Colaboradores LF Brasilia Postado Janeiro 9, 2015 Colaboradores Postado Janeiro 9, 2015 Pessoal, Procurei dicas na internet sobre a etiqueta das gorjetas e vi algumas informações contraditórias, ou que só se aplicam a alguns países. Aqui no Brasil os restaurantes costumam cobrar 10% na conta e não costumo ver ninguém pagar além disso. Salões de beleza, entregadores... tem os flanelinhas também, mas aí já é num esquema mais de ameaça. Minha dúvida é sobre os hotéis, principalmente os hotéis padrão médio em que o hóspede se vira com as malas e com o buffet. Nunca paguei gorjeta em hotéis no Brasil, nem mesmo os envelopinhos para as camareiras que vi citados em alguns sites. Viajei para a Colômbia e também não paguei... depois fiquei esquentando a cabeça com isso. Sinceramente, eu preferia que os lugares com gente disposta a receber gorjeta tivesse logo uma caixinha, como vemos na época do Natal. Pelo menos daria mais clareza a essas misteriosas regras. Tenho minhas reservas a sair oferecendo grana a todo mundo, nem por uma questão de pão-durismo (talvez também seja, haha), mas porque acho que isso, dependendo do contexto, pode parecer mais suborno do que qualquer outra coisa. Tanto que no Japão a cultura da gorjeta é bem diferente. Vocês pagam? Têm alguma dica? Já passaram por alguma situação desagradável por isso? Qual a experiência de vocês, principalmente na América do Sul? Obrigada desde já! Citar
Colaboradores mwhiplash Postado Janeiro 10, 2015 Colaboradores Postado Janeiro 10, 2015 Não pago. Na America do Sul desconheço gorjetas em hoteis, a não ser hotéis de alto luxo. Em hoteís médios nunca deixei gorjetas e nunca ouvi falar da necessidade disso. Nos Estados Unidos sim, é costume deixar alguns dólares sobre a mesa do quarto para as camareiras. Não esquente com isso. Seja pão-duro. Citar
Colaboradores fatimartini Postado Janeiro 10, 2015 Colaboradores Postado Janeiro 10, 2015 Eu dou de acordo com o serviço, mesmo em restaurantes. Muitas vezes eu não pago os 10% que vem na conta se não gostei do atendimento. Não acho certo o prestador de serviços já contar com esses 10%, então oferece um serviço de bosta. Não pago mais só porque eles querem receber mais, pago se o serviço excedeu as expectativas. Em hotéis eu recuso o serviço de carregadores de malas, mas costumo deixar algo para camareiras. E isso vai do câmbio e do meu dinheiro também.. Citar
Colaboradores LF Brasilia Postado Janeiro 10, 2015 Autor Colaboradores Postado Janeiro 10, 2015 Obrigada, mwhiplash! É que eu vi uma resenha de um gringo (EUA) sobre o hotel em que fiquei na Colômbia, e ele disse que tinha dado umas gorjetas. Mas, se não é costume local e o sujeito agiu de acordo com a própria cultura, enfim... Fico mais tranquila. Citar
Membros de Honra nnaomi Postado Janeiro 16, 2015 Membros de Honra Postado Janeiro 16, 2015 aqui tem alguns hoteis q cobram taxa d serviço, normal/te 10%, mas já vi um de 18%. Nao sei se vai necessaria/te p/ o bolso dos funcionarios... assim como já ouvi garçons reclamando q o patrão fica c/ os 10%... mas isso já é outra historia... nos EUA, a cultura é diferente, lá todo mundo quer gorjeta, taxi e outros prestadores d serviço tb. na folha d SP, as vezes tem materias sobre etiqueta em outros paises, incluindo a gorjeta. Relatos 2013: 11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo 21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 16, 2015 Membros Postado Janeiro 16, 2015 Esses 18% são o IVA, que é obrigatório recolher em toda america. Nunca paguei nem me cobraram nada, ,somente um hotel em Petrolina cobrou. Comento sobre isso no TripAdvisor... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.