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Chile - Santiago + litoral - relato + roteiro e dicas - 7 dias - dez/14 e jan/15


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Amigos mochileiros, vou tentar fazer um relato sobre minha viagem ao Chile, da forma mais completa, com bastantes informações úteis, procurando ser sempre o mais objetivo possível.

Fiz minha viagem do dia 27/12/2014 ao dia 03/01/2015, ou seja, tive 7 dias úteis, mais o dia da ida e da volta. Como pode-se ver, fiz a viagem num período de ano novo, onde os custos são muito mais altos e sem planejamento você provavelmente terá muita dificuldade em arranjar passagens num preço mínimo razoável, hotéis, carro para alugar, entre outras coisas.

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• Quantos dias necessito para conhecer Santiago e o litoral nas redondezas?

Três dias são necessários para se fazer uma viagem com calma por Santiago, incluindo neste tempo uma visita a alguma vinícola na região.

Mais 3 dias são necessários para uma boa viagem pelo litoral. Um dia para Isla Negra, um para Valparaíso e outro para Vinã del Mar.

 

• Como levar o dinheiro para o Chile?

Não existe uma modalidade ótima para se levar o dinheiro para o Chile. Ao contrário do ocorrido em Buenos Aires, onde o nosso dinheiro era muito bem quisto por lá, e a cotação no mercado paralelo era muito melhor que a cotação oficial, no Chile a coisa é bem diferente, a economia é bem mais equilibrada e o real não exerce a mesma atração por lá. Sendo assim a cotação do real nas casas de câmbio no Chile não são das melhores, porém aqui no Brasil a cotação do peso Chileno esta ainda pior. No meu caso a cotação oficial era de R$ 1,00 = 228 CLP, porém consegui uma taxa de câmbio por lá de R$ 1,00 = 200 CLP (12% menor que a taxa oficial).

Também fiz saque direto da conta bancária com cartão de débito, a taxa de conversão do banco foi a mesma R$ 1,00 = 200 CLP e ainda vou ter que pagar IOF (dependendo do banco você ainda paga uma taxa por saque), então não recomendo esta modalidade, somente para situações emergenciais, não esqueça de desbloquear o cartão para saques no exterior.

No cartão de crédito, você tem a conversão da sua compra em peso chileno na data da operação para dólar (esta é feita realmente pela taxa oficial) e depois você pagará a compra com a conversão do dólar no dia do fechamento da fatura. Porém o dólar que seu banco cobrará será é em média 10 centavos acima da cotação oficial e ainda será acrescido IOF de 6,38%.

Resumindo, seu gasto em cartão de crédito ficará mais ou menos igual ao de você trocar seus reais por pesos em Santiago pela taxa desfavorecida que você consegue por lá.

Então minha recomendação é você pagar seus gastos maiores com cartão de crédito (hotéis e restaurantes) e para gastos menores trocar seus reais por pesos em Santiago.

As melhores casas de câmbio você encontra na rua Agustinas, entre as ruas Bandera e Ahumada (estação do metro U. do Chile). Lá você encontra umas 5 ou 6 casas uma ao lado da outra, são confiáveis, é só escolher a que tiver a melhor cotação.

Troque também uns R$ 150,00 no aeroporto para as primeiras despesas, como taxi do aeroporto para o hotel e locomoção até a casa de câmbio. Pode trocar no aeroporto aqui no Brasil mesmo antes do embarque. Em Guarulhos a taxa de câmbio estava R$ 1,00 = 183 CLP (no aeroporto no Chile você não vai encontrar taxas muito melhores que esta).

DICA: pague o hotel em dólar no seu cartão de crédito, que você ficará isento da taxa de 19% de IVA (imposto local) cobrado nesse tipo de serviço.

 

• Hospedagem:

Reserve um hotel próximo a estação de metrô, pois você poderá utilizar este meio de transporte para praticamente todas as suas locomoções por lá. As estações mais bem localizadas para a maioria dos passeios são Baquedano e U. Católica, tente reservar um hotel próximo a estas estações, pois sua noite provavelmente será por ali. Caso não consiga tente reservar entre as estações Los Heroes e Los Leones que você também estará bem localizado, pois se ficar longe, como o metrô fecha às 23h, o taxi na volta poderá ficar caro.

