Colaboradores michradu Postado Fevereiro 23, 2015 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 23, 2015 Faz dois anos eu visitei a Península de Yucatán e as belezas que ela oferece (Cancun, Isla Mujeres, Riviera Maia, Mérida, Chichén Itzá, etc.) e fiquei apaixonado por essa região, mas continuava mantendo a dívida de visitar Chiapas, um dos estados mais lindos do país e que a maioria dos mochileiros que fazem a rota sul (Cidade do México-Cancun) visitam. O México é um país barato para os brasileiros, sendo Chiapas um dos mais baratos do país. O MELHOR DA VIAGEM Visitar Chiapas e Calakmul. Desde criança tinha vontade de visitar Chiapas, pois tem um grupo de rock mexicano chamado Jaguares e eles gravaram o clipe de uma canção chamada “Dime Jaguar” em Chiapas. Nesse clipe são mostradas algumas das belezas do estado, como as ruínas de Yaxchilán antes de serem abertas ao público, a selva lacandona, as Lagoas de Montebello e a cachoeira véu de noiva, desde então fiquei com vontade de conhecer o estado e só agora tive a oportunidade de conhecer. Calakmul tinha muita vontade de conhecer porque tinha lido que era muito difícil chegar lá, mas afinal um amigo meu se ofereceu para me levar e foi mais fácil, nunca tinha visto um mar de árvores desde o topo de uma pirâmide. Nesta viagem visitei nove sítios arqueológicos (Palenque, Yaxchilán, Bonampak, Calakmul, Uxmal, Kabah, Dzibilchaltún, Ek’Balam, Tulum) e aprendi muito da história dos maias, pois cada sítio é único e pode admirar as obras arquitetônicas que eles construíram no meio da selva e as alianças e rivalidades que surgiram entre as cidades principais. Como fiz todos os passeios de contra própria (exceto Yaxchilán e Bonampak), dispus do meu tempo e conheci tudo o que queria visitar e mais, tudo ao meu ritmo. Fiz algumas coisas que jamais imaginei, como subir uma torre tipo antena oxidada, entrar num cenote sem saber nadar e pedir carona sem precisar dela, hahaha. Mas o melhor foi visitar os amigos que moram nas cidades que visitei, eles facilitaram muito os passeios e hospedagem em Tuxtla Gutiérrez, Villahermosa, Cidade do Carmen, Calakmul e Mérida. Os cinco lugares que mais gostei desta viagem são: - Calakmul. - Cañón Del Sumidero (visto desde os mirantes). - Cenote Xlacah. - Lagoas de Montebello. - Tulum O PIOR DA VIAGEM A perda de um dia de viagem. Quando viajamos sempre queremos aproveitar o tempo o máximo que pudermos, mas às vezes acontecem coisas que alteram ou estragam os nossos planos. No meu caso foi o bloqueio da estrada San Cristobal – Palenque, pois eu planejava chegar cedo a Palenque e pegar o tour para Yaxchilán e Bonampak; como o ônibus pegou outra estrada fez o duplo de tempo para chegar lá, e o plano B (Toniná) era inviável, pois era preciso pegar a mesma rota. Consegui descansar sim, mas eu teria gostado mais de conhecer outros lugares. Poucos dias em Chiapas. Fiquei uma semana inteira em Chiapas e mesmo assim achei pouco tempo, pois fiquei com vontade de conhecer mais lugares, como a “Sima de las Cotorras” (perto de Tuxtla Gutiérrez), Punta Arista (praia), Montes Azules, Lagos de Colón, Las Guacamayas e a trilha no coração da Selva Lacandona. DICAS Chiapas - Tuxtla Gutiérrez não é uma cidade tão turística quanto San Cristobal de las Casas, mas é mais fácil e barato chegar daqui para o embarcadouro do cânion e os mirantes. - Caso queiram visitar os mirantes do cânion, confirmar no posto turístico de Tuxtla Gutiérrez (No Parque da Marimba) se ainda existe o serviço de ônibus que faz o passeio. O custo para ingressar ao Parque é de $60 e é descontado ao ser pago o passeio de barco. - ADO e filiais (OCC, GL, Sur) tem o monopólio de transporte na região, mas existe a opção de se locomover de vans entre as cidades principais do estado (Tuxtla