Membros udsontrilheiro Postado Março 23, 2015 Membros Postado Março 23, 2015 Olá pessoal,td blz? sou novo aqui no fórum,gosto muito de tudo que é ligado à natureza e em uma busca pela internet vi uma coisa que me interessou, o nome é "enduro a pé".Pelo que pude perceber assemelha-se as competições automotivas,com planilhas,posto de controle para a checagem de horário dentro do percurso, entre outros só que a pé .Alguém ai conhece essa modalidade e sabe se está disponível na região de curitiba?Não achei muito material sobre este assunto na região do paraná,se alguém puder ajudar... Desde já agradeço! Citar
Colaboradores nathan_mg Postado Março 23, 2015 Colaboradores Postado Março 23, 2015 Fala Hudson, Aqui em MG tem um órgão que organiza este tipo de esporte, é bem bacana. Eu já participei de duas etapas do campeonato mineiro de trekking (Aqui é conhecido por este nome, mas é a mesma coisa). É realizado por equipes, tem planilha de navegação e pontos de controle, quem passar nos pontos de controle o mais próximo do tempo correto, vence. Cada segundo antes, soma-se dois pontos, cada segundo depois, soma-se um ponto. E vence a equipe que somar menos pontos, ou seja, errar menos em relação ao tempo de percurso. A leitura da planilha é complicada pra quem não tem nenhum conhecimento, mas quando eu participei, houve um mini-curso aos interessados um dia antes da prova. Dê uma olhada no site: http://www.minastrekking.com.br/mtking/ Citar
Membros Acrofales Postado Março 23, 2015 Membros Postado Março 23, 2015 Não conheço na região de Curitiba, mas em SP tem North Brasil que organiza campeonato com competição cada mês. A última foi ontem. Aqui tem mais informação, tanto sobre a modalidade como sobre esta organização especifica: http://www.northbrasil.com.br/northbrasil/enduroape.aspx Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Março 23, 2015 Membros de Honra Postado Março 23, 2015 Aqui em Curitiba eu conheço a turma da orientação, esporte derivado dos exercícios militares mas que é aberto ao público. Ele usa espaços menores, como uma chácara ou fazenda, aonde você tem pontos de controle, um mapa e bússola. Ganha que fizer todos os pontos no menor tempo. Tem alguns grupos aqui na cidade, dá uma googlada. Também tem as corridas de aventura, que é parecido mas nas montanhas. Citar
Colaboradores nathan_mg Postado Março 23, 2015 Colaboradores Postado Março 23, 2015 Também tem as corridas de aventura, que é parecido mas nas montanhas. Complementando, estive em Tiradentes no ano passado no final de semana do X-Terra, por coincidência pois ainda não conhecia esta prova. Estou pensando em participar em alguma modalidade este ano. Para quem não conhece, vale dar uma olhada: http://xterrabrasil.com.br/tour-2015 Citar
Membros Mauricio ProTrek Postado Março 25, 2015 Membros Postado Março 25, 2015 Olá, sou novo por aqui. Na verdade me cadastrei para responder essa pergunta especificamente. O Endure a Pé, também conhecido como Trekking de Regularidade e Rally a Pé, é muito difundido em São Paulo (8 organizadores) e Minas Gerais ( 6 organizadores). Mas também existem organizações nos estados de RJ, AL, ES, RO, PI. Em Curitiba-PR a Taefit Adventure tentou se estabelecer alguns anos atrás, mas após algumas provas realizadas não houve equipes suficientes para manter um campeonato. A região Sul ainda não tomou gosto pelo esporte. Eu mantenho um site que divulga todas as provas que fico sabendo, inclusive provas esporádicas e gratuitas. Algumas são de projeção nacional como o Campeonato Brasileiro, o Brasileirão e o Rei & Rainha do Trekking, que é uma prova solo. O site é o www.protrek.com.br lá você pode encontrar inclusive o link para o Ranking do Trekking que classificas as equipes em diversas categorias. Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição. Maurício. Citar
Membros udsontrilheiro Postado Março 25, 2015 Autor Membros Postado Março 25, 2015 Fala aí galera! Muito obrigado pelas respostas,foram de grande ajuda. Não sou nenhum profissional,na verdade acho que não sou nem o chamado"atleta de final de semana"rsrs.. e achei muito interessante este esporte,consegui bastante material com os sites que o pessoal passou e o que achei legal foi o fato de que é uma prova divertida(não que outros esportes não sejam) não é preciso ser profissional para participar e também é uma oportunidade de reunir a família e os amigos de uma forma descontraída e diferente.Segue um trecho retirado do site: " trekking de regularidade, ou enduro a pé, consegue aliar uma atividade divertida, de aventura, com muita segurança e custo relativamente baixo comparado com outros esportes de aventura. Além disso, pode ser praticado, não só entre amigos, mas com os próprios familiares. A modalidade é o casamento perfeito de competição, lazer e aventura. Proporciona contato com a natureza, raciocínio e estratégia. O esporte não requer muito preparo físico. Obviamente o participante deve reunir condições mínimas para a prática esportiva, além de disposição para enfrentar o sol (existem provas noturnas), trilhas, campos, riachos, subidas e descidas, barro, espírito de equipe, etc. As equipes são divididas em 4 categorias, os Graduados e Graduados Pro (mais experientes) e o Trekkers e Tursimo (iniciantes). O percurso, variável de 7 a 12 km, é percorrido pelas equipes em aproximadamente 1h30 a 3h. As equipes não largam todas no mesmo horário, mas sim em intervalos de 2 minutos." Alguém saberia dizer em que ano foi realizada a prova aqui em Curitiba?Será que agora o momento não seria outro e talvez houvesse mais interesse por parte do pessoal da região? Penso neste esporte como uma alternativa a galera que corre nas ruas ou fazem caminhadas...seria uma oportunidade legal para todos. Agradeço a atenção de todos e bora faze enduro a pé em Curitiba.rsrs Citar
Colaboradores filipelyrio Postado Março 25, 2015 Colaboradores Postado Março 25, 2015 Já participei aqui na Bahia, mas acho que não está tendo mais. Só pra constar, conhecemos como Enduro também, mas o nome que "pegou" foi "paletada" que em bom baianês quer dizer caminhada. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.