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[t1]OLÁ RAPAZIADA![/t1]

 

É com muita felicidade que hoje estou começando a dividir com vocês o relato da melhor viagem da minha vida!. Foram 9 meses de planejamento, muita coleta de informações, documentários sobre os incas, geografia dos andes, cultura andina, leitura de guias de viagens, economia de grana, tentativas em vão de arranjar gente pra ir comigo(agora que eu voltei e todo mundo viu as fotos tão querendo dicas pra fazer o roteiro também --'), descoberta de como fazer para viajar entre cidades, dicas de hospedagem, passeios, enfim. A ansiedade já estava me corroendo por dentro quando finalmente o tão esperado 14 de dezembro chegou e lá vai eu pra minha primeira viagem internacional sozinho, com um mochilão nas costas e mochila de ataque na frente, pronto pro que der e vier!

 

[t1]PREPARATIVOS:[/t1]

 

Bom, como eu falei, houve uma preparação grande da minha parte. Acho que o principal é o [t3]GUIA DE VIAGEM[/t3], ele me ajudou tanto que fazer sem um guia é possível mas não recomendo, facilita e MUITO a vida principalmente na hora de procurar hospedagem.

Minha dica de guia: Guia Alternativo para o Viajante Independente: América do Sul

[t3]SEGURO SAÚDE[/t3] é IMPORTANTÍSSIMO! Houve duas pessoas que eu encontrei em Cusco que perderam 6 dias em Potosí por conta de um problema grave de um amigo que viajava junto com eles graças a maldita altitude, ele quase morreu, e se o seguro saúde não cobrisse os bons milhares de obamas que custou tudo, ele estaria praticamente falido agora. NÃO BRINQUEM COM ISSO, FAÇAM O SEGURO

Façam mas não sigam meu exemplo, que fiz mas não sei nem o nome rsrs(depois encontro pra vocês, ta nos confins do meu e-mail, foi um seguro indicado por um blog mochileiro bem famoso que eu também esqueci o nome rsrs)

A [t3]QUANTIDADE DE ROUPA[/t3] é outra coisa que na minha opinião é algo que vai de cada um, mas lembre-se, QUANTO MENOS,MELHOR!

É claro que você não vai com uma roupa íntima, uma camisa, um casaco e uma calça né, mas não exagere, lembre-se que além de você comprar algumas coisas durante a viagem, você vai ter que carregar tudo nas costas, e não se engane com o conforto da mochila, MUITA TRALHA PESA!

Para os que forem [t3]VIAJAR SOZINHO[/t3] não se preocupem, eu não passei nenhum momento da minha viagem sozinho. Conheci tanta gente, fiz tantas amizades que valeu a pena ter deixado o medo no Brasil e partido sozinho, afinal, não nasci siamês de ninguém!

 

E aqui vai uma música que da vontade de chorar toda vez que eu ouço, passa um filme na cabeça com cada lugar, cada pessoa, cada loucura da viagem!

 

Vamos ao relato!

 

[t3]DIAS 1,2 e 3:[/t3]

 

No primeiro dia peguei o avião de Brasília a São Paulo, na primeira das 3 escalas(que depois virou 4) que eu faria até chegar em Santa Cruz de la Sierra. Passei a noite na casa dos meus primos que moram em SP e que eu não via a mais de 2 anos(mochilão reunindo a família *-*) e no dia seguinte a tarde cheguei no aeroporto por volta das 14 horas. A princípio meu voo era SP-Assunção direto pra no dia seguinte ir de Assunção a Santa Cruz. Chegando lá, tentei fazer o Check-in na maquininha lá e deu passagem não encontrada. Fui no guichê da TAM e não encontraram minha passagem. Bateu o desespero. Nem começou e já acabou? Aí vem um monte de pensamento negativo na cabeça, até que descobriram que meu voo tinha sido cancelado e passageiros que iriam pra Assunção tavam mandando pra Buenos Aires e de lá pra Assunção, me botaram num avião correndo pra BsAs e aquela correria, mas no final deu tudo certo e la fui eu fazer escala em Buenos Aires.

