Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Particularmente, e eu não acho que valha a pena um dia para cada cidade, mas cada um possui sua opinião e pode ser que outros não concordem! Vai depender também do que você busca conhecer nesse seu roteiro, se é apenas a cidade, pontos turísticos, atrativos culturais, atrativos naturais, roteiros, ect. Achará bastante coisa em outros tópicos sobre esses lugares. Em Farroupilha pode conhecer o Salto Ventoso, Casa de Pedra, e se for religioso conhecer o Santuário N S do Caravaggio! Em Bento pode realizar o roteiro Caminhos da Pedra, conhecer outras igrejas (São Bento, Cristo Rei), Museu do Imigrante, conhecer vinícolas, entre outros (com certeza vale mais a pena do que conhecer Caxias!). Se fosse você, daria uma passada também em Nova Petrópolis, e conheceria um pouco a cidade... gostei do lugar (talvez por eu ser de origem alemã)!

Um abraço

R. Bruxel

• Membros
Postado

Pri, vou reiterar novamente que é uma opinião minha sobre não se estabelecer um dia em cada cidade, talvez outros não concordem. Mas veja bem, não sei qual o tempo que você terá disponível para conhecer a região, caso você tenha tempo de sobra quem sabe pode sugar tudo o que tem em ambas as cidades e ficar um dia em cada cidade, mas caso seu tempo seja curto lembre-se que em gramado e canela vale ficar de 3 ou 4 dias no mínimo (gramado e canela sempre visitei em dias únicos, porém já fui umas 3 vezes para lá e sempre visitei coisas diferentes).

Como havia comentado anteriormente, em Bento existe o roteiro Caminhos de Pedra, roteiro este que abrange várias propriedades particulares de descendentes de imigrantes que possuem a arquitetura singular (casas de pedra e de madeira) e também fazem demonstração e degustação de seus produtos coloniais (alguns lugares cobram taxa) ,e de quebra, pode também contemplar outras tantos pontos observação. Mas para isso terá que estar de carro, pois o percurso acontece no interior de Bento, ou, fechar um grupo e contratar uma agência de turismo. Então, só esse roteiro pode te custar um dia inteiro, mas vai depender do seu estilo (meus pais fizeram e gostaram, eu já não curto muito esse tipo de passeio). Para conhecer melhor o roteiro você pode acessar o site: http://www.caminhosdepedra.org.br

Em Bento você pode também realizar o passeio da Maria Fumaça, que passa por Carlos Barbosa e termina em Garibaldi. Fiz quando era pequeno, e na época achei bacana (sempre fui fissurado em trem), realizam apresentações dentro do trem, e no início e chegada oferecem espumantes e sucos de uva. Agora também é a época forte da uva, então também poderá fazer o enoturismo, conhecer inúmeras vinícolas que oferecem degustação e todo aquele lero lero. No centro vale caminhar pelo Rua Marechal Deodoro, este passeio é guiado gratuitamente pelos fones: 0800-603-6060 ou (54) 3453-6699.

De tanto falar das coisas de Bento até parece estranho falar que não merce um dia no município. Aí vai valer se gosta de arquitetura e muito vinho rsrsrs.

Continua...

• Membros
Postado

Então, em Farroupilha vale muito conhecer a cachoeira Salto Ventoso, muito linda por sinal, que pode ser vista tanto por cima como por baixo. O lugar é muito utilizado para escalada, e nessa época do ano o lugar é bem movimentado. Está distante do centro da cidade, aproximadamente 12 km, e parte dela em estrada de chão. Problema que fica na contramão para quem vai para Gramado/Canela, mas nada que lhe impeça de visitar. Obs: estacionamento pago na época em que fui.

O santuário da Nossa Senhora do Caravaggio é o maior santuário religioso do sul do Brasil, e merece uma visita. Fica perto do Centro, 6km por rua asfaltada. Se quiser aproveitar o embalo e gosta de realizar compras pode também dar uma passada no Centro de Compras Farroupilha (já passei poucas e boas com as mulheres da família lá rsrsrs, haja paciência), localizado na RS 122 e próximo do centro. Pode visitar também o museu de pedra (quando fui visitar estava fechado, pois parece que só abre de segunda a sexta-feira em janeiro e fevereiro, e de março a dezembro de terça a sexta-feira). Acho que em Farroupilha era isso...

Continua...

• Membros
Postado

Nova Petrópolis é uma cidade de colonização de alemã, pequena, porém muito bem organizada e limpa. Vale a pena conhecê-la, até porque imagino que você passe por ela, rota quase obrigatória pra quem vem de Bento e quer ir até Gramado. No centro de NP você pode conhecer a praça da cidade, que possui um labirinto bacana, conhecer e rua coberta junto a praça (se coincidir pode haver algum festival na rua coberta, existem vários festivais na cidade). No centro recomendo que conheça o Parque Aldeia do Imigrante, onde foram criadas duas aldeias, a aldeia Bávara (contempla o pórtico, lojas de artesanato, salão de baile, quisoques) e a Aldeia Histórica (contempla casas tradicionais, museu, igreja, escola, onde todas te remetem ao passado... bem bacana), além de mata nativa e uma lagoa. Próximo centro ainda pode conhecer a microcervejaria Edelbrau, aberta de segunda a domingo.

Mais adiante, sentido Gramado, tem um lagarzinho chamado de Linha Imperial (pertencente ao município de NP), onde existem outras coisas bacanas para se olhar (coisa rápida), como a queda d´água Johan Grings, praça Theodor Amstad.

Outra coisa, eu costumava almoçar em Nova Petrópolis antes de ir até Gramado/Canela, pois os restaurantes são bem mais em conta.

Espero ter ajudado

Abraços

Rodrigo Bruxel

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá, moro a 70 km de Bento e vou as vezes passear lá nos finais de semana. Por isso posso dar algumas dicas.

A cidade tem estilo europeu, é legal de conhecer a Rota dos Vinhedos e principalmente os Caminhos de Pedra.

É imperdível é o passeio de trem - Maria Fumaça - entre Bento e Carlos Barbosa. É um trem turístico, à vapor e nas paradas entram artistas típicos e também há degustação de queijos e vinhos.

Recomendo também uma visita às vinícolas, em especial na Aurora.

Para jantar, quem gosta de pizza vai adorar o rodízio da Sapore d Fiorenza. São pizzas ótimas, de inúmeros sabores, massas, além de um atendimento amigo e de qualidade. E o preço é em torno de 30 reais por pessoa.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...