Membros Juzinhasp Postado Fevereiro 17, 2015 Membros Postado Fevereiro 17, 2015 Oi Renatinha, tudo bem?? Estou adorando seu relato e ansiosa para a continuação, embarco para a Bolívia dia 15/03 imagine como está o coraçãozinho aqui...rs Pelo que entendi você pegou um tipo de ônibus para ir para Copa (foi até o cemitério) e outro tipo para o retorno (turístico), esse primeiro é vantagem somente no caso de perder o horário do turístico? Tem muita diferença? Outra pergunta, você viajou só com a cargueira ou cada um levou uma menor? No geral, a quantidade de roupa que você levou foi suficiente ou no final da viagem percebeu que daria para ter sobrevivido com menos?rs Citar
Membros Renatinha.Souza Postado Fevereiro 18, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 18, 2015 Conta mais!!! vou contar.. agora que passou o carnaval dá pra escrever aqui com mais frequência.. valeu por estar acompanhando! Citar
Membros Renatinha.Souza Postado Fevereiro 18, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 18, 2015 (editado) Oi Renatinha, tudo bem?? Estou adorando seu relato e ansiosa para a continuação, embarco para a Bolívia dia 15/03 imagine como está o coraçãozinho aqui...rs Pelo que entendi você pegou um tipo de ônibus para ir para Copa (foi até o cemitério) e outro tipo para o retorno (turístico), esse primeiro é vantagem somente no caso de perder o horário do turístico? Tem muita diferença? Outra pergunta, você viajou só com a cargueira ou cada um levou uma menor? No geral, a quantidade de roupa que você levou foi suficiente ou no final da viagem percebeu que daria para ter sobrevivido com menos?rs Oi Ju, obrigada!! sei como é essa ansiedade! ainda mais pq estamos embarcando para algo totalmente desconhecido, pelo ao menos eu não falo espanhol, não tinha roteiro definido, mas correu tudo bem. chegando lá tudo dá certo e se algo der errado a gte sempre da um jeitinho de resolver.. ÔNIBUS quanto ao ônibus para Copacabana, na ida pegamos um que saia do cemitério de La Paz e na volta pegamos ônibus turístico, que compramos numa agência em Copacabana. O valor sai o mesmo, pq gastamos 10 bols de táxi cada um até o cemitério e mai 20 bols da passagem do ônibus, ou seja, 30 bols para cada. Já se fossemos no ônibus que sai do terminal de buses (rodoviária) iriamos a pé para o terminal e pagaríamos 30 bols na passagem. Tem diferença entre os dois ônibus: o que sai do cemitério tem muito mais nativos, poucos turistas, e o ônibus não tem hora para sair, vc chega lá no cemitério e tem ônibus toda hora, mas ele só sai depois que enche. para quem não conseguir pegar o ônibus do terminal, já que ele tem horários bem limitados, o do cemitério é uma boa opção para não 'perder' todo o dia em La Paz e só ir pra Copa no dia seguinte. o ônibus turístico é bem mais tranquilo. só com turistas. limpinho, bonitinho, saiu na hora marcada, sem atraso. se conseguir, pegue ele. mas se não conseguir, não perca o dia esperando o proximo. vale a pena pegar no cemitério. só se atente para uma questão, os horários dos barcos de Copa para a Isla tb são muito limitados. se sair tarde de La Paz, vai ter que dormir em Copa e seguir para a Isla no dia seguinte. quando estava fazendo nosso roteiro, cogitamos as duas hipóteses: dormir na Isla ou dormir em Copa e só ir para a Isla del Sol no dia seguinte cedo para passar o dia. não decidimos nada e acabamos seguindo a onda. no final, deu tudo certo.. MOCHILA viajei com a mochila cargueira que botei a foto lá em cima e com uma mochila de ataque. não dá para viajar sem. o dia que fomos para Copa e para a Isla, por exemplo, a cargueira ficou em La Paz. Levamos apenas a de