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Rio de Janeiro - Buenos Aires aeroporto Ministro Pistarini

Taxi para o aeroparque Jorge Newbery 400 pesos.

 

Chegamos ao aeroporto de Bariloche às 22:00, pegamos um taxi até a Calle Mitre 700, pagamos 180 pesos. O caminho do aeroporto até a Calle Mitre é bem longe e deserto, não sendo muito interessante seguir a pé, e a noite não circulam ônibus, além do frio rs.

Quem tem interesse de conhecer Bariloche independente da época é sempre bom fazer reservas antes, a cidade fica lotada tanto no inverno quanto no verão, argentinos de todo o país migram para Bariloche no verão além é claro de uma quantidade boa de mochileiros, logo hotéis e hostels sempre estão cheios. Passamos um perrengue na primeira noite, pois nossa reserva era para o dia seguinte e não tínhamos onde ficar, pensamos que teria algum quarto disponível onde iriamos ficar, mas não tinha. Rodamos várias ruas procurando um lugar para dormir e por fim ficamos em um hotelzinho muito meia boca, pagando 1100 pesos chorando!

Bom desta vez não foi bem o mochilão propriamente dito, ao menos em relação a hospedagem. Eu fiquei em hotel, já que minha ex namorada não quis ficar em hostel, então não saberia dizer os preços dos albergues.

Em Bariloche nós ficamos no Soft Bariloche, hotel excelente em relação custo benefício, bem localizado na Calle Mitre, com uma pequena vista para o Lago Nahuel Huapi.

Bariloche é uma cidade relativamente pequena, onde tudo gira em torno do centro cívico e a rua Mitre. O que é muito bom pois você pode conhecer grande parte da cidade a pé, o clima no verão é altamente agradável, com temperaturas médias de 10 a 14 graus pela manhã, podendo chegar a 17 graus durante o restante do dia, o dia nasce por volta das 06h e se põe por volta das 22h. A noite a temperatura cai consideravelmente, chegando a 6 ou 8 graus. A vida noturna é bem agitada, tendo várias bares, boates e restaurantes, incluindo o IceBariloche que é o bar de gelo, costumam ficar abertos até às 02:00.

Algo que é muito comum por lá são as lojas especializadas em chocolate, então não deixe de provar um ou dois. Um detalhe importante sobre a gastronomia local é: Não existe feijão, muito difícil achar arroz e eles comem carne de forma exagerada, batata frita é uma das principais fontes de carboidratos que eles utilizam. O que vale ressaltar é: se você não é de comer exageradamente pode ficar tranquilo que um prato serve duas pessoas.

O centro cívico é um excelente lugar para se andar, tem feiras artesanais e hippies, shows e apresentações e tem uma vista maravilhosa do lago. Além das construções estilo coloniais e limpeza, ele proporciona uma área de descanso muito agradável.

Não deixem de visitar o Cerro Campanario, você pode subir tanto de teleférico quanto por uma leve trilha de 40 minutos. Se for fazer a trilha tome cuidado ao descer, pois é bem fácil se perder e ir parar em fazendas particulares (como aconteceu comigo rs), tivemos que pular a cerca e rezar para não ter nenhum cachorro com sede de sangue.

Bariloche proporciona uma infinidade de coisas a se fazer, desde atividades tranquilas até coisas mais emocionantes como rapel e rafting. As cavalgadas também são uma excelente opção para quem quer conhecer o Parque Nahuel Huapi.

Obs. Bariloche tem a segunda melhor cotação do dólar paralelo depois de Buenos Aires

 

 

Bariloche – El calafate.

Compramos passagens antecipadas pela internet para este trajeto, no site do plataforma 10 a empresa foi a Marga, excelente ônibus e ainda demos sorte de pegar a vista panorâmica, são 28h desde Bariloche até El Calafate. Então quem tiver interesse em rodar praticamente todas as estradas, já sabem o caminho rs.

Bom El calafate é uma cidade de contrastes, ao mesmo tempo que parece uma cidade muito pacata é também cheio de opções para saciar o desejo de adrenalina.

A cidade em si não apresenta muitas opções de diversão, é uma cidade muito pequena e possui apenas uma rua principal, que contam com os restaurantes, lanchonetes e alguns bares. Diferente de Bariloche ela é uma cidade bem parada, tanto de dia quanto a noite e conta com uma infinidade de lojas que oferecem os mais variados passeios. Em relação a Bariloche ela é bem mais barata, porém a cotação do Dolar paralelo e do real é bem ruim, as pessoas também são muito mais fechadas e secas. Tem alguns mercados e lanchonetes com um custo benefício excelente. Seguindo a gastronomia de Bariloche, não se encontra feijão e arroz é muito difícil.

El Calafate é a porta de entrada para o geleira Perito Moreno e para quem vai seguir para El Chalten. Eu recomento quem for a El Calafate comprar o pacote com o minitrekking por Perito Moreno. O passeio leva praticamente o dia todo, não é oferecido lanche e é bom fazer a reserva com ao menos dois dias de antecedência. O trekking é bem tranquilo, primeiro eles o buscam onde está hospedado, são aproximadamente 2h até o parque Los Glaciares, ao chegarmos lá é pago o valor de 150 pesos para entrar no parque (Leve o RG ou Passaporte), pois o preço original é 300 pesos, mas para o MERCOSUL são 150. Ao chegarmos lá temos aproximadamente 01:30 para percorrer os diversos mirantes do parque, depois retornamos para pegar o barco até Perito Moreno e iniciar o trekking. O passeio todo em si leva aproximadamente 12h, começando geralmente as 07h e terminando as 19h, mais uma vez aviso que não oferecem comida no trekking nem no ônibus, no parque tem um único restaurante, porém é mais caro que um rim.

