Membros de Honra LEO_THC Postado Julho 31, 2009 Membros de Honra Postado Julho 31, 2009 FONTE: Campos do Jordão http://www.camposdojordao.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=41&Itemid=1 Ainda que seja verdade que algumas vezes expedições montadas improvisadamente tenham dado certo, só a existência das possibilidades de fracasso deveriam ser motivo suficiente para que o viajante faça uma cuidadosa preparação do veículo a ser usado. Um 4x4 novo tem muitas vezes menos chance de sofrer pane mecânica do que um velho, mesmo se bem conservado, já que a fadiga das peças torna quase impossível trocar todas que possam apresentar problemas. Assim, iniciando com um veículo aparentemente em bom estado, deve-se antes de mais nada fazer uma profunda revisão de toda a parte mecânica e elétrica. Para esta revisão completa pode-se usar um concessionário autorizado de confiança, mas somente naqueles em que se tenha fé nos mecânicos individualmente, coisa nada fácil nestes tempos de oficinas “fechadas” aos clientes. Pode-se também escolher uma oficina independente de sua confiança, desde que o chefe da oficina consiga entender o esforço que o veículo sofrerá durante o trajeto. Um bom estoque de peças de reposição deve ser levado à bordo, e os chefes de oficina e encarregados dos almoxarifados de peças (que sabem quais quebram mais facilmente) podem dar ótimos conselhos para o modelo do seu 4x4. Até alguns anos atrás a histórica fábrica do Land Rover na Inglaterra oferecia listas para um bom kit de socorro para expedições, levando em conta a distância a ser percorrida e o tipo de terreno enfrentado. Haviam “kits” para 50 mil km ou 100 mil km que foram montados baseados nas principais ocorrências mecânicas das expedições montadas nos últimos anos com patrocínio da fábrica. Depois, com o mercado mais selvagem que se criou nos últimos tempos depois dos japoneses entrarem para valer na briga pelo cliente 4x4, deve ter ocorrido aos “marketeiros” das fábricas que estas listas poderiam dar a impressão de que os veículos eram fracos e de que todas aquelas possíveis panes realmente ocorreriam. Nunca mais ouvi falar destas excelentes listas, mesmo sabendo que a maioria das peças que os viajantes levavam jamais foram utilizadas. Acessórios Os acessórios são outra fonte de grandes debates. Por exemplo, o guincho é útil? Na minha opinião, apesar de absurdamente caros, os guinchos, principalmente elétricos são muito importantes e praticamente indispensáveis se a viagem for feita com um só veículo. Se é verdade que 95% das vezes que usei meus diferentes guinchos foi para desatolar outros veículos, os 5% que foram para retirar a mim mesmo de frias, muitas vezes garantiram a minha própria sobrevivência. Isto foi o que aconteceu quando atolei com um Land Rover na areia da praia misturada com algas, no litoral do deserto do Saara em plena Mauritânia, a 250 km de qualquer ajuda, onde se não fosse o guincho não sei se estaria aqui para escrever estas linhas. Dois faróis extras, de longo alcance, são também fundamentais, e que saudades tenho do modelo “Oscar” que era fabricado pela Cibié aqui no Brasil. O bagageiro é outra necessidade imperativa. Deve-se optar por um que seja principalmente forte, e caso você não confie nos frágeis com cara de parrudo que estão aí à venda no mercado nacional, faça você mesmo o seu usando os resistentes porém leves tubos de metalon, que podem ser encontrados até em pequenas cidades do interior. Barracas A barraca de teto é outro acessório que deve ser levado à sério. Descobri a utilidade destas barracas também no Saara, onde 8 em cada 10 viajantes leva uma no bagageiro. Até hoje tenho uma comprada na Itália em 1988, que já viajou centenas de milhares de quilômetros em diversos continentes provando-se de mil e uma utilidades, nos momentos mais delicados. Dormir bem ajuda a manter o moral elevado em qualquer viagem. Fundamental também é um kit de ferramentas que possa ser usado para instalar a maioria das peças levadas, já que para trocar todas elas seria necessário uma caixa pesada demais, e nunca se deve menosprezar o fator “peso” na performance de um 4x4 em situações extremas. Assim, lembre-se de levar o dobro do dinheiro previsto e a metade da bagagem, incluindo nisso a pessoal, afinal viajante não precisa estar elegante o tempo todo. A questão dos pneus é outra que causa grandes discussões, porque enquanto uns preferem pneus bem largos como os que desfilam inúteis pelo asfalto das cidades, há quem prefira os mais estreitos porque por terem até 20% a menos na área de contato com a estrada, tem portanto menos chance de furar num prego ou pedra. E afinal, numa viagem de longo curso, a esmagadora maioria dos pisos será trafegável até por pneus de série, que custam muito menos do que estes largos. E convém lembrar que durante décadas de viagens em 4x4 pude perceber que os viajantes mais experimentados usam pneus com muitas lonas e pouca largura, fáceis de serem encontrados em qualquer lugar do mundo. Já imaginaram ter um pneu larguíssimo rasgado num lugar primitivo e ter que comprar um que os 4x4 dos nativos usam, e andar capenga não sei quantos dias?
