Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Fim de semana animal!!! Alcançamos a Lendária CACHOEIRA DAS ANDORINHAS, em Morro do Pilar/MG. Trekking com altimetria cabulosa debaixo de chuva, 2k de subida de rio a nado e caminhando sobre pedras, acampamento selvagem... Literalmente demos o sangue para chegar a este local a abençoado. Simplesmente a cachoeira mais linda que já vi. Não bastasse a beleza do local, ele está completamente preservado.

 

Agradecimentos à galera do Canal LIGA RAPEL (Gabriel Finelli e Sandro Dourado) que organizou a trip. Na volta, ainda cruzei com o Giuliano Toniolo, um dos precursores do Bushcraft, a caminha da Serra do Cipó.

 

MORRO DO PILAR

É uma pequena cidade mineira localizada na região da Serra Cipó. Fica a 155km de Belo Horizonte/MG. A região é repleta de cachoeiras como: CACHOEIRA DAS ANDORINHAS (nosso objetivo), CACHOEIRA DO PICA PAU, CACHOEIRA DA SANTA, CACHOEIRA DA NANÁ, entre outros atrativos. O fato mais interessante é que a região ainda é pouco explorada. O acesso às cachoeiras é complicado, acredito que por esta razão o local seja tão preservado, mal sendo notada a presença humana.

 

NOSSO OBJETIVO

Nosso grupo tinha como meta chegar à CACHOEIRA DAS ANDORINHAS. Há poucos dias, um grupo menor havia tentado, e apesar de tê-la avistado, não foi possível chegar à parte baixa.

 

Desta vez estacionamos os carros próximo à estrada e seguimos caminhando por uma estrada que gentilmente foi limpa pela PREFEITURA DE MORRO DO PILAR para facilitar o acesso à cachoeira.

 

Foram 3,29km de trekking com um declive acentuado (aproximadamente 300m) para chegar ao local escolhido para o acampamento. Lá chegando, montamos as barracas/redes preocupados com a chuva que ameaçava.

 

Então, levando apenas alguns equipamentos e alimentos em sacos estanques, seguimos uma trilha bem fachada até chegar ao RIO PRETO (na verdade suas aguas são vermelhas devido ao minério). Utilizando coletes salva-vidas por segurança seguimos pelo rio oscilando trechos de natação com trechos de caminhadas sobre pedras. Com certeza caminhar sobre as pedras foi o mais sofrido, é extremamente recomendado o uso de calçados, terminei o trajeto com dores nas solas dos pés e várias escoriações. Eu estava bastante receoso em relação à temperatura da agua, em especial porque era um dia nublado com o sol dando as caras apenas eventualmente, mas posso garantir que a agua estava bastante agradável.

 

De qualquer maneira, este sofrimento foi recompensado quando após 2km de purgatório conseguimos avistar os cânions que abrigam a CACHOEIRA DAS ANDORINHAS. Na chegada, fomos recebidos por um grande bando delas (não é por acaso o nome), foi de encher os olhos d’agua. O lugar é maravilhoso, sem dúvida um dos mais lindos que já vi e acima de tudo praticamente intocado pelo homem.

 

Curtimos o visual, nadamos, tiramos várias fotos, lanchamos e bora voltar porque o caminho era longo e duro. Para nossa felicidade encontramos uma trilha, também bem fechada, que nos levou de volta à base sem ter que ficar o tempo todo na água.

 

De volta ao acampamento foi a hora de repor as energias com um belo “cup noodles” e melhorar as estruturas do acampamento, pois a noite prometia chuva. Porque não aproveitar e praticar também um pouco de bushcraft.

 

A tarde custou a passar devido ao calor insuportável. No início da noite, repomos o estoque de agua e sentamos juntos da fogueira para jantar. De barriga cheia, cada um partiu para seu cantinho. A noite foi muito agradável, fiquei contente por ter utilizado uma rede. Apenas por volta das 6h30 começou a cair uma chuva leve que nos acompanhou por todo o caminho de volta. E que caminho, uma ascensão de 300m em 3,36km de trilha pesada cumpridos em praticamente 1h.

 

DICA

Se você gostou deste passeio e pretende realizá-lo também, não deixe de baixar nossos tracklogs no WIKILOC.

 

O QUE LEVAR

Se você optar por acampar como nós, tenha muito cuidado na escolha de seus equipamentos para não passar perrengue e o lazer virar sofrimento. Confira abaixo meu check-list completo:

 

VESTURIO

Anorak

Bermuda

Boné

Bota impermeável

Calça

Camisa segunda-pele 2x

Camiseta 3x

Cuecas 3x

Luvas

Meias 3x

Oculos de Sol

Sunga

 

COZINHA/ ALIMENTOS

Atum Enlatado

Barras de Proteina

Cantil/ Caneco/ Case

Cup noodles

Fogareiro

Geis de Carboidrato

Nutella

Pão de Forma

Suco

Talher

 

EQUIPAMENTOS

*Kit Higiene Pessoal

*Kit Primeiro Socorros

*Kit Sobrevivencia

Camelbak

Camera Fotográfica

Capa p/ Mochila

Colete Salva-vidas

Cordeletes

Faca

Gps Etrex 30

Gps Forerunner 910

Isqueiro

Lanterna de Cabeça

Lanterna Tática

Mochila Cargueira

Rádio HT + Baterias

Saco Estanque

Serra Dobrável

Toalha de Rosto

 

ABRIGO

Isolante Termico

Lona ou Tarp

Rede

Saco de Dormir

 

COMO CHEGAR

Saindo de BH, siga pela MG010 sentindo Aeroporto de Confins. Na sequência, pegue à direita na placa para Lagoa Santa. Siga as placas para à cidade de Serra do Cipó, antiga Cardeal Mota. Atravesse Serra do Cipó seguindo sempre pela mesma estrada, após 55km você chegará à Morro do Pilar.

 

O Governo de Minas fez um ótimo trabalho e o asfalto até Morro do Pilar está em excelentes condições.

 

ONDE FICAR

Em Morro do Pilar existe algumas pousadas de boa qualidade. Entretanto, optamos por fazer um “acampamento selvagem” nas proximidades da CACHOEIRA DAS ANDORINHAS.

 

QUANDO VISITAR

A melhor época é de maio a setembro, período da seca. De dezembro a março, tem o benefício do calor, porém fique atento às chuvas, em especial quando estiver se banhando nas cachoeiras. Em NOVEMBRO, devido à grave seca deste ano, o volume de agua estava bem baixo, mas foi possível notar que já esteve pelo menos uns 3m acima. Nós pegamos chuva leve sábado e domingo pela manhã.

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...