Outra opção muito boa em El Calafate é o quadriciclo. Você vai até a montanha El Cafalate e depois faz o percurso dirigindo um quadriciclo, com ventos de 120 km/h e aquela certeza que a qualquer momento você vai morrer, tem também a opção de descer de bicicleta, são umas 3 horas de descida pela montanha, eu até vi uma alemã do grupo com o rosto cheio de sangue, provavelmente levou um tombo feio, mas estava sorrindo e isso que importa. Enfim é um lance com mais adrenalina e bem barato, saindo na casa de 600 pesos com lanche incluído. Ah o minitrekking por Perito Moreno sai a 1100 pesos.

Você também tem as opções de 4x4, rafiting, pesca e navegações. Mas aí já não estou por dentro dos preços.

Quem for a cidade, faça um pit stop em uma lanchonete chamada Loika, próximo ao anfiteatro, tem uns pratos monstros e baratos, mesa de sinuca e área para fumante. Sem contar boas cervejas e tudo bem barato.

 

 

El Calafate x Puerto Natales. São aproximadamente 6 horas de percurso, sendo que ao menos 2h você perde nas fiscalizações e aduaneiras dos dois países, a passagem é barata, em torno de 200 pesos, com ônibus diários.

 

Puerto Natales é uma cidade praticamente morta, não tem nada para se fazer nela em si, a não ser alugar equipamento e guardar as mochilas para seguir para Torres del Paine. Tem ônibus diretos com preços de 18000 pesos para lá. A cidade é pequena, porém bem estruturada, mas não apresenta muitas opções de diversão. Uma coisa importante é: quando estiver na patagônia chilena, lembre-se que os taxis não costumam parar em qualquer lugar, pois ao menos tempo que são taxis, também não coletivos, pois não existem ônibus. Então se for pegar um taxi é mais provável que você consiga ou ligando ou parando em um ponto específico. O problema é que quando se desce na rodoviária você não sabe disso e muitas vezes acaba ficando um bom tempo fazendo sinal e sendo ignorado, o que eu aconselho é: ou vá andando ou peça que na própria rodoviária liguem solicitando um taxi.

A cidade é fria e venta bastante, com temperaturas mais baixas na casa de 10 graus. Você pode alugar uma bicicleta e percorrer a cidade ou então ir até La cueva del Miradon, uma espécie de bicho preguiça pré-histórica, um fóssil apenas.

Quem for seguir para as Torres pode ficar tranquilo quanto a equipamentos, existem diversas lojas que alugam equipamentos.

Como não pude fazer as o circuito W, infelizmente não poderei ajuda-los com informações a respeito.

 

A cidade é relativamente barata, tem uma infraestrutura simples, sem muitas coisas. Tem um clima acolhedor, venta bastante... venta muito, na verdade venta pra car... O que torna a experiência de andar de bike mais legal rs.

Tem uma casa de câmbio próximo a igreja que abre aos domingos. Os bares e lanchonetes costumam ficar abertos até a noite, lembrando que não é permitido beber do lado de fora dos bares, tem um bar próximo ao mercado na principal bem bacana, com um estilo meio country e tal.

 

Puerto Natalaes x Punta Arenas.

São aproximadamente 4 horas, tem ônibus todos os dias em diferentes horários, o valor se não me engano era de 6.000 pesos chilenos. Viagem curta e tranquila.

 

Punta Arenas.

Seguindo as orientações a respeito dos taxis em Puerto Natales, você não terá maiores problemas, porém em Punta Arenas os taxis já são bem mais utilizados como coletivos do que em puerto natales, eles seguem linhas regulares e também possuem ônibus. Uma coisa muito importante, tem muito taxista malandro e fique esperto para não levar volta. Punta arenas é uma cidade pequena com rotina de cidade grande, é bem mais desenvolvida, com ruas largas e centros comerciais, possui museus, igrejas, uma diversidade de bares, lanchonetes e restaurantes para todos os tipos de gostos e bolsos. Dá para se conhecer a cidade a pé, porém é bem mais cansativo, mas vale a pena. A cidade é possui muitas atrações durante o dia, porém a noite é um pouco pacata, ela é um pouco cara. Uma das principais atividades em Punta Arenas é a pinguinera Isla Magdalena, uma reserva ecológica onde podemos andar pela ilha por cerca de 1 hora ao lado dos pinguins e outras aves do local. Há um farol que também é possível visitar. A navegação dura pouca mais que uma hora e se der sorte poderá ver os golfinhos que nesta época do ano aparecem naquela região. Têm também outros tipos de passeios e navegações, porém este é o mais solicitado. A cidade também tem algumas opções gratuitas como o Cemitério Municipal e a Iglesia Maria Auxiliadora. Assim como em natales o vento é bem intenso, porém mais fraco que lá.

Se você for seguir para Ushuaia tem que estar atento aos horários dos ônibus, pois eles saem em dias intercalados e regressam e dias intercalados também, de qualquer forma veja com antecedência. Vou publicar umas fotos aqui com os horários. Os valores variam de 25000 a 30000 pesos, porém fomos pegar a mais barata e foi trágico. Ônibus com banheiro trancando, janelas trancadas e sem ar. Mais de 10 horas de trajeto.

 

Em breve eu termino de escrever sobre Ushuaia. rs

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