Membros Eunice Postado Março 23, 2015 Membros Postado Março 23, 2015 A viagem foi realizada no mês de fevereiro de 2015. - Inicialmente pensei em pegar a Br 116 passando por TERESOPOLIS, LEOPOLDINA, GOVERNADOR VALADARES, TEÓFILO OTONI, etc ... mas, optei por fazer um trajeto diferente. Peguei a BR 040, a partir de PETROPOLIS passando por BELO HORIZONTE, pela entrada de SETE LAGOAS e após PARAOEPEBA, dobrei a direita indo em direção a CURVELO, onde dormi. A estrada neste trajeto é boa, mas tem um trânsito pesado com caminhões. Então, trajeto Rio de Janeiro, Petrópolis, Belo Horizonte até Curvelo - 615 Km. (não consegui rodar muito, pq choveu muito) - Saindo de CURVELO peguei a BR 135 passando por MONTES CLAROS, depois peguei a 122 passando por JANAUBA e dormindo em ESPINOSA. Percorri por volta de 530 Km, com estrada NÃO duplicada e com muito trânsito, além de muuiiitttaa chuva...tive que parar algumas vezes. - Daí peguei a BA 122 e depois a BA 030 e outras passando por GUANAMBI, CAETITÉ, BRUMADO, TANHAÇU, BARRA DA ESTIVA, MUCUGÊ até ANDARAI. Andei por volta de 500 km. A cidade de GUANAMBI tem um pouco mais de estrutura, com muitos Bancos e tal. Principal problema foi parte da estrada ... mmmuuuiiittoo ruim, apesar de ser “asfaltada”, principalmente no trecho entre BRUMADO e TANHAÇU, por volta de 70 Km, a estrada toda quebrada, cheio de buracos gigantes alguns passando de um lado a outro da estrada, obrigando a moto a passar dentro do buraco. Tomar cuidado, pq tem trecho aparentemente com estrada boa, daí vc acelera e descobre que bem na parte alta da estrada, onde vc não consegue visualizar, tem um buracão. Depois outros trechos com asfalto tipo “costelinha”, ou seja, até chegar a ANDARAI foi demorado. Lugar muito legal de conhecer foi MUCUGÊ , que é uma cidade cercada pela montanhas da Chapada com um visual muito bonito...bem no alto e apesar de ser fevereiro, de manhã cedo fazia um friozinho. No trecho próximo a MUCUGÊ e indo para LENÇOIS, as estradas estão em boas condições (fora uns trechos com alguns buracos) Meu objetivo era chegar à LENÇOIS onde ficaria baseada e de lá ir conhecendo os lugares. Olhando no mapa teriam outros caminhos a partir de CAETITÉ aparentemente mais rápidos, indo pela esquerda da Chapada, passando por SEABRA até chegar a LENÇOIS, mas soube que quase todas as estradas eram de terra, então, mesmo estando como uma moto tornado, não estou muito habituada com estrada de terra, principalmente após muita chuva. -Saindo de ANDARAI peguei a BA 122 em direção a BR 242, e lá virei a esquerda em direção a LENCOIS. O trecho é pequeno, apenas 100 km. Estava preocupada com Postos de Gasolina no entorno da Chapada, dai vi que tem Postos regionais, sem bandeira, mas tem alguns Postos BR’S, como o Posto na chegada à cidade de TANHAÇU e também a 40 km antes de MUCUGÊ. Também seguindo pela BR 242, direção ANDARAI para LENÇOIS, a 9 km antes da entrada para LENÇOIS existe um Posto BR grande, que é parada de caminhões e que aceita CARTÃO DE CRÉDITO. Alias, isto é um problema, pois em LENÇOIS e outras cidades ao redor da Chapada os CARTÕES não são muito aceitos...dai tem que levar DINHEIRO. DISTÂNCIAS: = RIO DE JANEIRO a LENÇOIS – por volta de 1.700 Km. = Pela BR 242, da entrada de Lençóis à Lençóis – 12 Km. =LENÇÓIS à PALMEIRA – a partir da BR 242, vire a ESQUERDA rode 32 km até a entrada da cidade de PALMEIRA e rode mais 9km (asfalto) . De PALMEIRA ao VALE DO CAPÃO – 21 Km de estrada de terra, que é larga, mais chata, com