Membros Mariellen Postado Abril 18, 2015 Membros Postado Abril 18, 2015 Olá pessoal, vi que já tem vários relatos aqui de quem já fez o trajeto completo desse trem, mas vim compartilhar a minha experiência com vocês. Fiz a viagem no dia 10/04/15. Como vocês sabem a viagem começa (ou termina) na estação Pedro Nolasco, na cidade de Cariacica, região metropolitana de Vitória. Moro pertinho da estação e as 06:30 da manhã já estava no trem, esperando a partida que seria as 07h. Naquele momento eu nem imaginava que só iria sair dele às 22:30 daquele dia (ou seja, a minha viagem, na verdade, durou quase 16 horas! num trajeto que eu fiz em 35 minutos de avião na volta - mas ainda assim valeu demais a pena!) O vagão executivo do novo trem da vale é muito bom mesmo (e muito confortável, as poltronas beem largas): A viagem em si foi maravilhosa, uma experiência incrível! Conheci várias cidades do interior de minas, da região do rio doce e do vale do aço. Pude acompanhar o trajeto do rio doce de Colatina (ES) até as serras mineiras, onde ele nasce. Ficava tão encantada com a paisagem que nem consegui ler o livro que levei, porque tinha medo de perder alguma coisa interessante que passasse pela janela... sou muito geógrafa, mesmo! haha. Infelizmente as fotos que tirei da paisagem não ficaram boas, o vidro sujo da janela atrapalhou e a minha câmera também não era das melhores. Almocei um marmitex muito gostoso, tomei alguns cafezinhos e muita água. Até as 17 horas tava curtindo muito a viagem, o saco ainda não tinha enchido... Quando escureceu ficou um pouco chato porque você não consegue mais ver a paisagem. Após as 18 horas me bateu o cansaço e eu só queria chegar logo em bh, tomar um banho, encontrar minha amiga e ir tomar uma breja na savassi. E então as 20:30, horário em que deveríamos estar chegando na estação de bh, o trem pára e o chefe do trem anuncia a interdição do trilho pelos bombeiros, pois havia acontecido um incêndio numa guarita da polícia próxima à linha do trem. Só poderíamos seguir viagem quando o corpo de bombeiros liberasse. Eu era uma das poucas pessoas naquele trem que estava vindo de vitória, a maioria das pessoas que embarcaram comigo já tinha descido no meio do caminho, e a maioria das pessoas que estavam aquela hora no trem tinham embarcado em alguma cidade mineira. Então, claro que o meu desespero era maior do que de todo mundo a minha volta, eu estava muito mais cansada! Graças a deus a parada durou "apenas" uma hora e meia (poderia ter sido muito pior). As 22:30 desembarquei na estação central de belo horizonte, com duas horas de atraso da previsão inicial de chegada. A passagem para o trajeto completo está saindo a 95 reais no vagão executivo e 62 reais no econômico. A marmitex muito boa que eu comprei custou 18 reais (mas tinha outras opções de alimentação). A garrafa de água, 2,50. O cafezinho, 1,20 (valores de abril de 2015). Enfim, indico a viagem pra quem têm paciência e espírito aventureiro. Quem se cansa e fica mal humorado facilmente em viagens longas, melhor pegar um ônibus (que gasta a metade do tempo) ou um avião. Citar
Membros titobosco Postado Maio 27, 2015 Membros Postado Maio 27, 2015 Tenho muita vontade de fazer essa viagem, mas acho sabendo que sao quase 16h de trecho... Por mais confortavel que seja, uma hora fica tediosa. A poltrona inclina bem e tem apoio para as penas pelo menos? Conhecer algumas cidades do ES e MG onde sao muito charmosas devido a paisagem e as pessoas, são os meus planos para minha proxima viagem de férias Citar
Membros Mariellen Postado Junho 9, 2015 Autor Membros Postado Junho 9, 2015 A poltrona não inclina quase nada, mas achei bem confortável mesmo assim. Claro que depois de algumas horas você cansa de ficar ali, mas o legal é que você pode andar pelo trem, ir ao restaurante, etc. Como eu disse, eu só fiquei realmente cansada depois de umas 10h de viagem, aí já não aguentava mais. E repetindo, é uma viagem bem cansativa mesmo, tanto que eu não repetirei. Vale a experiência e vale se você é uma pessoa que gosta de apreciar paisagens. Citar
Membros LinharesXT Postado Junho 22, 2015 Membros Postado Junho 22, 2015 Mariellen, obrigado pelo relato! Eu tenho muita curiosidade quanto a viagens de trens. Tive a oportunidade fazer uma nos EUA, mas eu aproveitaria bem mais aqui no Brasil com certeza pois também adoro olhar as paisagens! Abraços, Linhares Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.