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Olá

Fiz uma viagem para a região dos Pireneus na Espanha (Aragones) e também parte do lado francês, que é igualmente lindo.

Talvez meu relato possa ajudar alguém que esteja pensando visitar essa região montanhosa na fronteira entre os dois países. Entao aí vai:

 

data: Julho 2009

Carro alugado por 6 dias: 153 euros

Objetivo maior: fazer a trilha do Vale de Ordesa no Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido.

Tempo de trilha: 7 h

Distancia percorrida: +- 12Km

Ganho de elevação: +- 530m

 

Vale de Ordesa - o Circo de Soaso ao fundo.

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Mapa dos Pirineus

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Dia 1:

Alugamos um carro em Barcelona após passar 2 dias conhecendo a cidade linda com muitos Gaudís de encher os olhos.

Estávamos em 3, eu, meu marido e minha irmã, pegamos a rodovia A2 e saímos de Barcelona em direcao a Lleida. Levamos cerca de 2 horas. No caminho passamos pelas formações rochosas de Montserrat.

As estradas em geral na Espanha são ótimas, e não passamos por nenhum pedágio em todo o roteiro.

Chegamos em Ainsa passando por uma represa grande, depois subimos até Escalona.

Pegamos uma secundária neste ponto em direção ao Vale de Anisclo, rodamos por entre as montanhas lindas e fomos até um povoado (Puertolas) que tinha uma capela medieval e casas de pedra com telhado de pedras também. Era para pegar um outro caminho, mas erramos em algum ponto e fomos para em Puertolas. Vimos vales e montanhas por todo lado. Voltamos pelo mesmo caminho e saímos novamente na estrada que vai a Bielsa.

 

Como era cedo ainda, no verão o sol se põe bem tarde, resolvemos ir direto para o Valle da Pineta, passando por Bielsa. Todo o trajeto dá para fazer de carro. O Valle da Pineta fica cerca de 12 Km de Bielsa em estrada de asfalto.

O caminho todo é muito bonito, com os paredões ao longe e a todo momento cruzando com o Rio Cinca. Após umas e outras curvas chegamos no fim da estrada onde tem o Hotel Parador do Monte Perdido. Dalí se via todo o Circo de La Pineta, com os paredões e cascatas, ainda havia uns pontos de neve aqui e acolá. O Monte Perdido tem mais de 3.200m. Dá para deixar o carro lá e fazer varias trilhas. Existe um camping e chalés às margens do rio.

 

Voltamos á estrada até perto de Salinas e entramos em direcão a San Juan de Plan. A estrada passa pela Garganta de Chistau, o riozinho corta a garganta formando uma fenda muito estreita. 19 Km após estávamos em Plan, onde reservamos um hotelzinho em meio as montanhas.

(Hotel Mediodia/diaria 62 euros + 7,00 café da manhã) apto.TPL.

Nas cercanias de Plan dá para fazer várias caminhadas em trilhas, até o Ibon de Plan por ex. que é um lago de degelo. Dessas trilhas tem-se vistas incríveis das Penas de Las Once, Doze, Posets... Mas como nosso objetivo era o Vale de Ordesa, deixamos essa trilha pra trás.

Plan é uma vila muito pequena, com ruas estreitíssimas (aliás todo povoado por aqui é assim) com uma igrejinha muito simpática e as casinhas todas construídas em pedra, com flores e plantas nas janelas... um charme!

 

Valle da Pineta

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Igreja em Plan

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Dia 2:

No dia seguinte, após um café da manhã muito substancioso, pegamos a estrada de volta e fomos em direcão a França, passando pelo tunel de Bielsa. A fronteira fica uns 15 Km de Bielsa. Nesse ponto, os Pirineus tem os picos bem altos e muitos lagos nas altitudes.

 

Passamos pela estação de esqui de Piau Engaly, depois Aragnouet, Fabian, todos ditancias curtas e em menos de 45 min estavamos pegando a segundaria para o Lac Cap de Long. Antes, passa-se pelo Lac D'Oredon, verdinho...