Fiquei no Ibis da Estação Central, não era muito bem localizado, e o serviço do hotel prestado pelos funcionários era péssimo, por isso não recomendo. Porém já adianto que os serviços em geral no Chile são ruins, com exceção para uns lugares, vá preparado para não ter aqueles melhores atendimentos.

 

• Passagens aéreas:

Comprei minha passagem no início de outubro (3 meses de antecedência), paguei R$ 1.400,00 (ida e volta - sem taxas). O preço foi caro, mas para fim de ano, na época que comprei foi um achado. Sugiro para quem quer viajar a Santiago no final de ano comprar com 5 meses de antecedência (em agosto), lembro que as passagens estavam bem mais em conta. Para isso é realmente necessário um bom planejamento.

 

• Roteiro de viagem em Santiago:

Em Santiago com 3 dias você divide 2 dias para fazer a região central, e um terceiro dia para visitar uma vinícola.

1º dia Centro Histórico - Comece o dia no Palácio la Moneda (estação do metrô La Moneda), às 10h, para ver o câmbio da guarda (às 11h se for fim de semana), é bom chegar uns 30 minutos antes para pegar um lugar legal e porque a guarda no meu caso entrou uns 10 minutos antes, por isso não chegue em cima da hora. Consulte no site do governo (http://2010-2014.gob.cl/la-moneda/cambio-de-guardia/ ) se neste dia vai haver a cerimônia pois ela ocorre dia sim, dia não. É uma cerimônia do tipo militar, dura uns 30 minutos, no final o mestre da banda ainda tocou uma aquarela do Brasil em homenagem aos brasileiros que estavam prestigiando e que neste dia deveriam ser 60% dos presentes.

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Após isso, aproveite para trocar seu dinheiro nas casas de câmbio, se ainda não trocou, pois ficavam na rua Agustinas, entre a Bandera e Ahumada, somente a 2 quadras do palácio.

Após o câmbio (ou caso você já tenha feito, passe direto) tome um café nos famosos “café com piernas”, logo ao lado na rua Ahumada (entre as ruas Agustinas e Moneda), tem dois bem famosos um ao lado do outro, café Caribe e café Haiti, é só escolher.

Após o pit-stop do café pegue a rua Bandera, e após mais uma quadra você estará no museu de artes Pré Colombiano (é dito ser o museu mais interessante de Santiago, sendo considerado o melhor museu deste gênero na América Latina).

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Depois, seguindo mais uma quadra pela rua Merced você estará na praça de Armas, onde você tem a catedral (muito bonita por dentro, vale a visitação), o prédio do correio, do museu histórico nacional e uma curiosa escultura de um boneco segurando a cabeça no meio da praça.

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Continuando, neste momento você já deve estar com fome, vá até o Mercado Municipal, seguindo pela rua Puente, mais 3 quadras, e tome uma boa cerveja chilena (marcas Austral ou Kunstmann) com uma empanada (ou petisco do tipo), sinceramente não vale a pena o almoço, é muito barulho, muita muvuca e você é muito mal atendido, vale a pena passar só para conhecer o ambiente local.

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Após o lanche no Mercado, pegue o metrô logo ao lado, na estação Cal y Canto e vá até a estação Santa Lucia, para visitação ao Cerro Santa Lucia. Um dos pontos altos da viagem, esta visita me surpreendeu. No início você encontra um casarão com um belo jardim, subindo você encontrará uma fonte belíssima (ao estilo Fontana de Trevi) e continuando a subida lá em cima você tem um mirante para uma ótima observação da cidade a da cordilheira dos Andes ao fundo.

