Colaboradores claudiopsiuerj Postado Março 17, 2015 Colaboradores Postado Março 17, 2015 Fala galera!!! Desculpem se esta pergunta já tiver sido respondida em outro tópico (procurei e não achei)... Vou renovar meu equipo e neste inverno terei a oportunidade de realizar duas aventuras que ainda não realizei: subir a Pedra da Mina e fazer a Travessia da Serra dos Órgãos. Estou em dúvida com relação a qual barraca e qual saco de dormir novos comprar. 1) BARRACA: estou na dúvida entre duas Azteq, a Nepal e a Mini Pack. Minha dúvida é que li que elas não são auto-sustentáveis, ou seja, só ficam em pé quando ancoradas com specks. É possível utilizá-las no cume da Pedra da Mina e nos pernoites da Travessia da Serra dos Órgãos? Ou seja, há um mínimo de solo "macio" para "espetá-las" no chão ou alguma outra forma de ancorá-las em ambas as aventuras, ou o chão é de pedra e preciso partir para outra opção de barraca? Se for o caso, aceito sugestões de novo modelo. Se uma das duas Azteq derem conta, qual das duas vocês sugerem? 2) SACO DE DORMIR: Estou pensando em adquirir um Antartik da Nautika ou um Orbit -5 da Deuter (mais caro...). Pelas especificações, o primeiro suporta até -7 graus (não especifica se é conforto, limite ou extremo) e o segundo 0 (conforto), -5 (limite) e -23 (extremo). Tenho um isolante de EVA da Azteq de 1 cm. Li que a temperatura pode chegar a -10 em ambas as aventuras no inverno. Estarei com bom vestuário em 3 camadas e pretendo também dormir com aquecedor dentro do saco de dormir. Será que o Antartik da Nautika agüenta? Independentemente se sim ou não, alguma terceira ou quarta opção de saco de dormir com bom custo/benefício e bom peso? Valeu galera! Citar
Colaboradores claudiopsiuerj Postado Março 17, 2015 Autor Colaboradores Postado Março 17, 2015 Achei o Super Pluma Gelo da Trilhas e Rumos (0 conforto, -8 limite, -15 extremo). Boa opção? Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Março 18, 2015 Membros de Honra Postado Março 18, 2015 Tem tópicos específicos sobre cada assunto, lá tem muito material para pequisa. Não conheço a Pedra da Mina, mas sempre tem um jeitinho de montar uma barraca não aoutoportante, mesmo em laje de pedra. Usar anzol de pesca e engatá-lo nas pedras, amarrar nos arbustos, pedras, etc... na Serra dos Órgãos tem como espetar os espeques. O Orbit -5° é um ótimo SD, acredito que aguente bem o frio. Como você já falou, se esfriar mais é só vestir as roupas. Tanto o T&R como o Náutika eu não confio na range de temperatura deles. O Deuter segue a norma européia (tem um tópico sobre isso também), já os outros.... como eles chegaram a estas temperaturas limite?!?!? http://www.mochileiros.com/sacos-de-dormir-t7194.html http://www.mochileiros.com/como-escolher-um-saco-de-dormir-baseando-se-nas-faixas-de-temperatura-da-norma-en-13537-t69502.html Citar
Colaboradores claudiopsiuerj Postado Março 18, 2015 Autor Colaboradores Postado Março 18, 2015 Grande Otávio! A diferença entre o Deuter (achei a 449,00) e o T&R (achei a 269,00) é de R$ 180,00 , mas estou achando um valor justo pela garantia da certificação. Vou investir na segurança oferecida e nem vai ser tão ruim assim, já que dividindo em 10 vezes sai merreca a diferença mensal (R$ 18,00), um lanche na Subway. Já li em algum lugar que alguém registrou -14 no cume da Pedra da Mina. Vai que pego essa friaca... Certamente vou preferir estar dentro de um saco com especificação certificada, seja do ponto de vista térmico ou mesmo psicológico! Sem falar que dá pra me aventurar em alguma expedição andina menos ousada, ou mesmo Patagônia (o Orbit -5 tem extremo de -23). Com relação à barraca, vou procurar algum post que mostre de forma prática como armar uma barraca auto-portante sem espetá-la. Obrigado pelas dicas e encaminhamento para os post relacionados. Abraço! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Março 18, 2015 Membros de Honra Postado Março 18, 2015 Boa, eu já peguei -11°C com meu Orbit +5°C, liner e todas as roupas, e foi tranquilo. Citar
