Ir para conteúdo

Parque Ecológico Voturuá ganha quatro trilhas


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

FONTE: A Tribuna On-line

http://atribunadigital.globo.com/bn_conteudo.asp?cod=426115&opr=121

 

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de São Vicente aprovou quatro trilhas que somam mais de 3 mil metros de extensão destinadas a promover o turismo ecológico no Parque Ecológico Voturuá, que abrange os morros Voturuá e Itararé, uma área de 850 mil metros quadrados, preservada a partir do Artigo 275 da Lei Orgânica do Município.

 

A aprovação decorre de um pedido feito pela Prefeitura. Segundo o secretário de Turismo de São Vicente, Brito Coelho, agora serão realizadas equenas obras de infraestrutura de forma a garantir a segurança aos visitantes.

 

“São 36 intervenções, aprovadas pelo Comdema, previstas para garantir acessibilidade e informação aos turistas. Todas de baixo impacto e sem promover qualquer supressão de vegetação”, afirmou Brito Coelho, lembrando que as pontes, escadas e placas, por exemplo, serão feitas com madeira apreendida pelo Ibama: “Estamos solicitando ao Ibama 50 m³ de madeira, produto de apreensões, para começar as obras”, explicou.

 

As trilhas da Pedreira, do Pico do Urubu, do Bicho Preguiça e do Voo Livre foram demarcadas com GPS em uma ação que reuniu biólogos, turismólogos e especialistas em ecoturismo. O objetivo é, com visitas monitoradas, permitir que a população conheça e assim ajude a preservar a área com mais de 30 espécies de vegetais e 70 de animais, incluindo aves, pequenos mamíferos, répteis e insetos.

 

As trilhas poderão ser percorridas por idosos e crianças, porque os percursos, segundo a Prefeitura, contarão com guias, degraus, corrimões, guarda-corpos, passarelas e agarras. O controle dos acessos será feito pelo Portal do Parque Ecológico Voturuá e da base inferior do Teleférico. Um projeto de sinalização foi elaborado para orientar os visitantes.

 

A Trilha da Pedreira tem 900 metros de extensão e capacidade de receber 30 pessoas por período. É considerada de nível médio de dificuldade. Leva ao alto da Pedreira, onde encontra a Trilha do Pico do Urubu. Terá 11 intervenções de baixo impacto. Outra proposta é recuperar antigo imóvel da pedreira para a criação de um posto de observação de pássaros.

 

A Trilha do Pico do Urubu, de 360 metros, comporta 30 pessoas por período e terá apenas duas intervenções. A do Bicho Preguiça tem 1.200 metros, carga para 30 pessoas e receberá oito intervenções e a do Voo Livre, com 600 metros, tem condições de receber 20 visitantes por período e necessita de 15 obras como degraus, barreira de contenção, corrimão de segurança, entre outras. As obras terão apoio dos recrutas do 2º Batalhão de Infantaria Leve.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...