Lá em cima, no Cap de Long (2170m) , onde a água é de um azul anil, soubemos do bus que leva ao Lago D'Aubert, que saía do Lac D'Oredon. Este bus é o unico meio de entrar motorizado dentro do Parque Natural de Neouvielle. Voltamos entao ao D'Oredon que ficava só a uma distancia de uns 10 min , deixamos o carro estacionado na beira do lago e pegamos o tal bus (4 euros ida+volta). A viagem dura uns 15 min. e nem precisa dizer que é linda. Muitos trilheiros sobem a pé. Chegando lá, passamos pelo Lac d'Aumar e finalmente o d'Aubert. Nossa, muito azul. Tomamos nosso lanche alí nas alturas, molhamos os pés nas águas geladas. Dalí se vê o Neouvielle 3090m com seus picos nevados. Refizemos o trajeto de volta. O condutor do busão era bem esperto, mas tirava cada fina nas curvas do penhasco, só vendo...

 

Voltamos à estrada de Bielsa, descemos até Escalona.

De lá, entramos na estrada que leva ao Canion de Anisclo, impressionante estrada onde passa só um carro, só tem um sentido. Passamos pelo Ermita de San Urbes, que é um santuario em meio a uma semicaverna. O trajeto todo é arrepiante, com desfiladeiros, rio verdinho, cascatas, montanhas altas e paredoes por todo lado.

Passamos por Nerin onde nos informamos sobre o passeio aos Miradores de Ordesa, mas este só no dia seguinte iria ter. Passamos por Fanlo, uma vilazinha no topo de uma colina cercada de montanhas, que vista!...

Nao fizemos o passeio aos Miradores, mas posso confessar que nao perdemos nada diante do que iríamos ter no dia seguinte.

 

Chegamos em Torla cansados, mas antes ainda paramos em Broto para comprar lanche/água para a caminhada do dia seguinte.

Alojamos em Torla, vila que fica aos pés do Mondarruego, um paredao imenso, porta de entrada do Vale de Ordesa.

Hotel Villa de Torla: 75 euros TPL +6,00 euros desayuno . Ótimo hotel, quarto duplo com duas cama cada. tinha até piscina. Estacionamento.

 

Lac D'Aubert

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Logo após o túnel de Bielsa -

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Dia 3:

Dia da trilha para o Vale de Ordesa.

Arrumamos as mochilas com lanches, água e protetor solar. No verao os carros sao proibidos de entrar no parque, então pegamos o bus que leva até a entrada do Parque por 4,50 euros (ida e volta). O trajeto leva cerca de 20 min.

Descemos na portaria do parque e vimos daí o que nos esperava à frente: dois paredões imensos e o vale no meio. Fiquei até emocionada com a visão... Alí começava a trilha para vários pontos do Parque Nacional de Ordesa.

 

Pegamos a trilha para o Circo de Soaso, que é o menos difícil e o mais bonito acho, pois passa pelas Gradas de Soaso, que é uma série de cascatas, cascatinhas, cachoeiras, riachos incrivelmente azuis..., pradarias, paredões,.....

 

Vale de Ordesa - Gradas de Soaso

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Andamos no total cerca de 3 horas até o final da trilha, que vai dar na Cola de Caballo, onde termina o vale. Mas na Cola mesmo, que é uma cachoeira em formato de rabo de cavalo só o meu marido chegou. Eu e minha irmã paramos um pouco antes, no riacho e ficamos descansando. Eu estava já bem cansada e minha irmã idem. A paisagem neste ponto é do vale verdinho, com algumas árvores distantes, mas dos dois lados da trilha havia flores coloridas, lírios azuis, e sempre o riozinho no meio do vale, e mais ao fundo, no sopé dos paredões, as flores amarelas cobriam toda a vegetacao rasteira até mais ou menos a metade do paredão.... nossa era uma visão paradisíaca. De ficar admirando e não perceber o tempo passar e nem o cansaço que nos pegou após toda a caminhada e subidas... Estávamos diante do Circo de Soaso.