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Após isso tudo você já deve estar cansado, então minha sugestão é retornar ao hotel, e se preparar pois a janta é cedo, você ainda sai do hotel de dia em torno de 20:30h a 21h, pois os melhores restaurantes fecham em torno do 22:30h a 23H (consulte sempre o horário quando fizer a reserva). Com exceção do pátio Bellavista, onde os restaurantes normalmente ficam abertos até às 2h.

 

2º dia - região do Pátio Bellavista – começe o seu dia no pátio Bellavista (estação do metrô Baquedano – saia da estação no sentido praça Itália), ali você encontra boas opções para café da manhã (caso seu hotel não tenha café da manhã incluso).

Após o café, seguindo do pátio Bellavista, pela rua Contitucion, você andará duas quadras e estará na La Chascona (casa de Pablo Neruda em Santiago), para mim também foi um dos pontos altos da viagem. Você faz uma visita auto guiada com áudio em português, aonde você conhece a casa, as decorações bastante bizarras e um pouco da vida do poeta. É uma visita bastante excitante e engraçada pois o poeta tinha vários gostos bastante estranhos, recomendo a visitação.

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Após a visitação você já encontra o Cerro San Cristobal ao seu lado direito a uns 200 metros a frente seguindo pela rua Constitucion. Ali você encontra o funicular, melhor forma de subir. Caso esteja fechado, pegue um taxi, ele lhe cobrará 4.000 pesos para subir e mais 3.000 pela entrada ao parque. Não tente subir a pé, pela estrada ou pelas escadas, é muito demorado e cansativo. Lá em cima você encontra uma linda imagem da Virgem Maria e o maior mirante para observação da cidade, é bem bonito e você sente uma enorme sensação de paz, um dos pontos altos da visita também.

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Quando descer, você estará de volta ao Patio Bellavista, seguindo novamente pela rua Constitucion, uma excelente dica para seu almoço é o restaurante Como Água para Chocolate (Constitucion, nº 88) um restaurante ótimo, que até umas 2 horas da tarde é fácil chegar e comer sem precisar de reservas.

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Após o almoço, siga para o palácio la Moneda para fazer a visita interna ao palácio. Precisa de reservar antes por email (visitas@presidencia.cl ). Reserve com cerca de um mês de antecedência, pois as visitas são concorridas e os horários disponíveis são 9:30h; 10:30h; 15h e 16h, de seg. a sex. Por isso não pus a visita junto com a troca da guarda, pois não há compatibilidade de horário, e você precisará voltar uma segunda vez ao palácio para fazer esta visita. Dura em torno de uma hora e não tem custo.

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3º dia vinícola – hoje é o dia de fazer o passeio a vinícola. Existem diversas vinícolas na região, mas para quem é marujo de primeira viagem minha dica é fazer o tour na vinícola Concha y Toro, é a vinícola mais famosa, de onde você encontra as marcas de vinho mais conhecidas aqui no Brasil (é a segunda maior vinícola do mundo). Indico a vinícola não somente pela fama, mas também pelo fácil acesso, pois localiza-se no sul de Santiago e você não precisa de comprar tour organizado e pode ir por conta facilmente. Pegue o metrô, solte na estação Puente Alto (última estação da linha 4 – azul), ali é muito fácil pegar um taxi (pois tem muitos na estação do metrô) e vão te cobrar 4.000 pesos pela corrida até lá.

Na vinícola tem dois tipos de tour principal: o tradicional – custa 9.000 CLP (18 dólares), você faz a visita pela vinícola, casarão principal, adegas e faz 3 degustações de vinho, dura uma hora. E o tour Marques de Casa Concha, custa 19.000 pesos (38 dólares) e após o tour pela vinícola (igual ao tradicional) você entra para uma salinha reservada aonde terá a degustação, dirigida pelo sommelier da casa, de mais 4 tipos de vinho com harmonização com queijos. Indico este tour para quem gosta de vinhos.

Faça reserva também com boa antecedência (pelo menos 3 semanas) pelo próprio site da vinícola (http://www.conchaytoro.com/web/tour-en/cost-and-booking/ ) e tente marcar o tour para o horário das 10h ou 11h para começar o dia por aqui.

