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PARQUE CAJAS

 

Ao lado de Ingapirca o parque Cajas é principal atração de Cuenca. Cajas é uma reserva natural no meio dos andes a mais de 4000m de altitude repleto de montanhas e lagos e um frio de matar.

Algumas agencias vendem o passeio por 50 dólares, a outra opção é ir por conta gastando 4 dólares ida e volta, optei pela segunda é claro. Tinha tentado ir a Cajas no dia anterior, mas não consegui comprar passagem, o vendedor de passagem me orientou a chegar bem cedo porque tinha muita procura , aceitei seu conselho e no dia seguinte as 07h da manha cheguei ao terminal e garantindo sem problemas minha passagem.

Na fila esperando pelo busâo conheci o Mauricio, brasileiro que estava fazendo um mochilão pelo Equador, que virou meu grande parceiro nesse dia de viagem, o busão nos deixou na entrada do Parque, caminhamos até a recepção nos registramos e analisamos qual rota iriamos encarar, se não me engano eram quatro opções de rota, da mais difícil a mais fácil, acabamos optando pela mais fácil, que de fácil não tinha nada. ::lol4::

 

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Não foi fácil mais foi uma caminhada bem agradável e desafiadora, cada metro caminhado apresentava paisagens belíssimas que serviam como combustível para chegar até o final.

Vale lembrar que ventava muito e fazia muito frio, mas muito frio mesmo, pelo mapa o tempo para percorrer essa rota seria de 5h, nós percorremos em 3h30. É imprescindível levar muita água e um lanchinho para se abastecer pelo caminho. Por fim um lugar indispensável...

 

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BAÑOS

 

A viagem de Cuenca até Baños foi sem duvidas umas das piores que já enfrentei nessa minha vida mochileira, não pelo trajeto que foi até tranquilo mas pelas condições do ônibus. Não existe opção direta para Baños, então foi necessário pegar um bus para Quito e descer em Ambato.

Ônibus velho e sem conforto nenhum, o ar condicionado não funcionava, se deixasse a janela aberta congelávamos de frio se fechasse a janela morríamos de calor e assim foram às 7 horas ate Ambato. Nem acreditei quando o motorista gritou Ambato, dei um pulo e desci rapidamente para pegar minha mochila.

Fiquei a deriva na estrada no meio da madrugada, até que encontrei uma alma que me orientou a travessar a rodovia e esperar do outro lado o ônibus para Baños. Esperei por volta de uma hora e enfim consegui embarcar e seguir para Baños, a viagem foi bem rápida cerca de 30 minutos. Cheguei à rodoviária por volta das 5h da manha, e fui caminhando para o Charvic hostel reservei pelo hostelworld por 5 dólares um quarto privado com banheiro compartilhado, não era lá essas coisas mas deu para o gasto. Como cheguei muito cedo tive que pagar 2 dólares a mais, paguei com gosto pois tudo que precisava naquele momento era de um banho e uma cama. Passei o dia todo dormindo, no final do dia dei uma volta pela praça central de Baños e fechei para o dia seguinte a Rota de las cascadas e a casa del arbol. SAM_4262.JPG.c705fd7808ed268953aad02e6fc91325.JPG

 

RUTA DE LAS CASCADAS

 

Esse passeio é feito em uma chiva decorada e animada que percorre algumas cachoeiras da região e passa por alguns pontos de esportes radicais, nesse dia meu espirito aventureiro me permitiu apenas dar uma volta de tarabita sobre o rio Pastaza.

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CASA DEL ARBOL

 

No fim da tarde fui conhecer a famosa casa del arbol e o “assustador balanço do fim do mundo”,.

Para quem não conhece a historia, o balanço do fim do mundo, está situado em uma casa na árvore a 2.600 m do nível do mar, construída por um senhor de mais de 70 anos, com o objetivo de monitorar a atividade do vulcão Tungurahua.

No fim de tarde o lugar fica lotado de turistas que vão acompanhar o por do sol e claro se arriscar no balanço do fim do mundo.

