Ir para conteúdo

ser mochileiro(a)!

ogum777

Posts Recomendados

• 2 meses depois...
  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta
  • Colaboradores

Excelente texto, Ogum, até por dar uma perspectiva histórica.

É interessante notar que a figura do viajante, aquele que viaja por prazer, não por necessidade, surge na Grécia antiga, sempre relacionada à busca do aprendizado. A cultura grega clássica entendia que o aprendizado se dava nas ruas, nas ágoras, conversando, debatendo e trocando idéias. E conhecer outros países, outros povos e outras culturas fazia parte deste aprendizado. Isso continuou fortemente com os romanos, no período da pax romana, especialmente. Os cidadãos romanos tinham muitos recursos vindos de todo o império, muito tempo livre e excelentes estradas.

O retrocesso se dá fortemente na Idade Média com o homem ficando preso à terra, mas ainda assim com a existência de figuras como os cavaleiros andantes, normalmente de linhagem nobre, mas sem títulos; que vagam de feudo em feudo e de reino em reino. Mesmo alguns povos como venezianos e genoveses que dependiam do comércio eram exceções.

Agora, o auge foi mesmo a época dos Descobrimentos e das Grandes Navegações, quando verdadeiros aventureiros saíam sem saber pra onde, sem saber se sua nau despencaria pra fora do mundo. Se hoje temos dificuldade de nos comunicar com alguém de outro país, caso não haja uma língua em comum, imaginem pra um Caramuru, um Bacharel da Cananeia ou um João Ramalho largados numa terra como o Brasil pré-colônia?

Nesse ponto, o século XX fez muitos bens ao viajante em geral. Na verdade, democratizou esse acesso. Se antes você só conseguia ter esse acesso a novas culturas se fosse um aristocrata ou um aventureiro; cada vez mais pessoas, digamos, normais conseguem expandir seus horizontes. A expansão dos meios de transporte e comunicação em 100 anos é algo que nem dá pra medir.

Mesmo assim, acho que o brasileiro - de maneira geral - ainda está aprendendo, está se criando uma cultura de viajante ainda por aqui, seja mochileiro, CVC, homem do mundo, turista, seja o que for. A própria falta de infraestrutura e incentivo ao turismo interno é incipiente (quantos exemplos não temos que é mais fácil e barato viajar pro exterior que aqui dentro do país?), o que cria uma grande barreira para novos viajantes. Muitos dos episódios que vemos de brasileiros passando vergonha no exterior é típico de neófitos. Assim como nos anos 80 havia várias histórias de hordas de adolescentes que destruíam hotéis na Disney quando seus pais os mandavam pra lá com a Vovó Stella, presente de aniversário de 15 anos.

Muitos outros povos (europeus em geral, israelenses, australianos e daí em diante) já tem uma cultura de viajantes que já passou por algumas gerações. Tanto que ninguém se escandaliza por lá quando se tira um sabático - uma licença não remunerada - de 6 meses pra viajar. Uma verdadeira heresia para as empresas daqui.

Mas, com todas as facilidades aumentando, confio que acabe se implantando uma filosofia viajante/mochileira no Brasil dentro dos próximos anos. Lembro de quando fiz minha primeira viagem com uma mochila nas costas (Europa em 1997, na época da internet à lenha) tudo que tinha de informações era meu Guia Fromer's - Europa a US$ 50 por dia e a carteirinha com o guia da IH (nem sabia que havia albergues sem ser IH ::lol4:: ). Foi na viagem que me deparei pela primeira vez com coisas como Lonely Planet ou Rough Guide; ninguém conhecia por aqui.

Hoje, em termos de informação, não existe segredo pra ninguém. Felizmente está cada vez mais acessível a mais e mais gente, até porque o Mochileiros é a prova que pra viajantes com pouca grana, informação é o bem mais precioso. E essa cultura... bem, vamos ajudando a construir. Vai demorar, mas chegaremos lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
  • Membros

Ainda estou conhecendo o fórum, tenho alguma experiência com viajar, ainda não sou 100% uma mochileira, mas devo dizer que o artigo, se assim posso chama-lo ficou ótimo, tanto pelas dicas, como a perspectiva sob o qual foi constitiuida!!

Gostei muito! ::otemo::

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • Membros

Excelente texto, Ogum.

Na real, é o que eu sempre pensei, mas nunca tive a verdadeira intenção de realizar, até agora.

A verdade é que a maior dificuldade que qualquer um enfrenta pra virar um mochileiro é a própria inércia. As pessoas acabam se acostumando com as facilidades do sedentarismo, e aí abandonam os ideais de inquietação e de insatisfação e, na melhor das hipóteses, viram mochileiros-cvc.

Vencida a preliminar de aceitar, entender e gostar da idéia, e principalmente o planejamento - que acaba sendo o mais difícil pra mim, por razões pessoais -, é só correr pro abraço.