Atenção: a vinícola é na extremidade sul da cidade, então saia do hotel com pelo menos 1 hora e meia de antecedência para chegar lá sem risco de perder o tour. Até porque quando você chegar ainda irá perder uns 10 a 15 minutos na bilheteria comprando seu ingresso.

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Após o tour, saindo da vinícola, dobre a esquerda e depois na primeira esquina a esquerda de novo, você já encontra o ponto de taxi. Solte do taxi na estação Puente Alto de novo e pegue o metrô até a estação Manquehue (linha 1 – vermelha). Você estará em Las Condes, um bairro bem burguês. Saindo da estação na direção da rua Rosário Norte, você andará 4 quadras até o Parque Araucano, e logo atrás se encontra o shopping Arauco. Não gosto de shopping, mas achei o lugar muito bacana, tem um excelente boulevard, onde você pode comer ao ar livre no restaurante que lhe for mais amigável.

DICA: deixo como sugestão o restaurante La Perla del Pacífico, excelente lugar para tomar uma boa cerveja chilena (tomei muita cerveja por lá, pois durante o dia está sempre muito quente no verão, temperatura em torno dos 28 ºC) e comer as melhores empanadas que pude experimentar no Chile. Depois tome um sorvete na Freddo (também dentro do shopping), uma excelente sorveteria Argentina, os sabores de doce de leite ou chocolate com suas variações não tem erro.

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Após isso, voltando para o hotel, dê uma paradinha na estação U. do Chile para conhecer o bairro Paris – Londres, um bairrinho com estilo bem colonial em pleno centro de Santiago. Entre pela rua Paris e depois saia pela rua Londres, no final desta rua ainda tem a igreja de São Francisco de Assis, onde também vale a pena dar uma conferida.

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• Roteiro de viagem litoral Chileno (redondezas de Santiago):

Para fazer a viagem ao litoral aluguei um carro. Vou fazer um post específico a respeito abaixo, e no momento vou me ater ao roteiro.

Em três dias no litoral, você dedicará um dia para Isla Negra, um para Valparaíso e um para Vinã del Mar. Porém para facilitar a logística monte a base em apenas um dos locais. Sugiro que seja em Vinã del Mar, pois é próximo para ir a Valparaíso e é uma cidade mais organizada, limpa e florida.

Então vamos ao roteiro:

4º dia Isla Negra – comece a viagem por aqui, pois pegando o carro neste dia de manhã, sempre há uma burocracia na retirada e você não irá conseguir sair de Santiago cedo. Reserve o dia inteiro para o programa, pois você terá umas 2 horas de viagem até lá.

Saia de Santiago pela ruta 68, depois um pouco antes de chegar a Casablanca, pegue a F-90 em direção a Algorrobo, chegando lá pegue a direção de El Quisco, e passando por ali, contunue a rota em direção a El Tabo. Passando por El Quisco já começe a perguntar, pois a entrada para Isla Negra é bem discreta, e eu não me lembro de ter visto placas.

Chegando lá você ainda terá uma boa fila de espera (por isso é um programa para o dia inteiro). A fila vai demorar em torno de 1 à 2 horas, dependendo do dia. Mas vale muito a pena a espera, o lugar é lindo a visita a casa é surpreendente e o mar tem um azul na beirada impressionante.

Após a visita tem um restaurante dentro da própria fundação com uma vista para o mar deslumbrante, vale muito a pena ficar ali relaxando, contemplando e almoçar com calma.

Para Isla Negra você não vai de ônibus de linha, caso não esteja de carro teria que pegar um tour organizado em Santiago. Normalmente eles irão fazer um tour por uma vinícola também na região de Casablanca para depois ir à Isla Negra. Acho meio apertado o tempo, você ficaria com pouco tempo para desfrutar do local, mas é uma opção para quem está sozinho ou não gosta de alugar carro.

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5º dia Valparaíso – Começe o dia pela casa do Pablo Neruda – La Sebastiana – a casa tem uma vista muito bela da cidade e do litoral, e você terá bastante entretenimento nos 5 andares aonde estão distribuídos a casa. Sem falar na arquitetura, a casa parece um navio ancorado em terra.

