Membros Ummagumma Postado Janeiro 14, 2015 Membros Postado Janeiro 14, 2015 Olá pessoal! Uma amiga minha me indicou esse livro: http://www.plantarum.com.br/prod,idloja,25249,idproduto,4689459,livros-em-portugues-plantas-alimenticias-nao-convencionais--panc--no-brasil Parece que se trata de, como sugere o nome do tópico, comidas um pouco "exóticas" comestíveis, como hibiscos, dentes de leão, etc. Ainda não comprei, vou comprar daqui duas semanas quando voltar de viagem e posso dar uma comentada... mas parece muito interessante! Além de usar em casa dá pra ter uma noção no caso de uma emergência. Abraço! Citar
Membros .candi. Postado Janeiro 28, 2015 Membros Postado Janeiro 28, 2015 Olá! Nossa, muito legal o tópico de plantas não convencionais ser abordado aqui! Eu não comprei o livro ainda, mas conheço o trabalho do Valdely Kinupp e do Harri Lorenzi e posso dizer com toda a certeza que comprar esse livro é uma boa investida! Ele é bem pesado então não dá pra levar em viagens, mas como todos os outros livros sobre plantas, você pode pegar o livro, colocar na mochila e sair por aí identificando as plantas que você encontra pelo caminho. Caso compre o livro, faça isso: pratique bastate, que logo você vai andar na rua identificando essas plantas e vai ver quantas vezes a gente passa do lado delas sem perceber que são plantas que podemos (e devemos!) usar na nossa alimentação. E o melhor: elas nascem em qualquer lugar, então você tem uma variedade enorme de espécies pra complementar sua alimentação de forma nutritiva e de graça! O livro custa 80 reais mas o retorno é garantido! Pra quem busca uma autonomia alimentar não somente durante viagens como também no dia a dia, ir além da tradicional alimentação buscando plantas que crescem em qualquer lugar é realmente importante. Infelizmente essas plantas chamadas de "daninhas" são retiradas dos quintais e hortas sendo vistas como indesejadas, quando na verdade são muito mais nutritivas que um pé de alface. Um exemplo é o caruru (Amaranthus sp.) que cresce na beirada de calçadas, hortas, canteiros. A gente passa do lado dele, e desconhece que é uma planta rica em ferro, potássio, e vitamina A, e que também possui usos medicinais. Dá pra usar o caruru no arroz, como risoto, omelete, fazer bolinhos ou panquecas, e refogados. É uma delícia! A mesma coisa vale pra beldroega (Portulaca oleracea), que também cresce em qualquer lugar, e dá pra ser usada numa infinidade de pratos (as sementes podem ser usadas em massa de pão, as folhas em saladas e omeletes). Tem um livro excelente chamado "As ervas comestíveis" (das autoras Cida Zurlo e Mitzi Brandão). O livro possui fotos, ilustrações e receitas, e foi feito com muito carinho pelas autoras. Enfim, compre o livro, e faça uns passeios em lugares onde tem terrenos desocupados, parques e qualquer lugar com verde abundante. Com certeza você vai encontrar várias das plantas abordadas no livro, e vai voltar pra casa com a mochila cheia de plantas pra colocar em prática as receitas! Citar
Membros armorines Postado Janeiro 28, 2015 Membros Postado Janeiro 28, 2015 Muito interessante este tópico! Citar
Colaboradores Birovisky Postado Junho 18, 2020 Colaboradores Postado Junho 18, 2020 Curti demais pois estou adentrando ao mundo das plancs! Citar
Membros Marcos Supertramp Postado Março 14, 2022 Membros Postado Março 14, 2022 Conheço algumas pancs aqui da minha região (sempre garantem a "salada" na hora do rango), ainda vou investir em um livro sobre o assunto. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.