Dalí se ve o Monte Perdido (+ de 3000m), o Monte Cilindro e o Sound Ramon.

 

Para além da Cola de Caballo existe mais trilha, para o refúgio do Monte Perdido, mas daí a dificuldade é grande por causa da subida do paredao e é preciso pernoitar no refúgio.

 

Vale de Ordesa

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Pegamos então o caminho de volta, que foi um pouco mais fácil pois era descida. Na volta tiramos fotos quase dos mesmos pontos da ida, mas com angulos e incidencia de luz diferentes, o que deu um outro aspecto aos paredões. Mais clic, clics...

 

Já quase chegando ao ponto de partida, sentamos na beira do rio, tiramos os calçados e enfiamos os pés na água gelada que descia desde lá do vale acima... Revigorou nossas forças (um pouco).

Foram 7 horas de trilha no total.

Eu estava realizada, consegui andar numa boa, vi tudo que espera ver, apreciei, contemplei, curti mesmo toda a caminhada. Se pudesse voltaria e faria todo o trajeto novamente...

Aliás, se for de novo iria no Outono para ver toda a vegetacao colorida de amarelo e vermelho....

 

Pegamos o busão de volta a Torla, meus pés estavam moídos.

Tínhamos deixado o carro no estacionamento em frente ao hotel, colocamos todas as malas no carro e deixamos Torla. Seguimos em direcao a Panticosa.

Sao apenas 40 a 50 Km mas cheio de curvas. Passamos por vários lagos, diques, embalse. Chegamos em Pueyo de Jaca, apegada a Panticosa onde tem uma estacao de esqui. Nosso hotel ficava quase a beira do lago verdinho, o embalse de Bubal. A vista era maravilhosa, com as montanhas Pena Telera (2700m) á frente.

 

Aparthotel Pena Telera: 90 euros TPL, sem café. Ótimo apartamento, com cozinha moderna, banheiro espaçoso, edredon cheiroso, tudo novo. Tem restautante embaixo, mas parecia muito careiro. Compramos pollo assado e fizemos um rango no apto mesmo...

 

Cola de Caballo

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Dia 4:

No dia seguinte seguimos direto para a divisa da França novamente, mas desta vez por Formigal e Sallent de Gállego, que distava apenas uns 30 Km. Passa Formigal que é uma estacao de esqui, passa o tunel (El Portalet) e voilá, já está a França.

No lado francês dos Pirineus também tem muitas trilhas, lagos de degelo, picos. Queria voltar um dia para fazer mais trilhas por aqui.

Após atravessar a fronteira em direcao a Gabas/FR, um pouco antes viramos a esquerda em direcao ao Vale de Bious. Estava chuvoso e muito frio. Chegamos ao lac Bious para ver se dava pra enxergar o Pic do Midi Ossau. Mas estava todo nublado. Esperamos até o meio dia, mas nada... desistimos e voltamos para o lado espanhol.

A partir do Lac Bious os trilheiros deixam os carros e começa a caminhada pela trilha que leva ao Midi Ossau. Vimos varios grupos partindo.

 

De volta a Panticosa, subimos o teleférico (15 euros) até a estacao de esqui. A vista das Penas Teleras era incrível.

Fizemos uma caminhada de uma hora e meia até o lago de Asnos. Trajeto bonito mas tem uma bela subida.

 

Descemos, pegamos o carro novamente e fomos ao Balneario Panticosa pela estrada que passa pela Garganta de Escalar. Tem hotéis e um centrinho de artesanato e restaurantes. Uma praça bem arborizada e o lago bem grande cheio de peixes, parecia trutas. Uma cachoeira a esquerda da vila.

Do balneario partem trilhas subindo a montanha em direcao aos Lagos Bachimana (2180m), pelas fotos a trilha é espetacular mas esta é só para os que estao em forma. Para nós, nem pensar...

