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Nossa, que diferença o Chacaltaya sem neve, a vantagem é poder ver o cenário todo em volta, eu só vi neblina e neve.

 

Oi Alexandre...tudo bem?!?

 

Você acredita que até cogitamos não fazer o chacaltaya pq estava sem neve? Ainda bem que fomos...realmente vale a pena!

 

Bjs...

 

 

Pois é, cometi esse erro no Chile, quando não quis fazer o Valle Nevado porque não tinha neve. Óbvio que me arrependi!

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14º DIA: 14/11/14

 

Esse dia foi foda! Acordamos às 4h para tomar café às 4:30h e sair do alojamento às 5h. Tudo como previsto, mas às 5h, cadê Juan??? O guia havia sumido. Na verdade, só as cholas estavam no alojamento...nenhum grupo sabia do seu guia. E os gringos começaram a entrar de quarto em quarto caçando seus guias...André foi também procurar o Juan e acabamos achando o dito-cujo às 5:20h dormindo no carro (que cheirava a álcool...rsrs). Logo concluímos que os guias fizeram uma "festinha" na madrugada...rsrs...Até ele colocar as tralhas em cima da 4x4 e todos nos acomodarmos, acabamos saindo às 5:45h para os Geysers. Estávamos super receosos, pq lemos bastante que o legal dos geysers era fazer o passeio bem cedinho, saindo do alojamento ainda de madrugada e tínhamos medo desse atraso atrapalhar em alguma coisa. Estava muito, mas muito frio nessa manhã. Chegamos nos geysers e conseguimos ver a fumacinha saindo do chão rsrsrs

Estava tão frio que não conseguimos explorar o local como deveríamos, e além disso, minha máquina acabou a bateria...aff! A foto abaixo foi registro do super S5 do Guilherme!

 

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Depois de tirarmos algumas fotos, corremos para o carro, rumo a próxima parada. Uma espécie de piscina natural com águas quentes que parecia ser maravilhosa, mas estava tãããão frio que ninguém se arriscou...rs Teríamos uma hora para ficar ali na aguinha quente, mas como não nos animamos, entramos no carro e partimos.

Como eu já estava sem bateria e até agora a Gabi não me passou as fotos da máquina dela, segue uma foto que achei na internet, para vocês terem noção da piscininha de água quente:

 

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Das termais, já fomos para a fronteira. Assim que chegamos, Juan nos orientou a carimbar os passaportes enquanto nos esperava no carro. Na fronteira, como de praxe, a polícia boliviana cobra a extorsão de 15Bs para sair do país e mesmo revoltada, achei melhor pagar...não sabia o que poderia acontecer.

 

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Depois da extorsão, voltamos para o carro e o Juan já tinha descido quatro das cinco mochilas, além de estar com um casal de gringos esperando para entrar no carro. Ele nos orientou a aguardar nosso transfer ali (jogados ao relento...rsrs), chegou um cara de outro transfer perguntando qual era a nossa empresa. Nós respondemos o nome da agência Estrella del Sur e ele disse que era uma van branca e que já chegariam e então Juan nos abandonou...

 

Obs.: Não falei lá na frente, mas esse transfer foi fechado junto com o tour do Salar na Agência Oásis. Para que essa empresa Estrella del Sur nos levasse da fronteira ao Atacama, pagamos 50Bs a mais no valor total do passeio, que acabou ficando por 950Bs. A menina da agência nos deu um voucher, que deveria ser apresentado ao representante da agência na fronteira e o transfer ficou marcado para 11h, sem opção de escolha.

 

Chegamos ali e ainda não era nem 9h. Ali não tinha nada para vender. Nem comida, nem bebida. Por sorte ainda tínhamos água nas garrafas...Mofamos no frio...um vento insuportável e nada da nossa van chegar, afinal estava marcado para 11h. ::Cold:: E a dúvida: Como saberiam quem éramos? Então todos os carros, vans, micro-ônibus, ônibus que estacionavam, nós tínhamos que procurar saber se era a nossa agência. E se eles demoraram uma hora e meia para chegar, pareceu a manhã inteira...Depois nos atinamos que o Juan deveria ter ficado conosco, pois poderíamos nos abrigar dentro do carro, além disso, ele era nosso contato com a agência Oásis, caso o transfer não aparecesse...mas quando pensamos nisso, já era tarde! Rsrs

