Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 20, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 20, 2009 Um passeio bem legal aqui no Paraná é a Trilha do Itupava. Começa em Borda do Campo, região metropolitana de Curitiba, desce a serra do mar e termina em Morretes, no distrito de Porto de Cima. Ela foi feita pelos escravos e era a principal ligação entre Curitiba e Paranaguá. Alguns trechos mantém até hoje o calçamento original de pedras. A trilha cruza em alguns pontos com a centenária estrada de ferro Ctba-Paranaguá (passeio turístico bem conhecido), passa ao lado do Marumbi e no final vai margeando o rio Nhundiaquara. Passeio para um dia inteiro, sem pernoite, e o melhor, não precisa de guia. Tem alguns relatos aqui no fórum dessa trip.
Membros de Honra DaniloDassi Postado Agosto 20, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 20, 2009 Bem lembrado Otávio! :'> São aproximadamente 16.2km de trilha, onde "termina" em uma bifurcação PORTO DE CIMA (CENTRAL DE VISITAÇÃO) <----> CONJUNTO MARUMBI. Até esta bifurcação é proibido pernoite, mas a trilha é relativamente fácil. Apenas evite dias chuvosos! Caso siga até a central de visitação, você vai seguir uma trilha margeando o Rio Nhumdiaquara até uma cidadezinha chamada Porto de Cima. Ali você pode fazer um boia-cross, comprar artesanatos e se deliciar no TEMPLO DOS LICORES, esse lugar é muito bom! Vale a pena perder alguns minutos degustando e adiquirir algumas delícias. Desta cidadezinha até Morretes são + 6km, que podem ser percorridos a pé ou pegar um ônibus metropolitano até lá (eu peguei uma carona ). Já Morretes, é uma viagem a parte. Caso siga até o Conjunto Marumbi, você deverá andar mais uns 2km até a estação Engenheiro Lange e depois mais 900mts até a Estação Marumbi. Na estação você vai dar "baixa" na descida do Itupava e se cadastrar no conjunto. O camping na estação é gratuito, porém você deve colaborar com a manutenção do lugar, limpando banheiros ou qualquer outro tipo de ajuda que o pessoal estiver precisando. Na estação, você pode sair dali andando ou de trem. O trem, aos domingos vai até Paranagua, e no resto da semana fica para em Morretes ou volta para Curitiba.
Colaboradores kaabah Postado Agosto 20, 2009 Colaboradores Postado Agosto 20, 2009 A serra que é cacius se refere é a que tem o pico paraná e da pra fazer num fim de semana tranquilo. Esse fim de semana fizemos um bate e volta ao PP, acampamos na fazenda e no domingo atacamos o cume em uma trilhinha de 12 horas ida e volta..rs.. Kd o relato marcão?! hahahaha!
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 20, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 20, 2009 Dá pra emendar a Itupava com o Marumbi, descendo por Borda do Campo até o camping na estação (pernoite), no dia seguinte faz o ataque ao Olimpo (cume do Conjunto Marumbi). A volta pode ser voltar de trem (direto p/ Curitiba) ou descer pela estradinha até Porto de Cima ou Morretes. Uma pernada boa prum final de semana.
Membros de Honra marcosplf Postado Agosto 20, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 20, 2009 A serra que é cacius se refere é a que tem o pico paraná e da pra fazer num fim de semana tranquilo. Esse fim de semana fizemos um bate e volta ao PP, acampamos na fazenda e no domingo atacamos o cume em uma trilhinha de 12 horas ida e volta..rs.. Kd o relato marcão?! hahahaha! O pessoal so quer saber de relato..rs.. Qdo der eu faço..rs
Membros de Honra Cris*Negrabela Postado Agosto 21, 2009 Autor Membros de Honra Postado Agosto 21, 2009 De lá de cima da Pedra do Bau eu fiquei olhando a serra, tanto pros lados de Campos quanto pros lados de São Bento.... e pensando.... num tem travessia/pernada/furada/perdido praqueles lados não?
Membros de Honra Cacius Postado Agosto 22, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 22, 2009 o correto é Serra do Ibitiraquire Vamo combiná, EITA NOMEZINHO, hein? Mas o lugar é fantástico!
Membros de Honra DaniloDassi Postado Agosto 22, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 22, 2009 o correto é Serra do Ibitiraquire Vamo combiná, EITA NOMEZINHO, hein? Mas o lugar é fantástico! Hahahahaha... deve ser coisa de índio isso Eu demorei muito pra conseguir falar esse nome e ainda hoje dou umas gaguejadas
Membros de Honra nnaomi Postado Março 26, 2010 Membros de Honra Postado Março 26, 2010 Olá Negrabela, eu moro mto perto da Pedra do Bau, mas nunca fui lá. é um destino q tá na minha lista, mas sempre é adiado... vc foi p/ lá recente/te? vc foi por Campos do Jordão ou por São Bento? como está a estrada? como está o lugar? cheio ou abandonado? Tô perguntando isso pois ha alguns anos houve um problema lá, com 3 casais q estavam subindo. Ouvi dizer q iam transformar o lugar em parque, c/ centro d visitantes, segurança, infraestrutura e tal, mas nao sei se o projeto foi p/ frente... De lá de cima da Pedra do Bau eu fiquei olhando a serra, tanto pros lados de Campos quanto pros lados de São Bento.... e pensando.... num tem travessia/pernada/furada/perdido praqueles lados não?
Membros de Honra Cris*Negrabela Postado Abril 28, 2010 Autor Membros de Honra Postado Abril 28, 2010 nnaomi, so agora que eu vi sua pergunta, e respondi lá no relato da Pedra do Bau. Outro roteiro bacana pra fim de semana é o Pico do Corcovado de Ubatuba -fui pra lá há duas semanas - mas vá preparado pra 1050 metros de desnivel diretos em uma piramba que parece não ter fim e quando chega perto do fim, PIORA heheh
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.