Ir para conteúdo

Tecnologia no Caminho de Santiago


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

:arrow: FONTE: O Globo

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/07/27/como-tecnologia-ajudou-rafael-duarte-manter-tres-plataformas-caminho-de-santiago-756983396.asp

 

Como a tecnologia ajudou Rafael Duarte a manter três plataformas a caminho de Santiago

 

Às 11h da última sexta-feira, o fotógrafo baiano Rafael Duarte chegou, junto com os atletas Jaime Vilaseca e Pedro Arraes, à reta final do caminho de Santiago de Compostela, numa jornada iniciada em 9 de julho. Todo o périplo aconteceu de bicicleta e foi documentado no blog oglobo.globo.com/blogs/santiago2009, e pelo Twitter (twitter.com/pedaissantiago). Mas como três brasileiros conseguiram atualizar um blog e twitar em meio a uma estrada de barro, pedra e cascalho? Elementar, meu caro andarilho: alguns dos 40 quilos que cada um deles carregou sob duas rodas eram referentes a um laptop HP Pavilion e a um celular Motorola Q11. Ambos, usando o serviço de roaming internacional da TIM, mantiveram o trio conectado durante a peregrinação.

Como o grupo se preparou?

Começou quatro meses antes, com séries em academia e treino de bike. Também rolou uma readaptação nutricional, já que, na viagem, contávamos com suplementos alimentares. Não podia beber álcool, pois tínhamos que subir a Vista Chinesa às 5h30m, antes do tabalho. Aqui, cada um consumia quatro litros e meio de água por dia, parando a cada 20 quilômetros para comer. E muito filtro solar.

 

Por que preferiram pegar a trilha dos andarilhos a seguir pela estrada de asfalto?

O caminho de Santiago tem várias trilhas que atravessam a Espanha. Pegamos a trilha francesa. Poucos ciclistas escolhem esta, mas é a que garante a maior sensação. Ali, cada grama é essencial, pois o peso nas costas é enorme. É um caminho onde vamos nos libertando do peso físico, numa analogia ao peso das nossas questões pessoais. É onde conhecemos mais pessoas e recebemos mais inputs através delas: da quebra de limites de cada um, reflexões pessoais... Cada um tem uma mensagem para passar.

 

Como a tecnologia ajudou?

O aparelho celular era usado para acessar o Twitter. Permitia uma atualização muito mais dinâmica do que ligar o computador e esperar tudo ser carregado. Ele também era uma bússola para detectar o sinal da operadora. Quando pegava, era o momento de descansar, ligar o laptop, descarregar as fotos... Quando parávamos em albergues (a maioria deles, privados), recarregávamos todos os aparelhos.

 

Levaram mais gadgets?

A câmera Sony A300 foi com duas objetivas. Mas quase tudo foi feito com uma lente 28/2.8, que tem efeito de uma de 50mm. Não só pela praticidade, mas também pela segurança. Imagina se entra um grão dentro do sensor? Não tinha assistência técnica no caminho...

 

Quais dicas vocês deixam para quem quiser seguir o desafio?

É preciso tirar um tipo de credencial do peregrino, que você consegue na Associação dos Confrades e Amigos do Caminho de Santiago, na Casa da Espanha (no Humaitá, Zona Sul do Rio). Além disso, o conteúdo que publicamos no blog, que está também no portal Tim Wap, é uma grande enciclopédia para quem quiser atravessar. Mostra a realidade, a estrutura e o dia a dia dos peregrinos.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...