ataque. levei uma mochila de ataque nada adequada para a viagem. ela é bem bonitinha, mas é grande demais, com pouca divisória, não tem lugar de botar garrafinha de água na lateral e não é impermeável. no geral, não tive nenhum problema. foi até bom ela ser bem grande, pq conseguia levar um casaco extra, um chinelo. mas o ideal é uma mochila de ataque menor e com mais divisórias. até para ela não ficar caindo o seu ombro quando a cargueira está nas costas e a de ataque na frente. Levei essa mochila de zebra. Não é linda? ganhei de Natal. A maioria dos mochileiros de vários países estavam com uma mochila de ataque jansport. não sei se é boa ou não, só sei que a grande maioria tinha uma dessa. obs: cheguei a olhar essa para comprar. no aeroporto estava R$ 200,00 e na centauro estava R$ 90,00 mas só tinha verde-limão, ai desisti. ROUPAS No geral foi suficiente, não mudaria minha mochila. talvez menos blusas pretas e brancas e mais blusas coloridas. levei duas calças jeans (uma no corpo e uma na mochila) e uma calça legging e tive que lavá-las na lavanderia pq alguns passeios sujam muito. o downhill na estrada da morte é só lama e suor, o salar de uyuni é mta poeira. não levaria mais calças, até pq ocupa muito espaço e pesa a mochila. lavar é a melhor opção. lavanderia lá na bolivia é muito barato. usamos a do hostel mesmo. mas só recomendo lavar roupas assim, mais pesadas. lavei a roupa que usei no réveillon pq tava fedendo muito cigarro e ia acabar passando o cheiro para as outras roupas, mas a lavanderia meio que estragou minha blusa de lã, relaxou ela, sabe? minha mochila foi bem certa, roupas suficientes para o frio (nenhum casaco gigante e pesado, mas sim varias camadas de blusa - camiseta, segunda pele, blusa de lã, moleton, fleece e anorak), roupas para o calor que passei em San Pedro de Atacama e Santiago e tb para ficar no bar do hostel. só levei mais blusinhas que precisava, mas como disse, gostamos de ter opção de escolha. e são blusas todas bem pequenas, que não ocupam quase espaço. tem que maneirar mesmo nos casacos, calças, sapato, pq pesa e ocupa mto espaço. ah, levei só uma blusa e uma calça segunda pele. levaria duas porque você passa o dia com elas e a noite quer dormir com elas tb. então, é bom ter uma para dormir e outra para usar durante o dia. bom, acho que é isso...ajudou? mais tarde vou tentar postar mais uma parte. continuem acompanhando... Editado Fevereiro 19, 2015 por Visitante Citar
Membros morganriva Postado Fevereiro 19, 2015 Membros Postado Fevereiro 19, 2015 Oi, Renatinha Acompanhando teu relato Me diz uma coisa, deixa ver se entendi: vocês chegaram no lado sul da Isla del Sol e ficaram por lá mesmo, certo? Não sabia que tinha hostel na ilha! Citar
Membros PeddroJunior Postado Fevereiro 19, 2015 Membros Postado Fevereiro 19, 2015 Acompanhando, muito bom! Citar
Membros Renatinha.Souza Postado Fevereiro 20, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 20, 2015 Oi, Renatinha Acompanhando teu relato Me diz uma coisa, deixa ver se entendi: vocês chegaram no lado sul da Isla del Sol e ficaram por lá mesmo, certo? Não sabia que tinha hostel na ilha! Isso. Só fomos para o lado sul da Isla. Hoje, depois que li alguns relatos, iria no barco par ao lado norte, faria um tour rápido que tem lá, e depois pegaria o barco no mesmo dia para dormir no lado sul. Mas na época não sabia dessa possibilidade. Pensava que se fosse para um lado, teria que caminhar até o outro a pé, e não animei. Fomos para o lado sul pq o barco que estava lá atrasado ia para o lado Sul, e tb pq o lado sul é mais estruturado, com restaurantes e hostals. Sim, tem hostal lá no lado sul (no norte não