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LATACUNGA - LAGUNA QUILOTOA

 

De Baños a Latacunga a viagem durou cerca de 1h30 e novamente o busão me largou no meio da estrada ::mmm: , peguei um taxi até o centro da cidade em busca de hospedagem, acabei ficando no primeiro que encontrei por 30 dólares, uma facada para os padrões mochileiros, mas era o que tinha para aquele momento. ::lol4::

O objetivo do dia era conhecer a laguna Quilotoa, e como o terminal não era longe do hotel fui caminhando, quando cheguei já escutei um garoto gritando quilotoa, Quilotoa, fui a sua direção e logo já estava acomodado esperando o inicio da viagem.

A laguna Quilotoa se formou na cratera de um vulcão inativo e está localizada a 3800m de altitude, o ônibus nos deixou na entrada do vilarejo e depois de uma caminhada de 5 minutos já foi possível avistar aquela belezura, que mudava de cor a cada segundo. É possível descer a trilhar e até navegar na laguna, eu até iniciei a caminhada de descida, mas logo retomei a consciência e resolvi ficar por cima mesmo, tirando inúmeras fotos e aproveitando ao máximo aquele momento.

Por fim regressei ao hotel para desfrutar da minha suíte presidencial de 30 dólares. ::lol4::

 

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QUITO

 

Desembarquei em Quito pelo terminal quitumbes, e fui direto ao posto de atendimento ao turista buscar informações de como chegar ao Hotel Marsella onde ficaria hospedado. O atendente me informou que um táxi custaria 35 dólares e de ônibus 0,25, peguei meu mapa verifiquei certinho onde eu teria que descer e embarquei no busão rumo ao hostel, quarenta minutos depois cheguei no meu destino o Hostel Marsella, onde fiquei por duas noites em um quarto privado com banheiro compartilhado por 15 dólares.

 

MITAD DEL MUNDO

 

Fui dar uma volta no bairro de mariscal e de lá resolvi ir conhecer a mitad del mundo, pedi informações e fui orientado a pegar o ônibus que tivesse a faixa escrito Mitad del mundo, cheguei no ponto e em menos de cinco minutos passou o ônibus com a bendita faixa, subi no busão confiante de que estaria indo para o lugar certo.

Estava indo tudo bem, mas de repente o busão deu meia volta e começou a voltar, perguntei para a moça que estava do meu lado, e ela me informou que eu estava no ônibus errado, mas por sorte estava no meio do caminho era só descer e aguardar o ônibus correto. Depois dessa pequena confusão enfim cheguei a mitad del mundo.

O parque mitad del mundo é uma cidade fictícia onde “supostamente” passa a linha do equador que divide o mundo nos hemisférios norte e sul, marcando a latitude 0º 0″ 0″. Supostamente porque cientistas franceses concluíram que a real latitude 0º 0″ 0″ está localizada a 240m ao norte do monumento. “Coincidentemente”, o novo ponto é no mesmo lugar que as civilizações indígenas há muito tempo chamava de inti-ñan, que significa caminho do sol.

Além de museus, tem também um mirante e um planetário. O legal é subir de elevador e descer de escada, acompanhando o interessante museu etnográfico, que conta a história do povo equatoriano. Com ruazinhas e jardins bem cuidados, a pequena cidade conta ainda com diversos restaurantes e lojinhas de artesanatos que fazem a alegria dos turistas.

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TELEFÉRICO

 

Acordei cedo e peguei um taxi que me deixou na bilheteria do teleférico por 2 dólares. Localizado a 4000 metros de altura é um exemplo de engenharia e disputa o título de teleférico mais alto do mundo,o carrinho do teleférico percorre um cabo de 2,2 km e leva os viajantes de 3.100 metros a 4.000 metros.

O caminho do teleférico demora 10 minutos, é uma cabine pequena e quando para no meio do caminho.Nem da medo. ::ahhhh:: No alto, há um restaurante e uma lanchonete , mas os preços não são nadas atrativos

A vista do alto do teleférico de Quito é linda, e é o inicio da trilha que levam os aventureiros mais corajosos ao topo do Rucu Pichincha a quase 5000m, como não estava com um espirito muito aventureiro nesse dia , fiquei um tempo caminhando pelas redondezas. Não esqueça de ir bem agasalhado la em cima faz muito frio.