 

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Rio da Prata visto do avião

 

 

Cheguei em BsAs e com menos de 1h já estava partindo pra Assunção, pra uma escala de 11h madrugando no aeroporto, meu voo pra Bolívia sairia no dia seguinte as 10 da manhã. Nessa madrugada em Assunção conheci um casal de Interlagos super gente fina, que iriam fazer um mochilão pela Bolívia, e varamos a madrugada conversando sobre os mais diversos assuntos, forte abraço Allan e a menina que eu esqueci o nome rs! Nessa escala aproveitei pra trocar uns obamas por uns guaranis e guardar as moedas também.

 

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Aeroporto de Assunção

 

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Rio Paraguai visto do alto

 

 

Pela manhã peguei o voo rumo a Sta Cruz e no avião conheci uma alemã, Marie, fala espanhol e português fluente, já tinha morado no Rio de Janeiro e atualmente fazia mestrado em João Pessoa. Super gente boa, estava indo visitar os amigos em Santa Cruz, já que tinha morado por um longo tempo lá em um trabalho social, e fomos conversando o voo todo com uma boliviana nativa, era engraçado a confusão das línguas que a Marie fazia, falava portugues com a boliviana e espanhol comigo, trocava as bolas, confundia tudo kkkk. Nos despedimos assim que chegamos ao aeroporto com a promessa de visita assim que eu voltasse pra Sta Cruz.

Muitos podem perguntar porque não fui no Trem da Morte. É uma experiência válida, mas eu perderia preciosos dias de férias que foram contadinhas nessa viagem, além do que consegui uma passagem promocional por 650, as taxas elevaram a 780 o preço, mas pra ida e volta foi um bom achado, ainda mais que não foi com tanta antecedência.

No aeroporto conheci 4 figuras que seriam de uma importância sem tamanho na minha viagem e que nesse momento eu não imaginava isso. Guga e Lippe, dois paulistas gente finissima e Denise e Bruna, duas paulistas de sorocaba que iriam fazer o mesmo roteiro que eu. Guga e Lippe estavam indo para La Paz e no aeroporto o maximo que agente conversou foi trocar whatsapp para adicionar eles ao grupo da galera que ia passar o reveillon em Cusco. E Denise e Bruna foi só de vista mesmo, mas em outras cidades elas se tornariam boas amigas e me salvariam de uns perrengues kkkk. Guardem esses nomes!

Nem cheguei a sair do aeroporto de Sta Cruz, já comprei passagem pra Sucre e embarquei(com atraso, o que é frequente na Bolívia, se acostumem desde já). Chegando no aeroporto me separei da De e da Bru e peguei um taxi(táxi é absurdamente barato na Bolívia, andar de ônibus é desnecessário). Nesse táxi foi também uma empresária boliviana que estava indo resolver negócios em Sucre e insistiu para que eu fosse junto e ainda pagou pra mim kkkk, tá né rs.

Fui pro terminal e já comprei passagem pra Uyuni, no mesmo dia já tinha esgotado então comprei pro dia seguinte de manhã.

Saí de lá e fui até o Hostel Amigo, 30 bolivianos, muito simples mas muito acolhedor, lá conheci mais duas pessoas que eu passei a viajar junto com eles. São os Alemães Nico e Pascal, muito gente boa também e daí fui arranhando meu inglês, todo confuso mas entendível(obrigado wizard, deu pra safar algumas coisas).

Saí a noite pra tirar umas fotos e uma grande surpresa, Sucre é muito bonita, a praça é um charme, e a ornamentação de natal deixava mais bonita ainda. Depois das fotos fui dormir pra no dia seguinte partir pra Uyuni.

 

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Sucre a noite

 

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La Union es la Fuerza!

