Membros leopbicalho Postado Fevereiro 4, 2015 Membros Postado Fevereiro 4, 2015 Fiz um mochilão pelo Peru, Bolívia e Chile sozinho por 20 dias em janeiro deste ano. Não tenho muito tempo pra poder detalhar bem o relato e espero ajudar alguém como o mochileiros.com me ajudou nessa trip. Roteiro: Baixei algumas planilhas de outros relatos aqui no site e todas foram uteis para me ajudar no planejamento. Lima, Cusco (Aguas calientes e MP), Copacabana ,Isla del Sol, La Paz , Uyuni , Salar de Uyuni , San Pedro do Atacama e Santiago. Clima: Para ir ate Machu Picchu, se você não se importa com chuvas , então não se preocupe, mas corre um grande risco de se molhar. Um dia antes de subir pra Machu Picchu , choveu a noite toda e logo de manha estava um tempo limpo , mas todo dia chove por lá e em Cusco também. E se prepare para o frio no salar de uyuni e em cusco também. No chile,essa época quase não chove,então é tranquilo. Dinheiro: Não tenho uma planilha exata de gastos e nem dos preços dos passeios,hostels etc... Levei R$1400 em espécie, U$ 250 tambem em espécie e um cartão de debito do brasil caso fosse necessário sacar mais. E tive que sacar 2x, inclusive em San Pedro onde tudo é caro e poucos locais aceitam cartão. Não foi meu primeiro mochilão mas foi o primeiro sozinho . Não existe uma experiência melhor que se pode passar viajando sozinho. Se estiver sem opções para companhia, vá sozinho e verá que no final, foi melhor sozinho do que se estivesse acompanhado. Todo hostel você vai conhecer gente nova e que irão te acompanhar por uma grande parte da trip ou por 1 ou 2 dias. Aproveite a solidão. Espero encontrar alguém que conheci na viajem nos posts aqui do site. Lima: 1 dia . Fiquei no hostel LOKI e curti muito, bar e staffs são bons. Lima tem muitas praças ,museus e igrejas ... Não curto muito esses passeios, então um dia bastou. Cusco: 6 dias. Hostel Pariwana, um dos melhores hostels que fiquei na trip,sensacional. Cusco é demais,vale a pena todo tempo lá. Tem muitas opções pra quem gosta de esportes radicais, passeios de aventura, balada etc... Em janeiro, peguei um dia de chuva e muito frio , em torno de 10° a 15°. A plaza das armas é o coração de cusco e tudo fica em volta dela. Fui para aguas calientes de trem partindo de ollanta. Fiz o passeio do vale sagrado durante o dia,e avisei para o guia que meu trem partia as 16:30,os guias já estão acostumados com essa logística. Cheguei em aguas calientes e fui procurar um hostel,não lembro o nome mas era tranquilo. Choveu a noite toda,acordei as 6h da manha,tomei café e fui comprar o bus pra subir pra MP, U$9 ida e U$9 volta. Tem o tempo todo,então não se preocupe . Desci do MP era umas 13h e esperei o trem pra voltar pra Cusco. A passagem de trem foi U$120. Ida e volta. COPACABANA: Comprei a passagem para Copacabana em cusco, todas as agencias vendem. A viajem dura em torno de 8h se não me engano. A fronteira do Peru com Bolivia é um saco, sempre garra umas 3h lá. Cheguei em Copacabana e comprei a passagem pra Isla del Sol, onde passei a noite no lado norte. Não fiz a trilha pro lado sul mas vi um por do sol sensacional que marcou minha viajem. La Paz: Comprei a passagem de copa pra la paz na hora também e dura cerca de 3h. Fiquei em La Paz no WILD ROVER,hostel muito bom. Fiz os passeios do chacaltaya e o Downhill na Estrada da Morte, onde tomei um capotasso. Postarei o vídeo abaixo. Em La Paz comprei a passagem pra uyuni . Fique atento sempre com os taxistas bolivianos . UYUNI: A ida para uyuni dura cerca de 12h, sai de la paz as 18h e cheguei la em uyuni as 7 da manha, onde conheci dois brasileiros que me falaram pra ir na agencia Thiago Tours. Paguei U$108 e o tour saía as 10:30. Só deu tempo de ir no banheiro,fazer um lanche e ir para o salar. O salar