Membros Ferrero Postado Fevereiro 19, 2015 Membros Postado Fevereiro 19, 2015 Amigos mochileiros... Conheço Chapada há 27 anos. Nessa época eu acampava com meus primos na Prainha e largavamos o acampamento para subirmos ate Cachoeirinha para comer a famosa galinhada, tomar umas cervejas e paquerar...Ninguém mexia em nada. Exploravamos a região com bussola e mochila nas costas. Bem amigos, meu carnaval/2015 foi em Cuiabá, e voltei para SP triste com o que vi...e com o que não pude mostrar aos meus filhos. Portão do Inferno - Abandonado! Salgadeira - a mais frequentada cachoeira que tornou-se um balneario, fechada com telhas de zinco e abandonada!! Véu de Noiva - mirante abandonado, Trilhas fechadas, descida no pé da cachoeira impedida por conta de um incidente em 2008. Até as araras desapareceram. Cachoeirinha e Namorados - acesso e horarios limitados e te obrigam a percorrer uma trilha no cerrado por 2km autoguiada, sendo que o acesso às duas era por uma trilha de 50m e umas escadarias bem feitinha com pedras. Circuito das Cachoeiras - uma caminhada deliciosa de 6hs ida e volta, muito bem sinalizada e autoguiada onde vc tinha acesso a 5 cachoeiras lindas e a Casa de Pedra, agora só acesso com guias credenciados que cobram até R$160 por pessoa. Conversei com alguns guias, moradores de Cuiabá e de Chapada e comerciantes da região e ngm me apresentou argumentos convincentes para a maldade que está acontecendo nesse parque natural tão lindo. Minha impressão é que estão criando dificuldades para depois vender facilidades. Só tenho a lamentar...vou guardar com carinho os videos que fiz na minha ultima visita em 2007...coincidentemente o ano de criação do ICMbio que hoje está gerindo o parque e confesso que estava bem melhor sem eles. Morro dos Ventos virou um condominio fechado a custo de 20 reais por carro para visitar seu restaurante mega reformado. Aroe Jari e Lagoa Azul estão em area particular e se mantém fiel ao tempo. Fiquei sem coragem de ir a Martinha e ver tudo destruido la tbm. Meus filhos já não puderam ver e fazer o que fiz. Talvez meus netos não tenham dinheiro suficiente para pagar os passeios futuramente. Acho que Chapada está a caminho de virar uma Bonito...que com menos de 2,5 mil vc não consegue conhecer tudo. Triste gente....muito triste...mas, continua lindo. Não como antes, mas continua lindo. Citar
Membros Robertausf Postado Fevereiro 26, 2015 Membros Postado Fevereiro 26, 2015 Olá Ferrero! Pôxa, que notícia ruim. Comecei hoje a pesquisa para a chapada e já me deparei com seu relato. Como não conheço ainda, acha que compensa ir visitar? Estaremos no tão caro Bonito (sonho de consumo que uma vez na minha vida farei e será agora) e de lá tinhamos idéia de subir pra Cuiabá e conhecer a chapada. Gostaria de uma opinião bemmmm sincera se iremos conseguir conhecer algo. Abraço, Roberta Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.