Nosso lar, afinal, é o mundo.

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • Membros

Otimo texto.

Pra muito ser mochileiros, e o fato de conhecer varios lugares.Pra outros o mochilismo e a grande forma de vc se conhecer, junte tudo sempre dando valor as coisas simples, e sabendo que toda comedia tem apos suas desventuras e um grande final feliz.

"O homem e feito, pelo caminho que faz, pela escolha que toma, ou pelo o simples fato de escolher fikar parado"

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Realmente, o texto de escrito por Ogum é excelente para o entendimento dos motivos que levaram pessoas a uma dinâmica de deslocamentos com as mais diversas finalidades ao longo do desenvolvimento da humanidade. E os Mochileiros surgem rompendo com todas as facilidades e confortos dos pacotes turísticos direcionados, que limitam e restringem a liberdade e a oportunidade de realmente conhecer lugares, culturas e pessoas. Sim, é verdade, o Mochileiro é uma pessoa controversa como afirma Ogum em seu relato, especialmente quando continua como Mochileiro ao longo da sua existência. Mas nada mais gratificante do que, neste mundo globalizado, onde tudo se sabe e tudo se pensa conhecer, ter descobertas incríveis durante as viagens. Optar em sair dos circuitos turísticos comerciais e procurar desbravar o mundo com o auxílio e troca de experiências com pessoas que realmente conhecem as realidades que poderão levá-lo a compreender e escolher um destino que atenda as suas necessidades é uma opção crescente entre os jovens. E ao optar em sair dos pacotes turísticos à idealizar sua viagem, desde o seu planejamento a sua realização, se transforma num aprendizado que se completará com um verdadeiro intercâmbio de conhecimentos e experiências. Ogum também abordou sobre os questionamentos do padrão de consumo da sociedade contemporânea, voltado para o modismo, para o consumismo, para as marcas dos produtos, para as comodidades que podem ser compradas (hotéis de luxo, resorts, restaurantes renomados, cruzeiros quando se tem a opção de navios de linha, compras, ... mordomias) e a opção do mochileiro rompendo com a estrutura de mercado, alguns jovens procurando esticar ao máximo os limites do orçamento disponível, outros já estabilizados que encontraram uma maneira de vida que proporciona maior custo benefício, e que foi muito bem exemplificado: o trabalho é para levar uma vida sem os exageros dos supérfulos e assim poder viajar mundo afora. Para o mochileiro o mundo não tem fronteiras, pode-se dar voltas e mais voltas. A Cultura do Mochileiro leva a uma redução de consumo e a um conseqüente meio ambiente sustentável e saudável.

Link para o comentário

• Membros

Estou começando agora nesse mundo de mochileiros... Para essa virada de ano a casa da minha prima estará muito cheia. Pensando em conforto e matando uma vontade que tenho desde pequeno, comprei uma barraca para armar ao lado da piscina e pensei: "de 2011 em diante, essa barraca e minha moto serão minhas companheiras de fim de semana." Decidi que irei acampar, mochilar... tudo que tenho direito. Apenas eu, a barraca e a moto em fins de semana e feriados (tenho que trabalhar durante a semana pois tenho que gerar o sustento).

Estou chegando agora no fórum e espero aprender e divulgar as aventuras que eu tiver!!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Comigo foi parecido... no natal da casa da minha avó ganhei a minha primeira barraca da Turma da Mônica!!! hhuahuahua ::lol4::

Estou começando agora nesse mundo de mochileiros... Para essa virada de ano a casa da minha prima estará muito cheia. Pensando em conforto e matando uma vontade que tenho desde pequeno, comprei uma barraca para armar ao lado da piscina e pensei: "de 2011 em diante, essa barraca e minha moto serão minhas companheiras de fim de semana." Decidi que irei acampar, mochilar... tudo que tenho direito. Apenas eu, a barraca e a moto em fins de semana e feriados (tenho que trabalhar durante a semana pois tenho que gerar o sustento).

Estou chegando agora no fórum e espero aprender e divulgar as aventuras que eu tiver!!

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Estou adentrando agora no mundo dos mochileiros, ainda estou na parte da pesquisa a qual bolsa comprar, a qual barraca comprar, saco de dormi, quais roupas melhores para tipos de caminhada, o roteiro. Em resumo estou a procura das informações, esse forum ja esta me ajudando muito para o começo de minha empreitada.

Esse topico ja me ajudou muito em algumas dicas, abrindo meus olhos para o mundo que o mochileiro enfrenta e a historia por traz das grandes aventuras da humanidade ^^ ( otima ideia da a historia dos grandes aventureiros ) :P

Parabéns a o criador do tópico ogum, e parabéns aos usuários e a esse fórum, que concertesa, serei freqüentador assíduo, e futuramente quem sabe colaborador, de algumas informações que conseguirei ao longo dessa jornada de mochiladas. o/

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...