Membros Mochileiro do Amanhã Postado Julho 11, 2009 Membros Postado Julho 11, 2009 E aí amigos mochileiros, estive recentemente no Chile, minha primeira viagem internacional.Como pertubei muito aqui no fórum para montar o roteiro, acho que é um dever retribuir com o relato, pois além dele poder ajudar de alguma forma futuros viajantes para esse destino, é também uma boa forma de eu me recordar dos momentos que passei nesta viagem.Vamos ao que importa: Saí de casa(moro no Rio, não muito longe do aeroporto) às 15:30 do dia 24/6 naquela expectativa.Foi impossível ficar sem falar SOMENTE disso em todo o trajeto, de cerca de 25 minutos, até o Aeroporto Internacional do Galeão.Lá me encontrei com a família e fomos fazer o check-in. Como era a primeira viagem internacional de todos nós, ficamos até surpresos com o excesso de burocracia.Tivemos de apresentar ainda no Brasil as nossas identidades pelo mesmo 5 vezes, bem como as passagens. Tanta burocracia fez até passarmos por um susto: ao enfim passar pela última etapa da imigração, eis que escutamos: Passageiros do voo Gol 7456 com destino a Santiago e escalas, última chamada!E dá-lhe correria! Apesar do pequeno susto, decolamos e logo eis a primeira escala: Guarulhos.E 40 minutos parado dentro do avião...Ô paciência... Nova decolagem, agora enfim para fora do Brasil.Pouso em Buenos Aires!É, não quero demorar a voltar a aterrizar nesse aeroporto, mas não só para uma escala... O sono já havia começado a tomar conta antes mesmo da chegada a Buenos Aires, e foi aumentando ainda mais durante os 40 minutos de escala na terra dos portenhos, mas logo passou, afinal, eu estava chegando no Chile! Enfim chegada no meu sonhado destino: estava em Santiago! Passadas as formalidades de entrada, fomos recolher a bagagem e o primeiro imprevisto: o cadeado havia sido retirado do fecho da mala!Em vão fui "hacer un reclamo".Falaram que o que estava fora da mala não era responsabilidade da companhia.Tudo bem, não mexeram nem roubaram nada! :'> Já passava de 1 hora da manhã(já no horário do Chile) e o ônibus não circulava mais.Rachamos uma van com uma senhora de Caçapava/SP que conhecemos no voo.Enfim fomos entregues ao nosso hotel, Residencial Londres no sub bairro de Paris Londres, bem no centro santiaguino, e a van seguiu com a senhora que ia ficar na Providência.Até a próxima, tia! Nem preciso dizer que só deu tempo de mudar de roupa antes de apagarmos completamente.Eis a primeira "dormida" em terras chilenas! Acordamos tarde no dia 25, pouco antes das 11h.Rapidamente, fomos para a primeira "expedição em Santiago": em busca de um café da manhã. Perambulamos pelas ruas próximas, paramos em uma ou outra lanchonete e padaria e optamos por uma bem simples perto de um hotel com estátuas de leões na Calle Paris.O barrosluco(sanduíche de queijo com uma carne bem fininha) com suco de "durazno" deu pro gasto. Tratamos de ir logo pro metrô, já passava do meio dia.Na estação Universidad de Chile, seguimos para a Plaza de Puente Alto, uma das mais distantes da rede, foram necessárias duas integrações, uma em Tobalaba e outra em Vicente Valdés, se não me falha a memória.Estávamos indo visitar a vinícola Concha y Toro. Ao chegarmos a Puente Alto, foi fácil achar o ônibus para Pirque, o ponto fica bem pertinho do metrô.Também foi rápido chegar em Concha y Toro.Nem 15 minutos de ônibus. Chegamos lá e pagamos o passeio simples para a vinícola.7000 pesos cada um. Fomos conduzidos para uma sala onde ficamos assistindo um vídeo sobre a empresa, e depois fomos para um passeio na propriedade.O lago e a vegetação garantem umas fotos legais! No meio disso tudo, o guia ficava lá falando.Algumas coisas interessantes, outras que nos faziam ir ficar tirando foto no lago mesmo! Depois dessa falação toda, a decepção: as parreiras estavam todas secas!Não serviu nem pra tirar foto, tava muito feio mesmo.