Colaboradores ROTA da AVENTURA Postado Julho 31, 2009 Colaboradores Postado Julho 31, 2009 salve leo !!!! expediçaõ é bem legal mesmo , a viajemm mais louca que eu fiz foi saindo aqui de de são indo ate o uruguai!! puts fizemos uma preparaçao numa toyota cab dupla , arrumei apoio de uma loja de peças que nos forneceu varias peças em consignaçao euns patrocininhos hehehe saimos de casa fomos 1 no parque do petar , depois ate floripa,urubici,sao joaquim, gramado ,bento gonçalves rio grande, bojuru,mostarda(estrada do inferno ai que saudades) lagoa dos patos(muito louco andar nas lagoa com agua ate o capo) praia do cassino,parque do taim ,chui e uruguai das peças so precisamos usar na praia do cassino(a maior praia do mundo mais de 200km ) e la bem no meio sem ninguem quebrou um sisteminha da direçaõ e um flexivel do freio que estorou , ainda bem que tinhas as peças e ferramentas pra efetuar o reparo no mais é isso preparação para dar tudo certo !!!! falow
Membros de Honra LEO_THC Postado Julho 31, 2009 Autor Membros de Honra Postado Julho 31, 2009 salve leo !!!!expediçaõ é bem legal mesmo , a viajemm mais louca que eu fiz foi saindo aqui de de são indo ate o uruguai!! puts fizemos uma preparaçao numa toyota cab dupla , arrumei apoio de uma loja de peças que nos forneceu varias peças em consignaçao euns patrocininhos hehehe saimos de casa fomos 1 no parque do petar , depois ate floripa,urubici,sao joaquim, gramado ,bento gonçalves rio grande, bojuru,mostarda(estrada do inferno ai que saudades) lagoa dos patos(muito louco andar nas lagoa com agua ate o capo) praia do cassino,parque do taim ,chui e uruguai das peças so precisamos usar na praia do cassino(a maior praia do mundo mais de 200km ) e la bem no meio sem ninguem quebrou um sisteminha da direçaõ e um flexivel do freio que estorou , ainda bem que tinhas as peças e ferramentas pra efetuar o reparo no mais é isso preparação para dar tudo certo !!!! falow Quando coloco essas notícias lembro de você e de outro cara que curte tb, sei que pelo menos 2 pessoas vão ler! heh ab
Colaboradores Mau-santos Postado Julho 31, 2009 Colaboradores Postado Julho 31, 2009 Outro dia tava lendo sobre os diferentes sistemas de 4X4 disponíveis no mercado e achei muito interessante e útil. Evita que alguém ache q consegue chegar de Tucson (mesmo a 4X4) onde vc só chega de TR4. Isso só pra citar carros mais "comuns", q se vê facilmente pelas ruas das cidades. Infelizmente não me sinto capacitado para efetivar esses esclarecimentos por falta de conhecimento, mas seria algo de utilidade geral.