 

Voltamos a vila Panticosa/Pueyo de Jaca, passamos no supermercado que minha irmã já ficara freguesa pois encontrou uns produtos bem do gosto dela... (ela comprou pacotes de Madeleines, aqueles brioches feitos de manteiga). Encontramos um casal brasileiro lá dentro e então foi aquela festa. Trocamos informações e ensinamos a eles como pegar o trem para Artouste (passeio que fizemos no dia seguinte).

 

Pirineus

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Trilha para Lago Asnos e Pena Telera ao fundo

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Dia 5:

Acordamos cedo, fizemos nosso café no apartamento e saímos para nosso passeio nas alturas: o trenecito de Artouste.

Atravessamos novamente a fronteira para a França, pelo Portalet, até Fabregès onde tem um lago bem grande.

Pegamos o teleférico alí, e subimos, subimos.... Lá em cima pega-se o trenzinho (antigo, antes era usado pelos mineiros) que nos levaria ao Lago Artouste.

Daqui pudemos ver o Pic du Midi Ossau cara a cara! Estava todo imponente, límpido e com alguma neve em cima... que legal!

Pegamos o primeiro trenzinho da manhã, e com isso tivemos um desconto de 30%. (ingresso normal +- 20 euros)

O trenzinho é todo aberto, só sentam 2 pessoas em cada banco. Estava um friooo. Uma raridade no verao: havia nevado naquela noite, então todos os picos estavam branquinhos... que presente! Em compensacao, o frio de rachar.... O trajeto de trem leva uns 45 min. e é lindo e arrepiante por causa dos desfiladeiros por onde passa... Lá em cima chega num centrinho com cafeteria e toiletes. Uma caminhada curta de uns 20 min. e chega-se ao Lac Artouste: azul, azul....

e realçando mais o lago, os picos nevados. Clic, clic...

 

Voltamos para o hotel, pegamos nossas malas e demos adeus aos Pirineus... Fiquei com vontade de voltar um dia para fazer outras caminhadas, ver outros picos, outros vales, se minhas pernas ainda aguentarem....

 

Então aqui termina o meu relato. Espero que tenham gostado e se quiserem mais dicas da região, pode escrever. Se puder ajudar, farei com prazer.

Um abraço para todos!

 

Sueli

 

Se alguém estiver bem interessado em mais trilhas nos Pirineus, veja este site da qual me baseei tbém:

 

http://www.topwalks.net/en/ordesa_monte_perdido.htm

 

 

Subida para o Artouste

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Lac Artouste (1980m)

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  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
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Sueli, sou fã dos seus relatos ::otemo::

Me deu muita vontade de fazer esse roteiro da próxima vez que for para a Europa

Me diz uma coisa, como é a temperatura por lá nessa época de verão??

Sabe se rola de acampar nesses lugares?

Beijos!!

  • Membros de Honra
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Oi Samantha

Sim, dá pra acampar por lá. Ví um em Sallent de Gallego, um no vale da Pineta perto do Hotel Parador, vi um tbem na estrada entre Broto e Panticosa, nas montanhas. Mas se pesquisar mais deve encontrar muito mais na internet.

A temperatura no verão é quente, mas a noite faz um friozinho que pode usar um moletom. Quando fizer trilha, se for nas montanhas altas, entao sempre leva agasalho. Olha, é meio inusitado, mas teve uma frente fria qdo estivemos la, e a noite nevou nos picos altos. Passamos muito frio no dia seguinte pois subimos a mais de 2000m.

beijos. :wink:

sueli

  • 10 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
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Ola Tfout

desculpe a demora em lhe responder.

Aluguei o carro em Barcelona, na estacao Santis, fiz pela internet do Brasil mesmo, paga-se lána hora da retirada. (rentalcargroup)

Quando cheguei em BCN o carro ja estava la, tudo certinho, ate fizeram um upgrade pois havia contratado um carro de 3 portas e me deram um com 5 portas.

A devolucao foi em TOledo, sem custos adicionais.

Espero que tenha lhe ajudado.

Sueli

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