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CENTRO HISTÓRICO DE QUITO

 

O Centro Histórico de Quito foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1978.

As ruas estreitas, a arquitetura colonial e as praças bem arborizadas dão um charme todo especial à região, que reúne museus, centros culturais, igrejas, conventos, capelas e mosteiros. Com destaque para a Basílica del Voto Nacional, Igreja San Francisco; La Compañia; Igreja San Agustin; Santo Domingo, Calle de la ronda e o Palácio Presidencial. Um ponto negativo é a presença de inúmeros vendedores ambulantes, mas nada que chegue a atrapalhar a beleza do lugar.

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COTOBIKE

 

Já imaginou subir até o cume de um vulcão de 5000 m de altitude e depois descer parte do caminho de bike? Essa é a ideia do Cotobike. Fechei esse passeio pela agencia Gulliver por 50 dólares.

As 7h da manha partimos rumo ao Parque Nacional Cotopaxi, a viagem durou cerca de 2h30, chegando no parque fizemos uma parada para registrar nossa entrada e tivemos uma breve explicação sobre a região e sobre o Vulcão Cotopaxi um dos mais altos e ativos do mundo. Seguindo em frente logo chegamos ao estacionamento a 4500 m de altitude, a partir desse ponto a cobra começou a fumar, ::lol4:: ; A principio caminhar 300 metros seria moleza, agora caminhar 300 metros na subida a 4500 m de altura com frio e vento não foi nada fácil. ::Cold:: Coloquei em pratica meus passos da tartaruga ninja e fui, não sei quanto tempo eu gastei, mas cheguei ao refugio Jose Ribas localizado a 4864m firme, forte e quase congelado. ::Cold::

Do refugio até o cume do vulcão teríamos que caminhar mais um 500 metros, mas as condições climáticas não permitiram a continuidade então foi voltar para o estacionamento pegar a bike e iniciar a descida.

Como diz o velho ditado popular, pra descer todo santo ajuda. O downhill começou a 4.500m e são cerca de 13 km de vento cortante e congelante e paisagens belíssimas, com direito a encontro com belos cavalos selvagens até chegar ao ponto final da aventura o lago Limpiopungo.

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OTAVALO

 

A viagem Quito x Otavalo durou 2 horas e ônibus saiu do terminal quitumbes, cheguei em Otavalo no final tarde e mais uma vez fui largado no meio da rodovia, caminhei por 30 minutos até o hostel rincon del viajero onde me hospedei por duas noites em um quarto privado com banheiro compartilhado por 26 dólares.

No dia seguinte fui conhecer a laguna de Cuicocha, Para chegar lá foi só ir ao pequeno terminal e pegar um ônibus para Quiroga. Na Praça central diversas caminhonetes e taxistas aguardavam os turistas para levar até a laguna, no caso nesse dia eu era o único, fui até disputado por alguns deles. O lugar é bem bacana, a laguna se formou na cratera de um vulcão e exibe uma imensidão de águas azuis, com duas ilhas cobertas de vegetação no meio.

O lugar tem uma boa estrutura com restaurante e um pequeno píer de onde é possível contratar passeios de barcos pela laguna, mas estava tudo fechado no dia que eu fui, deve ser por que era segunda-feira. Também é possível fazer uma trilha na parte de cima e percorrer toda a laguna, cheguei a iniciar a caminhada para tirar umas fotos, mas como estava sozinho resolvi não continuar.