sei). Logo quando desce do barco, do lado esquerdo tem vários hostals novos e bem fáceis de chegar, pq estão na parte baixa da isla. mas resolvemos subir a escadaria e procurar um mais para cima, até pq os restaurantes estão na parte de cima, e a vista lá tb é bem mais bonita! Se se hospedar em baixo, vai ter que subir de qualquer jeito para comer e ver a vista, melhor se hospedar la em cima logo. Tem umas criancinhas bolivianas que te acompanham na subida e vão te mostrando vários hostals, vendo se tem vaga e negociando preço com os donos. Eles não fazem nada que você mesmo não poderia fazer, mas a Bolívia é assim! O preço de tudo é bem parecido, 30 bols por pessoa pela diária no quarto duplo, com 2 camas de solteiro ou uma cama de casal. Não achei caro! é tudo bem igual, basta você entrar, ver as condições, a limpeza, o banheiro, e pronto. Claro que tem hospedagem mais cara e mais top. Quase de frente ao lugar que ficamos tinha um que acho que chama Palla Khasa Ecological Hotel. Era lindo e caro. uns 150 bols por pessoa. Obrigada por acompanhar e comentar!! Qualquer dúvida, é só falar! Citar
Membros Renatinha.Souza Postado Fevereiro 20, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 20, 2015 Acompanhando, muito bom! Valeu!! Citar
Membros morganriva Postado Fevereiro 20, 2015 Membros Postado Fevereiro 20, 2015 Obrigado, Renatinha! Agora que soube dessa possibilidade vou ver se desço no lado norte, atravesso caminhando e durmo do lado sul Citar
Membros Renatinha.Souza Postado Fevereiro 20, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 20, 2015 (editado) 5º dia - 30/12/2014 – Downhill – Death Road e meu aniversário Quando nosso roteiro ainda incluía o Peru, e iriamos passar um único diazinho em La Paz, o passeio escolhido para essa dia era do Downhill na estrada da morte. Queria muito, muito, muito fazer o Downhill mesmo não tendo andado de bike nos últimos 6 ou 7 anos. E tá ai uma escolha certa! É incrível, NENHUMA palavra, foto ou vídeo é capaz de descrever! É diferente de tudo que você vai fazer nessa trip! A maioria dos passeios nesse mochilão consistem em ver belas paisagens e tirar fotos. Aqui não, aqui tem a adrenalina, junto com a vista maravilhosa, o silêncio de estar só vc e a bike, super concentrado para não cair! É demais! Tem que ir! Larguem de pão-duragem! Acordamos bem cedo para esperar a van da agência. A maioria da galera estava hospedada no Loki, então saímos bem rápido. Antes de tudo eles param num lugar cheio de vendinhas para você gastar dinheiro, como sempre! Compramos alguns chocolates, água e capa de chuva, pq eles disseram que seria necessário. Depois você passa, sei lá, 1 hora na van subindo a montanha. Quando chega lá na parte de cima eles param e todo mundo desce para se preparar. Eles te dão a roupa, os equipamentos de segurança e a bike. Nessa hora vimos como a nossa agência, a Altitude, era top. As roupas fornecidas por eles são as melhores comparadas com a da galera que estava com as outras agências. Ficamos um bom tempo para conseguir nos vestir com todos os equipamentos de segurança e a roupa (é muito difícil botar joelheira, cotoveleira, luva, capa de chuva, essa roupa meio dura e grande, capacete), ai quando você veste tudo, eles servem um café que você mal consegue comer porque está tão equipado que perdeu toda a flexibilidade dos movimentos. Aqui seria bom ouvir a opinião de um dos meninos, pq pode ser que essa dificuldade ocorreu comigo pq sou mto pequena e mesmo a roupa tamanho PP estava grande e caindo. Todo mundo pronto, os guias alinham todas as bicicletas, tiram fotos, nos passam algumas instruções de segurança (ex: vai um guia na