Um pouco depois das 10h, finalmente a van chegou, nos acomodamos, preenchemos uma papelada e seguimos viagem rumo ao Chile! No meio do caminho, paramos na alfândega do lado chileno para dar entrada no país. Tivemos que tirar as mochilas da van e passar tudo no raio x. Não entra qualquer tipo de produto orgãnico, então tivemos que jogar nossas folhas de coca no lixo ainda na Bolívia. Na alfândega há banheiro limpo e com papel. Ah! Grátis!!! ::otemo::

O transfer nos deixou em frente a um cemitério na entrada de San Pedro, porque estavam divulgando um evento esportivo que seria realizado na cidade e as ruas estavam fechadas para passagem de carros. Tivemos que andar de 5 a 10 min com os mochilões em direção a praça principal da cidade. Chegando lá, tínhamos indicação de um hostel onde o Josivan ficou, que não lembro o nome e o Hostal Matty, na Rua Toconao 459C, que uma amiga minha havia se hospedado em outubro. Como não conseguimos encontrar nenhum hostel "perfeitinho" pra gente como o Loki nas outras cidades, não fechamos hospedagem do Brasil e então fomos eu e André caçar hospedagem, enquanto os outros três cuidavam da bagagem na praça. Gente, que calor e eu de segunda pele, meia polar...que derrota! ::putz::

Enquanto íamos em direção ao endereço do Matty que estava no histórico do meu whatsapp, entramos em todos os outros hosteis pelo caminho. Na planilha, tínhamos como média 9mil pesos a diária e quando havia vaga, era de 15mil para cima, ou não tinha quarto que comportasse o grupo. Foi trash! O Hostal Matty só tinha um quarto triplo disponível e o hostel do Josivan, tinha um quádruplo. Depois de andar quase uma hora naquele sol com segunda pele e meia polar, entrando em todas as ruas que cruzavam a Toconao, acabamos encontrando o Hostal Eden Atacameño, que fica no número 592, com quarto duplo sem banheiro a 16mil e quarto triplo por 24mil, ou seja 8mil para cada. Demos uma olhada nos quartos e gostamos. Combinamos com o cara do hostal que iríamos à praça buscar nossos friends e retornaríamos em 15 min, para que ele reservasse nossos quartos. Quando chegamos a Praça, o pessoal contou que passou um doido de bike e ofereceu hospedagem por 7mil não sei onde. Gabi e Guilherme foram olhar e era beeeeem longe da Praça. Sendo assim, partiu Eden Atacameño mesmo. Deixamos nossas tralhas nos quartos e partiu papá, pq a barriga gritava de fome. Trocamos dólar em uma das casas de câmbio do caminho por 585 pesos e decidimos almoçar no El Toconar. A comida até que estava gostosa, mas a cerveja quente. Gastamos em torno de 10mil cada nesse restaurante...bem carinho. Depois, no caminho de volta para o hostel, fomos parando nas agências e perguntando pelos passeios que estavam nos nossos planos. Depois dos Geysers da Bolívia, decidimos tirar dos nossos planos, os Geysers del Tatio no Atacama. Gostamos mais da agência Inca Coya, onde fomos atendidos por uma brasileira, Ariane, que conheceu um chileno e largou tudo no Brasil para morar no Chile há três anos atrás. Ela nos deu várias dicas de restaurantes, o que fazer na cidade, além de ser bem didática ao nos explicar os passeios...para completar, ganhou a venda quando ofereceu de 10% a 20% de desconto nos passeios...rsrsrs

Site: http://www.incacoyatour.com/

 

Contratamos o seguinte (valores já com desconto):

Valle de la Luna e Valle de la muerte - 15/11 tarde - 8mil pesos

Piedras Rojas - 16/11 dia inteiro - 55mil pesos

Salar de tara - 17/11 dia inteiro - 50mil pesos

Laguna cejar, Ojos del Salar e Taguna Tebinquinche - 18/11 tarde - 20mil pesos

 

Depois de fechar os passeios, voltamos para o hostal e só saímos novamente para comprar coisinhas pelas mercearias. A maioria dos hosteis do Atacama não servem café da manhã. No Éden Atacameño, o café custava 3500 pesos. Como havia cozinha, compramos achocolatado, manteiga, ovo, pão, miojo, refri, água e algumas guloseimas. Jantamos e dormimos super em paz.

 

A internet do Hostal Eden Atacameño não funciona nos quartos. Tem uma área comum nos fundos do hostal, onde era possível usar wi fi. Além disso, tinha dois computadores próximos à cozinha. Os banheiros eram limpos constantemente e havia um ao lado do meu quarto e outro ao lado do quarto dos meninos...perfect!
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Olha eu aqui de novo Nati,

 

Faltam 11 diaaaas ::hahaha::

 

Prossiga ::tchann::

 

Abç

 

Feer.

