Membros vanessamcosta Postado Novembro 26, 2014 Membros Postado Novembro 26, 2014 Eai pessoal, estou preparando minha viagem para a Europa no mês que vem, e como todos sabemos o IOF do cartão pré pago também subiu né. Porém li essa reportagem e fiquei curiosa para saber como faço isso. Alguém pode me ajudar? Reportagem G1 "A procura pela moeda em espécie aumentou, mas alguns turistas não abrem mão de usar o cartão no exterior. Só que eles não querem pagar o IOF. Por isso, estão buscando alternativas para fugir da alíquota. “O cartão é emitido pelo banco internacional, ele é uma operação que não está sujeita à legislação brasileira, e portanto não está sujeito a pagamento do IOF de 6%. É feita uma simples remessa ao exterior e o cartão é emitido por um banco internacional no exterior, não sujeito à legislação brasileira”, explica o presidente da Abracam. Enquanto os turistas tentam fugir do IOF, algumas casas de câmbio planejam estratégias para manter a venda de cartões pré-pagos." http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/platb/2014/01/30/para-driblar-iof-turistas-emitem-cartao-pre-pago-em-banco-internacional/ Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Novembro 28, 2014 Colaboradores Postado Novembro 28, 2014 Vanessa, Você abre uma conta num cartão pré-pago, carrega o cartão com Euros ou Dólares (em seu caso, creio ser melhor euros já que vem aqui para a Europa) e gasta Dependendo a operação que vai usar para carregar o cartão, fica mais barato que o IOF sem dúvida, porém não se iluda muito. A reportagem conta muita coisa bonitinha mas não os meandros da coisa. Eu tenho alguns destes cartões que uso para "trazer" dinheiro do Brasil e a maioria das formas de recarregar são menores que o IOF (Boleto, a mais cara, 5%). Mas a cotação do dólar que vão usar é mais alta que a oficial, que acaba ficando elas por elas. Como você pelo visto não é uma pessoa que precisa deste meio de pagamento com regularidade, penso que a encheção de saco para abrir a conta, receber o cartão, carregar, taxas, etc, não valem a pena. Pague o IOF ou traga Euros (que é melhor ainda). Boa sorte. Citar
Membros de Honra psemple Postado Novembro 28, 2014 Membros de Honra Postado Novembro 28, 2014 Remessa para o exterior não é algo barato de fazer e vc ainda fica na mira da receita federal. É muito trampo (+risco) para eventual pouca economia. Para viagens pequenas não vi ninguém mencionando que estava fazendo isso facilmente. Citar
Membros vanessamcosta Postado Novembro 28, 2014 Autor Membros Postado Novembro 28, 2014 Entendi...muito obrigada , então vou fazer o cartão aqui mesmo e levar já recarregado, mas uma última pergunta, será que se eu levar os euros em espécie, e chegar no aeroporto lá da Europa e comprar o cartão pré pago é de boa? Sai mais em conta? Por pagar o IOF 0,38% no dinheiro em especie? Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Novembro 28, 2014 Colaboradores Postado Novembro 28, 2014 Para quê você vai levar Euros e colocar num cartão ? Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Novembro 28, 2014 Colaboradores Postado Novembro 28, 2014 Só se for por isso, mas mesmo assim, acho exagero. É normal andar aqui com dinheiro vivo e raras são as cidades que sofrem com este tipo de problema. Porém concordo, acho muito esforço/trabalho por pouco. Saudações Citar
Membros vanessamcosta Postado Novembro 28, 2014 Autor Membros Postado Novembro 28, 2014 Muito obrigada pelas explicações,estava com bastante dúvida quanto à isso, farei o pré pago aqui no Brasil mesmo e levarei já tudo certinho! Citar
Membros vanessamcosta Postado Dezembro 1, 2014 Autor Membros Postado Dezembro 1, 2014 Obrigada Adriano Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.