trechos com subidas bem íngremes, trechos com um pouco de areia, pedra ... enfim, chato. No VALE DO CAPÃO – conheci a CACHOEIRA DA FUMAÇA – não dá pra fazer percurso sem guia, pq e meio complicado chegar lá, tendo encontrado um casal perdido. Um GUIA ... me cobrou 100,00 reais ... daí não aceite fui com outras duas pessoas até o começo da trilha e tinha um guia e após negociarmos cobrou 50,00 os três... O CAPÃO e muito bonitinho, bem cuidado...vale a pena conhecer. Dá pra fazer alguns PASSEIOS por conta própria a partir de LENÇOIS: = saindo de LENÇOIS e depois de rodar os 12 km até a BR 242 vire a ESQUERDA: + POÇO DO DIABO e RIO MUCUGEZINHO – vc vai rodar mais uns 10km a partir da BR e verá do lado DIREITO da estrada um RESTAURANTE, geralmente com vários carros parados. Pra chegar ao Poço você vai passar por DENTRO do salão do Restaurante e no fundo tem uma ESCADA que vai levar ao Rio Mucugezinho e ao Poço (vai entender pq eles fizeram um Restaurante bem no meio do caminho???) + MORRO DO PAI INACIO – uma vez na BR rode mais 15 km, passando pelo Restaurante acima citado e vc verá o Morro (em frente tem um Posto de Gasolina desativado com uma Pousada e Restaurante). Seguindo adiante mais 1 km, após uma curva, do lado DIREITO, vc verá a entrada SINALIZADA pro Morro. São 2 km de estrada de chão, com subida íngreme até um estacionamento e daí vc paga 5 reais pra subir a pé por uma trilha de pedra até o topo do morro... visual muito bonito.(Subi 2 vezes) = também tem o Lago PRATINHA e GRUTA LAPA DOCE – tem que rodar em direção a cidade de IRAQUARA (na mesma direção do PAI INACIO, aliás vc passa pelo MORRO). De Lençóis a entrada para a cidade de Iraquara são 50 km, uma vez na entrada, vire a DIREITA e rode mais 14 km e verá placa sinalizando (no começo da estrada tem placa falando da PRATINHA , mas vc tem que rodar 14km). Depois de rodar e chegar na SINALIZAÇÃO ... virar para a ESQUERDA tem a estrada para a GRUTA LAPA DOCE e para a DIREITA para PRATINHA. Para a ESQUERDA vc vai rodar 2 km em estrada de terra, mais em boas condições e vc chegará um local onde tem estrutura de turismo, com estacionamento, restaurante, banheiro. Para entrar na GRUTA, que tem aproximadamente 1 km de extensão, vc só entra com GUIA – valor de 38,00 (vc e o guia), 2 pessoas – 50,00 (25,00 cada) e 3 ou mais 20,00 cada). Então, voltando a estrada principal, virando pra DIREITA vc vai pra PRATINHA ... no começo vc pega asfalto até uma Vila e daí por mais 7 km é estrada de chão, mais tb é tranquilo e tem sinalização. Daí vc chega numa Fazenda onde está a PRATINHA (um lago transparente onde as pessoas podem mergulhar e tal). Tb ai tem uma Gruta com água que tem cor azul...não lembro o nome, será gruta azul??? Tb tem estrutura, Restaurante. Vc paga para entrar, mas não lembro o valor, pois cheguei num dia que choveu e o lago estava barrento e eles não cobraram. A volta da Chapada pro Rio de Janeiro fiz pela BR 116. Citar
Colaboradores saulo wds Postado Março 24, 2015 Colaboradores Postado Março 24, 2015 Parabéns Eunice!!!! Inspirador ver e ouvir relatos de mulheres empreendendo grandes viagens rodando numa Motocicleta! Show!! Em 2014 retornando de viagem passei rapidamente pela Chapada Dimantina, espero retornar em breve para degustar tudo que aquela região pode oferecer e agora lendo teu post me inspiro ainda mais. Eis algumas fotos que fiz da Região na época Pacata Mucugê, oferece boas opções de hospedagens, dois bancos, vários restaurantes e duas oficinas para Motos e um povo amistoso lugar bom para uma boa prosa. La em Mucugê esta o mais belo cemitério Bizantino do Brasil, "Segundo eles" vale conferir.... Em Barra da Estiva subi o Morro do Ouro e no morro da Antena. A vista compensa cada km rodado para subir. Citar
