Membros sabedojoao Postado Dezembro 31, 2014 Membros Postado Dezembro 31, 2014 Fala moçada! Na minha viagem de volta ao mundo, o primeiro país africano que visitei foi a Etiópia – um dos lugares mais históricos do mundo, rico em fé religiosa e cultura, e bem diferente de tudo que havia visto até então. Como há pouca informação sobre o país aqui no Mochileiros.com, resolvi escrever esse guia simples para quem planeja uma viagem ao Vale do Rio Omo. A África subsaariana é tida como um dos lugares mais pobres economicamente do mundo, mas viajar por lá pode ser a experiência mais cara que venha a ter! A Etiópia não foge a essa regra. É predominantemente visitada por europeus endinheirados e aposentados que buscam algo diferente para sua lista de lugares desenvolvidos já visitados. O Vale do Rio Omo, no sul do país, na fronteira com o Sudão do Sul e o Quênia realmente faz jus ao termo “exótico” já que concentra várias tribos indígenas que vivem ainda de forma bem primitiva. As principais são mursi, hamer, ari, kara e bena. Visitar as cidadezinhas e as tribos que vivem lá pode fazer você desembolsar US$150 por dia, não incluídas hospedagem e gorjetas!!! Uma realidade que não condiz com o país, mas que irá lhe garantir conforto, ar condicionado e rapidez. Mas se você tiver um tempo a mais, poderá conhecer quase tudo pagando US$15 por dia, INCLUINDO hospedagem, transporte, alimentação, gorjetas e um lanchinho para as criancinhas das vilas, que foi o que gastei. Importante saber que esse roteiro é só uma base para você que pretende conhecer a região. Minha sugestão é se adaptar aos dias de mercados nas vilas que é quando as tribos saem do mato para fazer compras. O cenário é incrivelmente rico!! Fora dos dias de mercado, o lugar é superparadão e pode ser um tanto entediante se você não tiver alternativos programas para fazer. Outra coisa que também se deve atentar é para os dias de ônibus, já que não existe transporte para todo lugar todos os dias. Mas, quanto a isso, você não deveria se estressar, já que, com certeza, você ficará sem!! O etíopes são mestres em dar informação errada com toda a certeza do mundo!! Por isso, seu tempo não pode ser tão corrido. Dia 1 Bom, a viagem inicia em Addis Ababa bem cedo. Os valores a seguir são em dólares (dez/2014). O ônibus ($7,5) segue direto para Arba Minch, a porta do Vale do Rio Omo. São 10 horas de viagem. Passei uma noite no Pelican Hotel ($7,5). Com exceção do hotel de Jinka, todos os outros são bem básicos, sem café-da-manhã, sem wifi, sem água quente. Em Turmi a água quente é bem dispensável! Dias 2 e 3 No dia seguinte, a ideia era ir para Kayefar, mas conheci dois alemães, que já estavam a par dos dias de mercado e me aconselharam a seguir com eles para Jinka – bus $5. Jinka é o fim da rodovia no sentido oeste. Hotel em Jinka, quarto compartilhado ($6,25). Sábado é dia de mercado lá – boa oportunidade para ver mursi e ari; há um museu também (não visitei), e um rio com água limpa. Dia 4 Dois dias foram suficientes e parti para Kayefar, bus $1, no trajeto de volta. Hotel Sami ($7,5), bem novo, mto bom, mas com um grande inconveniente: sem mosquiteiro. Kayefar fica no meio do caminho entre Konso e Jinka, dali uma estrada de terra segue para o sul, em direção a Turmi, Omorate e a fronteira com o Quênia. Dias 5 e 6 Em Kayefar descobri, pela primeira vez, que a informação certeira de que haveria bus para Turmi era incorreta. Então fui pegar carona (caronas pagas). Desembolsei $2,5 até Dimeka (caminhão) e mais $2,5 até Turmi (com uma van contratada por uma suíças). Hotel Green em Turmi ($5, após chorar por um desconto) – há chuveiro no quarto, mas o sanitário é fora. Tava triste de tão sujo, mas uma australiana brigou mto para que o lavassem direito. Infelizmente, os etíopes donos de hotéis nessa região não tem noção alguma de limpeza. É um dinheiro bom que recebem (pela realidade do país), mas eles não o investem em nada. Era dia de mercado em Turmi (um dos melhores) e uma ótima oportunidade para ver os hamers. No dia seguinte haveria mercado em Dimeka bom para ver hamers e karas, mas não consegui transporte para lá. Fiquei 2 dias em Turmi e andei muito. Dá pra visitar várias tribos a uma distância de 40/60 minutos a pé da vilazinha, sem guias. Para isso, seguia o curso seco do rio. Uma das melhores experiências, porque nenhum turista vai ali e os indígenas são muito mais receptivos. Uma pausa para falar da relação entre as tribos e os turistas. Fato 1: eles não gostam de turistas. Fato 2: eles amam o dinheiro dos turistas. Uma foto, mesmo à