Ô azar... Depois fomos para a tal caverna do Diabo, uma enorme adega.Bem frio lá embaixo, acho que menos de 10 graus.Lá fora fazia um pouco mais que isso, não mais que 12 ou 13°C. Enfim a melhor parte: a degustação! Primeiro um vinho mais claro, delicioso.Depois um vinho seco, na cor natural.Bom também, mas nem tanto quanto o primeiro.Para o fracote aqui, deu pra ficar com sono! Tava na hora de ir embora da vinícola.Passeiozinho simpático, mas nada de excepcional.Deu pra sair sem remorso de ter gasto o dinheiro.Ainda deram uma taça pra cada um! Ao voltarmos para Puente Alto, estava rolando num enorme barracão em frente ao metrô, uma comemoração pelo dia dos povos indígenas.Fomos lá dar uma olhada, era de graça.Legais as músicas andinas dos índios, que pareciam ser na verdade peruanos ou bolivianos, bem diferentes dos santiaguinos.Mas talvez sejam de alguma outra região chilena. Hora de voltar.Após a viagem de metrô, descemos na estação Cal y Canto, em frente ao Mercado Central...que já estava fechando!Logo começou a abordagem por parte de funcionários de dois restaurantes.Um falando mal do outro! Escolhemos o mais barato(acho que é El Faro o nome...) e mandamos ver na merluza com batata frita, 3.300 pesos por pessoa.Tava muito bom!Nem parecia essas insosas merluzas daqui do Brasil!O ajíz chileno(espécie de pimenta) ainda colaborou! Depois ficamos zanzando e caminhando até chegar no hotel, um pouco distante do Mercado Central, mas deu pra ir andando.Bom que a caminhada deu pra ocupar a noite.Paramos em uma padaria para comprar coisas pro café da manhã do dia seguinte, vimos uma prostituta de seios à mostra na porta de um inferninho, e ainda um coroa correndo atrás de um batedor de carteira.Noite movimentada a de Santiago! No dia seguinte, dia 26, foi dia do melhor passeio: Cordilheira dos Andes!Acordamos cedo e pegamos o metrô até a Escuela Militar.Alguns minutos de caminhada na Avenida Apoquindo e estavamos na Galeria Omnium.Fechamos na Ski Total um "tour" pelas estações de esqui de El Colorado, La Parva, Valle Nevado e Farellones.20.000 pesos por pessoa, incluindo roupa e botas apropriadas, mas sem esqui.Para quem não sabe nada de esqui como eu, acho que compensa. Ás 10h saimos na van em destino aos Andes.As quase duas horas subindo a Cordilheira proporcionaram paisagens extasiantes, que melhoraram ainda mais quando a neve começou a marcar presença!Chegamos a Valle Nevado e só uma palavra resume a paisagem: MARAVILHOSO! Ficamos zanzando quase 1 hora no Valle Nevado e admirando a paisagem mais linda que já vi na minha vida.Acho difícil que eu veja algo mais bonito que os Andes brancos de neve, é algo inexplicável.O frio também era forte: entre -1°C e -2°C, com direito a um breve "chuvisco" de neve por volta das 13h em Valle Nevado.Logo fomos para Farellones.Mais paisagens de tirar o fòlego, fotos na vilazinha coberta de neve.E mais de 1 hora esperando um casal(daqui do Rio, inclusive) terminar de comer toda a comida de um restaurante lá.