 

Hahahaha Olha a pressão gentemmmm! Estou indo...rsrs

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15º DIA: 15/11/14

 

Para o nosso primeiro dia de passeios no Atacama, havíamos planejado conhecer os Geysers del tatio, mas depois que conhecemos os geysers em Uyuni, achamos que não valeria a pena ver mais fumacinhas saindo do chão e cortamos esse passeio. Sendo assim, ficamos com a manhã livre...Aproveitamos para acordar um pouco mais tarde e relaxar. Esse foi nosso primeiro dia de miojão no almoço, feito na cozinha do hostel. Aproveitamos o wi fi com todo amor...andamos um pouco pela cidade em busca de nada...Gabi, Daniel e Gui ainda foram até uma feira que fica na entrada da cidade e aproveitaram para comprar alguns regalos.

O passeio Valle de La Luna/Valle de La Muerte começaria às 16h e segundo a Ariana da agência, para os tours da tarde nós temos que ir até à agência. Já os passeios de dia inteiro, nos buscam no hostel. Sendo assim, às 15:50h fomos para porta da agência. Logo, nossa van chegou, já com alguns outros turistas dentro, e partimos para o Valle de la Luna. Temos que pagar 2000 pesos de entrada, mas leve sua carteirinha de estudante, pq o André usou a dele para pagar a entrada de quase todos os parques...A minha eu esquecia no mochilão rsrsrs. Não estávamos esperando muito desse passeio, mas posso confessar que fomos surpreendidos. Logo avistamos aquelas montanhas e depressões rochosas que causam um fervor nos olhos.

 

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Passamos por uma caverninha show, onde meus amigos mais altos tiveram um pouco mais de dificuldade pq a caverna é bem baixa...quem for claustrofóbico, cuidado! Subidas e descidas e altas fotos...

 

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Em seguida, voltamos para o carro e a próxima parada já é no Valle de la Muerte, mais precisamente na famosa pedra do coiote. Fila para a foto e volta pro carro.

 

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Daí, fomos para as Três Marias, que são umas rochas que lembram posições de Nossa Senhora...parada rápida e partiu pôr-do-sol! E queeee pôr-do-sol. LINDOOOO!

 

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Assim que o sol se põe já começa a esfriar, portanto levem um casaquinho fino para cortar o vento...Ficamos ali até umas 8 e pouca da noite e o tour nos deixou na Calle Caracoles.

Jantamos no La Pica'da del Índio, na Calle Tocopilla, menu turístico com entrada e prato principal por 4000 pesos. Comida deliciosa!!! Daí fomos esperar ansiosamente pelo dia seguinte...rs

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  • 4 semanas depois...
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Acompanhando e esperando pelos próximos capítulos! heheheh

 

Meu primeiro mochilão começa dia 16/02 em Cusco!

Você lembra quanto tava a cotação em Cusco e em La Paz?

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Olá Nattisal!

 

Adorando seu relato.

Já anotei algumas dicas pois farei SPA mas começando por lá e amei as fotos dos Vales.

 

Minha dúvida - sua bota era impermeável? Pois estou vendo de investir numa e queria tirar a dúvida com você.

Eu já possuo uma toalha de secagem rápida mas tá velhinha e quero uma nova. Teve problemas com a sua? Pois umas amigas compraram umas que não eram muito boas não...

 

Abraço,

 

Roberta

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Acompanhando e esperando pelos próximos capítulos! heheheh

 

Meu primeiro mochilão começa dia 16/02 em Cusco!

Você lembra quanto tava a cotação em Cusco e em La Paz?

 

Oi luluribas!

 

Em Cusco não precisei trocar, pois só dei uma passada por lá, usei o que ainda tinha sobrado de Ica. Em La Paz, troquei dólar a 6,94Bs.

 

Aproveite bastante sua viagem!!! Precisando de alguma informação, é só gritar! ::otemo::

 

Bjs,

Nattisal.

Editado por Visitante
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Parabéns pelo relato Nattisal, vou em agosto desbravar por essas terras e vai me ajudar muito, aguardando as cenas dos próximos capitulos!!!

 

Olá Hildebrando!

 

Dei uma sumida, mas estou voltando...já estou escrevendo os próximos dias e posto, assim que concluir. :D

 

Bjs,

Nattisal.

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