distância, é motivo para uma extorsão de alguns $birrs, especialmente pelas mulheres. Fato 3: Se você estiver só, como eu estava na minha caminhada pelo leito seco do rio, e tentar uma aproximação não tanto invasiva eles são muito amigáveis, vão interagir bem e aceitar tirar fotos com você. Dia 7 De Turmi peguei o caminho de volta para Arba Minch, mas parei em Konso. Bus lotado, viajei em pé (5h), mas não foi nada cansativo; paga a mesma coisa de quem viaja sentado, claro ($7,5)! Como é um lugar que não recebe tantos turistas, tem o povo mais simpático de todo o Vale do Omo. As crianças de lá são loucas por turistas e TODO MUNDO irá acenar pra você!! O hotel xexelento de Konso acho que se chama Edget ($5), fica bem na rotatória. No dia seguinte (Qui) era dia de mercado! Dia 8 Há vários ônibus de Konso para Arba Minch ($2,5). Dormi uma noite em Arba Minch ($7,5); não gostei da atmosfera da cidade. Mas se quiser pode fazer passeio para os lagos e ver crocodilo; dizem que é bonito, mas não achei opção para mochileiros brasileiros. Turistas europeus pagam de $150 a $200 para conhecer o lago, o parque e para ver os répteis. Dias 9 e 10 Como havia tempo livre, ainda segui para Hawassa (bus $4,65) – disparadamente, a melhor cidade que conheci na Etiópia, mas já fora do Vale do Omo. O lago Hawassa é lindo e a cidade é bem mais limpa. Um carinha no bus de Arba Minch me indicou uma pensão bem boazinha ($8 perto do terminal de ônibus. Fiquei dois dias na cidade; as atrações são: o lago, o mercado (o setor de alimentos é cheio de senhorinhas supersimpáticas), o mercado do peixe (paga-se pra visitar, explorando o turista!) e há uma igreja nova, mas cheia de pessoas em qualquer hora do dia – bom para interagir com os locais. A cidade tb tem uma das maiores universidades do país; então, é cheia de jovens. Dia 11 De Hawassa, peguei um bus especial (que de especial não tem nada) $8 para Addis Ababa. Gasto total: $165. Mercados visitados: Jinka, Turmi, Konso e Hawassa. Farei umas seleções das fotos e em breve as postarei na minha fanpage de volta ao mundo (@sabedojoao) e aqui também. 3 Citar
Membros Caru Bastides Postado Fevereiro 9, 2015 Membros Postado Fevereiro 9, 2015 Jaumz, relato ótimo, parabéns e obrigada por compartilhar a experiência! Estou tb numa volta ao mundo e planejando a viagem pela África, suas dicas foram fundamentais, pois antes disso pouca informação consegui encontrar sobre o Vale do Rio Omo. Valeu! Citar
Membros Caru Bastides Postado Fevereiro 9, 2015 Membros Postado Fevereiro 9, 2015 Ha, agora que vi que vc é o João, do Sabe do João! Te sigo no FB, mas este relato aqui foi precioso! Citar
Membros sabedojoao Postado Fevereiro 13, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 13, 2015 Obrigado Caru! Bom saber que o guia te foi útil. Realmente, há pouca informação sobre a maioria dos países africanos. Aproveito pra informar os dias de mercado (dez/14) no Vale do Omo, como já havia publicado na minha fanpage: Segunda: Gazer, Maetser, Kako, Erbore, Konso (Karat) e Turmi. Terça: Jinka, Tolta, Dimeka, Konso (Fasha), Omorate e Alduba Quarta: Koybe e Yetnabersh Quinta: Gazer, Meatser, Kayefar, Beneta, Turmi, Bala, Konso (Karat) e Gio Sexta: não há mercado Sábado: Jinka, Tolta, Wubamer, Hanaa, Dimeka, Erbore, Konso (Fasha) e Wayto Domingo: Luka É isso aí!! Abraço Citar
Membros Cabeça_is_around Postado Abril 25, 2017 Membros Postado Abril 25, 2017 Vou fazer um stop over de 5 dias na Etiopia , gostaria de conhecer o vale do Rio Omo (modo economico) , é possivel fazer nesse tempo ?? Att Citar
Membros sabedojoao Postado Junho 27, 2017 Autor Membros Postado Junho 27, 2017 Vou fazer um stop over de 5 dias na Etiopia , gostaria de conhecer o vale do Rio Omo (modo economico) , é possivel fazer nesse tempo ?? Att Acho que sim. Não será do modo mais econômico, dada a urgência. Citar
Membros D FABIANO Postado Setembro 7, 2018 Membros Postado Setembro 7, 2018 @Jaumz Qual a língua que é falada lá? Francês? Citar
Membros sabedojoao Postado Setembro 7, 2018 Autor Membros Postado Setembro 7, 2018 8 horas atrás, D FABIANO disse: @Jaumz Qual a língua que é falada lá? Francês? Amárico 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Setembro 7, 2018 Membros Postado Setembro 7, 2018 @Jaumz Você sabe falar isso?Como fez para se comunicar? Citar
Membros sabedojoao Postado Setembro 7, 2018 Autor Membros Postado Setembro 7, 2018 29 minutos atrás, D FABIANO disse: @Jaumz Você sabe falar isso?Como fez para se comunicar? Palavras básicas e muita mímica Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.