é demais, peguei um dia que estava nublado mas ainda sim deu pra ver os espelhos d’agua. São 3 dias de passeio,com a opção de voltar pra uyuni ou ir para o chile. Eles te deixam na fronteira e um transfer te leva pra San Pedro. San Pedro do Atacama: Cheguei de uyuni e fiquei no hostel Rural , hostel bom e com uma decoração bem alternativa, esse hostel parece que é junto com a casa do dono dele,e o tempo que fiquei la,os amigos do dono faziam umas festinhas e interagia com a galera. San Pedro é muito quente e seco, e como tava cansado do salar , fiz apenas o passeio do vale de la luna e um outro de umas lagoas que tinham sido descobertas a pouco tempo. Quem vem do salar para uyuni, não vai ver tanta graça nos passeios de san Pedro, por já te visto coisas parecidas no caminho. Em San Pedro rola uns luais no meio do deserto, os bares fecham as meia noite e depois a galera se reúne e vai pro lual. Não é difícil de chegar, só perguntar por la. San Pedro é um lugar caro,então faça um planejamento de gastos. Santiago: Fiquei 2 dias em Santiago, conheci o cerro São cristovao e o mercado central. Fiquei no hostel Princesa Insolente,muito bom. E a noite dei uma volta pelo Bella Vista,um bairro onde fica os barzinhos e boates. Espero ajudar, foi um relato resumido de toda a trip que vale a pena conhecer. Citar
Membros marceloespanha Postado Fevereiro 5, 2015 Membros Postado Fevereiro 5, 2015 Leo blz? Tem alguma coisa diferente que vc faria se fosse viajar novamente? quantos dias vc ficou em La Paz? Copacabana e Ilha do Sol vc fez em 2 dias? Vc poderia citar como são esses esportes radicais e os passeios de aventura em Cusco? Vc não aconselha San Pedro de Atacama pelas semelhanças, acha que se pode explorar mais outros atrativos no Chile? Achei baixo o valor que vc levou em espécie. O cartão que vc levou é o tal VTM? No total quanto vc gastou pelo mochilão? Fiz um mochilão pelo Peru, Bolívia e Chile sozinho por 20 dias em janeiro deste ano. Não tenho muito tempo pra poder detalhar bem o relato e espero ajudar alguém como o mochileiros.com me ajudou nessa trip. Roteiro: Baixei algumas planilhas de outros relatos aqui no site e todas foram uteis para me ajudar no planejamento. Lima, Cusco (Aguas calientes e MP), Copacabana ,Isla del Sol, La Paz , Uyuni , Salar de Uyuni , San Pedro do Atacama e Santiago. Clima: Para ir ate Machu Picchu, se você não se importa com chuvas , então não se preocupe, mas corre um grande risco de se molhar. Um dia antes de subir pra Machu Picchu , choveu a noite toda e logo de manha estava um tempo limpo , mas todo dia chove por lá e em Cusco também. E se prepare para o frio no salar de uyuni e em cusco também. No chile,essa época quase não chove,então é tranquilo. Dinheiro: Não tenho uma planilha exata de gastos e nem dos preços dos passeios,hostels etc... Levei R$1400 em espécie, U$ 250 tambem em espécie e um cartão de debito do brasil caso fosse necessário sacar mais. E tive que sacar 2x, inclusive em San Pedro onde tudo é caro e poucos locais aceitam cartão. Não foi meu primeiro mochilão mas foi o primeiro sozinho . Não existe uma experiência melhor que se pode passar viajando sozinho. Se estiver sem opções para companhia, vá sozinho e verá que no final, foi melhor sozinho do que se estivesse acompanhado. Todo hostel você vai conhecer gente nova e que irão te acompanhar por uma grande parte da trip ou por 1 ou 2 dias. Aproveite a solidão. Espero encontrar alguém que conheci na viajem nos posts aqui do site. Lima: 1 dia . Fiquei no hostel LOKI e curti muito, bar e staffs são bons. Lima tem muitas praças ,museus e igrejas ... Não curto muito esses passeios, então um dia bastou. Cusco: 6 dias. Hostel Pariwana, um dos melhores hostels que fiquei na trip,sensacional. Cusco é demais,vale a