Colaboradores ROTA da AVENTURA Postado Julho 31, 2009 Colaboradores Postado Julho 31, 2009 ##salve leo valeu mesmo adoro o mundo 4x4 pena que vendi meu jeep 51 mas demoro continua ai que pelo menos eu vou sempre ficar de olho !! hehehehe ##salve mauricio!!!! então pior que é tem gente que acha so por 4x4 pode tudo , onde eu vejo muito isso (vou direto pra la) é a trilha castelhanos o pessoal vai com essas nissan ,tucson e por ai vai acham que que o carrao deles é o todo poderoso , mas começa a trilha e pula pra la pula pra ca bate em baixo e esses carros estão cada vez utilizando mais partes eletricas e ficando assim mais fragil , ai os carrões "apagam" na trilha ai ja viu ou acha um jipeiro boa alma pra ajudar pra puxar pre acima o carro ou vai entrar nas garras dos "jeepeiros"de ilhabela que cobram uma fortuna pra tirar o carro de la (800,00) então existem 4x4 pra rodar em estradas de terra e 4x4 par vc se aventurar em trilhas!! falow
Colaboradores Mau-santos Postado Julho 31, 2009 Colaboradores Postado Julho 31, 2009 Fala Bruno!!! Esse material a que eu me referi era uma tentativa de explicar isso..... Tem 4x4 , tem 4x4 reduzido....... Na verdade, era uma discussão dentro de um Grupo de motos de que faço parte, mas q permite outros assuntos e alguém começou a ridicularizar o sistema Locker da Fiat. No final das contas chegamos à conclusão que esse Locker em certos casos resolve muito mais q um 4x4 que não tenha a opção de jogar a tração toda pra um dos lados (não sei os nomes das diferentes trações, então tento descrever o recurso usado), já que se vc, por exemplo, atolar totalmente de um lado só, vai patinar e NÃO sair da lama do mesmo jeito q um 4x2. Seria isso mesmo?
Colaboradores ROTA da AVENTURA Postado Julho 31, 2009 Colaboradores Postado Julho 31, 2009 salve !!! então mauricio o locker da fiat ele joga a força para roda que esta parada !(quando vc vai num mecanico testar alguma coisa na suspeção eles levantam com o macaco de um lado e a roda que levantou roda normalmente , ja ligando o modulo locker a força vai ser tranferida para a roda parada mesma coisa na terra (aafianl um locker é pra vc ir na fazenda , subir o morrinho da chacara e por ai!!) não é que as duas rodas dianteiras vão rodar juntos ja os 4x4 existem os 4x4 4x4 reduzido ou 4x4 integral 4x4 serve pra vc utilizar em estrada lameadas da muita mais segurança na pilotagem 4x4 reduzido seria vc utilizar vamos supor a 3 reduzida é mais forte que a 1 normal então mais força em trchos ruins ou subidas ou descidas(sempre descer engrenado ) 4x4 integral caso das land rovers é o " tipo locker" so que nas 4 a força sempre é tranferida para a roda que estiver presa , tendo assim mais facilidade de sair de uma situação mas é isso 4x4 não é tanque de guerra aguenta bem o tranco em casos de ficar de lado com as rodas em falso o negocio e sacudir o bixo pra ver se da uma tração falow
Colaboradores Mau-santos Postado Julho 31, 2009 Colaboradores Postado Julho 31, 2009 É isso aí!!! Digamos q vc simplificou bastante a miscelânea toda que eu havia lido!! Falou!
Colaboradores ROTA da AVENTURA Postado Julho 31, 2009 Colaboradores Postado Julho 31, 2009 SALVE!! o s lembrando que pra um 4x4 enfrentar trilhas "70% é pneu" sem eles vc não passa nem lombada molhada!!!! na verdade qualquer coisa na trilha precis a de" sapatos" com garras moto/bike e ate nas caminhadas botas com pegadas falow
Membros de Honra Sandro Postado Julho 31, 2009 Membros de Honra Postado Julho 31, 2009 Expedição de volta ao mundo por terra de um casal catarinense que eu venho acompanhando no blog a dois anos: http://www.mundoporterra.com.br/expedicao/carro/
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