Gutiérrez, Chiapa de Corzo, San Cristobal de las Casas, Ocosingo, Palenque, Comitán) e mais barato. - Culinária local: recomendo experimentar Sopa de chipilin com bolinhas e cochito (carne de porco), pozol (bebida feita de cacau). Tabasco. - A cidade base para fazer os passeios no estado é Villahermosa, desde aqui é possível visitar os atrativos turísticos nas redondezas (Pântanos de Centla, Comalcalco, fazendas e plantações de cacau, La Venta, Jonuta, etc.) - Culinária: experimentar o pejelagarto e sopa de feijão pequeno. O chocolate de Tabasco é o melhor do México. Campeche: - Para chegar a Calakmul o melhor é ficar em Escárcega e daí ir de ônibus para Conhuas. - Se fossem de carro para Calakmul é preciso dirigir devagar, pois às vezes aparecem animais na estrada e correm risco de serem atropelados. - Culinária: o estado não tem um prato típico mas é muito comum almoçar peixe e camarão. GASTOS Em breve vou postar o resumo de gastos da viagem, gastei $12.500 (R$ 2.500) inclundo os voos Cidade do México-Tuxtla Gutiérrez e Cancun-Cidade do México 1 Citar
Colaboradores michradu Postado Março 2, 2015 Autor Colaboradores Postado Março 2, 2015 Para quem quiser ver todas as fotos pode entrar nestes links. Chiapas Viillahermosa Cidade do Carmen Yucatán Tulum Citar
Colaboradores KekaMC Postado Junho 25, 2016 Colaboradores Postado Junho 25, 2016 parabens pelo relato michradu! muito bem detalhado e está ajudando bastante a construir meu roteiro - pretendo ir pro Mex entre esse ano e ano que vem.. Citar
Colaboradores michradu Postado Junho 26, 2016 Autor Colaboradores Postado Junho 26, 2016 Que bom que gostou do relato e mais porque pretende vir ao México, se tiver dúvidas específicas é só falar. Citar
Colaboradores KekaMC Postado Outubro 23, 2016 Colaboradores Postado Outubro 23, 2016 michradu! to indo pra sua terra semana que vem! olha meu roteiro: 29/10 – ida ao Mexico 30/10 – Cidade do México 31/10 – Teotihuacan 01/11 – Cidade do México 02/11- Cidade do México - quero muito ver a fiesta de los muertos - pelo que li consigo acompanhar um pouco no Paseo de la Reforma, certo? 03/11 – Puebla/Cholula 04/11- Oaxaca (Monte Albán) 05/11 – Oaxaca (Hierve el Agua / Mitla) (ônibus noturno a SCC) 06/11 – San Cristobal de las Casas (vou apenas passar o dia na cidade) 07/11 – Palenque (parque arqueológico / Água Azul e Misol-há) 08/11 – Escárcega / Calakmul - quero muuuito ir pra Calakmul, mas pelo que estou pesquisando não tem tours que saem de Escárcega, certo? teria que fazer como vc falou de ir até Conhuas e de lá tentar um táxi ou outro meio de transporte 09/11 – Edzná ou Mérida - queria muito ir a Edzná, mas estou em dúvidas - acho que vou estar bem cansada a essa altura da viagem, então acredito que vá direto a Mérida descansar um pouco na cidade, conhecer por lá e nos dias seguintes fazer as ruínas 10/11 – Uxmal, Cenote Ik Kil 11/11 – Chichén Itzá 12/11 – Tulum (Ruínas e Gran Cenote/Dos Ojos) 13/11 – Tulum (talvez passar por Akumal, mas sem certeza ainda) 14/11 – Parque X-Caret 15/11 – Playa Del Carmem 16/11 – Cancun / Isla de Mujeres 17/11 – Cancun 18/11- volta a SP que acha? eu sei que é bastate coisa pra fazer, mas pelo que pesquisei e vi de outros relatos, é possível! (ahh como está o tempo por aí?) Citar