pena todo tempo lá. Tem muitas opções pra quem gosta de esportes radicais, passeios de aventura, balada etc... Em janeiro, peguei um dia de chuva e muito frio , em torno de 10° a 15°. A plaza das armas é o coração de cusco e tudo fica em volta dela. Fui para aguas calientes de trem partindo de ollanta. Fiz o passeio do vale sagrado durante o dia,e avisei para o guia que meu trem partia as 16:30,os guias já estão acostumados com essa logística. Cheguei em aguas calientes e fui procurar um hostel,não lembro o nome mas era tranquilo. Choveu a noite toda,acordei as 6h da manha,tomei café e fui comprar o bus pra subir pra MP, U$9 ida e U$9 volta. Tem o tempo todo,então não se preocupe . Desci do MP era umas 13h e esperei o trem pra voltar pra Cusco. A passagem de trem foi U$120. Ida e volta. COPACABANA: Comprei a passagem para Copacabana em cusco, todas as agencias vendem. A viajem dura em torno de 8h se não me engano. A fronteira do Peru com Bolivia é um saco, sempre garra umas 3h lá. Cheguei em Copacabana e comprei a passagem pra Isla del Sol, onde passei a noite no lado norte. Não fiz a trilha pro lado sul mas vi um por do sol sensacional que marcou minha viajem. La Paz: Comprei a passagem de copa pra la paz na hora também e dura cerca de 3h. Fiquei em La Paz no WILD ROVER,hostel muito bom. Fiz os passeios do chacaltaya e o Downhill na Estrada da Morte, onde tomei um capotasso. Postarei o vídeo abaixo. Em La Paz comprei a passagem pra uyuni . Fique atento sempre com os taxistas bolivianos . UYUNI: A ida para uyuni dura cerca de 12h, sai de la paz as 18h e cheguei la em uyuni as 7 da manha, onde conheci dois brasileiros que me falaram pra ir na agencia Thiago Tours. Paguei U$108 e o tour saía as 10:30. Só deu tempo de ir no banheiro,fazer um lanche e ir para o salar. O salar é demais, peguei um dia que estava nublado mas ainda sim deu pra ver os espelhos d’agua. São 3 dias de passeio,com a opção de voltar pra uyuni ou ir para o chile. Eles te deixam na fronteira e um transfer te leva pra San Pedro. San Pedro do Atacama: Cheguei de uyuni e fiquei no hostel Rural , hostel bom e com uma decoração bem alternativa, esse hostel parece que é junto com a casa do dono dele,e o tempo que fiquei la,os amigos do dono faziam umas festinhas e interagia com a galera. San Pedro é muito quente e seco, e como tava cansado do salar , fiz apenas o passeio do vale de la luna e um outro de umas lagoas que tinham sido descobertas a pouco tempo. Quem vem do salar para uyuni, não vai ver tanta graça nos passeios de san Pedro, por já te visto coisas parecidas no caminho. Em San Pedro rola uns luais no meio do deserto, os bares fecham as meia noite e depois a galera se reúne e vai pro lual. Não é difícil de chegar, só perguntar por la. San Pedro é um lugar caro,então faça um planejamento de gastos. Santiago: Fiquei 2 dias em Santiago, conheci o cerro São cristovao e o mercado central. Fiquei no hostel Princesa Insolente,muito bom. E a noite dei uma volta pelo Bella Vista,um bairro onde fica os barzinhos e boates. Espero ajudar, foi um relato resumido de toda a trip que vale a pena conhecer. [attachment=0]IMG_8309.JPG[/attachment] Citar
Membros leopbicalho Postado Fevereiro 5, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 5, 2015 opa,e ai marcelo,bom?? Cara,eu não faria nada diferente no meu mochilao,foi tudo como eu planejei e deu tudo certo. Não fiquei em copa, cheguei direto la e ja peguei o barco pra isla del sol,durmi uma noite la e depois voltei pra copa e ja peguei o busao pra la paz. Eu achei que foi o necessário,porque lá na ilha nao tem muita coisa pra fazer,entao uma noite basta. Eu fiz uma escalada no vale sagrado que chama VIA FERRATA, procure no google ''via ferrata cusco vale sagrado'', foi demais. Tem tambem trilhas de bike,moto e quad , rafting e um milhao de coisas mais. Eu aconselho ir pra San Pedro sim , la tem coisas que só encontra la. Mas tambem tem muita semelhança com o salar de uyuni pra quem vem da bolivia. Eu levei um cartao do banco aqui do brasil, de debito normal e habilitei para poder sacar no exterior, voce ja saca direto na moeda local. Entao, não fiz a conta de quanto gastei ao total , mas foi algo em volta de R$ 5.000 , porque acabei comprando uns equipamentos de camping em santiago... Qualquer duvida pode perguntar,abraçossss Citar