Para chegar a casa, chegue até o Plaza Victoria (onde tem a catedral de Valparaíso) e depois suba pela rua Ricardo Ferrari (cuidado: é uma subida bem íngreme), a casa fica lá em cima quase na esquina com a rua Alemania.

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Após siga o roteiro pela rua Alemania, você encontrará dois bons mirantes para fotos nesta rua, o mirante Camogli e na praça Bismark. Após siga até o final da rua Alemania e deixe o carro num pequeno largo no entroncamento das ruas Almirante Montt e Monte Alegre, e dali desça a pé pela rua Almirante Montt para explorar o Cerro Concepcion e o Cerro Alegre. Não vale a pena descer de carro, pois a rua é bem íngreme, estreita e você terá dificuldades para estacionar lá embaixo. Essa região é onde estão as famosas casinhas coloridas de Valparaíso (patrimônio histórico declarado pela UNESCO). O lugar é um misto de Caminito com Pelourinho, tem uma energia local bem intensa, vale muito a visita. Lá você vai encontra além das casinhas coloridas, muitos restaurantes (as ruas Pilcomayo, Abtao e Papudo, concentra boa parte deles), muitos mirantes e ainda o Palácio Babuzirra.

Para almoço uma boa sugestão é o restaurante La Concepcion (rua Papudo, 541), o restaurante tem boa cozinha, uma excelente vista para o mar e um preço justo.

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Após o almoço pegue o carro e vá em direção a zona portuária da cidade (no canto esquerdo), deixe o carro num estacionamento privado na esquina da rua Márquez com Cochrane, depois siga a pé até a plaza Whellright (uma quadra), onde você encontrará o Ascensor Artilleria, que te levará até o Paseo 21 de Mayo, onde você terá o principal mirante com vista do porto e de toda cidade, uma feirinha de artesanatos e ainda o Museo Marítimo Nacional.

Assim terminamos o dia pela cidade. Caso você não venha de carro, tem ônibus de linha e tour organizado saindo de Santiago, e metrô ligando até Vinã del Mar. O tour organizado saindo de Santiago sempre inclui Vinã del Mar num passeio de um dia, acho muito pouco, cada cidade merece um dia em separado.

CUIDADO: Valparaíso tem fama de ser uma cidade perigosa (com problemas de roubos e furtos, nada diferente das grandes cidades Brasileiras ) por isso cuidado com os seus pertences, e quando parar o carro não deixe nada a mostra em cima dos bancos, guarde o GPS, e lá em baixo tem estacionamentos privados (indiquei um deles acima), então são recomendados para deixar o carro e evitar problemas.

 

6º dia Vinã del Mar – Começe o dia pelo Relógio de Flores, bem na entrada da cidade (entroncamento da av. España com La Marina), um dos principais cartões postais da cidade.

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Após siga pela La Marina, aprecie a vista para o mar e vá até o Castelo Wulff (a outra sensação da cidade). Aquele castelo na beira mar, em estilo fraco-alemão, dá um ar como se você estivesse em alguma cidadezinha antiga europeia.

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Após siga em direção ao parque Quinta Vergara (dá para ir a pé, uns 15 minutos caminhando, se a cidade tiver muito cheia, é a melhor opção para evitar problemas de ficar procurando estacionamento todo momento). Lá você encontra o casarão principal da família Vergara e um lindo jardim, o lugar dá uma sensação como se estivesse no Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Além disso, você pode fazer um bom pit stop na cafeteria do parque, para relaxar um pouco, respirar um ar puro e comer uma boa empanada. Em frente à cafeteria você encontra um monumental anfi-teatro, onde é realizado anualmente o festival de Vinã del Mar em fevereiro, já que esta em frente não deixe de dar uma olhada.

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Saindo dali, atravesse a ponte, pegue a avenida Libertad até a rua Três Norte, aonde você encontrará o casarão da família Carrasco, e bem atrás o museo Fonck, aonde você avista logo na entrada (ao lado de fora do museo) um legítimo Moai trazido da Ilha de Páscoa (um dos únicos localizados fora da ilha).

