pra aquecer, eu já tinha um fleece e em La PAz eu comprei uma blusa, meia e luva de alpaca. Mesmo assim, no último dia de Uyuni eu passei um frio dos infernos pq eu tava sem underwear.. tava só com uma calça de sarja. Sem noção... voltei de lá com pneumonia (é serio!).

Eu ligo tão pouco pra tenis/bota, que meu tenis era de trekking e tinha ventilação... logo, a cada passo q eu dava no deserto de uyuni e no atacama, meu pé enchia de areia.. hahaha.. Mas que se dane, era só bater! rsss...

Eu acho que só levei 1 jeans. Eu tinha aquelas calças que viravam bermudas (q não sei porque eu comprei essa porcaria, pq essa bermuda transforma a mulher num menino.. afe!) Mas como vc é menino......... fica aí a dica! hahahaahha

Levei um sleeping bag sim, temperatra limite 5 graus e conforto 10, mas como sou magra... temperatura conforto pra mim aumenta pra uns 15. Não precisa levar cobertor... e tô quase te dizendo que pode descartar toalha de banho pq sempre tem nos hostels pra alugar - tip 1 dolar por toda a sua estadia... Mas não em todos (é raro não ter, mas pode acontecer... ainda mais na bolívia).

::otemo::

Link para o comentário

• Membros

Pois é, Paulão, como eu não sei que dia exatamente vou chegar a Oruro, o Busão passa a ser uma opção... mas queria mesmo ir de trem, viu. Parece ser muito legal!

Nossa, Mi, Pneumonia? Que punk!

Então, acho que nem vou levar cobertor mesmo, mas vou investir em umas roupas boas pra agüentar o frio... fica pra outra viagem tb... passar frio não dá, né? To fora de pneumonia, Mi! Hahahaha

Vou te tênis mesmo... se molhar, ferrou! hahaha

Bom, se eu passar muito frio à noite, visto todas as roupas que tiver na mochila... visto até a mochila! Hahahahaha

Valeu, pessoal.

Beijo/Abraço

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...