Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

E ai galeraaaaa,

Tudo bem? ::otemo::

Voltei de viagem ontem (15/03/2015) e vou contar um pouquinho da minha experiência no Chile e na Bolívia!

Período: 07/03 - 14/03/2015

Países/locais: Chile (San Pedro de Atacama) e Bolívia ( do Atacama até Uyuni).

(Para quem quer apenas dicas, é só da uma olhada no final do relato. Eu tentei colocar as mais importantes, ao meu ver. Espero que te ajude :) )

Então, vamos começar...

Cheguei no meu hostel em San Pedro de Atacama no dia 07/03 às 19h00, mais ou menos.

Hostel: Atacama North

Peguei quarto privativo com banheiro privativo. Foi um pouquinho mais caro que os outros, mas valeu super a pena para descansar da longa viagem!

O quarto é super confortável e o WiFi é muito bom. Chego a brincar que é melhor que o da minha casa rsrs.

No entanto, fica um pouquinho longe da Caracoles. Não super longe, mas, é mais afastado que o outro hostel que eu fiquei.

Transfer: Licancabur

Reservei antes da viagem pela internet (é só jogar "transfer licancabur" que você acha), e eles me atenderam super bem. Logo que cheguei no aeroporto de Calama tinha um moço com uma plaquinha com meu nome, e me direcionou ao balcão do transfer para eu pagar. Paguei 20.000 pesos Chilenos ida e volta. Tem empresas que se você fecha ida e volta, eles fazem por 18.000, mas não sei indicar o nome (esqueci :cry: ). De qualquer forma, eles me atenderam super bem. Eles levam até o hostel.

Bom, depois de arrumar minhas coisas no hostel, decidi ir para Caracoles para fechar os passeios.

Primeiro, fui fechar o passeio Atacama - Uyuni por quatro dias e três noites. Vou explicar a diferença dos dias:

Atacama - Uyuni

3 dias e 2 noites: Sai do Atacama, vai para Uyuni e a pessoa fica na Bolívia

4 dias e 3 noites: Sai do Atacama, vai para Uyuni e no quarto dia volta para SPA.

Peguei o de 4 dias e 3 noites. Fui com a empresa "World White Travel", que foi recomendação de um amigo meu. Posso dizer que tudo ocorreu super bem, não tenho reclamações. Aliás, só elogios.

Paguei em torno de 120.000 pesos Chilenos.

O passeio (Atacama - Uyuni):

A agência te pega com uma van na porta do hostel, por volta das 08-08h30.

Em seguida, levam para fronteira da Bolívia onde é servido um café da manhã e onde é realizada toda parte burocrática de imigração. (Lembrando que para entrar e sair da Bolívia, tem que pagar 15 pesos bolivianos. Há agências que já incluem esse valor no valor total do passeio, mas não foi o meu caso. De qualquer forma, antes de sair de SPA troque alguns pesos chilenos por bolivianos, vai ser necessário para pagar banheiro, entradas em parques e na feirinha de artesanato. E, falando nessa feirinha, eu, particularmente, não gostei muito. Mas cada um, cada um! haha)

Bom, depois de resolvida a parte burocrática, começa, de fato, a grande aventura haha.

Durante esses três dias passeando em meio a um deserto em um 4x4, você passará por paisagens de tirar o fôlego. Bom, pelo menos para mim que sou novata nisso, achei indescritível!

Em todos os dias, o passeio começa de manhã 07-08h00 mais ou menos, e acaba no fim da tarde.

O valor total do passeio (120.000 pesos chilenos) está incluso alimentação, hospedagem e os passeios, é claro! Então, no fim da tarde sempre tem um hostel para descansarmos.

No primeiro dia, não tenho banho! Mas, não entre em desespero! Como o clima lá é bem seco, dificilmente você vai suar. Então, eu não me senti tão mal assim, como imaginei. A primeira noite, o hostel é bem simples (como se isso fosse uma novidade!!!), os dormitórios são compartilhados com a galera do seu carro!

No segundo dia, tem banho (e quente ::hahaha:: ) e a hospedagem é feita em um hostel de sal. Sim, ele é feito todinho de sal! Os quartos são divididos, há quartos de casal (para quem vem com alguém), há quartos duplos e quartos com quatro pessoas. Nesse dia, eu fiquei com mais três meninas em um quarto! O banheiro é compartilhado.