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Após a visita, siga pela mesma rua Três Norte em direção a rua San Martin, aonde você encontra o Cassino de Vinã del Mar. Se gosta de jogo é uma boa oportunidade para testar a sua sorte. Caso contrário, vale a pena visitar para dar uma olhada do requinte do local (pode sair entrando, não tem que pagar nada e nem pedir para ninguém se pode entrar). Vá até o segundo andar aonde você encontra um belo barzinho com uma linda vista para o mar. Tem bons aperitivos e os preços são justos, não são tão caros.

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Após o Cassino, vale pegar o carro, seguir direto pela San Martin até a praia da Reñaca para sentir o que de fato é uma praia Chilena, se puder ficar para o por do sol é uma excelente pedida para o final do dia.

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Outras informações úteis:

 

• Reveillon:

Pelo que havia pesquisado, o melhor reveillon chileno é no litoral, em Valparaíso e Vinã del Mar. É para aonde descem anualmente mais de 1 milhão de pessoas para assistir a queima de fogos.

Escolhi passar o reveillon em Vinã del Mar, devido a ser mais tranquilo e menos tumultuado. Mas a queima de fogos é a mesma num lugar e no outro.

Em Vinã del Mar o réveillon é na avenida Peru, em frente ao cassino. Não há ambulantes vendendo bebidas alcóolicas, então você precisa levar seu vinho ou espumante. É bom fazer um lanche cedo (lá pelas 9h da noite), porque após isso você terá bastante dificuldade para comer em qualquer lugar.

Na meia noite houve uma queima de fogos muito bonita, foram por volta de 20 minutos de espetáculo. É um dos principais réveillon da América Latina.

O réveillon no Chile é bastante interessante, tem a questão da queima de fogos, como no brasileiro, mas as pessoas vão às ruas vestindo máscaras, adereços a fantasias de carnaval e ainda soltam balões escrito com desejos para novo ano que se inicia. É um mix do nosso réveillon, carnaval e São João num só evento.

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• Aluguel de carro :

Em Santiago você não precisa de carro, pelo contrário, o carro mais atrapalha do que ajuda. Tem um ótimo sistema de metrô que te leva para onde você quiser. Porém saindo de Santiago para o litoral, um carro é muito recomendado, pois lhe dará mobilidade para você montar seu roteiro de forma personalizada sem depender dos famosos city-tours.

Quando for alugar, pesquise primeiro no site (http://www.rentalcars.com/Santiago‎), um buscador de preços para aluguel de carros (assim como é o decolar para passagens aéreas). Ali você verifica entre as locadoras cadastradas aquela que está com o melhor preço para o carro e período que você deseja. Verifique o tamanho da mala da sua esposa/namorada, e lembre-se que num carro categoria City Car, não cabe mala grande no porta malas, e nunca é bom viajar com malas expostas no banco traseiro para evitar problemas.

Outra dica é o GPS, você estará saindo de Santiago, uma cidade de 6 milhões de habitantes (tamanho do Rio de janeiro), então para quem não conhece um GPS irá lhe ajudar bastante. Já reserve o GPS junto com o carro, pois caso contrário se deixar para ver isso na hora de pegar o carro a chance de você não ter nenhum disponível é bem grande. O custo do GPS é de CLP 3.500 por dia, vale o investimento para não ficar perdendo tempo e nem correndo nenhum tipo de perigo sem necessidade.

Aluguei um sedan (Sail da Chevrolet) com ar e direção por 3 dias, na Chilean Rent a Car (rua Bellavista, 183, Providência). Paguei CLP 100.200 (incluindo o GPS e seguro). O carro era bem novo, e não tive nenhum problema com a locadora. Eles ainda têm atendendes que falam português.