frente e outro atrás de todo mundo, todos devem andar em linha, um atrás do outro, nunca do lado, vamos andar tantos minutos e parar, etc) e saímos. Essa primeira da descida parte é feita no asfalto e é a mais difícil de aguentar! É muito cedo, muita altitude, estava extremamente frio, com neblina e chovendo. Além disso você divide a estrada com carros e caminhões. Mas é um trecho relativamente curto, quando você acha que não vai aguentar mais, vc avista o guia parado num recuo sinalizando para todos pararem. Esse início é realmente muito frio, gente! Eu estava bem agasalhada, com algumas blusas por baixo da roupa da agência, segunda pele e tudo e mesmo assim minha mão estava congelando! Usei a luva que a agência fornece mas ela não esquenta nada. Eu ia mexendo os dedos, tentando fazer circular sangue, mas doía muito, a sensação que tinha era de que todas as minhas unhas iam simplesmente se soltar da minha mão. Quando li os relatos aqui, via as pessoas dizendo para não preocupar, que é só descida, não precisa pedalar, que dá para aguentar de boa! É verdade que a maior parte é descida e dá pra aguentar, mas não é tão moleza assim. Não precisa ter força pra pedalar, mas precisa ter resistência para aguentar ficar 3 a 4h numa bike ladeira abaixo, com chuva, frio, lama, sol, e precisa segurar a bike no braço na parte de terra. Estou dizendo isso porque muita gente pode estar na mesma situação que eu! Eu não andava de bike fazia anos, tenho algum preparo físico, que com certeza ajudou, mas não sei as manhas de andar de bike. Só da metade do passeio para frente entendi a dinâmica de não ficar sentada no banco, isso ajuda muito no equilíbrio da bike quando se está na estrada de terra irregular e cheia de buracos e pedras. Porque ninguém me disse isso antes, porque? Meu óculos de sol estava frouxo e ficava caindo do rosto, por isso tive que fazer sem óculos, levando chuva e lama no olho! Estava muito frio na primeira parte e você realmente acha que vai passar mal. Então, não deixe de ir, mas vá sabendo que não é tranquilinho, pelo ao menos foi para mim. Paramos umas 3 vezes antes de sair do asfalto e entrar na parte de terra. Em uma das paradas a agência forneceu um lanche top. Tinha uma barrinha de quinua que era muito boa! Procurei dela para comprar depois e não achei. Para evitar uma parte de subida, todos entram na van nessa hora do lanche e eles nos levam para uma estrada de terra! Ai sim começa a diversão!!! É uma adrenalina incrível! Só você e a bike, concentrado para não cair naqueles buracos, pedregulhos, lama, chuva, olhando para paisagens maravilhosas, passando debaixo de cachoeiras! É indescritível! Um dos melhores aniversários da minha vida! Quanto mais tarde vai ficando, mais calor faz! Em determinado ponto tiramos os casados e até a parte de cima da roupa fornecida pela agência! A van vai nos acompanhando com nossas coisas dentro, nas paradas dá para guardar os casacos, pegar algo na mochila, sem problema. Os guias que nos acompanharam eram muito gente boa, e isso influencia muito em todos os passeios que for fazer. Guia chato, passeio ruim, guia gente boa, passei bom! Nossos guias faziam muita graça, chamavam os meninos de ticas, tiravam fotos da zueira, tinham bom humor e boa-vontade! Quanto às fotos, insista para eles tirarem naqueles lugares legais! É que ao longo da descida você passa por vários outros grupos de outras agências e muitas vezes tem que esperar eles tirarem as fotos deles naquele lugar legal para você tirar a sua! Às vezes os guias não querem parar e esperar nossa vez, dizem que estamos atrasados, que vai demorar. Insista com eles para esperar e tirar as fotos, afinal, vc provavelmente nunca mais irá voltar nesse lugar lindo! Outra coisa, não se iluda, a qualidade da máquina fotográfica deles não é igual a sua! Não espere fotos profissionais! Mas está bom, dá para o gasto! A agência fornece água o tempo todo, lanches, redbull, folha de coca, e tudo mais que você precisa para manter o corpo funcionando. 