No terceiro dia (para quem volta para SPA), o hostel tem chuveiro. No entanto, é de água fria ou você paga 10 bolivianos para tomar banho com água quente. Como eu só tinha mais 15 bolivianos para sair da Bolívia, e tínhamos chegado a noite, ou seja, friaca, eu fiquei sem tomar banho nesse dia ::putz:: !

O quarto dia é mais chatinho, pois é só a volta para SPA. São, mais ou menos, a manhã inteira de viagem. Cheguei no meu hostel às 12h00, mais ou menos.

Fiquei hospedada nos últimos dias da viagem no hostel "El Anexo", o que tenho a dizer dele: MUITO BOM!

Logo quando cheguei, achei que fosse um lugar bem precário, comparado aos outros hostels que eu já havia ficado. Mas, quando eu entrei, de fato no hostel pude perceber que é tudo muito ajeitadinho, rústico e bem limpinho. A equipe de lá é excelente. Sempre prestativos e muito simpáticos. O único "problema" (para alguns) é que o WiFi só é liberado na área comum do hostel e o sinal não é dos melhores! Mas, vamos combinar né, você não vai para o Atacama pensando na internet!!!

Voltando ao Atacama:

Cheguei no meu hostel cansada! Mas, como no sábado já teria que ir embora, precisava otimizar meu tempo. Então, resolvi, naquele dia, fazer o tour astronômico. Como o tour era só a noite, dava tempo de eu descansar. E, realmente, foi uma ótima opção.

Sobre o tour astronômico, eu não tive dúvidas que a agência Space é a mais recomendada, não só lendo alguns relatos como sugerida pelos próprios locais de Atacama.

No entanto, ao chegar na Space eles estavam lotados até sábado :shock: , ou seja, reservem com alguma antecedência!!!

Mas eu não desisti!!! Ouvi falar que há algumas agências que levam os turistas para um campo de futebol e lá mostras as estrelas! FURADA! Por isso, eu decidi ir com a agência Latchir (acho que é assim o nome), a agência fica na Caracoles. O valor é de 20.000 pesos chilenos. Bom, eu achei caro. Massss, acho que valeu o passeio. Consegui ver as constelações direitinho, consegui ver a superfície da lua no telescópio como eu só havia visto em fotos. Então, acredito que vale a pena!!!

No outro dia (quinta-feira), eu fui fazer o tão famoso valle de la luna. Realmente, o lugar é incrível. No entanto, é o alvo principal da grande maioria dos turistas, ou seja, não tem como curtir muito. Eles dão o tempo de você tirar a foto, e só! Pelo menos comigo foi assim.

No último dia, (sexta-feira) fiz o Salar de Tara. Recomendo bastante, é incrível! Você fica o dia todo fora, mas as paisagens são absurdas. Entretanto, eu achei alguns lugares que passamos parecido com alguns lugares de Uyuni.

Em Atacama eu só realizei esses passeios, mas há diversos outros para fazerem!!!

Posso dizer que essa foi uma viagem incrível. Para quem gosta do diferente, para quem quer sair da zona de conforto vale muito a pena!

Agora, segue algumas dicas, que ao meu ver, foram importantíssimas para mim:

- Levar protetor labial

Claro, o protetor corporal também é muito importante. Mas a minha boca ressecou muito, ou seja, leve!!! Não é dinheiro desperdiçado!

- Para Uyuni, um galão de 5 litros de água é o suficiente.

Eu fui sozinha, e sobrou mais da metade!

- Leve um mapa ou se informe bem sobre a localização do seu hostel.

No primeiro dia em SPA, eu fiquei em um hostel um pouco distante da caracoles (rua principal de SPA), e quando eu voltei já era um pouco tarde (21h00), o problema é que a grande maioria das ruas de SPA não tem iluminação. É muito escuro, tipo, muito mesmo! Eu liguei a lanterninha do meu celular para enxergar o chão. E, por conta disso, eu me perdi. Fiquei uns 40 min rodando nas ruas de SPA e nada do meu hostel! ::ahhhh::

- Leve lenços umedecidos

Bom, eu tive que tomar uns banhos de gato. Então, o lenço umedecido foi super importante!

-Leve papel higiênico

Se for fazer Uyuni, é necessário levar.

- Guarde todos os papeis que te derem

Essa não é uma dica boba! Sério, todos os papéis que eles te derem, reserve um espaço na mochila para guardar. Um hora, eles vão pedir de novo, acredite!

- Sem medo!

Essa dica é para quem vai para Uyuni. Antes de ir eu pesquisei bastante e li muitos relatos. E, acredite, me coloram medo.