 

 

• Casas do Pablo Neruda:

 

O poeta, escritor e político, Pablo Neruda, é hoje a maior personalidade da história Chilena. Existe uma fundação que cuida das casas onde o poeta morou. Hoje visitar suas casas é um dos pontos altos da viagem ao Chile. Ele possui 3 casas: La Chascona, em Santiago; La Sebastiana, em Valparaíso e a casa de Isla Negra.

Todas elas possuem um áudio-guia em português, aonde você poderá percorrer os cômodos da casa fazendo uma visita auto guiada e escutando as histórias referentes a cada recinto, bem como o porquê de cada decoração. O tour em cada casa é totalmente diferente do tour nas demais, portanto visitar as 3 casas não será um programa repetitivo, pelo contrário, devido a qualidade da interatividade do audio guia e das histórias bizarras e curiosas do poeta, após você visitar uma casa com certeza ficará com desejo de visitar as demais.

O que você precisa saber sobre as visitas as casas de Neruda:

 é sempre bom fazer a visita próximo da abertura às 10h para se evitar filas;

 agora não têm mais reservas. A visita é feita por ordem de chegada;

 todas as casas fecham às segundas;

 a visita auto guiada dura em torno de uma hora;

 o ingresso custa 5.000 pesos.

 

 

• Restaurantes no Chile:

 

Seguem aqui algumas dicas do que é mais recomendado no Chile, não só por mim, mas por todos os blogs de viagem por onde me baseei para montar meu roteiro. Dos restaurantes listados aqui somente não visitei o Giratório (não consegui reserva) e o Astrid y Gastón (falta de tempo). Dos visitados recomendo todos os restaurantes listados, pois os que não gostei nem listei no post.

 

Como Água para Chocolate (Constitution, 88, Bellavista – reservas: +56227354511, reservas@comoaguaparachocolate.cl – consegue ser atendido até umas 2h da tarde sem reservas, depois é melhor reservar – metro Baquedano). A maior parte dos clientes são turistas brasileiros, boa comida, bom ambiente e bom atendimento. Prato: comi um fundido de camarões muito bom. Como sobremesa comi a Como Água para Chocolate, também recomendável.

Aqui está Coco (Calle la Concepcion 236, Providencia – reservas: +56 2 2235 8649 – somente com reservas – metrô Pedro de Valdívia). Restaurante muito requintado, ótimo ambinete e serviço. Prato: comi um prato de salmão com camarão muito bom. Porém acho que quase todos os pratos são bons, quase sem chances de errar.

Sur Patagonico (Jose Victorino Lastarria, 92-96, Centro – consegue chegar sem reservas – metrô U. Católica). Restaurante com boa carta de cervejas e chopps artesanais. Comi um Fettuccini a bolonhesa que estava muito bom.

La Perla del Pacifico (boulevard shopping Arauco – metrô Manquehue). Comi as melhores empanadas no Chile.

Divido Pecado (San Martín 180, Viña del Mar – consegue ser atendido sem reservas).O mais famoso e recomendado do litoral em todos os blogs. Fui lá, realmente muito bom.

La Concepcion (Papudo, 541, Cerro Concepción – Valparaiso – consegue ser atendido sem reservas). Tem uma vista panorâmica magnífica do mar de Valparaíso.

El Rincon del Poeta (Centro Cultural Museo Pablo Neruda, Isla Negra). O restaurante fica em anexo à casa de Neruda. Possui uma vista para o mar deslumbrante. A comida, rica em frutos do mar, também é muito boa. Vale muito a pena o almoço com calma após a visita a casa para apreciar toda a vista e sentir a energia local.

Astrid y Gastón (Antonio Ballet, 201 – Providencia. Reservas: 22650-9125 ou pelo site: http://www.astridygaston.cl - metrô Pedro de Valdívia). Restaurante especializado em comida Peruana.

Giratório (Av. Nueva Providencia, 2250 – piso 16 – Providencia – reservas: 2-2232-1827 ou 2-2251-5789 – metrô Los Leones). É o restaurante mais famoso de Santiago e também o mais concorrido. Reservas devem ser feitas com uma semana de antecedência.