Otavalo também é conhecida por abrigar, aos sábados, a maior feira indígena da América Latina, infelizmente só pude conhecer a feira na segunda ,mas mesmo assim tinha muita variedade e preços legais conseguidos depois de muita negociação, afinal quem não chora não mama. ::lol4::

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SAN AGUSTIN – COLÔMBIA

 

Tive conhecimento sobre San Agustin através de um brasileiro que conheci em Baños, ele me disse que a cidade era repleta de monumentos arqueológicos, assunto que me interessa muito. Fui então atrás de informações sobre a cidade e pedi ajuda para uma amiga colombiana que também conheci durante a viagem, ela me passou a rota que eu tinha que seguir e então iniciei uma pequena grande maratona para chegar lá.

Deixei Otavalo pela manha com destino a Tulcan, ultima cidade do Equador antes de chegar a Colômbia, em uma viagem de 3 horas, em Tulcan fui de táxi até a aduana registrar minha saída do Equador e depois uma pequena caminhada até o lado colombiano para dar entrada no país, tudo super simples e rápido. Já em lado Colombiano peguei um táxi compartilhado por 2200 pesos até o terminal de buses de Ipiales, onde comprei passagem para Popayan (50 mil pesos), viagem durou 10 horas sai as 15h de Ipiales e cheguei as 01h da manha em Popayan.

Quando desembarquei avistei um hotel em frente ao terminal, estava sem condições de procurar outro lugar então fui lá perguntar o preço e juro que ouvi o cara falar em 32 mil pesos, comecei a preencher minha entrada e quando fui pagar na verdade o valor era 72 mil pesos Carai..... pensei eu em silencio, mas não tinha jeito era isso ou dormir na rua.

No dia seguinte iniciei a parte final da maratona peguei uma van no terminal com destino a San Agustin (34 mil pesos) 4 horas de viagem, mas na verdade essa van tinha outro destino, porque quando estávamos próximos a entrada da cidade eu e mais três gringos tivemos que descer e seguir de táxi que já nos espera até San Agustin.

O taxista nos deixou em frente a agencia Anacaona, e a dona se propôs a me ajudar a encontrar hospedagem, escolhi a opção mais barata, mas na hora esqueci-me de fazer aquela simples perguntinha: Tem água caliente e wifi? Na verdade só tinha eu, hospede único.

 

OS MISTÉRIOS DE SAN AGUSTIN

 

Localizada no meio dos andes colombianos no departamento de Huila está San Agustin e seus impressionantes mistérios arqueológicos. Acredita-se que o departamento de Huila, entre os anos 200 a.C. e 800 d.C., tenha sido o cenário escolhido por uma sociedade desconhecida que ficou famosa em todo o continente pela elaboração detalhista de estátuas funerárias que eram colocadas sobre tumbas subterrâneas. São tantas e tão similares que chegam a ser diferentes. Cada uma delas guarda para si uma misteriosa história ancestral.

Pouco se sabe ainda sobre aqueles cuidadosos escultores de pedras graníticas, mas os locais defendem a idéia de que cada uma daquelas estátuas eram esculpidas em formas que remetessem ao ofício ou às preferências do morto.

Na minha estadia em San Agustin, conheci as seguintes atrações: Estrecho del Magdalena, Alto de los ídolos, Alto de las piedras, El Tablón, La Chaquira, La Pelota, El Purutal e o Parque Arqueológico de San Agustin. Os únicos que foram necessário contratar um tour para conhecer foram:Estrecho del Magdalena, Altos de los ídolos e Alto de las piedras, os demais como eram mais próximos foi possível conhecer depois de longas caminhadas.

 

ESTRECHO DEL MAGDALENA

 

O rio Magdalena é o principal rio da Colômbia, corta todo o país e tem aproximadamente 1.543 km de extensão. Mas na região de San Agustin, o rio Magdalena é forçado a encolher para passar entre as rochas que formam um canal 1,70 metros de largura cercada por montanhas e vegetação.

 

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ALTO DE LOS ÍDOLOS

 

É formado por sete montículos funerários localizados em uma área em forma de ferradura. É o segundo sitio arqueológico com maior densidade de tumbas e estatuas da região, são sarcófagos de pedra em grandes tamanhos e decorados com desenhos e pinturas bem elaboradas. Há diversas figuras zoomórficas que sugerem intercâmbios entre os antigos habitantes, com populações de outras regiões.

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