Falaram sobre passar muitos perrengues, sobre passar frio etc etc. Olha, confesso que não passei tanto perrengue assim não. É de boa! Você encontra gente de várias idades fazendo esse trajeto (Atacama - Uyuni), e pode ir sem medo! Sobre o frio, eu passei sim. Mas colocando uma blusa mais quentinha é bem suportável.

Mas, é claro, leve em consideração que eu fui no verão. Então, se decidir ir no inverno, leve muitas blusas. haha

- Amanhecer em Uyuni

No segundo dia a noite, pergunte ao seu guia se há a possibilidade (sempre tem essa possibilidade) de vocês assistirem o nascer do sol em Uyuni. Eu acordei às 03h30 da manhã, mas, com certeza valeu super a pena! Havia chovido um dia antes no salar, então, o céu refletiu na água. Incrível! Incrível.

Bom gente, acho que é isso.

Se houver mais alguma dúvida, é só perguntar.

Beijos.

598dc5842a3ee_SalarUyuni.jpg.a45cfc999615e3494a5d6e3660fd57e9.jpg

DSCF9156.JPG.f6924c8a6b6e6b12d8cd321f20165b7c.JPG

• Colaboradores
Postado

Obrigado pelo relato, lorysayumi. Veio em boa hora.

Poderia nos informar quantos pesos estavam pagando no dólar e no real lá em San Pedro de Atacama?

Obs.: espetacular essa foto espelhada no salar!!!

• Membros
Postado
Obrigado pelo relato, lorysayumi. Veio em boa hora.

Poderia nos informar quantos pesos estavam pagando no dólar e no real lá em San Pedro de Atacama?

Obs.: espetacular essa foto espelhada no salar!!!

Oi Rodrigo!!!

Que bom que ajudou :)

Acho que essa foi a pior parte da viagem. Como estava super em cima da hora, eu não consegui pesquisar muito bem a respeito de onde trocar o dinheiro.

Então, eu troquei no aeroporto mesmo ::putz::

Troquei de real para pesos. Mas, acredito que nas casas de Câmbio da Caracoles seja mais vantajoso!

Caso, você troque seu dinheiro em SPA, recomendo que leve alguns pesos daqui para pagar o transfer!

:)

• Membros
Postado

lorysayumi - Show esse post, estou indo em Maio para lá e assim como vc, ao pesquisar fiquei meio preocupado com relação ao Salar. Quero fazer esse mesmo roteiro e umas das coisas que mais me incomoda é em relação a altitude. Muitos relatos que li, falam sobre a primeira noite no Salar a 4.200 mts que e o terror... vc passa mal, não consegue respirar... Ë realmente tudo isso? Vc sofreu todos esses transtornos? Bem legal saber dessa outra opção de agência. Ja tinha ouvido falar da Cordillera porém li mtos relatos negativos também...

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado
Foto sensacionalmente linda!!! Quanto pagou pelo quarto em spa?

Obrigada!!!! :D

Não me lembro muito bem dos valores, mas vamos lá:

Hostel Atacama North

1 diária - Quarto privativo com banheiro privativo

R$ 100-150,00

(Incluso café da manhã)

Hostel El anexo

4 diárias - Quarto compartilhado com banheiro compartilhado

R$ 250,00

(Café da manhã não incluso)

Lembrando que esses valores foram uma média do que eu gastei, não lembro o valor exato.

• Membros
Postado
lorysayumi - Show esse post, estou indo em Maio para lá e assim como vc, ao pesquisar fiquei meio preocupado com relação ao Salar. Quero fazer esse mesmo roteiro e umas das coisas que mais me incomoda é em relação a altitude. Muitos relatos que li, falam sobre a primeira noite no Salar a 4.200 mts que e o terror... vc passa mal, não consegue respirar... Ë realmente tudo isso? Vc sofreu todos esses transtornos? Bem legal saber dessa outra opção de agência. Ja tinha ouvido falar da Cordillera porém li mtos relatos negativos também...

Obrigada :)

Bom, vamos lá...

Em relação a altitude, acredito que não seja tudo isso que você leu. Confesso que no primeiro dia eu sofri um pouco, mas foi apenas com dores de cabeça.

Mas ai você pede um pouco de folha de coca para seu motorista, masca, e fica tudo certo ::otemo::

Uma menina da outra van passou mal, com dor de cabeça, vomitos etc. Mas acredito, que foi apenas ela. Todas as outras pessoas da nossa agência, (umas 10) passaram super bem, na verdade, nem sentiram a altitude!!!

E boa viagemmmmm... Você vai amar!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...