É, são os contras de uma excursão...Nada que ficar falando mal dos comilões conterrâneos com uma família de argentinos(que estavam fazendo a maior farofa na van, comendo pão, ovo cozido, banana, enfim, foi bom que nos desinibiu e pudemos mandar ver nos sanduíches de queijo e biscoitos de framboesa previamente comprados em Santiago!) não tivesse bastado já! Depois fomos ainda para El Colorado e ainda La Parva, uma das mais bonitas e que não é tão divulgada.Assim foi, entre fotos e bonecos de neve, uma das melhores tardes da minha vida! 17:30, hora de levantar acampamento.A estrada andina nos aguardava.Uma parada para a argentina dos ovos cozidos dar uma vomitadazinha básica na estrada.Papo vai, papo vem, e já estavamos na Galeria Omnium, de volta a Santiago.Fim da excursão aos Andes! Inventamos de ir almoçar/jantar(passava das 19h e estávamos só com o café da manhã e os snaduíches e biscoitos) na Providência, mas nos derama informação errada e descemos na estação Tobalaba.Parece que era pra descer um pouco antes.Ficamos numa região mais residencial que tinha poucos restaurantes e uma noitada bem mixa.Mas a fome era maior e ficamos num restaurante italiano, com comida boa, farta e relativamente barata(2.800 pesos o prato de massa para uma pessoa) mas que fedia à cigarro!Não tinha área para não fumantes! Fim do jantar e seguimos para o metrô, não sem antes dar uma zanzada na área.É, não descemos mesmo na área badalada da Providência! No dia 27, não acordamos mais tão cedo, pois o passeio será mais tranquilo: Parque Metropolitano.Descemos na estação Salvador, um pouco mais a frente que o correto, mas acabou valendo a pena: nos deparamos com uma lindíssima praça na saída do metrô, que rendeu boas fotos no chafariz, na vegetação e no rio ao lado(não me perguntem o nome do rio nem da praça, mas ficam na saída da estação Salvador!), todo ornamentado com lamparinas iguais às de londres na "orla".Pronto, já estava totalmente apaixonado por Santiago! Chegamos ao bairro Bella Vista, que dá acesso ao Parque Metropolitano.Encantador!Não dá para descrever, só dando uma boa caminhada no bairro que dá para saber!Esse sim: restaurantes até dizer chega, para todos os gostos.Mas não era hora ainda de comer, e sim ir ao Parque. Chegamos lá e quiseram nos cobrar 1.200 pesos para tirar foto com lhamas!Faz favor né! Ô azar 2: O teleférico estava em manutenção, e só reabriria dia 10 de julho! Pegamos então o funicular, bem legal.Ao chegar lá em cima, subimos a escadaria até a Virgem, não sem antes tomar aquele suco de pêssego com trigo que esqueci o nome.Vale a pena!Só 600 pesos.Panorâmica de Santiago, com os Andes ao fundo, rendeu belas fotos! Após ir até a capela que fica logo abaixo da Virgem, chegamos a iniciar uma pequena caminhada, mas já estava dando fome.Para quem quiser, tem um microônibus que vai pro interior do parque e passa no Jardim Japonês, que parece ser legal, mas não sei se vale a pena. Passado o agradável passeio no Parque Metropolitano, hora do almoço: parrillada!Uma espécie de "churrasco" chileno, mas com as carnes(suína, bovina e frango) assadas.A melhor parte sem dúvida é o chouriço, que com o ajíz chileno(de novo ele) fica ainda melhor.Bem barato: 12.000 pesos o prato para 5 pessoas, com arroz, salada e as maravilhosas "papas fritas de Chile!" Após o almoço, fomos à casa de Neruda, La Chascona, que fica bem ali pertinho do Parque Metropolitano, nem 10 minutos de caminhada.Mas não cheguei a fazer o passeio for dentro da casa, tive a nítida impressão que não valia os 2.800 pesos por cabeça.Mas, como tudo neste relato, mera opinião pessoal. Já estava anoitecendo e fomos em duas feiras de artesanato ali mesmo na Bella Vista, naquela rua principal que seguindo até o final, dá no Parque Metropolitano.Parada para pequenas compras. Estávamos mais animados nessa noite e não nos contentamos só com o passeio nas feiras de artesanato.Hora de zanzar mais um pouco na Bella Vista e ainda zoar com a comemoração