3 momentos de destaque: 1 – teve uma hora que estava chovendo muito, uma lama só, eu sem enxergar nada, me desequilibrei e para não cair botei o pé no chão, mas era um monte de barro e meu pé ia afundando, e quanto mais eu tentava sair, mais afundava. Parabéns para a minha bota, que aguentou firme e não molhou meu pé! Parabéns para Igor, que estava atrás de mim com a gopro no capacete e filmou tudo! Parabéns para mim pq era meu aniversário, e pq na hora alguém passou e perguntou se eu me machuquei e no vídeo eu falo com todo bom humor “não, até que é maciinho”! Depois dessa hora que peguei a manha de não sentar no banco da bike. 2 – um cara de outro grupo caiu feio, estava lá esparramado no chão, machucado, com um monte de gente em volta, todo mundo dando sinal para reduzirmos. Isso é para vermos que acidentes acontecem, sim! Tem que ficar atento. 3 - na hora de sentar na beira do precipício para tirar foto, Igor e alguns meninos não tiveram coragem. Fala sério?? Eu sou essa besta ai de capacete, não consegui tirar ele para sair na foto. Tava muito apertado! ãã2::'> A última parte da descida é a melhor, mais íngreme, muitas curvas, pedregulhos e buracos e como é a última parte você dá um gás e para de frear, vai com tudo ladeira abaixo! Quando alcançamos o asfalto novamente, ganhamos a blusa da agência, tiramos os equipamentos, batemos fotos e entramos na van rumo ao hotel onde almoçamos e tomamos banho de piscina. A comida no hotel é bem meia boca, bichos pegaram nossas pernas e braços sinistramente, não usamos a piscina pq queríamos pegar logo a estrada para chegar em La Paz. A volta é bem demorada, com aquele engarrafamento pesado da entrada de La Paz, você está sujo, exausto, mas com aquela sensação incrível de adrenalina no corpo! Foi realmente demais!!! Paramos na agência para pegar o CD com fotos e fechar o passeio do dia seguinte, Chacaltaya! Usei muito wifi da agência nessa hora, é top! Depois voltamos para o hostel, tomamos banho e subimos para o bar do Loki para tomar umas Pacenas, dançar uns funks e comemorar meu aniversário! No bar do Loki tem um negócio, que qdo vc compra cerveja tem direito de jogar a tampinha num cesto suspenso, se acertar ganha uma dose de uma bebida que nao sei a procedência e fica numa garrafa meio suspeita, tipo pet de 2 litros. Perguntei Gigi, um frances que estava trabalhando no bar do Loki em troca de hospedagem free, que bebida era essa mas ele não quis dizer o que era, só disse que deixava muito muito louco! Podemos trabalhar com isso! Como era meu aniversário, errava todas as tentativas e mesmo assim ganhavamos doses! e Gigi bebida junto! Quando crescer quero ser dessas pessoas que passa meses viajando, trabalha no bar do hostel em troca de hospedagem free! Por favor, papai do céu! Gastos: (Lembrando que tudo é para o casal) Lanches (chocolates e água): 18 bols Capa de chuva: 5 bols Água na hora do almoço: 6 bols Chacaltaya no dia seguinte: 140 bols Pollo no bar do loki: 30 bols quesadilhas no bar do loki: 20 bols cervejas: 76 bols Editado Março 16, 2015 por Visitante Citar
Colaboradores Robson Negreiros Postado Fevereiro 20, 2015 Colaboradores Postado Fevereiro 20, 2015 Curtindo aqui seu relato. Vc lembra quanto estava a cotação do euro na Bolívia? Valeu. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.