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[t3]Dia 4:[/t3]

 

Acordei cedo, saí pra tirar umas fotos da cidade amanhecendo(postei algumas já) e parti pro terminal pegar o busão pra uyuni

Sai todo dia as 9 da manhã pela empresa 6 de Octobre, o que eu peguei era um bom ônibus pros padrões bolivianos, deu pra viajar tranquilamente as 10 horas de viagem, só não lembro o preço rs. Essa viagem de ônibus foi especial porque o visual foi o primeiro contato que tive com o visual do Altiplano boliviano, é simplesmente SURREAL! Montanhas e mais montanhas, cholas e mais cholas, lhamas e mais lhamas, vales e mais vales, um céu absurdamente azul, enfim, nenhuma foto traduz o que é o cenário altiplânico, aliás, nenhuma foto traduz o que é qualquer paisagem dessa viagem, é tudo colossal!

 

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Nessa viagem fui ao lado de uma simpaticíssima chola que me passou umas dicas de uyuni e falou que o marido trabalhava na mina ao lado da cidade e tal, bem bacana a experiência de conversar com uma senhora típica.

 

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Mim quer caçar o Pica-pau!

 

 

Chegamos, eu e os alemães, no fim de tarde em Uyuni, fomos nos hospedar no Hostel Vielli, ótimo hostel, o atendente inclusive fala alemão, os alemães não acreditaram que naquele findimundo um senhor tipicamente boliviano falasse 5 línguas =O. Fechamos o pacote do Salar de Uyuni com o Thiago Tours, paguei 700 bol(da pra chorar em outras empresas por até 600, mas preferimos fechar nessa porque ia menos gente no carro) mais 50 no meu caso, de transfer pra San Pedro de Atacama. Iriamos até a Isla del Pescado só nós 3 e o guia na 4x4 e lá encontraríamos com mais 3 pessoas que estavam fazendo o passeio de 4 dias

O passeio de 4 dias a unica diferença pro de 3 dias é que no primeiro dia se escala o vulcão Tunupa, que fica perto do salar.

Depois de fechar o passeio comecei a sentir uma dor de cabeça ABSURDA, efeito dos mais de 3000 metros de altitude de uyuni, cara nunca me senti tão mal, fraqueza, dor de cabeça, cansaço, falta de ar, parecia que eu tava me arrastando. Mas mesmo assim fomos pra um restaurante comer um prato típico e tomar uma gelada local(que não é gelada, nada lá vendem gelado, mo merda ::grr:: ). Já tinhamos provado a Paceña em Sucre(que é uma delícia, melhor cerveja que tomei na viagem) e dessa vez provamos a Huari, boa também, mas tem melhores. O prato escolhido foi o Bistec de llama, já tinhamos comido um Picante de Pollo(frango) em Sucre. Cara que carne deliciosa, dali pra frente toda lhama que eu ia dava vontade de mata pra come, que delícia de carne.

 

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Saudade desse prato!!!

 

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Uyuni

 

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Comprei 3 dessas toquinhas hahaha

 

 

Depois de encher a barriga, me enchi de folha de coca, ainda bem que tinha comprado em Sucre, e realmente aquele troço funciona que é uma beleza pra altitude, só que é ruim bagarai, e cometemos o erro de não comprar a pedrinha de bicarbonato junto, depois descobrimos que o bicarbonato além de potencializar o efeito, tira o gosto ruim. Quando forem comprar folha de coca, comprem com bicarbonato!

Ainda com resquícios de dor de cabeça fui dormir que o dia seguinte já era o tão esperado Salar de Uyuni, um dos ápices da viagem!

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[t3]Dia 5:[/t3]

 

E finalmente chegava um dos ápices da viagem, o dia de conhecer o Salar de Uyuni! Fui em dezembro, esperava chuva pra ver o salar espelhado, mas esse ano foi atípico, não caiu uma gota até janeiro, ou seja, nada de espelho, mas como eu disse pro pessoal que eu conheci no salar, isso foi ótimo, porque se tivesse chovido era certeza que eu não voltaria e aí eu não conheceria o visual seco, agora que não choveu eu conheci o visual seco e voltarei com certeza para conhecer o famoso espelho do céu!

