Membros de Honra LEO_THC Postado Agosto 2, 2009 Membros de Honra Postado Agosto 2, 2009 FONTE: Correio http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=31915&mdl=27 O preço das passagens aéreas no Brasil deve cair a partir das próximas semanas. A afirmação é do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), que publicou em julho um estudo sobre o comportamento do setor no primeiro semestre deste ano. Segundo o Snea, a oferta de assentos nos aviões teve alta de 10,2% no primeiro semestre, enquanto a demanda de passageiros subiu somente 3,2%. O descompasso fez com a que a ocupação das aeronaves caísse de 64,77% no primeiro semestre de 2008 para 63,15% no mesmo período deste ano. De acordo com a análise do sindicato, o excesso de assentos, aliado à chegada da baixa estação, deve acirrar a quantidade de promoções por parte da empresas aéreas. “A atual conjuntura e a sazonalidade forçam as empresas a adotaremas ofertas, mas a política de promoções varia de companhia para companhia”, explica o assessor do Snea, Jorge Honório. Segundo ele, enquanto as ofertas promocionais não chegam com força, o consumidor pode aproveitar as pontuais. “Tudo depende da demanda. Viagens em fins de semana e feriados, por exemplo, são mais caras do que durante a semana, devido à alta procura”. Como exemplo, Honório cita a estratégia da novata Azul, que conta hoje com uma série de promoções mais agressivas do que as das concorrentes. “A Azul está numa fase em que precisa aparecer para se firmar”, diz ele. Promoção O diretor de relações institucionais da companhia aérea, Adalberto Febeliano, confirma que a Azul vem realizando promoções pontuais. “Nosso objetivo claro é estimular que as pessoas experimentem o produto Azul. É uma espécie de degustação”, explica o executivo, que deu largada esta semana ao período de promoções, oferecendo tarifas a partir de R$ 69. Embora as viagens possam ser realizadas até outubro, o prazo para a compra com valores mais baixos acaba nesta sexta-feira (31). Mas Febeliano alerta que uma nova promoção começa no dia 10 de agosto, quando a empresa passa a operar em Belo Horizonte. Ele informa ainda que a Azul planeja aumentar a frequência e os destinos para Salvador, contudo, este é um projeto que só deve ser posto em prática a partir do próximo ano. Questionadas se pretendem seguir a Azul, as concorrentes foram discretas. Em nota, a TAM informou que “a empresa realiza promoções, especialmente em momentos de baixa demanda, mas é importante lembrar que, numa crise e num ambiente de maior competitividade, não é só promoção que é importante”. A Webjet seguiu na mesma linha e informou que a empresa sempre adotará promoções, pois trabalha com o objetivo de otimizar a ocupação dos voos, promovendo tarifas atraentes para estimular o consumo, a fim de consolidar os novos produtos da companhia. A Webjet destacou ainda que a empresa trabalha com uma política de preços dinâmica. Desta forma, as tarifas podem mudar de acordo com o mercado, com a oferta, sazonalidade e demanda. Já o diretor de comunicação corporativa do Grupo Gol, Hélio Muniz, afirmou que a empresa não pode se manifestar sobre as futuras promoções porque está em quiet period, um período de silêncio, exigido por lei, que antecede a divulgação dos resultados trimestrais da empresa. Pacotes O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Pedro Costa, diz que o impacto das promoções no setor é significativo e importante. “A passagem é um item muito forte na composição de um pacote turístico. Se tivermos promoções, os pacotes ficarão mais atrativos”, avalia. Costa diz ainda que a tarifa aérea do Brasil é “caríssima” e que as agências ficam sujeitas a promoções esporádicas. “É um absurdo ter que pagar uma fortuna de Salvador a Aracaju ou de Salvador a Ilhéus, que são destinos próximos”. Viaje barato Antecedência - Quem compra as passagens três meses antes de viajar, em geral, consegue os melhores preços. Horário - Voos que decolam durante a madrugada, de meia-noite às 6h, têm as tarifas mais em conta. Outros horários promocionais são entre 10h e 16h. Dia - Os voos de terça, quarta e sábado possuemas tarifas mais baixas. Temporada - Viaje na baixa temporada. Voos fora do período de festas e férias são mais baratos. Escalas - Os voos com escalas e conexões tendem a ter tarifas mais baixas do que os diretos. Internet - Entre nos sites de comparação de preços antes de comprar. Eles indicam os trechos mais vantajosos. Ida e volta - Algumas promoções são válidas para apenas um trecho (só ida), mas a maioria só é válida para voos de ida e volta.
Posts Recomendados