Membros afmudrei Postado Janeiro 27, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Janeiro 27, 2015 Saímos do Centauro, tomamos café na padaria ao lado e abastecemos novamente no posto com o combustível mais barato da viagem (a primeira vez que abastecemos lá foi no segundo dia, quando partimos para a Serra do Rio do Rastro). Pegamos a BR-116 novamente, sentido norte, e para não ficar com o trecho de retorno totalmente igual ao da ida, ao invés de irmos por União da Vitória (PR), decidimos ir por São Mateus do Sul (PR) até a BR-277. Mas voltando falar da 116, a rodovia está em ótimas condições e no trecho catarinense é administrado pela Autopista Planalto Sul que em nossa opinião, tem um dos melhores retornos em relação ao preço pago nos pedágios. Durante a expedição, foram cinco pedágios da Planalto Sul, todos com o valor de três reais e oitenta centavos. E claro, não deixamos de aproveitar os pontos de atendimento ao usuário – bases operacionais da concessionária – onde tínhamos sofás confortáveis, banheiros limpos, água gelada e café grátis. Excelentes lugares para esticar as pernas e dar uma descansada. Nesse dia, almoçamos em um restaurante ao lado dum posto na entrada da cidade de Monte Castelo (SC); comida muito boa, bem caseira e novamente tirada do fogão a lenha por um preço bem acessível (se não me engano era quatorze reais o buffet livre). Saímos de lá extremamente satisfeitos. Pouco antes de chegar na cidade de Papanduva (SC) pegamos à direita para SC-477 até chegar em Canoinhas (SC), passar pela divisa dos estados e chegar a São Mateus do Sul (PR), minha terra natal. Cruzamos o Rio Iguaçu novamente e pela PR-151 seguimos até Palmeira (PR), onde encontramos a BR-277 e seguimos até Irati. Continua... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros afmudrei Postado Janeiro 27, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Janeiro 27, 2015 Chegamos ao fim da viagem. Por muito tempo de minha vida achei a volta de uma viagem algo triste, me indagando com a pergunta: porque já acabou? Não poderia durar mais? Felizmente perdi esse costume, pois nada é tão bom quanto estar em casa, com a família. Novas viagens virão e se aproveitarmos o máximo do tempo que estamos fora, o retorno é um descanso, uma alegria. Recentemente vi uma palestra em vídeo que um casal de overlands fez e uma das coisas faladas era sobre o retorno de uma expedição qualquer. Com eles aprendi que todo o trajeto feito na volta pode ser aproveitado, seja mudando o traçado ou porque não planejando a próxima viagem? A BrazilianTail foi a primeira viagem que fiz como eu sempre quis fazer. Sem horário para nada, sem saber onde pernoitar, sem saber onde fazer as refeições. Tudo na improvisação. Ainda segundo o casal citado anteriormente, o planejamento deve existir, mas ele tem que ser feito também durante a execução da viagem. Nada é mais importante que marcar a data e partir. NÚMEROS Quilometragem: 1701 km Combustível (124,37 l): R$ 369,04 Pedágios (7): R$ 30,80 Alimentação: R$ 302,25 Valor gasto por pessoa: R$ 470,00 Viagem realizada entre os dias 14 e 18 de outubro de 2014 Relato escrito em janeiro de 2015 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Minuano Postado Fevereiro 25, 2015 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 25, 2015 Muito legal André! Seu relato está bem escrito e bem detalhado. Fiz o passeio de Torres até Gramado e realmente é uma serra linda. A do Rio do Rastro ainda não fui, mas espero fazer um dia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros afmudrei Postado Março 4, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Março 4, 2015 Olá amigo Minuano! Obrigado pelo seu comentário, fico contente em saber que você gostou do relato! A Rota do Sol foi uma agradável surpresa durante a viagem, pois não esperávamos que fosse tão bela. Vale uma passada por ela quando se está na região. Em relação ao Rio do Rastro, definitivamente recomendo que você conheça-a, é um espetáculo. Um abraço e boas viagens! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.