dos chilenos após o Universidad de Chile ter ganho um jogo local.Maior festa na rua, mas confirmando a educação e elegância do povo chileno, sem a arruaça e quebra-quebra típicos do Brasil! No dia 28, domingo, Santiago amanheceu sob uma forte chuva, e claro, muito frio(na casa dos 7 ou 8°C ás 10h da manhã).Não dava nem para ver as Cordilheiras.Pensei em como estaria lindo lá, com a certa nevasca que deveria estar ocorrendo lá e deu aquela vontade de voltar, mas o tempo era curto e provavelmente não devem nem ter feito as excursões para os Andes dada a chuva forte e neblina que dominavam Santiago. Levando à risca o título de turista brasileiro, resolvemos ir para Valparaíso e Viña del Mar mesmo com a chuvarada.Não sem antes tirar umas fotos nas vizinhanças do hotel, que com a chuva estava parecendo ainda mais Londres! Pegamos o metrô e descemos na estação Universidad de Santiago, de onde há um acesso direto para o terminal Alameda, de onde sai os ônibus.Fomos abordados lá mesmo por uma agente de viagens que acabou nos convencendo a pagar a excursão que incluia Valpo, Viña e Reñaca por 14.500 pesos por pessoa, incluindo o city tour com van e as passagens de ida e volta de ônibus. Encaramos as quase duas horas e meia de viagem até Viña, onde começou o passeio mesmo debaixo de garoa e muito frio.Parada para tirar foto com o monumento da Ilha de Páscoa.Ô azar 3: Museu fechado! Logo depois, parada inútil na Quinta Vergara, que como não podia deixar de ser...estava fechada!Logo depois, passagem pelo Borde Costero até Reñaca, o que rendeu bonitas paisagens.Parada em Reñaca num restaurante caríssimo.O Mc Donald's logo ao lado salvou nosso "almoço"! Logo em seguida fomos de novo pelo Borde Costero, já indo em direção a Valparaíso, não sem antes parar no Relógio das Flores, que estava bem bonito e rendeu belas fotos, assim como a forte ressaca no Oceano Pacífico, que só tem o nome de pacífico... Chegamos em Valparaíso e fomos logo para a parte alta, que é bem exótica por ao mesmo tempo ter um aspecto empobrecido lembrando até mesmo uma favela, mas também por ter um valor arquitetônico muito interessante.Ainda lá no alto, parada em La Sebastiana, a segunda casa de Neruda, e também para algumas comprinhas.Depois, hora de seguir para um ascensor que acabei não subindo devido ao mau estar que estava começando a sentir... Antes de ir embora de Valparaíso, parada num mirante ao lado do porto, que tem uma bonita vista de Valpo.Infelizmente nessa etapa do passeio à Valpo eu estava mais preocupado era em voltar para Santiago... Voltamos à rodoviária de Viña del Mar onde pegamos o ônibus de volta a Santiago.Foram as 2 horas mais lentas da minha vida: a febre e a dor no corpo eram implacáveis e eu parecia estar voltando é pro Brasil, e não pra Santiago tamanha a demora. Chegando em Santiago, só me importou pegar o metrô o mais rápido possível, chegar no hotel e deitar logo.O forte frio da madrugada foi acentuado com a febre de quase 40°C que inquietou minha noite de sono. Por sorte acordei na segunda feira bem melhor: com uma febre mais baixa e já sem dor no corpo.Na hora do almoço, que foi num restaurante simples no Paseo Ahumada, a febre parou de vez e pude partir para o meu último passeio em Santiago. Fomos visitar o Cerro Santa Lúcia.Dá pra ir a pé para quem parte do Centro, não são 10 minutos e ainda passa por uma área bem movimentada da O'Higgins, que estava "bombando" mesmo com o feriado.Ao chegar no Cerro Santa Lúcia, uma grata surpresa: era muito melhor do que eu pensava!Com um belo castelinho construído na rocha, monumentos indígenas, vegetação exuberante