Acordamos cedo, fomos tomar café, tomei pela primeira vez um mate de coca, achei muito gostoso, dali pra frente sempre nos 'desayunos' quando tinha a opção de mate de coca eu pedia, sai pra tirar algumas fotos e fomos pra agência pra iniciar o tour.

 

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Estação de trem de Uyuni, vem trens desde Oruro e Vilazón

 

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Nico, eu e Pascal, com o guia em cima guardando a bagagem

 

 

 

A primeira parada do Tour é o Cementerio de Trenes, é basicamente uma sucata de trens que faziam o transporte de sal desde Uyuni até o Chile e que a linha foi desativada nos anos 40, hoje em dia cria um visual bacana, nego pichou até um vai corinthians nos vagões abandonados kkkkk. Dá pra tirar umas fotos bem bacanas.

 

 

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Fogão dominando a Bolívia!!!

 

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Cementerio de Trenes

 

 

Depois do Cementerio, a parada é em uma vila chamada Colchani, é mais uma parada pra forçar a comprar artesanato mesmo, não tem nada demais

 

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Colchani

 

 

Depois de Colchani que começamos a adentrar o Salar, a paisagem vai começando a mudar, vai ficando cada vez mais inacreditável! Primeira parada é nas Montañitas de Sal, onde o guia explica como funciona todo o processo de extração de sal, onde simplesmente o caboclo vai lá junta uma montanha de sal com uma pá e deixa secando ao sol, depois vem com o caminhão e enche a caçamba de sal, leva pra Colchani pra botarem iodo e pronto, já pode por na comida, é tudo muito rápido e muito interessante.

 

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Paisagem mudando

 

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Montañitas de Sal, com o caboclo com a pá juntando ao fundo.

 

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Sim, é sal

 

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Tem até gosto de sal, realmente é sal rs

 

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Depois disso fomos atravessando o Salar, nada do que eu fale aqui vai conseguir descrever como é fantástico aquilo lá, portanto só digo uma coisa,VÃO!

Começou com a visita a um dos vários hotéis de sal que existem na região, sendo esse o mais famoso por possuir a estátua do Rally Dakar e a plaza de las banderas.

 

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Estátua do Dakar

 

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Plaza de las banderas, onde os amigos brs botaram nossa bandeira em cima da bandeira da argentina, isso é Brasil p**!

 

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se falar do 7x1, morre!

 

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Dale FOGOO!

 

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Hotel de Sal

 

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Depois fomos em uma travessia de mais de 1 hora até a Isla del Pescado. O mais surreal dessa travessia era você andar a toda velocidade no salar por mais de 1 hora e a paisagem não mudar, olhar pro lado e ver um 4x4 voado no salar levantando sal, olhar pro outro e ver mais sal, pra tras mais sal, e só sal pra tudo que é lado, aquela imensidão branca era de arrepiar, me sentia no rally Dakar!

Muita gente pode se perguntar: Ué, mas o Rally Dakar não era em Dakar, capital do Senegal? Sim era, mas depois se mudou pra França e, por encontrar melhores condições de segurança, além de paisagens mais bonitas e maiores desafios aos pilotos e navegadores, se mudou já faz 4 anos pra Argentina, Chile e Bolívia. inclusive o evento do ano em Uyuni é o Dakar, os hotéis da cidade, que não são poucos, lotam, a população fica extasiada, os jornais acompanham cada detalhe do Rally. Pra quem curte, se eu não me engano o Dakar passa por Uyuni no comecinho de Janeiro, se programe com bastante antecedência, feche os hotéis ou hostels com antecedência e vá, deve ser uma experiência fantástica!

Três coisas importantes para levar ao Salar: Protetor labial, protetor solar e principalmente óculos escuro.É impossível olhar pra aquele branco sem óculos por mais de 30 segundos, e pra eu que uso lente de contato é pior ainda, ainda bem que eu lembrei de comprar um óculos em Sucre.

Chegando a Isla del Pescado, enquanto o guia preparava nosso almoço, fizemos o trekking até o topo da ilha e foi a paisagem mais linda que eu vi na vida, é sério, 360º de imensidão branca e carros passando como se fossem pequenas formigas! SENSACIONAL! Nenhuma foto traduzirá isso mas, vou postar algumas pra ver se conseguem ter uma noção.

