Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Janeiro de 2014.

Quem? 4 garotas, 18 anos recém feitos, ensino médio finalmente concluído.

Roteiro: Buenos Aires – Colônia – Montevidéu

Meus gastos totais: R$1184,00 + passagem aérea de ida

(Considerando 1 real = 10 pesos argentinos/8,70 pesos uruguaios)

Como já estava na Argentina antes, cheguei em Buenos Aires com o dinheiro em pesos argentinos. Tinha também uns 800 pesos uruguaios e alguns dólares (de viagens passadas. Não acho que pra essas cidades seja necessário o dólar. Eles aceitam o real muito bem). Levei também uma carteirinha de estudante internacional que serve como cartão de débito, mas só usei no Uruguai. Na Argentina eles estavam com um esquema de câmbio paralelo e o cartão, óbvio, cobrava no oficial (O Oficial tava por volta dos 6 e o paralelo 10). Só não troque dinheiro com qualquer um nessas situações, né.

(Custos mais detalhados ao final do relato)

Buenos Aires – 5 noites

Voo atrasado em 2 horas, eu sentada esperando no chão do aeroporto de Bariloche pelo meu primeiro mochilão. Chegando em Buenos Aires a intenção era pegar um ônibus de linha, mas não tive cabeça pra isso. Fui, num esquema de táxi que você paga antes, direto pro hostel. É caro, mas o que dá menos trabalho. Ficamos no Terrazas Estoril, na Av. de Mayo. Gostei bastante. É um prédio antigo de 6 andares com alguns hostels. Queríamos ficar no Estoril, que é no primeiro andar desse mesmo prédio, mas estava lotado. O bom é que um pode usar o espaço do outro (no caso desses dois). Por exemplo, cozinhávamos no primeiro andar porque a cozinha era muito maior, e de noite o pessoal do Estoril subia pra um terraço lá no nosso hostel, que é bem gostosinho por sinal. As camas eram confortáveis e os quartos grandes, mas os staffs praticamente só falavam em inglês. O café era tranquilo, os banheiros limpos e o pessoal atencioso. Li muitos relatos dizendo pra não ficar no centro e preferir pela Recoleta ou Palermo, mas achei bem tranquilo. Sim, as ruas no centro são vazias de noite, mas existem táxis e o metrô é muito bom (tinha uma estação na frente do hostel em que ficamos).

No primeiro dia fomos dar uma volta ali perto mesmo. Visitamos a Casa Rosada, que é linda. Já tinha ido lá anos antes, mas dessa vez pudemos entrar. Tem uns quadros lá dentro e uns mini jardins bem bonitinhos. Ficamos procurando um banco pra minha amiga sacar dinheiro, mas não achamos. Começou a anoitecer e tinham muitos mendigos naquela região. Preferimos voltar logo pro hostel, mas não sem antes passar no mercado e comprar material pras nossas jantas improvisadas.

No dia seguinte visitamos a Fería de San Telmo. Acontece aos domingos, então reserve essa manhã pra passar por lá. Tem muita coisa bacana, mesmo pra quem não vai comprar nada é bem interessante. Almoçamos no Subway e fomos pro Teatro Colón. Achei caro demais, e como não fazia questão de visitar, fui junto com uma amiga pra um Starbucks ali perto enquanto as outras faziam a visita guiada. Elas acharam lindo. DSCN0012.JPG.b5684877e288a093c2c49222ad77faa9.JPG

E o terceiro dia foi de caminhada! O cara do hostel mostrou pra gente no mapa o caminho que deveríamos fazer e lá fomos nós, andando até a Recoleta. No caminho paramos na Livraria Ateneo, que já foi um teatro. É linda! Tiramos algumas fotos e seguimos em direção ao Cemitério da Recoleta. Apesar de eu não ser muito amiga de cemitérios, é uma visita bem legal. As esculturas, as diferenças entre alguns túmulos, uns caminhos bem espaçados e outros bem pequenininhos. Almoçamos numa pracinha arborizada ali perto uns sanduíches que tínhamos feito na véspera e andamos mais um pouco até o MALBA (Museu de arte Latinoamericano de Buenos Aires). Quando cheguei é que me dei conta que já tinha ido lá quando passei por Buenos Aires uns 3 anos antes. Mas que surpresa boa! Amei da primeira vez, amei mais ainda da segunda, e iria por mais muitas e muitas vezes. Aquele lugar me fascina! Voltamos de táxi por motivos de pernas cansadas e demos uma passada nada básica no Café Tortoni. É um pouco barulhento, mas é gostoso e é tradição. DSCN0137.JPG.c395876313dbce112aac0aacc59f84ef.JPG

Dormir, acordar, trocar moedas no banco do lado do hotel e pegar ônibus! (Sim, os ônibus lá só aceitam moedas – ou o cartão de ônibus.) Caminito, seu bonito! Uns pedaços de rua pra turista ver, muitos cacarecos pra turista comprar, mas um lugar que não se pode deixar de ir, não é mesmo!? No final da tarde passeamos um pouco pela Calle Florida e aproveitamos um bom Café Havana.DSCN0359.JPG.4f4529c6beabafbfcb5f38e5b3b500b0.JPG

Dia de voltar pra Recoleta? Claro que sim! Mas dessa vez foi de ônibus mesmo. O Museu de Bellas Artes não tinha ar condicionado, por conta disso minha pressão baixou e isso é tudo que eu me lembro. Ficava sempre sentada e olhava o que dava. No final da tarde pegamos um ônibus pra Palermo. Lembra que eu falei dos ônibus só aceitarem moedas? A máquina pra colocar as moedas estava quebrada e devolvia todas as que colocávamos. Resultado? Passamos de graça, ué. Palermo é lindo. De fato deve ser muito gostoso ficar hospedado por lá. Tudo é bonito, tudo é legal, tudo é vibrante. Mas estava ficando tarde e era hora de pegar o metrô de volta pro hostel. Cadê que tinha alguém pra receber dinheiro? Nada. Ninguém. Ficamos olhando, olhando, até que um cara passou e disse pra passarmos pelo cantinho da catraca. Mais uma vez, de graça!

