Colaboradores Raimundo.Santana Postado Março 18, 2015 Colaboradores Compartilhar Postado Março 18, 2015 Olá mochileiros. Estou com uma dúvida se devo adquirir um novo saco de dormir e gostaria da opinião de vocês. Atualmente uso um saco de dormir da T&R de 0ºC que pesa 1,5kg e tem um volume considerável. Estava pensando em adquirir um Micron da Nautika que pesa 600g e é indicado para 8ºC. Minha dúvida é: em noites não tão frias, onde o Micron em conjunto com um isolante de EVA me manteria aquecido, seria possível dormir com o T&R 0ºC direto no chão? Estou questionando isso pois pretendo acampar com o T&R sem o isolante, pois é um SD bem quente, mas tenho medo de ter problemas de condensação entre o saco de dormir e o chão. Fora isso, não me preocupo com o desconforto do chão duro. O que acham? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rodrigo-whisky Postado Março 18, 2015 Membros Compartilhar Postado Março 18, 2015 Qualquer frio abaixo de 11-14 graus vc vai penar sem isolante térmico. O saco de dormir protege da perda de calor pôr convecção, irradiação e evaporação. Ele NÃO PROTEGE para perda de calor por condução isso somente o isolante térmico faz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Raimundo.Santana Postado Março 18, 2015 Autor Colaboradores Compartilhar Postado Março 18, 2015 Entendi. Eu questionei porque nunca acampei sem isolante térmico. Meu próximo acampamento será na travessia Lapinha-Tabuleiro mês que vem, e a temperatura mínima deve ser em torno de 15ºC. Será que da pra dormir sem isolante? Eu não sou friorento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rodrigo-whisky Postado Março 18, 2015 Membros Compartilhar Postado Março 18, 2015 Acho que dá pelo frio... O conforto será ruim mas depende de vc... Pessoalmente acho que as 80-110 gramas de um isolante de 40 reais garantem muito conforto para um peso mínimo e preço também baixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Março 18, 2015 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 18, 2015 O saco de dormir nos mantém quente porque suas fibras ocas (ou penas) armazenam o ar aquecido pelo nosso corpo, te mantendo aquecido. Quando estamos deitado sobre o SD as fibras ficam compactadas, sem espaço para armazenar o ar quente. Assim perdemos calor pro chão, por convecção. Eu acho que só na praia, e no verão, dá pra acampar sem isolante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.