Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Déia

Tu pode fazer assim: no dia que tu for de Caxias pra lá conhece a Serra do Rio do Rasto, e no dia de voltar desce pela Serra do Corvo Branco pois o Refúgio Rio Canoas é próximo à esta Serra. A não ser que tu não vá voltar pela BR 101. Descendo pelo Corvo Branco tu passará por Gravatal e chegará na 101 em Tubarão.

E quanto à trilha do Espraiado tem que reservar o dia inteiro pois lá se vão umas 7 ou 8 horas entre ir, curtir e voltar. E a subida é forte.

No mais teu roteiro tá bem legal.

Abraço e boas trips!

Marcelo Juká

• Respostas 323
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

Deia,

eu nao estava d carro, entao fiquei no centro, mas o Rio Canoas parece lindo!

eu vi umas fotos, a paisagem deve ser maravilhosa, quase um passeio ficar por lá msm.

provavel/te fica + facil fechar c/ eles, mas se quiser ver preços/opções eu coloquei os contatos de várias agencias nos posts anteriores. Eu recomendo a Graxaim e o Dani do Terras do Sul, pois fui c/ eles. Vc pode ver c/ o Iran tb, a gente nao foi c/ ele, pois acho q ele nao oferece transporte, q nao é o teu caso.

qto a logistica da ida e da volta (ir e voltar por determinada serra) eu nao posso ajudar mto, mas veja as sugestões do Marcelo.

qto ao roteiro tá mto bom.

inscriçoes rupestres é rapido, ohar, tirar foto, nao espere nada espetacular em termos d inscriçoes, eu gostei + da paisagem em torno, macieiras, visual da serra e cachoeira do avencl ao longe.

mirante é bem rapido tb, tem visual da cidade.

cachoeira do avencal, vc chega por cima e tem uns 2 mirantes p/ tirar foto, é legal. Só demora mais se quiser ir a parte baixa da cachoeira (nao sei te informar, pois só fui na parte de cima)

só 1 observação: as 3 atrações acima ficam na direção oposta da pedra furada. Como vc estará de carro, nao é problema, mas vc terá q voltar da trilha, ir até a cidade e de lá partir as atrações, q distam cerca d 6 km do centro.

Meu conselho é: comece sempre o dia bem cedo q ele "rende" +

a cachoeira veu d noiva fica no caminho p/ o morro da igreja, mas me disseram q nao é mto legal, q tá mto "urbana". Nao sei dizer, pois nao fui lá p/ conferir.

vou procurar os links d uns mapas da região, ajuda a se localizar.

disseram q a trilha nascentes do rio pelotas é mto legal, mas acho q fica pesado vc incluir + 1 trilha, a menos q trocasse a programação do ultimo dia.

boa viagem!

• Membros de Honra
Postado

Oi Nanci!

To indo amanha pra lá, e já entrei em contato com o Sérgio da Graxaim pra fazer a Pedra Furada!

Eu vi a tua dica das agencias, já estavam anotadas!

Dessa vez eu vou fazer apenas o que está programado mesmo, as demais atraçoes vou deixar para uma proxima, afinal eu rpetendo voltar certo pra Urubici, e olha que nem fui ainda, hehehe!!!

Quero ver se rola um por do sol do mirante, entao vou tentar deixar pra fazer no final do dia. E a cachoeira pretendo fazer por cima e por baixo, já que é uma caminhada de 300 metros apenas pra chegar nela por baixo!

Obrigada pelas dicas!

Déia

• Membros de Honra
Postado

• Gostei muito do suco de maçã. Nunca tinha tomado, antes d ir p la. Não sei se existem outras marcas, mas experimentei o da Sanjo de São Joaquim.

• Outro produto regional é o mel de Bracatinga, mais escuro e menos doce do que o de néctar floral. Não experimentei, mas dizem q é mto bom.

Como ia voltar de bus e avião e ainda tinha mais uns dias de férias à frente, eu fiquei c/ medo d colocar vidro na mala e quebrar, mas vc q estará d carro poderá encher o porta mala de suco de maçã ;)

Se te interessar, disseram que tem uma distribuidora de bebidas perto do farol (do outro lado do posto de gasolina do Bairro Esquina) q vende esse suco.

• Membros de Honra
Postado
Oi Galera

Depois de ler todo o tópico e pesquisar muito cheguei em um roteiro final e gostaria da opioniao de voces:

Quinta: Saio de Caxias do Sul cedo e faço a serra do rio do rastro. Se der tempo visito cachoeira do Avencal nesse mesmo dia.

Sexta: Trilha do canion espraiado (a pé) e serra do Corvo Branco (de carro)

Sábado: Morro da Igreja com trilha da pedra furada (guia já contratado) + inscriçoes rupestres / mirante / igreja

Domingo: morro do campestre e arroio do engenho + volta pra casa.

