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Mochilão dos 100 dias: PE-Cusco, Arequipa, Ica , Paracas, Lima, Huaraz, Trujillo, Chachapoyas, Cajamarca, Chiclayo) EC e CO ¿Por qué no?


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Dia 3) Maras y Moray

 

Todo o problema do tour foi o começo, estávamos planejados para sair de Cusco as 8 e meia da manhã e acabamos saindo as 9:30. Íamos voltar as 3 da tarde e chegamos.... As 3 da tarde! Perdemos uma hora de tour pelo atraso do começo, foi tudo mega corrido e não tivemos tempo de ver as ruínas com o cuidado merecido :( (e isso acontece justo comigo, que não curto tour né, mas ok... não foi de todo o mal).

 

Eu poderia não indicar a agencia do tour pra vocês, mas no fim, todas as agências são a mesma coisa, vá pelo preço que você se dará bem!

A primeira parada é no esquema de tour mesmo, em Chinchero onde fomos a uma comunidade de artesãs/tecelãs. Lá nos explicaram como eram feitos os artesanatos, desde as linhas, as tinturas e o tear em si. Interessante até.

 

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Moray foi um sítio inca de testes focados em agricultura (mesmo que se pareça muito com um teatro, rs) onde cada círculo tinha uma temperatura diferente, o que facilitava os cultivos de diversas culturas: papas, maiz, frijoles, etc... Assim conseguiram fazer diversas misturas de raças, criando diferentes variedades de vegetais.

 

Pode-se descer até um certo nível das ruínas, mas, como estávamos atrasados, só vimos de cima e acabamos indo em uma outra ruína menor ao lado. Fiquei bem decepcionada por não poder ver de perto os detalhes...

 

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De lá, voltamos correndo na van, numa loucura de caminho que só passa um carro dentro da cidade. Depois de muita manobra e várias rés quando encontrávamos os carros, pegamos a estrada pras salineiras de Maras, que na verdade fica bem perto.

 

Lá se pode ver como é a produção de sal na regiao, nesse monte de lagoas aí. Muito interessante e gigante! Muito diferente de tudo o que já tinha visto.

Por lá se pode comprar os produtos de sal (e também umas comidinhas pra volta, maíz gigante S2 ).

 

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Se não fosse essa questão do atraso, teria sido incrível. Mas foi bom, vale a pena com certeza!

 

(sim, eu tenho problemas com tours ::Ksimno:: )

 

Gastos:

Tour: 25 soles

Entrada em Maras: 7 soles

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Dia 4) Qorikancha e um domingo comum

 

Domingo é um dia excelente em Cusco pra se ficar na Plaza de Armas, a probabilidade de se ter algum grande evento envolvendo desfile, música e roupas típicas é alto. Nessa foi a manhã inteira vendo várias crianças de diversas idades desfilando por lá. Um charme.

 

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A tarde a visita foi ao Qorikancha, que normalmente é visto no City Tour (isso quando vc vai de agência), que eu tinha planejado fazer no dia seguinte.

A dica pro Qorikancha é Vá no período da manhã! porque todos os tours vão a tarde... mas de domingo essa tática é impossível (só abre as 14hrs), então cheguei lá bem na hora que abriu e consegui uns 30 minutos de sossego antes da maratona de empresas chegarem.

 

O Qorikancha é um lugar especial, muito lindo mesmo, e vale a visita de S15. Foi um dos principais templos do império inca e por isso foi recoberto de ouro (e é esse o significado do nome de lá). Depois da conquista espanhola, Pizarro (obviamente) derreteu quase todo o ouro do tempo e doou o terreno para a Ordem Dominicana, que até hoje administra o lugar, que também é utilizado como convento.

 

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A noite a ideia foi ir ao Cento Qosqo de Arte Nativo: todos os dias as 18:30 abrem-se os portões para essa atração. Chegue cedo, o teatro é pequeno. É um show de dança típica, não é exatamente profissional, tem uma carinha de caseiro, mas não deixa de ser divertido se você gosta desse tipo de atração. Começa as 19 e tem uma hora de duração.

 

E é de ‘graça’, já que está incluído no boleto turístico. ;)

 

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Dia 5) Tambomachay, Pkapukara, Qenqo e Saqsahuaman

 

Essas ruínas, conhecidas como as do City Tour, são supersimples de conhecer, mas eu altamente/novamente recomendo vocês irem lá no posto de info turística pra saber onde pegar a van pra Tambomachay. É fácil, mas não é exatamente em um lugar superturístico.

 

Paguei S4 em uma van, mas tem ônibus também (que eu perdi por um minutinho, mas passa sempre dá pra ir nele bem de boa.. o nome do bus é Sr del Huerto). O bus ou a van te deixa bem de frente de Tambomachay, que fica bem de frente a Pukapukará, aí pronto, você já matou duas das quatro atrações do City ;)

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Tambomachay é conhecida como El Baño del Inca, é uma área cerimonial cheia de canais e fontes.

 

Pukapukara foi um forte militar para a proteção da área, tendo uma vista fantástica do vale. Mas existem várias outras teorias para a utilização do lugar.