Membros leandrobispo Postado Abril 20, 2015 Membros Postado Abril 20, 2015 Show, Eunice. Um amigo e eu vamos agora em Julho para lá de moto saindo de Brasília. De lá sigo pra Maceió. Valeu pelas dicas. Citar
Membros Romeu Bart Postado Maio 7, 2016 Membros Postado Maio 7, 2016 Parabéns Eunice, viagem top... farei essa viagem em julho desse ano ( 2016 ) e lendo seu relato já me ajudou muito... Porém tenho uma dúvida, se puder me ajudar, serei grato por isso. Vamos lá: estou pensando em duas possibilidades, pois irei de moto com meu filho na garupa ( lander 250 ) ... sairei de São Paulo/SP e a primeira possibilidade seria fazer todo o trajeto na chapada de moto, igual vc fez, indo de cidadezinha á vilarejos e pagando guias locais para ir aos pontos turísticos onde é obrigatório guia ... Ou... ir direto de moto até Mucugê ou Lençóis e lá fechar com um único guia o passeio a pé de 7 dias pela chapada ( essa segunda opção é a q mais me agrada, pela aventura dos 7 dias a pé e conhecendo cada canto, trilhas, cachoeiras, grutas, acampando e etc ) ... Eis a questão: vc tem a noção de quanto custa um guia fechando esses 7 dias?? e qual seria a melhor opção de cidade pra eu deixar a moto em segurança, caso eu opte em fazer a caminhada de 7 dias? E na sua opinião, qual seria a melhor alternativa: fazer tudo de moto igual vc fez, ou parar a moto e fazer a caminhada de 7 dias??? Citar
Membros Eunice Postado Maio 11, 2016 Autor Membros Postado Maio 11, 2016 Boa noite, Romeu Acho que depende de quanto tempo vc tenha... acho q vc poderia focar em chegar a MUCUGE...e conhecer redondezas ... depois vá pra LENÇOIS e conheça aqueles lugares que citei... como MORRO PAI INACIO e tal ... depois pegue a moto e vá em direção ao VALE DO CAPAO... e no caminho conhecer a GRUTA e a PRATINHA... chegando no CAPAO ... dai fazer alguns passeios a pé ... tem umas caminhadas acampando e tal... quanto ao preço não sei ... não e barato ... mas se vc economizar nos passeios q vc pode fazer por sua conta ... já ajuda... vá vendo nos sites... de qq maneira não pague pra fazer passeios q vc pode fazer e não e difícil de se localizar ... eu quando fui não conhecia nada e nem ninguém, mas dando uma pesquisada e perguntando ... dá pra chegar... boa sorte e divirta-se!!!! Citar
Membros Romeu Bart Postado Maio 13, 2016 Membros Postado Maio 13, 2016 Boa noite, Romeu Acho que depende de quanto tempo vc tenha... acho q vc poderia focar em chegar a MUCUGE...e conhecer redondezas ... depois vá pra LENÇOIS e conheça aqueles lugares que citei... como MORRO PAI INACIO e tal ... depois pegue a moto e vá em direção ao VALE DO CAPAO... e no caminho conhecer a GRUTA e a PRATINHA... chegando no CAPAO ... dai fazer alguns passeios a pé ... tem umas caminhadas acampando e tal... quanto ao preço não sei ... não e barato ... mas se vc economizar nos passeios q vc pode fazer por sua conta ... já ajuda... vá vendo nos sites... de qq maneira não pague pra fazer passeios q vc pode fazer e não e difícil de se localizar ... eu quando fui não conhecia nada e nem ninguém, mas dando uma pesquisada e perguntando ... dá pra chegar... boa sorte e divirta-se!!!! Obrigado Eunice... vou pesquisar direito Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.