To em duvida se dá tempo de fazer o espraiado + corvo branco no mesmo dia, porque nao sei quanto tempo é de trilha, só consegui ver que sao 9 Km, estou calculando +/- 6 horas de trilha. Para descer a serra sao 30 Km, estou calculando 1 hora pra ir e 1 hora pra voltar.

Valeu!

Olá Déia!

Ótimo roteiro!

Tá meio em cima do laço, mas mudaria, entretanto, a ordem de uma atração pela praticidade e adequação:

:: As inscrições rupestres ficam no caminho entre a Cascata do Avencal e o "centro" de Urubici, então é perfeitamente possível de fazê-las no primeiro dia, depois de passar pela Cascata do Avencal, desde que tu saia mesmo bem cedo de Caxias. Tu não gastará mais do que 1 hora ali pois é um sítio pequeno, com a vantagem que no final do dia terá o sol iluminando os paredões... Assim fica com o sábado um pouco mais tranquilo e não perde tempo com novos deslocamentos.

No mais, boa trip e aproveite! Não esqueça de nos contar depois!

Abraço!

• Membros de Honra
Postado

Olá Naomi!

Exatamente! E o pessoal que foi abordado no feriado de 7/set fazendo "por conta" a Trilha da Pedra Furada era de Curitiba, conhecidos meus inclusive. E olhe que já estavam avisados... Na verdade foram 'vítimas', de certa forma, da confusão gerada pela informação conflitante entre a recente Portaria (que dispensou a 'obrigatoriedade' de guias) e as informações "corretas". Como disse a Naomi, este conflito de informação gera dúvidas no pessoal, o que acaba dando nisso. ::putz::

Grande abraço!

mandei e-mail p/ o pessoal do parque. O Michel disse q ia verificar o conteudo do site. Ele nao falou nada em relação à portaria, mas suponho q seja mais dificil d alterar, um processo + burocratico. Mesmo por que a portaria nao esta errada, gera confusões talvez, mas nao errada. Poderia ser melhorada

qto + claras as informações, menores as chances d incidentes como esse.

Boa! Se eles arrumarem no site do PARNA, fazendo o devido alerta, já é um grande caminho.

Abraço!

• Membros de Honra
Postado

Oi pessoal!

Cheguei hoje de um feriado de 4 dias maravilhoso em Urubici! Nao segui o roteiro acima apesar de ter feito todas as coisas menos o Espraiado porque o tempo nao ajudou no dia! Vou escrever o relato amanha!

Quanto a questao da obrigatoriedade de guia para fazer a trilha da Pedra Furada: fiz a trilha e conversando com o guia ele me passou a informação de que é possivel sim fazer sem guia, porem é preciso pedir autorizacao com no minimo 15 dias de antecedência ao Sindacta e comprovar experiencia em trekking. Ou seja, muita burocracia para meio que forcar a fazer a trilha com guia, o que nao acho totalmente incorreto, por se tratar de um area militar!

Bom e isso, obrigada mesmo a todos que deram pitaco ai no meu roteiro!

Déia

• Membros
Postado

Olá mochileiros!!!

Passei pra deixar um breve registro de minha passagem pela região e espero q possa contribuir com alguém.

Começando pela Pousada das Flores, onde me hospedei em Urubici, nada a reclamar. Fui bem atendida, quarto limpo, arrumado e roupas de banho trocadas diariamente. Café da manhã com mtas opções de doces (bolos, biscoitos) e salgados (pães, roscas, pão de queijo), suco natural, etc.

A agência q fechei os pacotes p/ os passeios tbém não deixou nada a desejar! Foi a Serra Sul Ecoturismo. A Débora e o José Marcos foram mto atenciosos em todo momento. O José Marcos foi guia, motorista e fotógrafo durante a visita aos pontos turísticos, onde tive a liberdade de ficar o tempo q quisesse. Os passeios foram exclusivos, só eu e meu namorado. Vantagens de se viajar fora de alta temporada! Não tive mta sorte na visita as Serras do Corvo Branco e Rio do Rastro, a neblina e chuva atrapalharam. Apesar disso, foi mto bom!

Qnto a gastronomia... a Taberna ficou fechada durante a semana q eu estava por lá. Mas eu dei sorte!!! O proprietário da pousada (Marcus Zilli) preparou pratos maravilhosos e fiquei por lá mesmo. Tbém experimentei o vinho q ele produz, o Serra do Sol (carbenet + merlot) e ainda trouxe uma garrafa. Como estava indisposta no dia seguinte acabei não indo a pizzaria. Outra coisa q trouxe e adorei (devia ter comprado mais) foi o queijo colonial, achei uma delícia! Tbém trouxe o melhor mel do mundo (Canudo de Pito) e o mel de Bracatinga.

Abç

• Membros de Honra
Postado

o queijo eu nao provei, mas o mel... nao dá pra parar de comer mesmo, é muito bom!

Que éna que voce nao conseguiu ver as duas serras, sao lindas, tem umas fotos no meu relato se quiser ver!

Beijos!

Déia

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...