Colaboradores claudiopsiuerj Postado Março 18, 2015 Autor Colaboradores Postado Março 18, 2015 Valeu! Acabei de achar o Orbit -5 por 389,00 (em 12 vezes) ou ainda à vista com 10% de desconto (350,10). Resolvida a parte do saco, agora vou correr atrás da informação de como montar a Nepal em laje de pedra, se necessário. Abração! Citar
Membros rodrigo-whisky Postado Março 18, 2015 Membros Postado Março 18, 2015 Então serra dos órgãos vc monta qualquer barraca assim fácil... Tem espaço. Já na pedra da mina existem algumas baias com muro de pedra que tem solosuficiente para barracas assim. Se quando chegar elas já tiverem ocupadas tem a opção de bivacar ou de acampar no colo, na base em direção à passa quatro e no vale do ruah. Eu acho o mais prático chegar cedo no cume ou o colo. Citar
Colaboradores claudiopsiuerj Postado Março 19, 2015 Autor Colaboradores Postado Março 19, 2015 Valeu, Bullseye! Acabei comprando hoje o Deuter Orbit -5 por R$ 350,10, já com 10% de desconto à vista (parcelado sai por 389,00, ainda um excelente valor), na AS Divers ( http://www.asdivers.com.br/produto/790/saco-de-dormir-deuter-orbit--5 ). Já a Azteq Nepal também comprei hoje por R$ 611,00 na Capitão Malagueta em 10 vezes s/ juros ( http://www.capitaomalagueta.com.br/barraca-nepal.html ). O lugar mais barato que vi à vista foi na Orientista, por R$ 585,81, já com 7% de desconto ( http://www.orientista.com.br/produto/230-barraca-nepal-azteq-2 ). Fica a dica pra galera: pesquisei em mais de 30 lojas virtuais e físicas e estes são os melhores preços de momento. Agora, de qualquer modo, estou correndo atrás para aprender a montar minha barraca (que não é autoportante) para uma eventual futura trip com pernoite em laje de pedra. Abraços! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Março 19, 2015 Membros de Honra Postado Março 19, 2015 Então vamos lá, já que comprou mesmo... Treine bem a montagem da sua barraca. Com chuva, vento, frio, escuro, cansado, tudo fica mais difícil. Se não for possível enfiar os espeques você terá que improvisar, para isso é bom também estar treinado e com alguns apetrechos. Os anzóis de pesca servem para você enganchar em fissuras na rocha, saliências, raízes. Você vai amarrar o anzol na ponta do cordim e prendê-lo aonde sua imaginação e o terreno desejarem. Leve também cordim extra, tem a venda em casa de barbantes, embalagens, ou se quiser pagar mais caro em casa de artigos de montanha. Com esta cordinha extra você pode esticar o cordim da barraca e amarrar numa pedra ou arbusto mais longe. Se sua Nepal for com saia coloque pedras sobre ela, para firmar a tenda. Lembre-se, no cume das montanhas o vento costuma ser bem forte. Pode ser que no final da tarde esteja tudo calmo, aquele por do sol bonito... e a noite vem a ventaca. Então deixe tudo bem firme, esperando o pior, sempre. Se possível arme a barraca num lugar protegido: ao lado de uma pedra, ou da mata, ou ainda dos muros construídos para este fim. As vezes é melhor saber perder. Se o cume está lotado e só sobrou lugar ruim, desça pra um lugar melhor e garanta sua boa noite de sono e ataque o cume no nascer e pôr do sol. Citar
Colaboradores claudiopsiuerj Postado Março 20, 2015 Autor Colaboradores Postado Março 20, 2015 Fala Otávio! Mais uma vez valeu pelas dicas. Apesar das dúvidas específicas com relação a estas duas travessias ainda não realizadas, não sou marinheiro de primeira viagem, então certamente treinar montagem e desmontagem de uma barraca nova (e manuseamento prévio de qualquer outro equipo recém-adquirido antes de ir para o mato ou montanha) é indispensável e será devidamente executado. Não vinha tendo muito tempo de compartilhar meus relatos, mas vou me dedicar a estar mais presente por aqui e até ajudar na dúvida de quem esteja iniciando. Em outras palavras, sou praticamente um iniciante no mochileiros.com (com exceção de uma rápida participação em 2010), mas tenho já muitas "horas de vôo" dentro do mato. Aliás, se tudo der certo, muito em breve trarei um relato de uma aventura inédita que, quem sabe, poderá servir para que muitos outros também se aventurem e se beneficiem... Vou deixar no suspense... rsrs Abraços! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.