Ir para conteúdo

Linha A: uma volta no tempo em BUenos Aires


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

FONTE: Viaje Aqui

http://viajeaqui.abril.uol.com.br/blog/linha-volta-tempo-180372_comentarios.shtml?8422842

 

Muita gente conhece a Linha A do “subte” de Buenos Aires. É a primeira linha de metrô de toda a América Latina, tendo inaugurado em dezembro de 1913, apenas 9 anos depois do metrô de Nova York.

 

 

 

Como havia muitos analfabetos naquela época, todas as estações iniciais da linha – apenas 9 na inauguração – foram adornadas com rodapés com cores diferentes, assim seria mais fácil se localizar.

 

Na época da inauguração, a linha ia da Plaza de Mayo até a Plaza Miserere (hoje mais conhecida como Once). O resto da linha foi sendo entregue até 1923 quando se inaugurou a estação Caballito, depois renomeada Primera Junta.

 

 

 

Somente 80 anos depois, a linha A ganhou mais duas estações, em dezembro do ano passado. E mais duas virão.

 

Nem tudo foi mantido nas estações da linha A, mas ainda é possível viajar passando por verdadeiros museus vivos. Entre todas as estações, Perú, logo no começo da linha, é uma das mais preservadas, tendo sido declarada monumento histórico nacional em 1997.

 

 

 

No entanto, o melhor da linha são os trens. Ainda de madeira, ao estilo de velhos bondes, os belgas La Brugeoise mostram um passado glamoroso e rico. Para algo construído nos anos 10, eles ainda são bastante confortáveis (menos na hora do rush, mas isso não é culpa deles) e estão bastante bem conservados, apesar de tudo.

 

Hoje, junto com os velhos trens (também chamados de tranvías por aqui), há outros mais modernos (para os padrões argentinos, não espere nada parecido com os metrôs brasileiros). Se tiver esse azar, espere o próximo.

 

 

 

O trajeto entre a Plaza de Mayo e Carabobo é de quase 11 km e demora entre 20 e 30 minutos, dependendo do dia e da hora. Algumas estações que vale a pena conhecer são Perú e Congreso. Cuidados: apesar de bonita, histórica e charmosa, o metrô é um meio de transporte usado por milhares de portenhos, assim não decida viajar nas horas de rush e cuidado com carteiras e celulares. Aproveite o metrô para conhecer vários locais de Buenos Aires, é um transporte muito barato (a passagem custa apenas 1,10 peso) e a linha A segue por baixo de toda a Avenida de Mayo e boa parte da Rivadavia.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...