e muitas flores, plantas coloridas e ainda uma impecável panorâmica de Santiago e dos Andes(que estavam ainda mais brancos após o domingo chuvoso em Santiago e certamente nivoso lá em cima), é um passeio imperdível.Por incrível que pareça e muitos podem discordar, chega a ser ainda melhor que o Parque Metropolitano.Depois ainda fomos na feira artesanal logo em frente ao Cerro, e para fechar Santiago com chave de ouro, o Palácio La Moneda, monumento ao Bicentenário da Independência Chilena e arredores.Já era noite e fomos para o hotel arrumar as malas, cochilar e às 23h, seguir de táxi(que acabou saindo ainda mais barato que a van da chegada-que foi 3500 pesos por pessoa-o táxi só cobrou 3000 pesos/pax).Estávamos no aeroporto.Já não caminharia mais pelas ruas chilenas.Hora de dormir nos bancos de Pudahuel e esperar o amanhecer. Acordamos ás 5:30 no aeroporto e o check-in e as formalidades de saída foram BEM mais tranquilas que no Brasil.O embarque ocorreu sem atrasos(nem deles nem meu ) e as 7 horas de voo até o Rio, com as escalas novamente em Buenos Aires e SP(esta última acabou virando conexão pois o avião teve um probleminha numa lampada durante o pouso em Guarulhos e tivemos de trocar de avião para seguir para o Rio) seguiram devagar graças à volta da minha febre e mau estar no corpo(tive muita sorte mesmo com a súbita melhora na segunda feira, dias depois descobri aqui no Brasil que foi a gripe suína) e dor no ouvido durante os pousos, acredito eu que pela congestão nasal. Ás 16:00 de 30 de junho, uma terça feira, estava finalizada minha viagem ao Chile!Valeu muito a pena! É isso aí mochileiros, espero que tenham gostado do relato e aguardo comentários! Citar
Membros bra_carioca Postado Julho 17, 2009 Membros Postado Julho 17, 2009 faaala,Conterrâneo amei os detalhes tou indo em outubro e já peguei várias dicas no seu relato,principalemente a da vinícola por 7000pesos. Pechinchou, hein... Carioca malandro Citar
Membros Mochileiro do Amanhã Postado Julho 18, 2009 Autor Membros Postado Julho 18, 2009 faaala,Conterrâneoamei os detalhes tou indo em outubro e já peguei várias dicas no seu relato,principalemente a da vinícola por 7000pesos. Pechinchou, hein... Carioca malandro E aí, valeu pelo comentário! Espero que você tenha uma melhor sorte em outubro na vinícola, acho que por estar menos frio, verá as parreiras em melhor estado!Vi tudo seco lá em junho mas mesmo assim é um passeio legal! O segredo é pechinchar, sempre! Citar
Membros Érica Mazato Postado Julho 26, 2009 Membros Postado Julho 26, 2009 Olá Mochileiro do Amanha muito bom o teu relato, minha viagem vai ser muito parecida com a tua, e tb pretendo ir em outubro (Bra-carioca). Gostaria q vc comentasse a respeito do planejamento financeiro q vc fez pra viajar, essa parte ainda me deixa confusa. Grata pela atencão Citar
Membros Mochileiro do Amanhã Postado Julho 27, 2009 Autor Membros Postado Julho 27, 2009 Érica, te respondi sobre o dinheiro lá no tópico Santiago-Perguntas e respostas, no subfórum do Chile!Dá uma olhada!E obrigado pelo comentário em meu relato! Citar
Membros Érica Mazato Postado Julho 27, 2009 Membros Postado Julho 27, 2009 Ok Companheiro! Sabe como é to meio empolgada, e acabo nem percebendo as minhas baianadas! brigadao! Citar
Membros nhaum Postado Agosto 26, 2009 Membros Postado Agosto 26, 2009 Gostei muito do seu relato. Me tira uma dúvida, estou indo pra santiago e vou ficar no Residencial Londres também! (www.londres.cl não é?) Me fala sobre o hotel, é limpo? localização boa? e organizado? Abraços! Citar
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