Membros Rafael Tavares CWB Postado Fevereiro 5, 2015 Membros Postado Fevereiro 5, 2015 Bom relato. Curto e com informações recentes pra quem pretende viajar logo, assim como eu que viajo no mês que vem. Tenho umas dúvidas, que podem parecer meio idiotas, mas vamos lá. Como você fazia com o dinheiro? Levava com você o tempo todo? Como? Em doleiras? Teve alguma vez que você deixou na mochila? E quanto à mochila, você levou uma mochila grande e uma de ataque, como a maioria faz? Citar
Membros leopbicalho Postado Fevereiro 5, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 5, 2015 entao, meu dinheiro eu deixava dentro da mochila,dentro de uma caixinha bem escondida, e ainda colocava a capa de viajem na mochila com cadeado,então ficava seguro. Levava o necessario para gastar no dia,dentro da mochila de ataque,não levei doleira nem nada do tipo porque nao acho que precise,a nao ser que voce tenha muito medo de ser roubado etc... Voce vai precisar muito de uma mochila de ataque... Citar
Colaboradores rodrigovix Postado Fevereiro 6, 2015 Colaboradores Postado Fevereiro 6, 2015 Leopbicalho, valeu pelo relato. Você se lembra dos valores das cotações que encontrou? Por quanto trocou o dólar nas três moedas? Citar
Membros leopbicalho Postado Fevereiro 9, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 9, 2015 cara, lembro que o dolar era melhor que o real nas tres moedas,mas a diferença não era tao grande quando se fazia a conta entre o dolar/real. No peru, tem que ficar atento para levar somente notas novas e acima de 20 dolares. Eles são chatos quanto a isso e não trocam. Citar
Colaboradores rodrigovix Postado Fevereiro 9, 2015 Colaboradores Postado Fevereiro 9, 2015 cara, lembro que o dolar era melhor que o real nas tres moedas,mas a diferença não era tao grande quando se fazia a conta entre o dolar/real. No peru, tem que ficar atento para levar somente notas novas e acima de 20 dolares. Eles são chatos quanto a isso e não trocam. Pode crer. Mas você lembra a cotação (valores) do dólar em cada moeda? Citar
Membros Glau Mochileira Postado Fevereiro 10, 2015 Membros Postado Fevereiro 10, 2015 Muito bom! Curto e com informações valiosas! Pretendo fazer um mochilão para esses paises em Agosto/2015, mas a princípio, farei o caminho inverso. Perguntas: Como vc foi de Lima a Cusco? De aviao ou bus? Quanto a agência de turismo que utilizou em La Paz, lembra-se do nome? Eles aceitam R$ de boa então no Peru e na Bolivia? Quanto a Santiago, pena que ficou apenas 2 dias. Há bastante lugares para se conhecer por lá! Nesse mochilão de agosto, espero poder explorar um pouco mais do que não pude da vez e que estive no Chile! Obrigada pelas dicas Citar
Membros leopbicalho Postado Fevereiro 11, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 11, 2015 Rodrigo, não lembro exatamente os valores cara, mas uma dica valiosa é que não deixe para trocar as moedas em cidades pequenas,troque sempre nas maiores,como em Lima a cotação pode ser melhor que em Cusco ,em La Paz muito melhor que Copacabana e Uyuni , e em San Pedro tudo é muito caro. O peso tava por volta de 225 por 1,chegando lá , a melhor cotaçao que achei foi 185 por 1. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.