Ir para conteúdo

Dicas para iniciantes: Percursos para fins de semana

Cris*Negrabela

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Um passeio bem legal aqui no Paraná é a Trilha do Itupava. Começa em Borda do Campo, região metropolitana de Curitiba, desce a serra do mar e termina em Morretes, no distrito de Porto de Cima.

Ela foi feita pelos escravos e era a principal ligação entre Curitiba e Paranaguá. Alguns trechos mantém até hoje o calçamento original de pedras.

A trilha cruza em alguns pontos com a centenária estrada de ferro Ctba-Paranaguá (passeio turístico bem conhecido), passa ao lado do Marumbi e no final vai margeando o rio Nhundiaquara.

Passeio para um dia inteiro, sem pernoite, e o melhor, não precisa de guia.

Tem alguns relatos aqui no fórum dessa trip.

• Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra
Postado

Bem lembrado Otávio! ::cool:::'>

São aproximadamente 16.2km de trilha, onde "termina" em uma bifurcação PORTO DE CIMA (CENTRAL DE VISITAÇÃO) <----> CONJUNTO MARUMBI.

Até esta bifurcação é proibido pernoite, mas a trilha é relativamente fácil. Apenas evite dias chuvosos!

Caso siga até a central de visitação, você vai seguir uma trilha margeando o Rio Nhumdiaquara até uma cidadezinha chamada Porto de Cima. Ali você pode fazer um boia-cross, comprar artesanatos e se deliciar no TEMPLO DOS LICORES, esse lugar é muito bom! Vale a pena perder alguns minutos degustando e adiquirir algumas delícias.

Desta cidadezinha até Morretes são + 6km, que podem ser percorridos a pé ou pegar um ônibus metropolitano até lá (eu peguei uma carona :mrgreen:). Já Morretes, é uma viagem a parte.

Caso siga até o Conjunto Marumbi, você deverá andar mais uns 2km até a estação Engenheiro Lange e depois mais 900mts até a Estação Marumbi. Na estação você vai dar "baixa" na descida do Itupava e se cadastrar no conjunto. O camping na estação é gratuito, porém você deve colaborar com a manutenção do lugar, limpando banheiros ou qualquer outro tipo de ajuda que o pessoal estiver precisando.

Na estação, você pode sair dali andando ou de trem. O trem, aos domingos vai até Paranagua, e no resto da semana fica para em Morretes ou volta para Curitiba.

• Colaboradores
Postado
A serra que é cacius se refere é a que tem o pico paraná e da pra fazer num fim de semana tranquilo. Esse fim de semana fizemos um bate e volta ao PP, acampamos na fazenda e no domingo atacamos o cume em uma trilhinha de 12 horas ida e volta..rs..

Kd o relato marcão?! hahahaha!

• Membros de Honra
Postado

Dá pra emendar a Itupava com o Marumbi, descendo por Borda do Campo até o camping na estação (pernoite), no dia seguinte faz o ataque ao Olimpo (cume do Conjunto Marumbi).

A volta pode ser voltar de trem (direto p/ Curitiba) ou descer pela estradinha até Porto de Cima ou Morretes.

Uma pernada boa prum final de semana.

• Membros de Honra
Postado
A serra que é cacius se refere é a que tem o pico paraná e da pra fazer num fim de semana tranquilo. Esse fim de semana fizemos um bate e volta ao PP, acampamos na fazenda e no domingo atacamos o cume em uma trilhinha de 12 horas ida e volta..rs..

Kd o relato marcão?! hahahaha!

O pessoal so quer saber de relato..rs..

Qdo der eu faço..rs

• Membros de Honra
Postado

De lá de cima da Pedra do Bau eu fiquei olhando a serra, tanto pros lados de Campos quanto pros lados de São Bento.... e pensando....

num tem travessia/pernada/furada/perdido praqueles lados não?

• Membros de Honra
Postado
o correto é Serra do Ibitiraquire

Vamo combiná, EITA NOMEZINHO, hein? ::lol4::

Mas o lugar é fantástico!

Hahahahaha... deve ser coisa de índio isso :lol:

Eu demorei muito pra conseguir falar esse nome e ainda hoje dou umas gaguejadas ::lol3::

• 7 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Olá Negrabela,

eu moro mto perto da Pedra do Bau, mas nunca fui lá.

é um destino q tá na minha lista, mas sempre é adiado...

vc foi p/ lá recente/te?

vc foi por Campos do Jordão ou por São Bento?

como está a estrada?

como está o lugar? cheio ou abandonado? Tô perguntando isso pois ha alguns anos houve um problema lá, com 3 casais q estavam subindo. Ouvi dizer q iam transformar o lugar em parque, c/ centro d visitantes, segurança, infraestrutura e tal, mas nao sei se o projeto foi p/ frente...

De lá de cima da Pedra do Bau eu fiquei olhando a serra, tanto pros lados de Campos quanto pros lados de São Bento.... e pensando....

num tem travessia/pernada/furada/perdido praqueles lados não?

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Postado

nnaomi, so agora que eu vi sua pergunta, e respondi lá no relato da Pedra do Bau.

Outro roteiro bacana pra fim de semana é o Pico do Corcovado de Ubatuba -fui pra lá há duas semanas - mas vá preparado pra 1050 metros de desnivel diretos em uma piramba que parece não ter fim e quando chega perto do fim, PIORA heheh

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...