 

 

 

• Bebidas no Chile:

 

Não vou nem falar dos vinhos Chilenos, que são mundialmente famosos e com qualidade conhecida por todos. Mas escrevo o tópico para falar sobre as cervejas Chilenas que não são conhecidas aqui no Brasil, porém são de excelente qualidade. Principalmente se você for visitar o Chile no verão, quando parar para descansar em meio ao calor acentuado durante o dia, certamente uma cervijinha Chilena lhe cairá muito bem. As marcas Austral e Kunstmann são muito boas. São cervejas mais encorpadas, puro malte, mais lupuladas, para quem gosta de nossas cervejas artesanais é uma excelente pedida. São tradicionais no Chile, você encontra em qualquer lugar. São mais caras que no Brasil pois não são comparáveis as nossas comerciais Skol e Brahma e sim a uma Baden-Baden, por exemplo.

Também quero falar rapidamente sobre o Pisco Sour, uma bebida típica e famosa no Chile, é feita de Pisco (uma bebida destilada, um pouco parecida com nossa cachaça) com limão e açúcar, lembra um pouco nossa caipirinha, não deixe de experimenta-la por lá.

 

 

• Taxi:

 

Assim como em vários outros lugares, no Chile este setor também apresenta problemas com taxistas desonestos. Procure saber antes de embarcar (no seu hotel ou no restaurante que estiver) quanto sairá mais ou menos a corrida. Se estiver próximo a uma estação do metrô da linha 1 – vermelha, o taxista deve seguir obrigatoriamente pela av. Bernardo O’Higgins que continua com o nome de av. Providencia, se não tiver por estas avenidas provavelmente estará dando voltas.

Nunca aceite ajuda do taxista, tipo: você esta sem dinheiro, e ele fala: - vamos que passamos no banco e depois te deixo no ponto aonde você quer chegar. Fatalmente você será enrrolado. Não vi taxista que aceitasse cartão de crédito para pagamento, portanto esteja com dinheiro.

A boa notícia é que você só precisará do taxi para voltar do restaurante à noite, pois o metrô chega às 23h.

 

 

• Documentos necessários no Chile:

 

Você não precisa visto nem mesmo passaporte. Somente sua identidade brasileira, com menos de 10 anos de expedição, é suficiente. Carteiras profissionais ou de motoristas não valem como identidade por lá, principalmente para fins de entrada no país perante o serviço de imigração no aeroporto.

Porém se for alugar um carro você deve estar munido de sua carteira de motorista brasileira, não precisando também de nenhuma carteira internacional para isso.

 

• Guia de viagem:

Utilizei o guia da Lonely Planet. Em Santiago, tinha mapas dos diversos bairros bem detalhados, atendia bem. Porém fora de Santiago os mapas eram ruins, e você precisa de mais algum mapa no local para complementar as informações. No geral o guia ajudou bastante, pois era uma fonte de consulta de informações sempre que precisava. O guia visual da folha de São Paulo também costuma ser bom, recomendo que tenha um dos dois guias em mãos durante a viagem.

 

• Últimas considerações:

No geral, a viagem me agradou bastante, é bem fácil andar por Santiago, o sistema de metrô eficiente e bem ramificado ajuda bastante. A culinária baseada em frutos do mar também me agradou muito e as bebidas são uma atração a parte.

Como última dica, não deixe de apreciar pela janela do avião (alguns minutos antes da chegada ou após a saída de Santiago) a bela vista dos Andes. Visto de cima a cordilheira é muito bonita e o avião não voa muito alto, proporcionando um belo espetáculo lá de cima.

Vá, faça a viagem da forma que mais lhe agradar e tire suas próprias conclusões sobre esta cidade que é a porta de entrada para um país que ainda tem muito mais para nos oferecer. Ainda quero voltar ao Chile muitas vezes para conhecer o Atacama, a Ilha de Páscoa, fazer o cruzeiro pelos lagos andinos, portanto Santiago ainda será meu ponto de passagem por muitas outras vezes. Espero ter ajudado a vocês um pouquinho com este relato. Abraços!

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