Último dia de Buenos Aires. Última manhã, na verdade. Acordamos cedo e partimos pra pegar o Buquebus pra Colônia. Já tínhamos comprado as passagens, então foi só fazer o check-in e despachar as malas. Procuramos uma casa de câmbio por lá, mas não tinha nenhuma aberta. Na estação do Uruguai o câmbio estava péssimo. Acabamos não trocando nada no primeiro dia e ficamos só com o pouco que eu já tinha.

Colônia – 2 noites

Chegamos por volta da hora do almoço em colônia, largamos as coisas no Hostel Colônia e fomos procurar um restaurante. Foi um dia divido. Duas pra um lado e duas para o outro. Passeei pela Ciudad Vieja, fomos na sorveteria que fica junto do portão histórico, que é deliciosa, e ficamos um tempão conversando com uns caras que apareceram por lá. Depois, enquanto elas jantavam na Ciudad Vieja, procuramos um restaurante mais afastado – e barato. Acabamos comendo um franguinho com tomate maravilhoso. O almoço gorduroso somado ao calor que estava durante o dia não fez bem pra nenhuma das duas. A cotação do restaurante estava ótima e gastamos o que sobrou dos nosso pesos argentinos lá. De noite saímos as quatro pra passear pela cidade e tomar uma cervejinha com os nossos novos amigos. A cidade velha é linda de noite. Bate uma brisa fresca e as ruas de paralelepípedo ganham um charme ainda maior com a iluminação da cidade.DSCN0533.JPG.98d3a6c6a14ee4026ba8e8da04567b3a.JPG

No dia seguinte voltamos pra cidade velha e subimos o farol (20 pesos). A vista lá de cima é linda. De lá fomos caminhando até a praia. Andamos demais, vimos de menos. Uma praia suja, com dois dutos de esgoto junto das pessoas. Não valeu a pena, mas ficamos um pouco lá curtindo o ventinho. Já tinha estado em Colônia antes e não quis ir nos museus de novo (as meninas também não quiseram ir), mas eles não são nada demais. Demos uma volta pela cidade, fomos numa ver como era uma festa por lá (mulheres free até não sei que horas), mas não gostamos muito. Acho que o movimento lá começa tarde, mas tínhamos que acordar cedo no dia seguinte pra pegar o ônibus pra Montevideo.

Montevideo – 1 noite

Chegamos cansadas no Pocitos Hostel, que tínhamos reservado na noite anterior, tentamos decidir o futuro da nossa viagem, que estava meio incerto, e saímos pra almoçar ali por perto. Fomos no Chivito Lo de Pepe. A comida era bem farta e razoável. Demos um mergulho na praia, que também era perto do hostel e caminhamos um pouco pela orla. A janta foi um pão com ovo sofrido, mas com direito a sorvete de sobremesa. De noite saímos pra dar uma volta pela praia com mais uns brasileiros que estavam no hostel e voltamos. O dia seguinte seria longo.DSCN0699.JPG.c7091b4e1702dc2d2bf132a95ceadc95.JPG

Levantamos cedinho, pedimos um táxi e fomos pra rodoviária. A ideia era passar duas noites em Montevideo e depois ir pras praias, mas eu precisei voltar antes pra me matricular na universidade, e duas delas voltaram junto comigo. Compramos as passagens, deixamos as malas no guarda-volumes e pegamos um ônibus pra cidade velha. Descemos na praça principal e fomos caminhando até o Mercado del Puerto. As ruas estavam completamente vazias. Quando estávamos quase chegando no mercado um grupo de brasileiros veio todo preocupado dizendo para que tomássemos cuidado com a nossa câmera e tudo o mais porque a região era perigosa. Aí entendemos porque os caras nos olhavam estranho na rua. Felizmente nada aconteceu hahaha Almoçamos no mercado, voltamos pra rodoviária, fizemos umas comprinhas num supermercado que tinha lá dentro e tchau tchau Uruguai!

Custos individuais:

Buenos Aires (em pesos argentinos):

120,00 do aeroporto pro hostel

20,00 por refeição simples, mais ou menos

45,00 quando fomos em um restaurante

45,00 em cafeterias

23,00 entrada de estudante no MALBA (se não me engano tinha um dia que estudante era de graça)

12,00 em frutas, um dia sim e outro não

5,00 passagem de ônibus

R$75,00 no Buquebus

Colônia (em pesos uruguaios):

55,00 sorveteria na Ciudad Vieja

20,00 pra subir no Farol

110 – 140 nos almoços

270,00 passagem de ônibus pra Montevideo

Montevideo (em pesos uruguaios):

190,00 Chivito Lo de Pepe

315,00 almoço no Mercado del Puerto

21,00 passagem de ônibus

3031,00 passagem de ônibus de volta pra Floripa

DSCN0214.JPG.9ad60d6974f951806c7dfbc12c4736f5.JPG

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...