Quando eu estava descendo a ilha vi uma galera jogando GOLZINHO no meio do Salar *-*, desci correndo pra participar, quando cheguei o futebol já tinha acabado, em menos de 3 minutos a galera já tinha morrido por causa da altitude(e eu também por descer correndo hahaha), nesse momento eu perdoei o time do Botafogo por ter perdido de 1x0 pro Deportivo Quito o jogo de ida da pré-libertadores, na altitude de Quito rsrs(ganhamos de 4x0 na volta, dale fogão!).

 

 

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Caminho para a Isla, o tempo todo assim, esses desenhos no sal são formados pela tensão no solo provocada pelos ventos, que são bem fortes

 

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Isla del Pescado

 

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Cactos gigantes da isla, crescem 1cm por ano, alguns cactos já tem 14 metros, façam o cálculo de quantos anos um cacto pode ter rs

 

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Subindo a ilha

 

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Panorâmica de 360º do topo da ilha

 

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Sim, aquilo lá embaixo é um carro!

 

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Raiva por estar nesse lugar feio!

 

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Outro carro!

 

A partir daí começamos a sair do salar, a paisagem começa a virar terra, e vamos adentrando a região de Sud Lípez, rumo ao hotel da primeira noite, um hotelzinho de sal bem simples mas bem aconchegante. Nessa noite encontrei a Denise e a Bruna que eu tinha encontrado no aeroporto de Sta Cruz e depois em Sucre. Sim, nos encontramos em TODAS as cidades que passamos, nos momentos mais improváveis de se encontrar alguém hahaha, a Bruna depois até falou que quando chegasse em casa iria ver se eu não tava lá. Na Isla se juntaram mais 3 pessoas ao 4x4, um casal espanhol e um japonês, todos super gente boa, estavam viajando os 3 juntos pela américa, e ja tinham viajado juntos pela europa, o Javier, a Amanda e o Izumi.

Eu como um grande fã de futebol(assumo, sou viciado), me encantei com uma coisa que vi nessa região desértica: camponeses, mineiros e crianças nativas jogando uma partida de futebol em um campinho de terra batida com o pôr-do-sol do deserto ao fundo, foi mágico, o futebol é mágico! No meio do nada o futebol servindo como alegria a um povo sofrido com o trabalho nas minas! Quase chorei!

Botei meus apetrechos para carregar e fui dormir, mas não sem antes dar uma saída pra contemplar o céu, que é absurdo de lindo, nunca tinha visto tantas estrelas na minha vida, mas não sei tirar foto do céu rs.

 

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Paisagem mudando

 

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Criação de Lhamas

 

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Campinho de pelada no meio do deserto

 

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Hotel de sal da primeira noite

 

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FRIO DO C******!

 

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Durante a semana eu vou continuando o relato, até semana que vem eu termino

até mais galera ::cool:::'>

  • Membros
Postado

Nao pare de relatar por favor ... estou adorando seu relato ... pretendo fazer essa trip ano que vem ... e seus relatos stao sendo de muita valia.... se tiveres face me add jessica nunes ou whatsapp 48 96806545 tenho algumas duvidas se nai se importares de responder ficatei agradecida

  • Membros
Postado

Continue com esses postes cara, esta ajudando muito pretendo fazer esse mesmo roteiro agosto desse ano, se puder responder me ADC no face no whats qualquer coisa abraços

  • Membros
Postado

Estou na situação que vc se encontrava antes da viagem. Nem comecei a ler seu relato, mas sei que pode me ajudar caso faça agora em Março o mesmo TRAJETO = Bolívia-Peru-Chile.

É complicado achar pessoas que tenham disponibilidade de fazer o mesmo que vc em relação a roteiro, mesma época, quantidade de dias, grana etc

Espero as dicas a tempo para me ajudar caso faça a trip em Março

Valeu

Abç

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