Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Saiu uma notícia no ano passado a respeito da extensão do prazo de validade do passaporte comum de 5 anos para 10 anos.

No entanto, fui na Polícia Federal para verificar se já está valendo, e ainda não está e não souberam responder quando estará.

Alguém sabe alguma informação mais oficial de quando passará a valer essa nova data?

Preciso renovar meu passaporte, mas não sei se aguardo ou tiro logo!

Obrigado,

• Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

A nova validade do Passaporte Brasileiro foi divulgada no Diário Oficial no dia 12 de dezembro de 2014, quando o documento deveria passar a ter a nova validade, porém, a DPF adiou a implantação da nova validade para 2015, porém, não informou quando começaria a valer por 10 anos. Por enquanto, incógnita total. Nem eles (Polícia Federal) sabem quando começa, quanto mais a gente, simples mortais rs... Isso está me cheirando aquela já conhecida história da queda do Visto Americano, que tanto falaram e até agora "nhente" eheheheh

• Membros
Postado

Obrigado Luka!

Também estou imaginando que deve entrar naquele processo de "sem data para começar". Na DPF que fui eles não tinham informações concretas, fiquei na dúvida sem alguem tinha tentando em ir em outra DPF e sabia mais informações!

Valeu!

• Membros
Postado

De fato, o Departamento de Polícia Federal AINDA NÃO ESTÁ EMITINDO PASSAPORTE COM VALIDADE DE 10 ANOS, pois depende de ajustes a serem feitos pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, conforme o art. 41 do Decreto nº 5.978, de 4 de dezembro de 2006 que trata do assunto: “Art. 41. A expedição de passaporte comum com prazo de validade superior a cinco anos, no âmbito do Departamento de Polícia Federal e das repartições consulares, será iniciada depois de concluídas as alterações da caderneta de passaporte e as adaptações nos certificados digitais, e será objeto de atos do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Justiça.” E até agora, nenhuma manifestação oficial dos Ministérios quanto à edição de tais atos ou quanto a data em que os novos passaportes começarão a ser emitidos.

Pena. também estou na espectativa, o meu vence em setembro/2015 e pela exigência de 6 meses de validade de alguns países, teria que tê-lo renovado antes de março.

• 5 meses depois...
  • Membros
Postado

Segue uma notícia mais atualizada sobre a questão do novo passaporte. Diante do que li, e sendo bem otimista, acredito que não teremos nada novo nos próximos 2 anos. E mais, quando eles mudarem, não se surpreendam se o valor para emissão dobrar. Isso é que podemos esperar desse DESgoverno.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/05/1630790-ajuste-fiscal-trava-promessa-para-novo-passaporte.shtml

• Membros de Honra
Postado

Excelente notícia.

Principalmente para os viajantes que possuem o Visto Americano,

que já tinha validade de 10 anos, e eram obrigado a viajar sempre com 2 passaportes.

Valeu pela informação!

::otemo::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...