Colaboradores michradu Postado Outubro 24, 2016 Autor Colaboradores Postado Outubro 24, 2016 Olá Keka, tudo bem? Que bom que sua viagem está próxima, as dicas que posso dar para que sua estadia seja ótima são. 02/11- Cidade do México - quero muito ver a fiesta de los muertos - pelo que li consigo acompanhar um pouco no Paseo de la Reforma, certo? Vai ter muitos eventos na Cidade, exposições de catrinas e oferendas, principalmente no Zócalo e na Cidade Universitária. 08/11 – Escárcega / Calakmul - quero muuuito ir pra Calakmul, mas pelo que estou pesquisando não tem tours que saem de Escárcega, certo? teria que fazer como vc falou de ir até Conhuas e de lá tentar um táxi ou outro meio de transporte Escárcega não é uma cidade turística, então acho que vai ser meio complicado achar tours saindo daí, a maioria saem desde Campeche e Chetumal, mas são caríssimos. Como é dia de semana, pode ser complicado achar carona, mas quem sabe uma alma bondadosa apareça e te leve às ruinas. 09/11 – Edzná ou Mérida - queria muito ir a Edzná, mas estou em dúvidas - acho que vou estar bem cansada a essa altura da viagem, então acredito que vá direto a Mérida descansar um pouco na cidade, conhecer por lá e nos dias seguintes fazer as ruínas Recomendo ir direto para Mérida, se conseguir fazer o passeio en Calakmul vai acabar morta e cansada, também o dislocamento para Edzná é meio complicado (mas não tão complicado quanto Calakmul. ) O tempo começou esfriar na Cidade do México, então é bom trazer algum casaco, mas considere que desde Palenque até Cancun vai ser quente, então venha preparada para todos os climas. 1 Citar
Colaboradores KekaMC Postado Outubro 26, 2016 Colaboradores Postado Outubro 26, 2016 Oi Michradu! obrigada pela resposta e pelas dicas! =D Citar
Colaboradores caio.acquesta Postado Março 19, 2019 Colaboradores Postado Março 19, 2019 @michradu , ótimas informações, muito grato ! sobre o Canon del Sumidero, considerando estar vindo de onibus de Oaxaca, seria melhor descer em Tuxtla e contratar o passeio por la ? ou ir p/ San Cristobal e pegar tour ali ? sai bem mais em conta fazer o passeio por conta propria ? e sobre os mirantes, só com agência mesmo ? Citar
Colaboradores michradu Postado Março 21, 2019 Autor Colaboradores Postado Março 21, 2019 @caio.acquesta o problema desde Tuxtla é que teria que carregar com a bagagem e o trajeto Tuxtla-Chiapa de Corzo é feito de van, então o espaço é pequeno, e para ir para Sancris teria que voltar para Tuxtla e logo ir a Sancris. Em Chiapa de Corzo tem uma agência que oferece o passeio para os mirantes, está na praça principal. 1 1 Citar
Membros laradosanjos16 Postado Agosto 27, 2023 Membros Postado Agosto 27, 2023 Em 23/10/2016 em 21:23, KekaMC disse: michradu! to indo pra sua terra semana que vem! olha meu roteiro: 29/10 – ida ao Mexico 30/10 – Cidade do México 31/10 – Teotihuacan 01/11 – Cidade do México 02/11- Cidade do México - quero muito ver a fiesta de los muertos - pelo que li consigo acompanhar um pouco no Paseo de la Reforma, certo? 03/11 – Puebla/Cholula 04/11- Oaxaca (Monte Albán) 05/11 – Oaxaca (Hierve el Agua / Mitla) (ônibus noturno a SCC) 06/11 – San Cristobal de las Casas (vou apenas passar o dia na cidade) 07/11 – Palenque (parque arqueológico / Água Azul e Misol-há) 08/11 – Escárcega / Calakmul - quero muuuito ir pra Calakmul, mas pelo que estou pesquisando não tem tours que saem de Escárcega, certo? teria que fazer como vc falou de ir até Conhuas e de lá tentar um táxi ou outro meio de transporte 09/11 – Edzná ou Mérida - queria muito ir a Edzná, mas estou em dúvidas - acho que vou estar bem cansada a essa altura da viagem, então acredito que vá direto a Mérida descansar um pouco na cidade, conhecer por lá e nos dias seguintes fazer as ruínas 10/11 – Uxmal, Cenote Ik Kil 11/11 – Chichén Itzá 12/11 – Tulum (Ruínas e Gran Cenote/Dos Ojos) 13/11 – Tulum (talvez passar por Akumal, mas sem certeza ainda) 14/11 – Parque X-Caret 15/11 – Playa Del Carmem 16/11 – Cancun / Isla de Mujeres 17/11 – Cancun 18/11- volta a SP que acha? eu sei que é bastate coisa pra fazer, mas pelo que pesquisei e vi de outros relatos, é possível! (ahh como está o tempo por aí?) @KekaMC @michradu esse trecho noturno de Oaxaca para SCC é tranquilo de fazer viajando sozinha? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.