 

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Depois de visitar os dois você tem duas opções:

- Voltar com o mesmo ônibus e pedir pra descer em Qenqo (S1 mas pode ser mais caro se te acharem com muita cara de gringo, acostume-se, rs)

- Caminhar cerca de 40 minutos.

Após a caminhada (ou o ônibus.. meu caso o ônibus, rs) você chegará em Qenqo, as ruínas de ziguezague,que era uma área cerimonial e pode-se ver até uma mesa que era utilizada para sacrifícios. Você verá formas de condores e pumas pelas ruínas.

 

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A última parada, mas não menos importante, é Saqsahuaman, que pra mim, é uma das ruínas mais bem trabalhadas e mais imponentes do império inca. É imensa (e só vemos 20% do original, que foi destruído com a invasão espanhola) e tem blocos de pedra que são completamente inacreditáveis. Lá é o palco do Inti Raymi, realizado todo 24 de junho, a festa do sol. Em Saqsauhuamán dá pra se perder, fácil, umas duas horas.

 

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A descida até a Plaza de Armas é bem intuitiva, quando acabar a andança você conseguirá se localizar facilmente. Para essas quatro ruínas eu estimo umas 4 a 5 horas, para observar com cuidado e conseguir tirar algumas boas fotos.

 

O período da manhã é ideal para esse passeio, sol menos ardido e pouca concorrência. Mas não se esqueça do protetor solar, mesmo no frio dá pra dar uma bela tostada.

 

Cheguei em Cusco de novo já era umas 3 da tarde, fui atrás de algo para comer e voltei lá na agência que comprei o Maras y Moray.

 

Mas porque voltar na que já deu merda, Camila? ::hein:

Porque lá eu ia conseguir negociar bem... rs.

Paguei S20 no tour pro Valle Sur pro dia seguinte ;)

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Já acompanho teu blog, acho muito legal teus relatos... To acompanhando aqui!

 

Ah, e pra 100 dias como foi o planejamento financeiro? Meta de quantos U$/dia?

 

Oi Luana =)

 

É ótimo saber que tem gente que tem paciencia acompanha o blog ::lol3::

 

Fora as passagens, meus gasto por dia foi de USD 35 (o que foi um pouco maior no começo da viagem e no fim, no norte do Peru e Equador deu pra maneirar bem!).

 

Eu fui com a ideia de gastar por aí mesmo, me mantive bem no previsto (mas no final foi um sacrifício danado, confesso... Cartagena é bem carinha!).

 

Vai acompanhando, tem muita coisa pra sair ainda!

 

Beijos!!

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Olá...

 

Camila.

 

Estou acompanhando tudo, anotando os nomes dos lugares, quero ver tudo que for possível... Abração...

 

Aguardando +...

 

Logo menos mais capítulos =)

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Dia 6) Pikillacta e Tipón (Valle Sur)

 

Tá aí uma parte do Boleto Turístico que é meio mística para a maioria das pessoas que vai pra Cuzco, muito se fala do Valle Sagrado e do City Tour, mas esse circuito de Pikillacta e Tipón é pouco visto pelos turistas.

 

Mas lógico que como um tour, infiltram algumas outras ‘atrações’ que na verdade é só uma forma de movimentar a economia local. Nesse caso paramos também em Andahuaylillas, que tem uma catedral (que custa 15 soles a entrada então fiquei na Plaza de Armas curtindo a toa) e na volta numa padaria tradicional local, onde experimentamos pães caseiros.

 

Vamos as ruínas, né?

 

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Começamos com Tipón, que pra mim foi uma mescla de Moray e Tambomachay… Por que? Porque lá foi uma área agrícola, assim como Moray, totalmente perceptível pelos infinitos degraus gramados, onde eram produzidas as papas, o trigo, frijoles, arroz, etc… Mas também tem uma área de banhos termais e nosso guia falou que alguns anos atrás ainda havia água fervendo descendo em alguns dos canais…

 

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Essa foi a primeira, mas não foi a última conversa que teve foco as mudanças climáticas que estão ocorrendo e sendo fortemente sentidas em região de altitude… :(

 

Pikillacta foi uma surpresa boa, não estava esperando uma grande ruína, sabendo que era de uma civilização pré-inca (e sabendo que os incas foram os espanhóis de antes do ‘descobrimento’, não sejamos bobinhos, né?) e que pouco sobrou pós dominação.

 

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Chego lá e tem paredões gigantes de pedra e argila, uma coisa absurda e LINDA! A cultura wari foi muito importante e ocupou uma grande área na América do Sul e foi em grande parte destruída pelos incas. Mas, e aí, porque essas ruínas sobraram? Simples, porque não havia uma fonte água próxima a cidade…

 

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E a cidade foi toda branca, pois os muros eram revestidos de gesso. Dá pra imaginar que maravilha que foi isso, né?

 

O tour seguiu para a igreja e para a cidade dos pães gigantes redondos (rs), mas dessa parte não posso acrescentar nada, a minha parte do tour já estava completa.

Voltamos as 15 para Cusco com a sensação de um tour não tão tour assim ::otemo::

 

Gastos:

 

20 soles no tour pela agência Liz Explorer

 

 

(Logo menos edito e coloco as fotos ;) )

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